Jump to content

2011 Tech Year in Review; Prognósticos 2012


Perks
 Share

Recommended Posts

Este tópico vem no sentido de um pequeno resumo do ano 2011, bem como o look ahead

têm também um link para os tópicos onde os assuntos foram discutidos, sim porque não ha muita coisa que por cá não apareça biggrin.png

2011 foi um ano de altos e baixos incríveis. todos os anos são assim, mas 2011 foi um ano diferente, um ano cheio de produtos surpreendentes, as aquisições de grande sucesso (ou pelo menos à espera disso), mudanças de poder, e anuncios que irão mudar tudo

2011

Desilusões do ano

Produtos do ano

2012

Obviamente que este tópico sofre de um mal, o meu ponto de vista, poderão estar em falta muita coisas

Tentei pôr de lado preferências pessoais e fi-lo com base em artigos que fui lendo

As minhas opiniões cá ficam, espero as vossas opiniões, e correcções a falhas biggrin.png

até porque esta porra deu um trabalho brutal

Link to comment
Share on other sites

2011

RIM em tumulto

2011 foi o ano em que a realidade se encontrou com RIM - ou pelo menos foi o ano em que seus investidores e clientes, finalmente, começaram a perceber como é que a empresa chegou este ponto?

Muitos culpam os CEOs, Jim Balsillie e Mike Laziridis, que estão à espera de uma "comissão independente" sobre se a sua estrutura unica de gestão pode sobreviver depois de erros estranhos como não terem totalmente vetado o uso do nome BlackBerry 10 (BBX) e BBM terem acrescentado desconfiança.

A questão agora é saber se é tarde demais para a empresa para recuperar o atraso

Enquanto a RIM tem visto o sucesso em mercados emergentes como a Indonésia e América Latina, as ofertas de 2011 foram flops (o PlayBook) ou evoluções em produtos BlackBerry anterior em vez da mudança revolucionária para se manterem competitivos.

Depois de debaixo da força de seus clientes corporativos e dos BB fans, as más decisões começaram a fazer mossa no marketshare nos EUA. Enquanto isso o PlayBook lançado para vendas anêmicas na melhor das hipóteses e a sua plataforma de próxima geração estar a mais de um ano do lançamento em telefones. Até muito recentemente, a RIM recusou-se a reconhecer publicamente que tinha ficado para trás - a questão agora é saber se é tarde demais para a empresa para recuperar o atraso.

O Crescimento do tablet

A era tablet teve início em 2010 com o iPad e o Galaxy Tab, mas em 2011 foi o boom. (para perceberem como o nosso conceito mudou vejam a opinião que tinhamos antes e depois ) é sempre um exercicio interessante biggrin.png

O Xoom, que deu o pontapé de saida a dezenas de tablets, anunciados na CES em janeiro, foi o primeiro tablet com o Android 3.0, a primeira versão do Android projetado exclusivamente para tablets. Pode ter sido um anuncio forçado" para a Google que não fez jus às expectativas, mas ainda assim uma melhoria face às anteriores versões “optimizadas”.

Logo após o Xoom, o BlackBerry PlayBook (não que alguém realmente se importasse) Depois foi a Acer Iconia Tab, o ViewPad ViewSonic, o WindPad, o Kno, o NextBook e muitos outros, Isto tudo antes de 15 de janeiro.

A maré continuou a longo dos 11 meses e meio seguintes, e embora a qualidade tenha aumentado consideravelmente - o iPad2 continuou o reinado da Apple no topo do mundo tablet, o TouchPad HP estreou-se como uma grande promessa (mas tornou-se antes numa saga trágica)

A linha Galaxy aumentou a parada por parte da Samsung também.

Então veio o Kindle fire e o Nook, dois dispositivos que sugerem que o custo dos tablets poderá cair consideravelmente abaixo do preço estabelecido pelo iPad.

Ainda não há alternativa ao iPad, (o Asus Transformer Prime pode ser a coisa mais próxima que temos visto até o momento), mas isso pode mudar, enquanto nos aproximamos CES 2012, à espera de um novo dilúvio de tablets que devem ser mais , melhores, e muito mais acessível do que os deste ano.

LTE nos States

A seguir aos lançamentos em 2010 da MetroPCS e Verizon, o 4G descolou. A cobertura 4G da Verizon já vai em 200 milhões de pessoas e deverá chegar a 100% do País em 2013, em Portugal aguardaremos até meados de Maio segundo consta

Câmeras dos smartphones

Tecnicamente, poderia ser dito que o Nokia N8 começou a tendência em 2010, mas 2011 foi o ano em que os consumidores e Marcas começaram a levar a sério as câmeras. Com sensores de retroiluminação e lentes wide f/2.2 no Amaze e no Slide myTouch 4G enquanto no iPhone 4S a lente f/2.4 e estabilização de imagem deu ainda menos razões para os iOS users para andarem com uma camera atrás (Sony Ericsson Xperia Arc e Lumia Nokia 800 também tem câmeras muito boas)

O software também tem vindo a melhorar, com Windows Phone 7 e o Android 4,0 a darem maior importância ao “cameraphone”.

Com a popularidade da partilha de multimédia actual e a ascensão do LTE, é apenas uma questão de tempo antes de smartphones se tornam principal meio de documentar os feitos.

PlayStation Network e os hackers

No dia 19 de Abril hackers inflistram-se na rede da Sony, comprometem a segurança de 77 milhões de contas da PlayStation Network A quebra é espantosa, não só pela quantidade de informação obitda(nomes, moradas, passwords, e potencialmente 12.3 milhões de cartões de crédito), mas também pela resposta publica.

A Sony não reconheceu a falha até semanas depois e varios governos exigiram investigações

Depois de mais um percalços a PlayStation Network voltou um mês depois, com uns incentivos "Welcome Back" e uns pedidos publicos de desculpa

A web evoluiu

2011 chega ao fim com o Facebook a preparar o próximo ano com a Timeline para 800 milhões de utilizadores e o Open Graph que deverá ocorrer em 2012. A última terá como objectivo a partilha de actividade "ver...", "comer", "dormir...", e muito mais.

2011 não foi apenas a preparação, embora, Zuckerberg e companhia tenha lançado um projeto de unificação nas plataformas móveis, finalmente lançou também um aplicativo iPad oficial, e seguiu o Google+, com as listas inteligentes para facilitar a gestão de amigos

A Google lançou um esforço de redesenhar quase todos os seus serviços, a partir dos Docs e Gmail para o YouTube e uma Google Bar onipresente. Seguidamente ao lançamento, do Google+, uma empresa que nunca foi conhecido pelos serviços unificados, tem unificado tudo, irritando uma legião de apaixonados usuários do Google Reader no processo.

O twitter e embora as suas novas características não terem tido um enorme sucesso junto dos utilizadores, o Twitter continua a crescer e tem tido um enorme crescimento fruto profunda integração com o iOS 5. Em Dezembro unificou o design nas plataformas todas mas esqueceu-se de funções core para os heavy users como as listas e procura a favor do "home, Connect e discover"

Gilt, Yipit, LivingSocial, Pinterest, Gimmebar, Stellar, mlkshk, e o Tumblr aproveitaram este frenesim para ir ganhando utilizadores

Android 4.0

Com o anuncio do ICS a google procura unificar o smartphone e o tablet através da força de Matias Duarte o homem que esteve na génese do webOS's

Samsung vs Apple vs HTC vs IPcom vs Apple vs Google vs Oracle vs...

Um Desperdício de recursos, ou uma guerra pelo poder?

A nokia salta de uma "plataforma a arder" para uma plataforma em construção

A Nokia e a Microsoft celebraram um acordo, a Nokia abandona o Symbian adoptando o Windows Phone como plataforma

O fenómeno 99USD do Touchpad

Apesar de a HP lentamente, ter assassinado o webOS (isto poderá não ser bem assim, mais à frente voltará à carga este assunto) houve uma grande coisa que veio, os 99USD touchpads.

Na tentativa de esvaziar-se dum produto (relativamente mal sucedido) sem futuro, a HP reduziu o preço do seu tablet, e o que era um produto medíocre, foi um absoluto sucesso a 99USD algumas semanas mais tarde, cada retalhista que participou foi inundado com pedidos, a maior parte acabaram por ser cancelados

Ultrabook

Este foi o ano em que a Intel finalmente aceitou que os netbooks foram mortos pelo tablet. Percebeu finalmente que o que as pessoas realmente queriam era sim, laptops leves, acessíveis e desempenho capaz. A Idéia do ultrabook foi introduzido em junho e no início do outono vimos a primeira onda de laptops ultrafinos da Acer, Lenovo, Asus e Toshiba. Nenhum deles foi capaz de fazer mossa ao MacBook Air, mas certamente definiram uma novo fasquia em termos de velocidade e duração de bateria em Windows.

Steve Jobs

A história de 2011

Pode não ter sido criador, pode ter copiado ou até "roubado", agora sem duvida que o ano de 2011 e vindouros a nível tecnológico e na forma como mudamos e nos relacionamos têm a marca da maça.

5164_steve_jobs_apple_site.jpg

Dennis Ritchie

provavelente passou despercebido mas trata-se do pai da linguagem de programação C, que ajudou a "construir" o Unix, "sistema operacional sobre o qual muito do mundo está construido - incluindo o império da Apple", como definiu a Wired

Link to comment
Share on other sites

Desilusões do ano

A maior parte dos produtos que aqui caem já se sabe que embora não sejam maus não serão "ground-breaking", mas existem sempre aqueles de qual se espera muito e depois lá vem a desilusão

BlackBerry PlayBook

Hardware mediocre, software por terminar, uma falta de visão estratégica do produto, a falta de um cliente de mail, completado com um look "à lá moldura digital" torna-o num dos produtos que desiludiram em 2011

Android 3.0

Com a versão 3.0, esperava-se que o Android se tornasse o topo do mundo tablet.

O sistema operacional foi redesenhado para trabalhar em tablets, e muitas das apps, como Gmail e browser foram revistos.

O Honeycomb tinha lags, e parecia um "work in progress" aliado ao facto da relutancia da google em disponiblizar o source code

Ainda mais preocupante foi o facto dos developers não estarem interessados em criar tablet only apps o que se provou um problema face à supremacia da multiplataforma do iOS

webOS

"Será que eles vão ou não vão vender?" Esta foi a pergunta que ficou sem resposta quando Leo Apotheker anunciou que o negócio do webOS foi terminado - um movimento reuniu-se contra esta decisão, especialmente considerando que a empresa havia adquirido o produto por mil milhões de Euros pouco mais de um ano antes.

Para uma multinacional do tamanho da HP desistir de uma plataforma promissora, meticulosamente desenhada para dispositivos móveis parece um tiro no pé

Neste momento existe um grupo de fãs satisfeito, uma vez que recentemente a HP decidiu "doar" o sorce code à comunidade

Por isso tenhamos fé, ele volta biggrin.png

Link to comment
Share on other sites

2012

E agora a futurologia, obvio que as previsões valem o que valem, por exemplo a minha opinião sobre o honeycomb era completamente diferente em 2010

Windows 8

windows-8-555.jpg

LTE

horizontal-gsm-family-evolution1.jpg

Android 4.0 x86

android_intel-590x495.gif

Intel phones

intel_phone_x616-540x403.jpg

"devices integrados"

Para isso apesar de tudo aguardo o lançamento da iTV da Apple

Apple-TV.jpg

big screen quad-core phones

LG Optimus LTE, HTC Rezound, Galaxy Nexus tudo devices com 720p a ver se a tendência se mantém no próximo ano

htczeta-1321395227_thumb1.jpg

Project Majel

A resposta ao Siri da google, o “Project Majel” fala-se que terá um incremento enorme sobre o reconhecimento de discurso do Siri, o nome vem Majel Roddenberry que foi a voz do computador da Enterprise no Star Trek

Link to comment
Share on other sites

É um bom apanhado do ano, sim senhor.

Pode ser que na E3 2012 se apresente alguma consola da próxima geração. E também estou um bocado receoso do Win8. Não sei se até será demasiado cedo para uma reformulação completa.

Link to comment
Share on other sites

Já agora #CES

84-inch-3d-udtv0120111229105537516_101x86.jpg

LG unveils 84-inch 'ultra definition' 4K TV it's bringing to CES 2012

untitled1-1325087295_101x86.jpg

RunCore outs new storage solutions for CES, Marvell-based Falcon series included

solus-product_101x86.jpg

Wicked Audio's Solus headphones let you listen like a DJ at the flick of a switch

new2012lg3dglasses01_101x86.jpg

LG unveils new 3D glasses, hopes lighter and better looking spectacles drive adoption

lgd-55ich-oled2_101x86.jpg

LG's 55-inch 'world's largest' OLED HDTV panel is official, coming to CES 2012

purecontour_101x86.jpg

Pure swings by the FCC with Contour 200i-Air(play) dock

elocityglassesfree1_101x86.jpg

Stream TV launching glasses free Ultra-D 3DTV tech at CES, again

blue-hr-fitness_101x86.jpg

Wahoo Fitness' iPhone 4S-compatible Blue HR heart rate monitor ships in January for $80

lgmonti_101x86.jpg

LG gets ready for CES with a new gang of IPS monitors

onstar12-212_101x86.png

OnStar ready to flaunt LTE Skype-enabled system on GM rides

kogeto-dot-top-pic_101x86.jpg

CES 2012 to feature 94 startup companies in 'Eureka Park TechZone'

2011-12-21-sony_101x86.jpg

Sony divisions to elope in Vegas, celebrate the marriage of Television and Internet at CES 2012

samsungsmarttv00.jpgc72ce73b-d7af-431d-91e9-8075bf4a9280large_101x86.jpg

Samsung releases CES 2012 teaser, hints at upcoming Smart TV products (video)

msft-live-1top_101x86.jpg

Microsoft's CES 2012 keynote won't deliver 'significant news,' more of 'a wrap-up'

msft-key-0173_101x86.jpg

Microsoft's final CES keynote will be in 2012, bad timing to blame

22011-12-20-16-gracenote_101x86.jpg

Gracenote launches ACR TV recognition, HABU mood-based music curation

aoc12-20_101x86.jpg

AOC reveals iPhone-compatible e2343Fi monitor, boosts your Dock Connector peripheral count by one

a70b-internet-tablet_101x86.jpg

Archos launches 70b Honeycomb tablet, expected to ship next month for $199

nokia-ces-2012-invite_101x86.jpg

Nokia reveals CES 2012 press event, Windows Phone the obvious focal point

warpia-connecthd-1324010687_101x86.jpg

Warpia to show ConnectHD device at CES, let you couch-Skype on your HDTV

Muito mais virá certamente

podem seguir aqui

http://ces.cnet.com/

Link to comment
Share on other sites

É um bom apanhado do ano, sim senhor.

Pode ser que na E3 2012 se apresente alguma consola da próxima geração. E também estou um bocado receoso do Win8. Não sei se até será demasiado cedo para uma reformulação completa.

Espero bem que não. Só tive a PS3 agora :-..

Link to comment
Share on other sites

Eu cá não tenho muitas duvidas que o Windows 8 vai ser um enorme sucesso.

1º Porque é Windows, e este detem quase 90% do marketshare actual. Ou seja, é conhecido e as pessoas vão continuar a usar.

2º Porque mantém o aspecto actual do Windows 7, e ao mesmo tempo temos o novo aspecto Metro UI.

3º Passar a ter um Marketplace no Windows que é algo que faz muita falta. Por exemplo, tenho mais aplicações instaladas no meu smartphone Android, do que no meu portátil com Windows 7 lol

Por fim, tenho espectativas de ver os primeiros tablets a correrem Windows 8. Principalmente tablets x86(Atom?) e não arm.

Link to comment
Share on other sites

Eu já ouvi rumores que na E3 tanto vai haver o protótipo da nova PS como da nova Xbox... mas podem ser só rumores.

Uma coisa é certa, até 21 de Dezembro, vai haver muito "wow". clap.gif

Não me acredito muito. Tanto a PS3 como a X360 investiram milhões em desenvolvimento nos novos comandos. Achas que vão lançar uma nova consola dentro de 1/2 anos sem espremer o investimento?

Além disso, os gráficos da actual geração, ainda serve muito bem para os gastos.

Link to comment
Share on other sites

Siri produto do ano? WTF?

Uma coisa que na prática não trás nada de novo ao já existente, apenas lhe acrescenta um interpretador semântico mais avançado e conta piadas...

Produto do ano para o pessoal brincar 30min e depois nunca mais usar isso...

Link to comment
Share on other sites

Discordo num ponto, mas como disse antes é só a minha opinião

A Feature em si poderá ser uma coisa descartável, também concordo

Mas parece-me que abre uma porta excelente a um "voice control" em discurso Fluido, aí penso que não há duvidas

Link to comment
Share on other sites

Já usaste? Já viste as tentativas que por vezes tem de se fazer para ele interpretar direito o que se quer dizer? É que nos videos é tudo muito bonito... na vida real... é que se vê o que as coisas valem.

Para mim um produto para ser considerado produto do ano, tem de ter utilidade, uma coisa que o pessoal brinca 30min e depois esquece...

Link to comment
Share on other sites

Para mim o reconhecimento de discurso é o ponto chave do Siri, nunca uma "conversa", e o resto não me parece fazer diferença

Já utilizei o clone o Siri, infelizmente o Siri nunca testei, porque fui enganado pela fnac :-..

E o reconhecimento de discurso é muito bom como todos os android users já tiveram hipotese de verificar

tinha-me esquecido de uma coisa que já tinha falado há uns tempos, e que é uma esperança para 2012

Adicionei o "Project Majel" ao post de 2012 :D

Link to comment
Share on other sites

Para mim o reconhecimento de discurso é o ponto chave do Siri, nunca uma "conversa", e o resto não me parece fazer diferença

Já utilizei o clone o Siri, infelizmente o Siri nunca testei, porque fui enganado pela fnac 14.gif

E o reconhecimento de discurso é muito bom como todos os android users já tiveram hipotese de verificar

tinha-me esquecido de uma coisa que já tinha falado há uns tempos, e que é uma esperança para 2012

Adicionei o "Project Majel" ao post de 2012 biggrin.png

Também tenho o Iris instalado, e digo-te já que foi porreiro para mostrar aos amigos durante 10 minutos e depois ficar encostado para todo o sempre. lol

Link to comment
Share on other sites

concordo, mas o ponto chave aqui, e para mim, para já não é a funcionalidade

são as perspectivas que um reconhecimento de voz eficaz traz

Acho mais importante reconhecimento de voz, em aparelhos de casa por exemplo.

Tipo entro em casa e digo "Luz", e a luz acende, "Tv, RTP", e a Tv liga e poe na RTP. Etc etc, provavelmente isso ate ja´existe.

Quanto ao reconhecimento de voz, já existia há muito tempo antes do Siri... Aliás, até o Siri já existia antes de 2011 lol

O que o Siri veio trazer, é que tenta falar ctg um pouco. A Google por exemplo já tinha isso, simplesmente não tenta falar connosco e/ou mandar piadas.

Quanto ao 4S ser produto do ano, o que vi depois do anuncio foi tipo "desilusão". Devido a ser praticamente o 4 com upgrade de hardware. O pessoal estava todo à espera de um 5.

Quando tive com o Jamvls por exemplo, perguntei-lhe se ele ia comprar o 4S e ele respondeu-me: "Para que se o 4 é igual e faz o mesmo?"

O produto do ano tem de ser bem mais que isso wink4.gif

Link to comment
Share on other sites

concordo, mas o ponto chave aqui, e para mim, para já não é a funcionalidade

são as perspectivas que um reconhecimento de voz eficaz traz

Reconhecimento de voz tão ou mais eficaz já existe há mais tempo. wink4.gif

Edit: reforça o que o Rev escreveu.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.