Jump to content

Nao Next Gen


Mini0n
 Share

Recommended Posts

Nao Next Gen é o novo robô humanóide da Aldebaran

Os robôs estão cada vez mais parecidos com aqueles que vemos nos filmes. A última versão do robô da Aldebaran sofreu um upgrade nos componentes e é mais esperto.

Nao Next Gen é o novo humanóide da Aldebaran Robotics. O que é um “humanóide”? Assim resumidamente, é um robô com um aspecto de um humano (cabeça, tronco, pernas e braços) e que tem comportamentos semelhantes a um humano. É no fundo aquele tipo de robôs idealizados pela maior parte dos filmes de ficção científica.

O Nao Next Gen beneficiou do avanço natural da tecnologia para se tornar mais esperto e para ganhar novas funcionalidades. O coração deste pequeno robô (mede 58,5cm e pesa 4,3Kg) é um Atom de 1,6GHz, os seus olhos são duas câmaras HD e tem “4 ouvidos”. Tem uma liberdade de movimentos de até 25 graus o que lhe permite realizar atitudes ou movimentos com mais expressão.

É controlado por um sistema Linux mas a sua de programação pode ser feita em qualquer outro sistema operativo. Tem também uma ligação Ethernet e WiFi. A bateria dura cerca de 90 minutos.

As novas funcionalidades são um reconhecimento facial mais eficaz que permite reagir a situações de felicidade, espanto ou tristeza, detecção de posicionamento da voz para se poder virar para a pessoa que está a falar, detecção da nuances da voz para melhor interpretar perguntas ou ordens assim como um melhor algoritmo de deslocação para não se parecer tão mecânico.

Mas o melhor é ainda a disponibilização de um pacote de software que permite a qualquer pessoa desenvolver as suas próprias funcionalidades e personalizar o Nao à sua maneira

Por este andar acho que não vai ser preciso esperar por 2035 para poderemos comprar verdadeiros robôs Nestor Class-5 (com módulo de protecção de humanos incluído) icon_wink.gif

OMG! DO WANT!

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.