Jump to content

E os tablets chegam aos carros


Walt Sousa
 Share

Recommended Posts

Renault Clio será o primeiro com tablet integrado

O Renault Clio 4 e o híbrido Zoe serão os dois primeiros automóveis da fabricante francesa a chegar às lojas com um tablet baseado em Android integrado. O lançamento, agendado para 2012, deverá encetar uma nova conceção no que respeita à utilização das TIC nos veículos: "o carro como plataforma".

A plataforma, designada R-Link, inclui um ecrã de 7 polegadas, que substitui os habituais computadores de bordo e lhes acrescenta uma série de funcionalidades, próprias da condição de tablet, como as aplicações.

Na fase de lançamento, contará com 50 aplicações pré-instaladas, a sua maioria criadas pela Renault. Mas a empresa está a contar com a contribuição dos programadores independentes no desenvolvimento de mais soluções.

O pacote de lançamento inclui ainda a solução de navegação Tom Tom Live e a está prometida a abertura de uma Renault App Store a partir da qual os utilizadores poderão descarregar as aplicações.

Este tablet, para além do ecrã tátil, vai responder a comandos de voz e ser controlado também através de botões colocados no volante do veículo. Note-se que, apesar de classificado como tablet, o dispositivo encontra-se totalmente integrado, não podendo ser removido e usado fora do carro.

Embora planeie vir a equipar todos os novos modelos com o R-Link, a fabricante não irá disponibilizar a integração em modelos já existentes. O vídeo de apresentação, contudo, está ao dispor de todos...

tek.sapo.pt

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.