Jump to content

China impõe taxas a carros norte-americanos de alta cilindrada


panayotopoulos
 Share

Recommended Posts

China impõe taxas a carros norte-americanos de alta cilindrada

A China vai impor, a partir de hoje, taxas de importação a veículos dos Estados Unidos com motores de alta cilindrada. A medida vai aumentar a tensão nas já complexas relações comerciais entre as duas maiores economias mundiais.

Esta medida, que terá a validade de dois anos, aplica-se a veículos familiares e desportivos com cilindrada superior a 2,5 litros. O governo pretende assim combater as vantagens que apresentam os carros norte-americanos, que são subsidiados e vendidos a preços muito baixos no mercado chinês.

A decisão vai afetar diretamente os automóveis produzidos pela General Motors, Chrysler Group, American Honda Motor e Ford, assim como os veículos da BMW Manufacturing e da Mercedes-Benz US International.

As taxas aplicadas pela China vão variar de acordo com as empresas produtoras. No caso da General Motors, as taxas de importação serão de 8,9% pela prática de dumping (venda temporária a preços extraordinariamente baixos com vista a eliminar a concorrência) e de 12,9% pelos subsídios. Para a Chrysler, as taxas serão de 8,8% e 6,2%, respetivamente.

A grande maioria dos automóveis estrangeiros vendidos na China são montados no país, mas as importações de veículos de luxo, normalmente equipados com motores de alta cilindrada, continuam muito elevadas.

hxxp://noticias.sapo.pt/internacional/artigo/china-impoe-taxas-a-carros-norte_1868.html

Assim por alto - quanto todos pedem fronteiras abertas para livre circulacao de bens, e "interessante" ver a China, pais que mais beneficia disso (e do seu aumento das exportacoes, a sustentar o crescimento da sua economia), apertar com as exigencias na "importacao" de carros. Isto de certa maneira, acaba por tornar irrelevante a valorizacao mesmo que gradual da sua moeda...

O que acham que deveria ser feito? Mais protecionismo para a industria Europeia? Aumento das taxas alfandegarias para produtos chineses e responder na mesma moeda?

E interessante ver como estamos a ser batidos a toda a linha por eles - nao apenas a China se da ao luxo de manter a sua moeda super desvalorizada, ainda aumenta taxas em produtos importados - isto num pais sem seguranca e protecao social, e que esta a beneficiar da abertura de fronteiras a bens, vendendo produtos super baratos, e em condicoes que (por causa de regulacoes de trabalho europeias) nos torna muito pouco competitivos para o preco do produto que a China consegue vender a valores muito mais baixos...

Edited by panayotopoulos
Link to comment
Share on other sites

Os Chineses estão sempre a fazer isto, até ao dia em que o resto do mundo se farte e tome o juízo de começar a fazer o mesmo com os produtos deles.

Mas os gajos não têm nada de jeito. no.gif

Por isso mesmo, era só vantagens!

Link to comment
Share on other sites

Os Chineses estão sempre a fazer isto, até ao dia em que o resto do mundo se farte e tome o juízo de começar a fazer o mesmo com os produtos deles.

Mas os gajos não têm nada de jeito. no.gif

Por isso mesmo, era só vantagens!

Então não era... a curto prazo, ficávamos sem nada. Nao se esqueçam da quantidade de produtos la produzidos

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.