Jump to content

Nasa descobre primeiro planeta habitável fora do Sistema Solar


Revenge
 Share

Recommended Posts

P4, tens exemplos? Não estou a ser irónico, é mesmo curiosidade.

Estava à espera que o Green Hawk tb colocasse exemplos sobre isso.

Embora existam casos desses pois estamos a falar de milhões de anos, quase que aposto que por cada exemplo que coloquem aqui de uma espécie animal que provoca a extinção de outra, se o fizer é para sobreviver, eu coloco 4 ou 5 (ou mais) com dedo da espécie humana e que duvido que tenha sido para sobreviver. E os humanos nem estão por este planeta assim há tanto tempo quando comparadas com outras, e já têm uma lista negra bastante longa.

E claro, depois podemos tb falar de que quando uma espécie animal elimina a outra é para alimento e consequente sobrevivência. Quanto às extintas pelo Homem...bem, acho que nem é preciso falar. O equilíbrio nos ecossistemas sempre existiu desde que existe vida e o aparecimento do Homem foi um dos maiores desequilíbrios de sempre.

Julgava que este assunto seria mais claro e inequívoco para todos hoje em dia.

Aguardo serenamente.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

P4, tens exemplos? Não estou a ser irónico, é mesmo curiosidade.

Estava à espera que o Green Hawk tb colocasse exemplos sobre isso.

Embora existam pois estamos a falar de milhões de anos, quase que aposto que por cada exemplo que coloquem aqui de uma espécie animal que provoca a extinção de outra, eu coloco 4 ou 5 (ou mais) com dedo da espécie humana, espécie essa que nem está por este planeta assim há tanto tempo como outras e já tem uma lista negra bastante longa.

Aguardo serenamente.

Mas calma, o que tu estás a dizer eu concordo: há espécies/raças extintas graças ao dedo humano e há espécies/raças extintas sem o dedo humano.

O que o cyberurbis disse é que TODAS as espécies extintas foi devido ao dedo humano. E isso não é verdade.

Link to comment
Share on other sites

O que não falta são espécies/raças eliminadas por outras espécies/raças, sem dedo humano.

P4, aqui não falaste em espécies terem sido eliminadas por factores externos.

Claro que nem todas as espécies foram extintas pelo Homem, senão ainda andávamos a gramar com trilobites e dinossauros. Acho que ninguém disse isso.

Acho que a questão aqui é: eliminar espécies só porque sim (aka sem necessidade) = Humanos

Amrite?

Link to comment
Share on other sites

O que não falta são espécies/raças eliminadas por outras espécies/raças, sem dedo humano.

P4, aqui não falaste em espécies terem sido eliminadas por factores externos.

Claro que nem todas as espécies foram extintas pelo Homem, senão ainda andávamos a gramar com trilobites e dinossauros. Acho que ninguém disse isso.

Acho que a questão aqui é: eliminar espécies só porque sim (aka sem necessidade) = Humanos

Amrite?

Não. Eu estava a referir-me ao facto de haver extinção de espécies/raças por acção de outras espécies/raças sem que haja intervenção humana.

Basta ver que o Homem é uma espécie relativamente nova, e antes disso já havia espécies a extinguir outras espécies. E aqui não incluo catástrofes naturais que causaram a morte repentina de grandes grupos de espécies (como foi o caso da extinção dos dinossauros, supostamente devido à queda de um meteorito).

Em relação ao "só porque sim (aka sem necessidade)", acho que na natureza funciona tudo mais à base da competição por alimento e território, que pode afectar directa e/ou indirectamente a vida de outras espécies. Portanto, eu inclinava-me a responder que o "só porque sim" é apenas verdade para os humanos.

Link to comment
Share on other sites

Mas não dás exemplos.

O só porque sim é eliminar uma espécie para lhe retirar o marfim, por exemplo.

Epah, há casos como os dodos, que eram mortos para serem comidos e com isso lá foram. É chato, mas até acho que se entende. Agora rinocerontes e afins é ridículo.

E disso não tens exemplos na natureza, extra Humanos. Nem vais ter.

Link to comment
Share on other sites

Ora... ;)

E para quem não conhece o modelo Latka-Volterra que mencionei atrás, que pode ser aplicado não só em exemplos biológicos mas também económicos, por exemplo. Neste caso os predadores morrem quando não têm alimento, ou porque caçam a mais ou as presas mais adaptadas se escondem, e a sua população decresce, algo que com os Humanos isso não acontece há vários séculos.

914qt.png

hC2pz.png

Epr5i.png

  • y is the number of some predator (for example, foxes);
  • x is the number of its prey (for example, rabbits);
  • f43a87b189f0f93d08fd1887fc37fca1.png and 7cb20633fba135d171ae1d317136bfc5.png represent the growth of the two populations against time;
  • t represents the time; and
  • α, β, γ and δ are parameters representing the interaction of the two species.

Resultando em:

cAjQO.jpg

Ainda aguardo.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

E para quem não conhece o modelo Latka-Volterra, que pode ser aplicado não só em exemplos biológicos mas também económicos, por exemplo. Neste caso os predadores morrem quando não têm alimento, ou porque caçam a mais ou as presas mais adaptadas se escondem, e a sua população decresce, algo que com os Humanos isso não acontece há vários séculos.

914qt.png

hC2pz.png

Epr5i.png

  • y is the number of some predator (for example, foxes);
  • x is the number of its prey (for example, rabbits);
  • f43a87b189f0f93d08fd1887fc37fca1.png and 7cb20633fba135d171ae1d317136bfc5.png represent the growth of the two populations against time;
  • t represents the time; and
  • α, β, γ and δ are parameters representing the interaction of the two species.

Do que me foste lembrar... Horas e horas à volta disto!

Link to comment
Share on other sites

Lá está mas vocês acham que o homem extingue espécies só porque sim? Até muito recentemente o homem nem tinha consciência de como evoluíam as espécies, quanto mais que as estava a extinguir.

1º Como já disse anteriormente, no processo natural da evolução de uma espécie, sempre que se torna dominante num determinado meio as espécies mais frágeis desse meio ou adaptam-se ou extinguem-se! O exemplo do lobo, das borboletas ou das osgas são dos melhores exemplos! O lobo como espécie está a extinguir-se é verdade, mas antes evoluiu e divergiu para outra espécie que é o cão, que a par do homem, é provavelmente a espécie menos ameaçada do planeta. As osgas, aproveitaram as luzes artificiais criadas pelo homem e hoje em dia prosperam mais que nunca como caçadores nocturnos. Algumas espécies de borboletas, evoluíram a sua morfologia de modo a confundirem-se com o meio!

2º Por outro lado e mais importante, sempre que o próprio planeta muda e o planeta está sempre a mudar, as espécies mais frágeis desaparecem e as mais adaptáveis evoluem!

É assim a ordem natural das coisas!

Aconselho-vos vivamente a ler estes artigos, acho que estão muito bem feitos e explicam lá bem estas coisas.

Extinções:

http://en.wikipedia.org/wiki/Extinction_event

Extinções actuais:

http://en.wikipedia....cene_extinction

Principais razões para as extinções em massa:

http://en.wikipedia....ed_explanations

Nunca se esqueçam desta frase:

It is estimated that over 99.9% of all species that ever lived are extinct. The average life-span of most species is 10 million years, although this varies widely between taxa. There are a variety of causes that can contribute directly or indirectly to the extinction of a species or group of species. "Just as each species is unique," and so is each extinction ... the causes for each are varied—some subtle and complex, others obvious and simple". Most simply, any species that is unable to move to a new environment where it can do so, dies out and becomes extinct.

P.S. Kinas, eu não me esqueci de ti e da tua resposta, sobre qual é o papel actual do homem na alteração do meio. Mas acho que isto já te vai ajudar a perceber ou a ter outra perspectiva sobre isso.

Link to comment
Share on other sites

A minha perspectiva vem da minha formação sobre o assunto, que por acaso é bem extensa. :-..

Estás, mais uma vez, a confundir adaptação ao meio e seleção natural com o que está a ser discutido há vários posts: Extinção de espécies por outras espécies. Foi aí que o cyber escreveu aquele post, minimamente incorreto pois realmente não é o apenas o Homem a extinguir espécies, mas que deu para entender o que ele queria dizer.

Não confundas extinção em massa, onde até a nossa própria espécie pode sucumbir, com extinção provocada por outros sem que seja necessário ou beneficie com isso. A adaptação ao meio é um processo natural, evolutivo mas que muito raramente resulta na extinção de uma espécie por parte de outra. é sim a própria espécie que sucumbe por não se conseguir adaptar. ENORME diferença! Mas isso em nada está relacionado com o que se começou a discutir, eu não afirmei que as espécies apenas se extinguiam com o dedo do homem. Por isso mesmo coloquei de parte extinções em massa como glaciações e impactos de meteoritos para me centrar na grande interferência do Homem na lista dos agentes de extinção de espécies.

O que me saltou à vista foi a facilidade com que se disse que espécies animais, que não o Homem, extinguia outras. Como? E ainda espero por alguns exemplos. Aí poderemos ver quem tem mais influência na extinção de espécies.

Falaste no lobo, e ainda bem, visto que conheço bem o caso, demasiado de perto. Como sabes é um animal que vive em matilha familiar e territorial e cujo território é enorme de forma a ser possível atingir o tal equilíbrio de predador/presa da equação anterior. Se esse território for reduzido, como tem vindo a ser de forma extrema, desenfreada e não natural, extingue-se aquele que não se consegue alimentar OU aquele que pela proximidade do Homem é abatido porque começam a alimentar-se de ovelhas quando têm fome. é fodido...não se conseguir adaptar a este meio, se pelo menos os lobos se conseguissem adaptar e fabricar um colete de kevlar com a própria pele sobrevivia! rolleyes.gif

Se quiseres dados oficiais da matilhas portuguesas posso-te fornecer mas o relatório de 2003 é público.

Mais...barreiras físicas. Barragens aos pontapés no meio de territórios das matilhas separando os seus elementos. AEs a dividir territórios e como não incluem SIMPLES passagens para as matilhas se cruzarem, isso promove o cruzamento intra-familiar, presultando em consanguinidade, falta de diversidade dentro da espécie, deficiências, morte e extinção. São dois de vários exemplos. Em poucas décadas vai ser outro caso como o do Lince Ibérico, podes colocar em doc. As barragens do Douro já separaram as nossas matilhas em duas grandes comunidades, a do Norte e a do Sul do Douro e a do Sul está por 2 ou 3 gerações mais até se exterminar.

Pegando num destes teus artigos, que agradeço, o da extinção do holocénico (a época neste momento), com vários exemplos mas só alguns entre os mais variados:

New Zealand

c. 1500, several species became extinct after Polynesian settlers arrived, including:

  • Ten species of Moa, giant flightless ratite birds.
  • The giant Haast's Eagle, Harpagornis
  • The flightless predatory Adzebills.


    Pacific, including Hawaii

    Recent research, based on archaeological and paleontological digs on 70 different islands, has shown that numerous species went extinct as people moved across the Pacific, starting 30,000 years ago in the Bismarck Archipelago and Solomon Islands (Steadman & Martin 2003). It is currently estimated that among the bird species of the Pacific some 2000 species have gone extinct since the arrival of humans (Steadman 1995). Among the extinctions were:
    • The Moa-nalos, grazing ducks from Hawaii.
    • The Nēnē-nui, or Woodwalking Goose, an extinct species of goose that once inhabited Maui.
    • A giant megapode from New Caledonia.
    • Mekosuchine crocodiles from New Caledonia, Fiji and Samoa.

      Ten species or subspecies of birds have disappeared from the Hawaiian islands since the 1980s. These include the Kaua'i O'o, Nukupu'u, 'Akialoa, Kama'o, Po'ouli, and others.




      Madagascar

      Starting with the arrival of humans around 2000 years ago, nearly all of the island's megafauna became extinct, including:
      • Eight or more species of elephant birds, giant flightless ratites in the genera Aepyornis and Mullerornis.
      • 17 species of lemur, known as giant, subfossil lemurs, including:

        Indian Ocean Islands

        Starting c. 1500, a number of species became extinct upon human settlement of the islands, including:

        [*]several species of giant tortoise on Seychelles and Mascarene Islands

        [*]14 species of birds on the Mascarene Islands, including the Dodo, the Rodrigues Solitaire, and the unrelated Réunion Solitaire.

        E mais:

        Ongoing Holocene extinction

        One scientist estimates the extinction may be 10,000 times the background extinction rate (the average between mass extinction events). Nevertheless, in earlier studies, most scientists predicted a much lower extinction rate than this outlying estimate.

        Megafaunal extinctions continue into the 21st century. Modern extinctions are more directly attributable to human influences. Extinction rates are minimized in the popular imagination by the survival of captive populations of animals that are extinct in the wild (Père David's Deer, etc.), by marginal survivals of highly-publicized megafauna that are ecologically extinct (the Giant Panda, Sumatran Rhinoceros, North American Black-Footed Ferret, etc.) and by extinctions among arthropods. Some examples of modern extinctions of "charismatic" mammal fauna include:

        [*]Aurochs, Europe

        [*]Tarpan, Europe

        [*]Thylacine or Tasmanian Tiger, Thylacinus cynocephalus, Tasmania [extinction disputed]

        [*]Quagga, a zebra relative, Southeast Africa

        [*]Steller's Sea Cow

        [*]Falkland Island Fox

        [*]Atlas Bear

        [*]Eastern Cougar[6]

        [*]Western Black Rhinoceros

        Many birds have become extinct as a result of human activity, especially birds endemic to islands, including many flightless birds (see a more complete list under extinct birds). Notable extinct birds include:

        Está tudo aqui e até de forma simplificada. Continuo à espera de alguém que coloque aqui os vários exemplos das espécies que extinguem outras espécies. Sem contar, claro, com a extinção "em massa" que a espécie humana tem vindo a realizar e promover. Com esses números vais-me dar razão.

        Que grande parte das espécies que já existiram na História da Terra já estão extintas, já nós sabemos. Que foram extinções em massa devido a castástrofes naturais ou grandes alterações do meio também não é novidade. Agora não me atirem areia para os olhos a dizer que o Homem consegue estabelecer relações de equilíbrio com o meio.

        é a dura realidade...como as coisas estão neste momento, simplesmente não consegue e duvido muito que alguma vez consiga.

        A ver vamos, mas que não é uma evolução natural, não é.

      [*]the Dodo, the giant flightless pigeon of Mauritius, Indian Ocean

      [*]the Great Auk of islands in the north Atlantic

      [*]the Passenger Pigeon of North America

      [*]several species of Moa, giant flightless birds from New Zealand

      [*]the Carolina Parakeet of the American southeast

      [*]

      A 1998 poll conducted by the American Museum of Natural History found that seventy percent of biologists believe that we are in the midst of an anthropogenic extinction.[7] Numerous scientific studies—such as a 2004 report published in Nature,[8] and papers authored by the 10,000 scientists who contribute to the IUCN's annual Red List of threatened species—have since reinforced this conviction.

      In The Future of Life (2002), E.O. Wilson of Harvard calculated that, if the current rate of human disruption of the biosphere continues, one-half of Earth's higher lifeforms will be extinct by 2100.

      Peter Raven, past President of the American Association for the Advancement of Science, states in the foreword to their publication AAAS Atlas of Population and Environment:"

      We have driven the rate of biological extinction, the permanent loss of species, up several hundred times beyond its historical levels, and are threatened with the loss of a majority of all species by the end of the 21st century." Some of the human causes of the current extinctions include deforestation, hunting, pollution, climate change, and the introduction of non-native species.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

bem, que grande discussão que vai para aqui...

concordo em quase tudo o que o Kinas_ disse

e acrescento

No meu entendimento, a espécie humana, deixou de "sobreviver" a partir do momento de deixou de ser "coletora" e passou ser ela mesma a produzir. A partir desse ponto, na nossa recente história neste planeta, deixamos de "sobreviver"... actualmente vivemos, apenas com um ou outro percalço, mas tudo o que fizemos até hoje neste planeta, teve impacto em todas as outras espécies.

É possível que um leque muito pequeno de espécies tenha extinto outro, isto, antes da soberania da espécie humana... mas isto aconteceu até se atingir um equilíbrio entre as várias espécies.

Edited by cyberurbis
Link to comment
Share on other sites

Ainda aqui estou à espera dos vários exemplos de espécies animais/vegetais a extinguir outras espécies animais/vegetais.

Eu conheço!

Ainda esta 4a feira no estádio da luz uns animais da espécie Benfiquista extinguiram outra espécie já em vias de extinção 14.gif

Link to comment
Share on other sites

Ainda aqui estou à espera dos vários exemplos de espécies animais/vegetais a extinguir outras espécies animais/vegetais.

Espera mas sentado que é para não te cansares muito com a espera :)

Link to comment
Share on other sites

  • 7 months later...
NASA prepara-se para uma "aterragem louca" em Marte

Na madrugada de segunda-feira todos os olhos vão estar postos em Marte. O robô Curiosity vai atravessar a perigosa atmosfera marciana para iniciar a sua exploração.

A história das missões a Marte está recheada de falhanços. Desde 1960, das 39 missões que se realizaram, 26 falharam, muitas delas mal saíram da Terra. Não é por acaso que o planeta é conhecido como um cemitério de sondas. O momento será de ansiedade e expectativa para um batalhão de cientistas.

“A aterragem do Curiosity é a missão mais difícil que a NASA alguma vez teve na história da exploração planetária robótica”, disse John Grunsfeld, administrador da NASA e antigo astronauta, numa conferência de imprensa. “Apesar de o desafio ser enorme, a capacidade da equipa e a sua determinação dá-me uma grande confiança de que a aterragem será bem sucedida.”

O rover foi programado ao pormenor pela agência espacial norte-americana NASA para descer e aterrar na cratera Gale. O local foi escolhido para se procurarem sinais que mostrem que, no passado, houve condições ambientais que sustentassem vida microscópica.

Quando finalmente a Terra receber informação sobre o robô, às 6h31 da madrugada de 6 de Agosto, hora de Portugal continental, já tudo aconteceu há quase 14 minutos, o tempo que os sinais de rádio levam a viajar de Marte até à Terra.

O Curiosity é um laboratório andante de seis rodas, com dez instrumentos científicos. Mede três metros de comprimento e 2,8m de largura, uma altura máxima de 2,1 metros e um braço para fazer experiências. Tem 899 quilos: em comparação, o Opportunity, o rover da NASA da geração anterior, que há mais de oito anos rola pela paisagem marciana, pesa menos de um quarto.

Mas todo este tamanho tem um preço e obrigou a NASA a projectar uma descida considerada “louca” por muitos. Os sete minutos de terror vão começar quando a cápsula, em forma de cone, estiver a 125 quilómetros de altitude e a viajar a 21.240 quilómetros por hora.

Ao fim de quatro minutos e 14 segundos a atravessar a atmosfera, quando estiver a 11 quilómetros do solo e então a viajar a 1458 quilómetros por hora, irá abrir-se um enorme pára-quedas, de 16 metros de diâmetro, travando fortemente a descida. E menos de meio minuto depois, o escudo da cápsula será largado.

Passados quase seis minutos da entrada na atmosfera marciana, então a 1,6 quilómetros do chão, chegará um momento inédito na exploração planetária. A cápsula e o pára-quedas vão separar-se de uma “grua” espacial que, por sua vez, se manterá agarrada ao rover.

Juntos, o robô e a grua viajarão colados um ao outro, a 288 quilómetros por hora. Oito propulsores irão activar-se para desacelerar a descida, até uma velocidade de quase um metro por segundo. E, a 20 metros do solo, dar-se-á o tal momento “louco”: mantida no ar pelos propulsores, a grua começará a desenrolar cabos que estão ligados ao robô e que o farão descer até ao solo. Quando tocar no chão, os cabos serão libertados e a grua afastar-se-á do Curiosity para não levantar poeiras para cima dele.

Toda esta descida será automática, sem controlo humano, com uma série de manobras a sucederem-se ao segundo. “É uma aterragem louca? Não é assim tanto, uma vez que se compreende como acontece”, disse Doug McCuistion, director do Programa de Exploração de Marte da NASA.

Ler as mudanças ambientais

O Curiosity irá aterrar na cratera Gale, um buraco com 154 quilómetros de diâmetro formado há 3,5 milhões de anos. No meio da cratera, há um monte, com 5,5 quilómetros de altura, o Sharp.

“Quando [o Curiosity] alcançar os estratos no sopé do monte Sharp, vamos lê-los como capítulos de um livro sobre as mudanças das condições ambientais numa altura em que Marte foi mais húmido do que hoje”, explicou John Grotzinger, cientista do Programa de Exploração de Marte.

A missão do robô está programada para durar 687 dias terrestres, um ano marciano. Ele é alimentado a energia nuclear e, se tudo funcionar bem, poderá durar mais tempo. O braço do Curiosity, com 2,1 metros, é multifacetado. É capaz de perfurar o solo até cinco centímetros e recolher amostras de rochas, que serão analisadas por um conjunto de instrumentos, incluindo um cromatógrafo gasoso e dois espectrómetros.

Estes instrumentos procuram a existência de moléculas orgânicas, feitas à base de carbono, o que ajudará a perceber qual foi o ambiente marciano ao longo de milhões de anos que ficou gravado nos estratos do monte Sharp. Estas moléculas não provam que havia vida, mas são essenciais para a sua existência.

Se alguém quiser seguir em directo com 14 minutos de delay :-.. , cá fica a stream HD através do VLC, seja em pc ou android

Http://nasa-f.akamaihd.net/public_h264_700@54826

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.