Jump to content

FADO - património imaterial da humanidade


panayotopoulos
 Share

Recommended Posts

Sorry Camurso mas não consigo perceber o que queres dizer com usar o Fado para ser famoso. Ou talvez até tenha percebido, p.e. há qualquer coisa na atitude da Marisa que que eu não gosto e mal consigo olhar para ela quanto mais ouvi-la, mas não deixa de ser mais uma a fazer pela vida na música. E que até já foi ao Jools Holland. Não vejo nada diferente do que se passa noutro género musical.

E também não consigo perceber o problema de o Carlos do Carmo não ser povinho.

Link to comment
Share on other sites

Não gosto de fado enquanto música, aprecio sim enquanto parte da cultura portuguesa.

E também não gosto do ar superior que alguns fadistas ostentam, quase como se estivessem a tentar passar a imagem que são mais do que apenas músicos/cantores.

Portanto no fim de contas, esta notícia não me aquece nem arrefece, nem acho que vá impedir a "morte" do fado, cada vez mais iminente.

Edited by P4rthen0n
Link to comment
Share on other sites

Não gosto de fado enquanto música, aprecio sim enquanto parte da cultura portuguesa.

E também não gosto do ar superior que alguns fadistas ostentam, quase como se estivessem a tentar passar a imagem que são mais do que apenas músicos/cantores.

Portanto no fim de contas, esta notícia não me aquece nem arrefece

x2

B)

Link to comment
Share on other sites

"morte" do fado, cada vez mais eminente.

Não concordo nada com essa "morte" iminente. Aliás se há coisa que jamais morrerá acho que é o fado.

É... tal como o mirandês e as touradas? wink4.gif

Com o primeiro nem faz sequer sentido comparar e em relação ao segundo considero que ainda mantém uma distância considerável. Mais rapidamente comparava com Fátima e Futebol do que com os que evocaste.

Os espectáculos de fado estão invariavelmente cheios ou perto disso tal como os restaurantes destinados a isso. Ainda o mês passado estive na Adega Mesquita a comer o belo do cabrito e estava completamente a abarrotar ;)

Link to comment
Share on other sites

Isso não é bem verdade. Tens a Marisa, que acredito que será tão famosa quanto a Amália, eventualmente e outros nomes conhecidos como a Carminho e afins que se estão a mostrar e a valorizar lá fora...

Link to comment
Share on other sites

Suponho que quando ele diz que está a morrer é que já não existem grandes nomes ou pelo menos uma projecção tão grande de nomes de executantes como antigamente.

Fado morrer mesmo é impossível.

Não existem nomes? Como Amália isso é (quase) impossível mas felizmente existem diversos nomes de fadistas jovens ou semi-jovens de talento no nosso país: Ana Moura, Camané, Carminho, Yolanda Soares, Gonçalo Salgueiro, Kátia Guerreiro, Raquel Tavares, António Zambujo e outros...

Repara que nem foi necessário falar em Mariza que é neste momento a nossa voz do fado mais conhecida internacionalmente pelos prémios que já ganhou. Mas a maior parte desses fadistas que estão aí tb já tocaram no estrangeiro e alguns deles são já nomes firmes e reconhecidos do fado nacional, como Ana Moura, Camané ou Kátia Guerreiro.

Eu diria antes que o desconhecimento leva as pessoas a afirmar coisas sem saber. :)

Volto a dizer, não sou aficionado em fado mas gosto e não estou totalmente a leste.

Link to comment
Share on other sites

Suponho que quando ele diz que está a morrer é que já não existem grandes nomes ou pelo menos uma projecção tão grande de nomes de executantes como antigamente.

Fado morrer mesmo é impossível.

Não existem nomes? Como Amália isso é (quase) impossível mas felizmente existem diversos nomes de fadistas jovens ou semi-jovens de talento no nosso país: Ana Moura, Camané, Carminho, Yolanda Soares, Gonçalo Salgueiro, Kátia Guerreiro, Raquel Tavares, António Zambujo e outros...

Repara que nem foi necessário falar em Mariza que é neste momento a nossa voz do fado mais conhecida internacionalmente pelos prémios que já ganhou. Mas a maior parte desses fadistas que estão aí tb já tocaram no estrangeiro e alguns deles são já nomes firmes e reconhecidos do fado nacional, como Ana Moura, Camané ou Kátia Guerreiro.

Eu diria antes que o desconhecimento leva as pessoas a afirmar coisas sem saber. smile.png

Volto a dizer, não sou aficionado em fado mas gosto e não estou totalmente a leste.

Walt o Fado há uns valentes anos atrás fazia parte da identidade cultural de praticamente todos os portugueses.

De novos a velhos todos sabiam o nome de mãos cheias de executantes.

Hoje é assim? Nem perto.

Se pode morrer? Nunca.

É o que quis dizer e foi a interpretação que tive do que o P4 tinha dito.

Link to comment
Share on other sites

Walt o Fado há uns valentes anos atrás fazia parte da identidade cultural de praticamente todos os portugueses.

De novos a velhos todos sabiam o nome de mãos cheias de executantes.

Hoje é assim? Nem perto.

Se pode morrer? Nunca.

É o que quis dizer e foi a interpretação que tive do que o P4 tinha dito.

Há uns valentes anos havia uma ditadura, não havia tv, durante muito tempo houve só um canal... e hoje é o que se vê. Na altura dos nossos avós e dos nossos pais o fado tinha muito maior destaque e importância mas os tempos tb eram outros. Não havia o acesso de informação que há hoje e nem o próprio panorama musical estava como está hoje. Evoluiu. E se vais por aí posso dar-te o exemplo do Rock, já foi muito, muito mais importante do que é hoje. Mas o rock não morreu e existem diversas bandas actuais que vão beber inspiração ao rock. E ainda existem várias bandas de rock.

O Fado vai seguir o seu caminho, seguindo possivelmente outras linhas, adquirindo com o tempo outras roupagens, um caminho diferente daquele que tinha há 40 ou 50 anos atrás. Mudam-se os tempos, muda-se o papel do fado.

Link to comment
Share on other sites

ainda não entendi que rumo estás a tentar dar à conversa mas ok eu já dei a minha opinião.

Eu tentei de forma meio sucinta explicar-te porque há uns anos valentes atrás o fado tinha muito mais importância do que tem hoje. Tu falaste nisso, eu tentei explicar. E eu acho que sabes isso tão bem quanto eu, devo estar a dar missa ao padre. É assim mesmo... o flamenco para os espanhóis tem a exatamente a mesma importância (tb para a malta nova) que tinha há uns valentes anos atrás? Se calhar não.

Link to comment
Share on other sites

Por acaso eu acho que o fado está muito melhor hoje do que por exemplo há 10 anos atrás.

Tb acho que sim. E o facto de existir uma rádio portuguesa só a passar fado " Rádio Amália" ajuda para que quem goste de fado, e ainda existem muitos portugueses a gostar de fado, possa ouvir tanto as vozes mais consagradas, como os novos talentos do fado português.

Link to comment
Share on other sites

Eu acho até que o fado tem mais influência atualmente e na década passada do que nas outras duas anteriores.

E eu acho que algumas pessoas fazem um pouco um paralelismo do fado com outros estilos musicais no sentido de por exemplo certos cantores encherem estádios. E acham que há pouca gente ou quase ninguém a ver fado. Mas a génese do fado não é essa.

O fado por si mesmo é muito mais discreto, muito mais intimista, salas de espectaculo pequenas, casas de fado, não dá tanto nas vistas como outras áreas do espectaculo musical. Lá de vez em quando há espectáculos e se ouve fado num Coliseu dos Recreios ou Coliseu do Porto.

Mas basta consultar uma agenda cultural para perceber que o fado está vivo.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.