Jump to content

CAN 2012


Vasco G
 Share

Recommended Posts

semttuloftl.png

Níger apela a doações para estar no CAN

Por ABOLA

Aquela que seria a primeira participação da selecção do Níger no Campeonato das Nações Africanas (CAN) está em risco. A grave crise que assola o país levou a presidente do Comité Nacional a apelar a doações do povo para completar o orçamento de dois milhões de euros para a presença da selecção na prova que vai decorrer no Gabão e na Guiné Equatorial.

«Esperamos a contribuição de todos e sei que não vamos ficar desiludidos, pois o nosso povo sabe responder bem quando se trata de uma causa nacional», apelou Djamila Ferdjani.

A dirigente explicou ainda que, além das doações, o Comité obteve um acordo para que parte dos valores de todas as ligações telefónicas reverta para a causa. «Somos 3 a 4 milhões de utilizadores de telefone, pelo que em pouco mais de um mês poderemos colher uma boa percentagem do orçamento», referiu.

A qualificação para o CAN, para mais deixando o Egipto de fora da competição, é o maior feito da história do Desporto do país. O seleccionador Harouna Doula foi mesmo eleito o treinador do ano no continente africano.

Chammakh lidera convocados de Marrocos

Por ABOLA

O avançado Marouane Chammakh, do Arsenal, é o destaque na lista de convocados de Marrocos para o Campeonato das Nações Africanas (CAN), a disputar entre 21 de Janeiro e 12 de Fevereiro, no Gabão e na Guiné Equatorial.

O seleccionador, o belga Eric Gerets, acabou por promover a chamada de duas caras novas, o guarda-redes Mohamed Amsif, que joga na Alemanha, e o avançado Amrabat Noureddine, a militar nos turcos do Kayserispor.

El Adoua e Faouzi, os dois marroquinos que jogam no V. Guimarães, ficaram de fora.

Marrocos está incluído no Grupo C da competição, tendo como adversários Gabão, Níger e Tunísia.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Nadir Lamyaghri (Wydad/MAR), Issam Badda (FUS/MAR), Mohamed Amsif (Augsburg/ALE)

Defesas: Jamal Allioui (Al Kharytiyath/CAT), Micheal Basser (Borsa Sport/TUR), Badr El Kaddouri (Celtic/ESC), Abdelhamid El Kaoutari (Montpellier/FRA), Mehdi Benatia (Udinese/ITA), Abdelfettah Boukhriss (FUS/MAR), Mustapha Mrani (MAS/MAR), Ahmed Kantari (Brest/FRA).

Médios: Houcine Kharja (Fiorentina/ITA), Adil Hermach (Hilal/ARA), Karim Ahmadi (Feyenoord/HOL), Belhanda Younès (Montpellier/FRA), Mbarek Boussoufa (Anzi Makhachkala/RUS), Youssef Hadji (Rennes/FRA), Mehdi Carcela (Anzhi Makhachkala/RUS).

Avançados: Noureddine Amrabat (Kayserispor/TUR), Oussama As-Saidi (Heerenveen/HOL), Youssef El Arabi (Hilal/ARA), Adil Taarabt (Queens Park Rangers/ING), Marouane Chammakh (Arsenal/ING).

Senegal: Sow, Cissé e Ba no ataque ao CAN-2012

Por ABOLA

O seleccionador do Senegal, Amara Trouré, divulgou esta terça-feira, a lista de convocado do Senegal para a Taça das Nações Africanas (CAN-2012), que irá decorrer entre 21 de Janeiro e 12 de Fevereiro.

A principal nota de destaque é o forte ataque da selecção do Senegal, que conta com Demba Ba, (14 golos pelo Newcastle), Papiss Cisse (9 golos pelo Friburgo) e Sow (melhor marcador no campeonato francês na temporada passada, ao serviço do Lille, com 25 golos).

Lista de convocados:

Guarda-redes: Khadim Ndiaye (Linguère), Bouna Coundoul (New York Red Bulls/EUA), Pape Latyr Ndiaye (US Ouakam);

Defesas: Kader Mangane (Rennes/FRA), Souleymane Diawara (Marselha/FRA), Lamine Sané (Bordéus/FRA), Jacques Faty (Sivasspor/TUR), Bayal Sall (AS Saint-Etienne/FRA), Pape Malickou Diakhaté (Granada/ESP), Cheikh Mbengue (Toulouse/FRA), Armand Traoré (Queens Park Rangers/ING) e Omar Daf (Brest/FRA);

Médios: Rémi Gomis (Valenciennes/FRA), Mouhamed Diamé (Wigan/ING) e Guirane Ndaw (Birmingham City/ING);

Avançados: Issiar Dia (Fenerbahçe/TUR), Moussa Sow (Lille/FRA), Papiss Demba Cissé (Friburgo/ALE), Souleymane Camara (Montpellier/FRA), Mamadou Niang (Al Sadd/QAT) Demba Bâ (Newcastle/ING), Dame Ndoye (FC Copenhaga/DIN) e Ndiaye Dème Ndiaye (Arles Avignon/FRA);

Link to comment
Share on other sites

Gana, Costa do Marfim e Senegal favoritos...

Surpreende a ausência do Egipto, e até certo ponto da Argélia e da África do Sul.

Pois, realmente não ter o Egipto é mesmo estranho. É uma das potências do futebol africano.

Estive a olhar para as seleções que estão no CAN e que já venceram o troféu e este ano a disputa deve vir a ser renhida. O Gana que é o que venceu o CAN mais vezes, foram 4, já não vence desde 1982 ( há 29 anos.)

Temos mais 4 vencedores em prova: Sudão (1970), Marrocos (1976), Tunisia (2004) e Costa do Marfim (1992).

Como se vê deve vir uma CAN bem interessante. E quem sabe se não aparece um outsider?

Se olharmos para o ranking da Fifa a Costa de Marfim é a favorita (16º lugar). A que mais se aproxima é o Gana (29º lugar).

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Apresentada a Comoequa, a bola oficial do CAN

Por ABOLA

1.jpg

A Confederação Africana de Futebol apresentou esta terça-feira a bola oficial do Campeonato das Nações Africanas, que decorrerá entre Janeiro e Fevereiro no Gabão e na Guiné Equatorial.

Comoequa é o nome da nova bola (desenhada pela Adidas), inspirada no Rio Como, que corre entre as duas nações, funcionando como um elo entre ambas. O amarelo que cobre a maioria do esférico representa ainda a «vibrante cultura africana», com as cores das duas bandeiras espalhadas pelos restantes pormenores.

O design da bola é baseado na Tango 12, a bola oficial do Euro 2012, tendo características que permitem melhor controlo da mesma e melhor retenção de ar, além de absorver menos água que as versões anteriores.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Grupo A: Zâmbia vence (2-1) Senegal

Por ABOLA

A Zâmbia venceu o Senegal por 2-1, encontro da primeira jornada do Grupo A da Taça das Nações Africanas que hoje arrancou na Guiné Equatorial.

Mayuka e Kalaba levaram a Zâmbia para o intervalo a vencer por 2-0, N’Doye reduziu para o Senegal na segunda parte.

Com este resultado, a Zâmbia segue no segundo lugar do Grupo A com os mesmos pontos da Guiné Equatorial, que bateu a Líbia no jogo de abertura.

Balboa dá vitória à Guiné Equatorial

Por ABOLA

A Guiné Equatorial venceu o jogo de abertura da Taça das Nações Africanas 2012, ao bater a Líbia por 1-0.

A jogar em casa (Bata) e na condição de país co-organizador, a Guiné Equatorial só selou o triunfo perto do apito final, nuns derradeiros minutos verdadeiramente frenéticos.

Javier Balboa, jogador do Benfica cedido ao Beira-Mar, aproveitou da melhor forma um passe de Ekedo, que tinha acabado de entrar em campo. No minuto seguinte, Djamal, médio do SC Braga, desperdiçou uma excelente ocasião para empatar a partida e, na resposta, Balboa atirou ao poste.

Com este resultado, a Guiné Equatorial assume a liderança do Grupo A. Ainda esta noite Senegal e Zâmbia defrontam-se no segundo jogo do grupo.

Este jogo mais parecia um Beira Mar x Sp. Braga 14.gif

Link to comment
Share on other sites

Senegal eliminado após derrota com Guiné Equatorial

Por ABOLA

A seleção do Senegal, um dos principais favoritos à vitória final, perdeu, esta quarta-feira, frente à Guiné Equatorial, por 2-1, e está afastada da próxima ronda da Taça das Nações Africanas (CAN).

A Guiné Equatorial beneficiou dos golos de Randy (62) e Alvarez (90) para derrotar o Senegal, que reduziu por Sow (89).

Este resultado representa a segunda vitória consecutiva da Guiné Equatorial, um dos organizadores do CAN, e a qualificação para a próxima ronda da competição.

Hum :rolleyes:

Link to comment
Share on other sites

Há falta de sporttv e de vontade de levantar o rabo do sofá e sair da frente da lareira, vi isto, fdx estes africanos sabem tornar o jogo interessante, que delírio no ultimo minuto, os comentadores devem ter tido um ataque cardíaco :lol:

Link to comment
Share on other sites

CAN2012

26 de Janeiro de 2012 17:58h

Angola com ´pé e meio` nos “quartos”

Por Evandro Delgado, em Malabo

Manucho, aos 4 e aos 49 minutos, este último de grande penalidade, marcou para os Palancas, Bashir Mohamed fez os dois golos dos sudaneses.

Angola adiou para a última jornada a qualificação para os quartos-de-final da Taça das Nações Africanas, ao empatar a duas bolas com o Sudão.

Depois da primeira vitória em jogos de estreia no CAN, Angola sabia que um triunfo frente ao Sudão dava passagem direta aos quartos-de-final e a possibilidade de discutir o primeiro lugar do Grupo B com a Costa do Marfim na útlima jornada.

Angola entrou forte, pressionante, e marcou logo aos quatro minutos. O defesa Eldin Abdalla, pressionado por Mateus, perdeu a bola para Manucho Gonçalves. O avançado angolano entrou na área e rematou de pé direito, ao poste mais distante, fazendo o 1-0.

Este golo trouxe tranquilidade à formação angolana, que dominava as operações a meio-campo. O recuo de Flávio quando a equipa não tinha bola, fazia com que Angola ganhasse superioridade no meio do terreno. Aos 23 minutos Manucho não conseguiu dominar a bola dentro da área após boa combinação com Flávio.

Sem possibilidade de penetrar na barreira defensiva angolana, o Sudão tentava de longe resolver as coisas. Aos 23 minutos, Carlos evitou o empate que surgiria 10 minutos depois. Mohamed Bashir saltou mais alto que a defesa angolana e fez o empate, após cruzamento da direita.

Antes do intervalo, Djalma, em duas ocasiões, poderia ter dado a vantagem aos Palancas. Na primeira rematou fraco e na segunda, viu um defesa cortar a bola perto da linha de golo.

2ª parte: Nando Rafael com estreia azarada

A segunda parte começou praticamente com o segundo golo de Manucho no jogo. Djalma combinou com Nando Rafael, entrou na área e num contacto com um defesa sudanês, caiu. O árbitro marcou grande penalidade, convertida por Manucho Gonçalves.

Angola continuou a dominar a partida e mesmo sem criar grandes oportunidades de golo, ia tendo o Sudão longe da sua baliza.

Quando Lito Vidigal tentava segurar o meio campo, com a entrada de Vunguidica para o lugar de Nando Rafael (lesionado no ombro após choque com o guarda-redes contrário), o Sudão empatou. Erro de Vunguidica que não corta a bola e esta sobra para Mohamed Bashir fazer o empate, o segundo golo na conta pessoal.

Este golo intranquilizou a formação angolana que cedeu ao Sudão as rédeas do encontro. Os sudaneses passaram a estar mais pertos da baliza de Carlos que tem de se aplicar para evitar o terceiro do Sudão aos 76 minutos.

Lito Vidigal não teve sorte com as substituições operadas. Nando Rafael que até tinha entrado bem saiu lesionado, Vunguidica errou no segundo golo do empate e Manucho Barros pouca coisa trouxe à equipa. Manucho Gonçalves ainda tentou um golo do meio-campo quando viu o guarda-redes adiantado, mas a bola saiu um pouco por cima.

No último encontro Angola precisará apenas de um ponto frente a Costa do Marfim para seguir em frente.

Estes tinham tudo para se apurar e vão empatar com o Sudão lol2.gif

Pontuar com a Costa do Marfim? Pouco provável.

Edited by vasco gonçalves
Link to comment
Share on other sites

Classificação final do Grupo A:

1.º Zâmbia, 3 jogos/7 pontos

2.º Guiné Equatorial, 3/6

3.º Líbia, 3/4

4.º Senegal, 3/0

Pensava que o Senegal era melhor.

Djamal de volta a Braga para nos complicar o 3º lugar :rezingao:

Edited by vasco gonçalves
Link to comment
Share on other sites

Angola está a perder neste momento na CAN por 2-0 com a Costa do Marfim. E aquela defesa, meu deus, ainda é pior do que a defesa do Sporting em dia de dar "prendas". Não deve existir comunicação nenhuma entre os jogadores, o 2º golo da Costa do Marfim é uma anedota em forma de oferta.

Angola neste momento fora da CAN, tem de marcar pelo menos um golo para se manter.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

É triste dizer isto mas Angola cai por causa da sua defesa. Que erros tão infantis comete aquela defesa. Contra o Sudão foram dois. Hoje foram mais dois. Cortam mal as bolas, oferecem golos... Até mete impressão. Manucho com 3 golos não merecia ter uma despedida assim. Há muitos anos que não via uma seleção (equipa) de futebol a fazer tanta porcaria em apenas 2 jogos.

E começaram eles com uma vitória...

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.