Jump to content

Transferência Bancária Internacional: Estarei a ser vitima de fraude???


Nazgulled
 Share

Recommended Posts

Como alguns sabem, ganhei um telemóvel Android num concurso de programação e ontem coloquei-o à venda no OLX na zona de Braga. No dia seguinte, recebi uma data de e-mails. Um ou dois de tugas mas com propostas que não me interessavam, depois recebi vários de pessoal do estrangeiro. Alguns deles da Nigéria e eu simplesmente disse que não enviava para fora da Europa.

Mas um dos outros pareceu-me ser um possível negócio com o seguinte e-mail:

Thanks for the mail, My In law will receive it for me because I am out of the Country now, so I will add 10 EUR as the shipping fee by Post Office, I would have prefer it to be pay on delivery but he will not be able to pay for it, so send me your full name and your IBAN ( Bank details ) for the payment by bank transfer as soon as possible, so here is the shipping address below:

A morada fornecida pareceu-me válida segundo uma pesquisa no site dos CTT. E eu respondi com os detalhes do banco para transferência internacional (Nome completo, IBAN e SWIFT) e começo a pensar que se calhar não o devia ter feito... Primeira pergunta é, há algum problema em alguém ter estes 3 dados da minha conta?

Hoje à noite (21:24) recebi este e-mail:

OK, the transfer of the payment will be made as soon as possible and the transfer confirmation will be sent to you directly from my bank and after that you go and send the Item.

Thanks.

E meia hora depois (22:01), este:

Hello,

I have make the transfer of the Payment and it has been made successfully, so my bank will send you a transfer confirmation email, make sure you check all your email folder including the spam/junk mail folder for the transfer confirmation, and as soon as you receive the transfer confirmation from my bank, just go and make the shipment and send the tracking number to my bank for verification and as soon as they verifies that you have make the shipment they will activate the money to your account, so make sure that the shipment is made soon.

Thanks.

E pelo meio destes dois tinha recebido um outro (21:51) que estava realmente no SPAM do Gmail. Será que isto significa alguma coisa?

Esse e-mail de confirmação do banco é o seguinte:

VER IMAGEM

Parece legitimo?

A mim parece-me pouco formal para um e-mail de um banco, não é normal, pelo menos não estou habituado a isto cá. Demasiadas cores, fontes estranhas, imagens sem qualquer controlo de qualidade, etc...

Mas o banco, pelo menos, confirmei que existe. Tentei pesquisar no Google pelo e-mail do remetente, assunto e porções do texto e não consegui encontrar nada que indique ser fraude... Mas continuo a achar este e-mail estranho.

Como nunca fiz nem recebi um transferência internacional, não sei se este procedimento é normal e se os nosso bancos também permitem fazer isto...

Já, agora mais alguma informação extra. Os headers do e-mail:


From - Mon Nov 21 22:50:20 2011

X-Account-Key: account2

X-UIDL: GmailId133c81cb3fb74b80

X-Mozilla-Status: 0001

X-Mozilla-Status2: 00000000

X-Mozilla-Keys:																				

Received: by 10.229.232.21 with SMTP id js21cs91435qcb;

		Mon, 21 Nov 2011 13:51:25 -0800 (PST)

Received: by 10.180.24.65 with SMTP id s1mr15776653wif.59.1321912283814;

		Mon, 21 Nov 2011 13:51:23 -0800 (PST)

Return-Path: <[email protected]>

Received: from nm24-vm1.bullet.mail.ird.yahoo.com (nm24-vm1.bullet.mail.ird.yahoo.com. [212.82.109.192])

		by mx.google.com with SMTP id fr4si5424902wbb.126.2011.11.21.13.51.23;

		Mon, 21 Nov 2011 13:51:23 -0800 (PST)

Received-SPF: neutral (google.com: 212.82.109.192 is neither permitted nor denied by best guess record for domain of [email protected]) client-ip=212.82.109.192;

Authentication-Results: mx.google.com; spf=neutral (google.com: 212.82.109.192 is neither permitted nor denied by best guess record for domain of [email protected]) [email protected]; dkim=pass (test mode) [email protected]

Received: from [77.238.189.49] by nm24.bullet.mail.ird.yahoo.com with NNFMP; 21 Nov 2011 21:51:22 -0000

Received: from [212.82.108.241] by tm2.bullet.mail.ird.yahoo.com with NNFMP; 21 Nov 2011 21:51:22 -0000

Received: from [127.0.0.1] by omp1006.mail.ird.yahoo.com with NNFMP; 21 Nov 2011 21:51:22 -0000

X-Yahoo-Newman-Property: ymail-3

X-Yahoo-Newman-Id: [email protected]

Received: (qmail 23552 invoked by uid 60001); 21 Nov 2011 21:51:22 -0000

DKIM-Signature: v=1; a=rsa-sha256; c=relaxed/relaxed; d=yahoo.com; s=s1024; t=1321912282; bh=eiqM4J5mnKFuK6z73YO1+XWSQQMkk6/a9iyIyH3r5Tk=; h=X-YMail-OSG:Received:X-RocketYMMF:X-Mailer:Message-ID:Date:From:Reply-To:Subject:To:MIME-Version:Content-Type; b=Y6g7HakpsFzX/v2Y4P6dhIRoJeLEl9WWnukolLXrk+5UWpblOkeYg5fikIM4wtGOdTD2yxbGSzzx78tdQpd2ZWR9P/2PytfV9ZqDLuxGpTNfpRQNuUtd4Hi8rP4+uLnMdg+UfAGWcxSkJqS4DlaoZ5NjM+dIVqYONHCdw2OqzCM=

X-YMail-OSG: VnFy8SAVM1noYiKn3ZRP6PoTkgXuGqU32iqYdtFTlrumxMo

.I2XZ4KJ3

Received: from [41.206.11.5] by web29502.mail.ird.yahoo.com via HTTP; Mon, 21 Nov 2011 21:51:22 GMT

X-RocketYMMF: segelo4u

X-Mailer: YahooMailWebService/0.8.115.331698

Message-ID: <[email protected]>

Date: Mon, 21 Nov 2011 21:51:22 +0000 (GMT)

From: Bank of Cyprus UK <[email protected]>

Reply-To: Bank of Cyprus UK <[email protected]>

Subject: BANK WIRE TRANSFER CONFIRMATION # BCUK0326965583 *** APPROVED *** ( MERCHANDISE )

MIME-Version: 1.0

Content-Type: multipart/alternative; boundary="671563967-1151606994-1321912282=:18587"

Pode não significar nada, mas todas aquelas referências ao mail do Yahoo, para um banco, não me parece normal...

E esqueci-me ainda de mencionar que a seguinte parte preocupou-me um bocado:

NOTE : IF THE SHIPMENT IS NOT SENT, THIS MAY CAUSE YOUR ACCOUNT TO HAVE PROBLEM WITH THE GOVERNMENT.

THIS TRANSACTION IS BEEN MONITORED AND SUPERVISED BY THE FBI AND INTERPOL.

Será que não há razão para tal?

Opiniões?

Edited by Nazgulled
Link to comment
Share on other sites

Até podem ter razão mas ainda não disseram aquilo que realmente indica que é fraude, na vossa opinião claro. Quais são os pormenores que vos deixam desconfiados? Eu, sinceramente, não sei. Apenas não acho certas coisas normal, mas não significa que não seja verdade.

Por ainda estar com dúvidas é que deixei toda esta informação detalhada aqui... Gostava que me ajudassem a perceber melhor isto e como é que vocês interpretam esta informação.

Link to comment
Share on other sites

Nigéria, NUNCA!

Quanto ao resto, não me parece muito credível e pelo menos cá, não acho que se faça isso de enviar o "tracking number" e só depois o banco disponibilizar o dinheiro porque quando fazes uma transferência, ou é feita ou não. Não sei se haverá alguma hipótese de se pedir tal coisa ao banco.

Posso estar a ser ignorante, mas essa do "NOTE : IF THE SHIPMENT IS NOT SENT, THIS MAY CAUSE YOUR ACCOUNT TO HAVE PROBLEM WITH THE GOVERNMENT.

THIS TRANSACTION IS BEEN MONITORED AND SUPERVISED BY THE FBI AND INTERPOL." até me deu vontade de rir.

CAGA nisso e não envies!

Edited by CMC_PUBLIKUM
Link to comment
Share on other sites

Quanto ao resto, não me parece muito credível e pelo menos cá, não acho que se faça isso de enviar o "tracking number" e só depois o banco disponibilize o dinheiro porque quando fazes uma transferência, ou é feita ou não. Não sei se haverá alguma hipótese de se pedir tal coisa ao banco.

Já pedi ao jr_cardoso para dar aqui um saltinho quando puder, talvez ele possa confirmar isso...

Tudo o que vendas ou compres no OLX só faças negocios em mão, não vais receber guito nenhum na tua conta

Eu acredito que ainda há pessoas honestas. Nunca vendi lá nada, mas já comprei e foi tudo tratado online sem problemas, mas nada de enormes valores...

De qualquer maneira, eu nunca iria enviar um produto sem o guito cair na minha conta primeiro. Seja transferência bancária, PayPal ou whatever... Claro, no PayPal era até cair no PayPal, penso que não me podem chegar lá e retirar o guito, penso...

Com isto só quero dizer que se um tuga quisesse fazer transferência, na boa. Mas eu só enviava depois de receber o guito na conta...

Link to comment
Share on other sites

pá... são mtos esquemas e elaborações e explicações e justificações...

se queres fazer um negócio desses é simples: só mandas o material dps do dinheiro estar na conta, EFECTIVAMENTE, e saberes q ele n pode ser retirado.... anyway, teria sempre cuidado em usar os dados da conta pessoal, e tentaria usar paypal ou assim para a transferência ;)

...

Link to comment
Share on other sites

Epah mas é preciso dizer ?

Em primeiro lugar nenhum banco manda um email para se confirmar transferencia ainda por cima com esse aspecto para alem de se notar que o texto é do google translator e por fim NIGÈRIA!.

A mim surpreende-me como é que ainda há pessoal que cai nisso, ainda pra mais sendo uno informático? chega a ser preocupante santa.gif

Edited by WormMeteor
Link to comment
Share on other sites

Em primeiro lugar nenhum banco manda um email para se confirmar transferenci

Se percebi bem o que disseste, então estás enganado. No homebanking (pelo menos do BCP) quando fazes uma transferência, podes dar a instrução para que seja enviado 1 email ou sms de confirmação para o destinatário.

Link to comment
Share on other sites

E eu já sei bem dos esquemas da Nigéria, por isso é que disse que nunca enviava para lá. Isso não está em questão...

@DG_

Ya, começo a pensar que deveria ter posto no eBay. E no OLX, deveria ter respondido no e-mail de forma simples e clara que só enviava o item depois do guito cair na conta, caso contrário o negócio nunca seria feito.

pá... são mtos esquemas e elaborações e explicações e justificações...

se queres fazer um negócio desses é simples: só mandas o material dps do dinheiro estar na conta, EFECTIVAMENTE, e saberes q ele n pode ser retirado.... anyway, teria sempre cuidado em usar os dados da conta pessoal, e tentaria usar paypal ou assim para a transferência wink4.gif

...

Já cheguei aí. Aliás, já tinha chegado, mas fui um bocado parvo ao ter fornecido os dados... Agora a questão é, sendo scam ou não, corro algum risco em ter fornecido aqueles dados bancários? Ou posso ficar descansado?

Estou tentado em ir ao meu banco falar com eles e levar o meu portátil para lhes mostrar o e-mail...

Já agora qual é a marca e modelo???

Samsung Galaxy Ace

Epah mas é preciso dizer ?

Em primeiro lugar nenhum banco manda um email para se confirmar transferencia ainda por cima com esse aspecto para alem de se notar que o texto é do google translator e por fim NIGÈRIA!.

A mim surpreende-me como é que ainda há pessoal que cai nisso, ainda pra mais sendo uno informático? chega a ser preocupante santa.gif

Desculpa lá eu não saber todos os serviços que os bancos têm pelo mundo fora, por ser um ignorante nestes assuntos e vir a um fórum tirar dúvidas... E o Inglês pode não ser impecável e formal mas não me parece do Google Translate, isso só por si não significa muito. O que é preocupante é tu vires aqui e em vez de ajudares, mandas bitateis sem leres as coisas e perceberes direitinho o que se está a passar.

Primeiro porque a Nigéria não tem nada a ver com o assunto, isso foi um outro exemplo que em nada tem a ver com esta transferência. Segundo eu não caí em nada, não enviei o item, não vou enviar e nem fazia grandes intenções de enviar depois de ver aquele e-mail, mas perdoa-me por vir pedir uma segunda opinião a pessoas que provavelmente têm mais experiência nisto do que eu. Terceiro, volto a referir que não caí em nada, porque eu recebi um mail duvidoso de um suposto banco e aí parou tudo. Até receber esse e-mail, não havia nada que indicasse ser uma fraude da forma que agora parece.

Link to comment
Share on other sites

Naz caga nesse gajo e metes no ebay. Só envias se o guito cair no paypal, depois de cair é que tens mesmo de enviar porque eles sim são mesmo lixados.

É seguro e não tens preocupações.

Link to comment
Share on other sites

Em primeiro lugar nenhum banco manda um email para se confirmar transferenci

Se percebi bem o que disseste, então estás enganado. No homebanking (pelo menos do BCP) quando fazes uma transferência, podes dar a instrução para que seja enviado 1 email ou sms de confirmação para o destinatário.

Acho que não é isso que ele se refere. Isso que tu falas, é só para o destinatário receber uma confirmação por e-mail (meramente informativo) de que foi efectuada uma transferência para a sua conta. Neste caso, e isto a existir, seria um serviço o qual tu fazes uma transferência mas pedes ao banco para agir como intermediário e não enviar o guito até a confirmação do item ter sido enviada para o banco, assim que o banco receber, liberta o guito para a conta do vendedor.

Na minha opinião, isto parece-me um serviço que poderia bem existir, mas não faço ideia se existe. Nunca tive de fazer algo do genero e nunca vi se o banco que uso permite tal coisa. Talvez não, mas não significa que outros bancos não o possam fazer.

Quanto à tua questão, acho que não terás qualquer problema. De qualquer maneira, acho que não se perdia nada em ires ao banco falares sobre isso. Imprime o email em vez de estares a ir para lá com o pc.

Vai dar ao mesmo... Eu tenho uma agência da CGD na universidade e eu moro literalmente do outro lado da rua. Não tenho impressora em casa o que necessitava de levar o documento para imprimir na universidade. O trabalho é o mesmo :)

Link to comment
Share on other sites

Ya, acho que vou por no eBay, a não ser que alguém aqui esteja interessado 14.gif

De qualquer maneira vou enviar um e-mail ao gajo. Ou acham mesmo que devia ignorar? Tipo, se eu não responder, se calhar mais tarde vou receber mail a perguntar pela "demora". E ao menos assim ficava esclarecido e o gajo percebia que não me ia enganar e desistia... Ou vocês têm uma razão mesmo forte para não responder de volta? Eu só não gosto é de deixar as coisas penduradas e assim ponho um fim a isto.

Então estou-te a dizer que é fake, nao ajuda ?

Give a man a fish and you feed him for a day. Teach a man to fish and you feed him for a lifetime.

Mas a minha conversa contigo neste tópico e neste assunto, acabou aqui.

Edited by Nazgulled
Link to comment
Share on other sites

Ou em mão ou quando tu tiveres uma notificação directa do teu banco ou da tua conta de PayPal a dizer que o dinheiro entrou.

E sublinho o aviso, Nigéria? Todos os mails com propostas são respondidos com umas belas asneiradas.

Peço desculpa por ser directo com isto mas sou totalmente contra os esquemas destes "gajos" em que saem sempre impunes.

Link to comment
Share on other sites

Ou fazes com eu à dias a um gajo que me queria vender um carro mas eu não lhe pagava a ele. AH, era espanhol, tinha estado em portugal mas só percebia inglês. E ainda mais, o carro estava em Valencia e na Maia ao mesmo tempo, já que havia 2 anúncios com as mesmas fotos.

capturehui.png

:lol:

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.