Jump to content

Noruega é o país 'mais feliz' do mundo


Vasco G
 Share

Recommended Posts

Num relatório divulgado esta semana, a revista Forbes lançou uma lista dos 20 países 'mais felizes' do mundo e uma outra com os 20 países 'mais tristes'. A Noruega lidera a primeira, enquanto a República de África Central se assume como líder da segunda.

Dada a subjectividade do conceito de felicidade, o estudo levado a cabo pelo Legatum Institute teve por base critérios específicos. Foram estudados dados dos últimos 40 anos de um total de 110 países que, conjuntamente, representam 93% da população mundial e 97% do PIB global. Na base da análise estiveram oito áreas consideradas fundamentais para determinar os níveis de prosperidade de um país: economia, empreendedorismo, administração governamental, educação, saúde, segurança, liberdades individuais e capital social.

Sem grandes surpresas, os resultados foram especialmente favoráveis para o norte da Europa e para os dois países no meio do Pacífico.

Países com maior qualidade de vida do mundo:

1 – Noruega. Pelo terceiro ano consecutivo a Noruega ocupa o primeiro lugar da tabela, sendo um dos países mais ricos do mundo, com um PIB per capita a rondar os 42 mil euros.

2 – Dinamarca. Obteve o primeiro lugar nas áreas de empreendedorismo e oportunidades, registando elevados níveis de igualdade social.

3 – Austrália. Subiu da quinta posição que ocupava em 2009, em função dos bons resultados ao nível da educação, eficiência administrativa do governo e elevado crescimento de recursos naturais.

Os primeiros lugares da lista dos 20 menos desejados são ocupados por países da África subsariana, seguidos de países envoltos nas revoltas árabes dos últimos tempos.

Países com menor qualidade de vida:

1 – República da África Central. Foi considerado o país 'mais infeliz' do mundo, com cerca de 10% de crianças a não resistir ao primeiro ano de vida e com uma média de 90 alunos por professor.

2 – Zimbabué. Ocupa o segundo lugar da tabela em função dos elevados níveis de corrupção, violência política generalizada e ausência de direitos e liberdades civis.

3 – Etiópia. Com uma percentagem de literacia de apenas 30 por cento e um nível de subnutrição de mais de 40 por cento, é considerado o terceiro país com menor prosperidade.

Consulte aqui a lista completa.

SOL

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.