Jump to content

Dúvida - Subsídio de Natal.


airjoca
 Share

Recommended Posts

Boas noites,

Venho por este meio tirar uma dúvida com que me deparei hoje no trabalho.

Antes de tudo o mais, a minha situação: Trabalho como designer gráfico desde o inicio do ano numa agência de design e organização de eventos, a recibos verdes, com um vencimento mensal de 800€.

Estando a recibos verdes, tanto quanto eu sei, nem sequer são obrigados a pagar-me subsídios de férias nem natal, mas efectivamente pagaram o de férias (completo - 800€).

Ora hoje foi quando vi a transferência feita deste mês, a soma de €1067,29. Estranhei logo o valor, de certeza que não tinha sido aumentado, e não batia certo com o que tinha a ideia de ser o suposto subsídio de natal.

Fui falar com a patroa, e disse-me algo tipo: "Normalmente o subsídio de Natal seria o valor do ordenado, mas este ano com a questão da taxa tributária, bla bla bla, e devido ao facto de que um dos vossos colegas está numa situação em que tem de ser feito um desconto maior, o valor é cerca de metade de metade, e para ser justo ajustámos por igual a toda a equipa."

E eu ali naquele momento, ainda sem estar muito informado, mas já a achar que estava a levar uma tanga típica da parte deles, vim-me embora resignado.

Entretanto já pesquisei online, vi tabelas do suposto imposto sobre vários valores de rendimento, até fui à calculadora no site da Deco, e não vejo lado nenhum em que haja a possibilidade remota de alguém que ganhe 800€ receber €267,29 de subsídio de natal.

Mas é essa a minha questão, que eu espero que alguém possa esclarecer sem sombra de dúvida, se há alguma forma, devido a alguma alínea algures ou algo que me escape, que seja possível a alguém que ganhe €800 ou um pouco mais (alguns colegas acho que ganham 900 ou 1000), receber apenas o tal valor de €267. Pelo que vi nunca se recebe menos de metade em circunstância alguma, mas pode estar a escapar-me algo.

Eu sei que estando a recibos verdes, não estou em grande posição de fazer exigências, mas o que me deixa f*d*d* é olharem-me nos olhos e mentirem-me. E tenho a certeza que o fazem, porque referiram-se à "equipa", e que deram o mesmo a todos para ser "justo", mas eu já sei que pelo menos uma colega recebeu o subsídio por inteiro, tal e qual como estão nas tabelas e calculadores que consultei. Preferia que fossem honestos logo e dissessem "epá, isto está mal, não podemos (ou não queremos) pagar o subsídio por inteiro a quem está a recibos verdes, do que estarem a inventar desculpas e esquemas para me "enganar".

Abraço a todos e obrigado desde já.

Link to comment
Share on other sites

Xiii, que situação a tua.

Infelizmente, estando a recibos verdes não se tem direito a qualquer subsídio, nem sequer a baixa caso se fique doente. (Obrigado Cavaco...).

Quanto à tua pergunta, com certeza alguém saberá responder.

Link to comment
Share on other sites

Eu sei que estando a recibos verdes, não estou em grande posição de fazer exigências, mas o que me deixa f*d*d* é olharem-me nos olhos e mentirem-me. E tenho a certeza que o fazem, porque referiram-se à "equipa", e que deram o mesmo a todos para ser "justo", mas eu já sei que pelo menos uma colega recebeu o subsídio por inteiro, tal e qual como estão nas tabelas e calculadores que consultei. Preferia que fossem honestos logo e dissessem "epá, isto está mal, não podemos (ou não queremos) pagar o subsídio por inteiro a quem está a recibos verdes, do que estarem a inventar desculpas e esquemas para me "enganar".

Está tudo aqui.

Parece-me mais uma questão interna do que outra coisa qq, algo que terás que resolver pessoalmente.

E por esses 267€ estando sem contrato e a recibos, já não é nada mau visto que nessa situação não terás direito legal a qq subsídio.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Eu, sinceramente, não percebo nada disto porque não trabalho ainda. Mas, pelo que aqui li, se nem aos €267 tens direito, mais vale estar calado :/

É fdd os gajos mentirem e fazerem de ti o que quiserem sabendo que não estás em posição de reclamar mas entre ficar "apenas" com €267 ou nada e até um problema com a chefe, mais vale a primeira opção obviamente. Mas isso tu já sabes, vim reforçar a ideia :-..

Edited by dastinger
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Como já te disseram João, não tens direito legalmente a nenhum subsidio.

ainda assim, a taxa tributária deste ano que os contratados "pagam" através do subsidio de natal, nós designers a recibos verdes, pagamos a taxa relativa a 5% do valor anual.

E esse valor só é pago quando se fizer o IRS.

Edited by tiagoalvin
Link to comment
Share on other sites

Eu por era na boa chegarem ao pé de mim e dizerem, "pá, tás a recibos verdes, só te pagamos 200 e picos euros de subsídio de natal."

Agora estarem a trafulhar e arranjar argumentos de merda só para se justificarem é que não. Enfim.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Se eu entendi bem o que estive a ler no Informador Fiscal, para se saber o valor a receber, tomando por referência um ordenado de 1 000 euros e para uma pessoa solteira, é assim:

1 000,00 x 11% (Seg. Social) = 110,00-

1 000,00 x 9% (IRS) = 90,00-

Total a receber = 800,00

a este valor subtrais o valor do ordenado mínimo -> 485,00

ficas com 315,00.

Deste valor tens a pagar de extra 50% = 157,50

Total a receber = 642,50

(nota: para trabalhadores a recibo verde não sei se funciona de maneira diferente)

Link to comment
Share on other sites

Recibos verdes não têm direito a subsídio de Natal nem de Férias. O facto de te contarem uma "história" mostra que, apesar te estarem a dar algo que não têm obrigação, te estão a enrolar.

E quem recebe a recibos verdes já tem direito a baixa e a subsídio de desemprego (este não tenho a certeza), pois já fazem descontos para a SS para isso.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.