Jump to content

A ignorância (de alguns) dos nossos universitários


Kinas_
 Share

Recommended Posts

Boa resposta do estudante, vai de encontro ao que já tinha sido aqui escrito por vários e por mim mesmo. Amostra completamente viciada e trabalhada. Não representa a realidade.

Tal como outros vídeos do género, seja onde for. wink4.gif

E acabou por gerar uma discussão interessante paralela ao assunto.

De nada FNF. coffee1.gif

Edited by Kinas_
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Há ali uma carrada de perguntas que não sei mas que respondia logo isso, que não sei, não ia tentar advinhar e dizer coisas totalmente horrendas e estúpidas como alguns fizeram.

Cena da água, tem-se dúvida não se responde, não se diz tal calinada que obviamente é errada, o mesmo para as perguntas de arte e actores, tipo wtf.

Link to comment
Share on other sites

acabei de descobrir que no FB do Jornalista André Barbosa (que fez a peça com a Tânia Pereirinha) foi disponibilizado o vídeo na integra das respostas do João Ladeiras (o estudante do ISPA)...

https://www.facebook...150409331929026

segundo o vídeo (pelo menos durante a duração do mesmo) não alterou a resposta que afirma ter alterado, mas apenas se pode considerar que falhou uma. Afinal de contas, ele não respondeu às perguntas que não sabia. ("às vezes mais vale estar calado, do que abrir a boca e confirmar as expectativas!")

portanto, a revista Sábado que se cuide, porque acho que isto vai acabar com um daqueles protestos online em que a página da revista vai ser massacrada (e com alguma razão) porque isto mais parece um artigo "desenhado" para envergonhar e (não sei até que ponto isto não poderá ser considerado bulling) tornar os entrevistados em motivo de chacota devido a algumas respostas embaraçosas e que correspondem a uma pequena percentagem, sendo que não podem nem deve representar o todo!

estou certo que de estatística, estes jornalista n percebem nada!

já agora, vale apena visitar o FB do jornalista André Barbosa, que se julga cheio de razão!

...

Aluno do vídeo dos 'universitários ignorantes' ameaça processar a Sábado

É um sucesso na internet, mas um dos alunos visados no vídeo 'A ignorância dos nossos universitários' acusa a revista Sábado de manipulação e ameaça com acção legal.

Qual é a capital dos Estados Unidos? «Inglaterra», responde uma aluna universitária inquirida pela revista Sábado num vídeo que faz sucesso na internet. Quem escreveu O Evangelho Segundo Jesus Cristo? «Moisés», responde outro estudante. Quem pintou o tecto da Capela Sistina? «Miguel Arcanjo», respondeu João Ladeiras.

Agora, dezenas de milhares de visualizações e centenas de comentários jocosos depois, João veio explicar a gafe e condenar a jornalista autora do vídeo do momento.

«A verdade é que me fizeram dez perguntas e só mostraram a que eu errei que, como podem comprovar os que se encontravam presentes, acabei por corrigir e responder, então, Miguel Ângelo. Em todo o caso, a minha resposta deveu-se ao simples facto de ter frequentado o Externato São Miguel Arcanjo e, ao mesmo tempo, com a pressão da própria entrevista, dei essa mesma gafe - corrigindo-a assim que [me] apercebi», escreve João numa nota no Facebook.

«Para além de ter sido humilhado como nunca tinha sido até à data, ficou em causa o bom nome da instituição que eu frequento, o ISPA [...]. Acabei por ser vilipendiado em praça pública, sentindo-me completamente desolado», acrescenta o estudante.

Após a publicação do vídeo, que complementa uma reportagem da edição impressa da Sábado sobre o nível de cultura geral dos jovens portugueses, João terá tentado contactar por duas a jornalista daquela publicação, em vão. No Facebook, partilha uma das mensagens enviadas: «'A ignorância dos nossos universitários', se se sentir bem com o trabalho que realizou, digo-lhe, com tristeza, que você e os restantes colegas são ignóbeis. Vou ainda dirigir-me às autoridades competentes para apresentar uma queixa formal sobre o uso indevido da minha entrevista, sabendo você qual a razão dessa mesma denúncia/queixa».

Na sua edição online, a Sábado esclarece que o vídeo resultou de um teste de 20 perguntas, divididas por dois questionários de dificuldade mínima, realizado junto de uma centena de alunos de várias universidades de Lisboa.

Questões como «Quem é Manoel de Oliveira?», «Qual é a capital de Itália?» ou «Qual o maior mamífero do mundo?» ficam sem resposta, ou são retribuídas com palpites insólitos - «É um maestro», «Florença» ou «O elefante em África e o mamute na Antárctida», responderam respectivamente alguns dos inquiridos.

É ainda revelado que há quem pense que o símbolo químico da água é «PH», que «Bush» ainda é Presidente dos Estados Unidos, que «Leonardo Di Caprio» pintou a Mona Lisa, que a Comissão Europeia é presidida por «um francês» e que O Padrinho foi protagonizado por... «Vasco Santana».

in SOL

Edited by cyberurbis
Link to comment
Share on other sites

"Leonardo Di Caprio" .. fodasse!

Épico!

Precisamente cyber, não andam mesmo de mãos dadas.

Podemos olhar para vários exemplos práticos, como o que tu deste.

Ou olhar para os teste de QI aqueles mesmo a sério, a doer, os verdadeiros que se realizam. Quantos deles têm questões de cultura geral? Pois...

Pá, se tu confiarias, por exemplo, a saúde do teu filho a um médico que não sabe qual é a capital dos Estados Unidos nem quem foi Saramago, é contigo... dry.png

Preocupava-me mais por a saúde do meu filho nas mãos de um médico fumador wink4.gif

Não me querendo meter, mas já metendo, ^ isto.

Quanto ao gajo, "inventou" um bocado no texto, mas tem toda a razão. Jornalismo deste é merda pura.

Digo mais, gostava de ver os "jornalistas" a responderem a 10 perguntas de cultura geral random. :y:

Link to comment
Share on other sites

Esta jornalista mesmo com as perguntas preparadas e em papel meteu os pés pelas mãos na parte do "símbolo químico" da água

Acho que tens aí a tua resposta. wink4.gif

Lapso?

Pressa em perguntar/responder?

Falta de cultura geral?

O benefício da dúvida deve ser dado tanto à entrevistadora como aos entrevistados.

Havendo o ligeiro pormenor que ela já teria as perguntas preparadas.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

primeira vez na vida que estou de acordo com tudo o que está escrito numa pagina do fnf.(apesar de ainda não estar completa)

Perderam o meu respeito e a redacção perdeu toda a credibilidade que tinham no meu ponto de vista. Manipulado ou não, como todos dizem e pensam é jornalismo de merda.

Link to comment
Share on other sites

Só reparei agora que pesquisei... porque Símbolo Químico da Água me parecia estranho... e realmente as minhas suspeitas tinham razão de ser...

Os Jornalistas meteram água e na própria peça mostram a sua "ignorância"...

Símbolos Químicos têm os átomos...

o que se pretendia era a Formula Química da Água!

:trollface:

é bem :y:

Link to comment
Share on other sites

Não há desculpas. Vergonhoso, mesmo que editado, as respostas erradas ocorreram e é grave. Total falta de cultura, um requisito BASE para uma pessoa singrar na vida. Hoje em dia qualquer calhau anda a tirar um curso. Depois queixam-se do desemprego.

Não posso ter pena de quem não se manca para a vida. Esse scenester-wannabee do Miguel Arcanjo vê-se logo que é pintarolas. Óculo de massa, camisolão de lã PCP para dar ideia de revolucionário/alternativo, mas comprado na Massimo Dutti, expoente máximo da Inditex, o cúmulo do capitalismo, e finalmente descobrem-lhe a careca: és uma farsa pá. Como a maioria da malta.

Edited by Kubrick
Link to comment
Share on other sites

Não há desculpas. Vergonhoso, mesmo que editado, as respostas erradas ocorreram e é grave. Total falta de cultura, um requisito BASE para uma pessoa singrar na vida. Hoje em dia qualquer calhau anda a tirar um curso. Depois queixam-se do desemprego.

Achas que o ronaldo sabia responder a estas perguntas?

Opá Kinas esse reply foi do melhor que já por pela internet inteira :lol:

Link to comment
Share on other sites

Mas o Ronaldo andou na universidade, ou frequentou algum CURSO SUPERIOR PARA POSTERIORMENTE UM DIA VIR A SER CHEFE DE UM ADULTO QUE TEM O 12º ANO MAS QUE SABE DE CERTEZA QUEM ESCREVEU OS MAIAS?!

O Ronaldo nem o 9º ano fez.

Link to comment
Share on other sites

Mas o Ronaldo andou na universidade, ou frequentou algum CURSO SUPERIOR PARA POSTERIORMENTE UM DIA VIR A SER CHEFE DE UM ADULTO QUE TEM O 12º ANO MAS QUE SABE DE CERTEZA QUEM ESCREVEU OS MAIAS?!

O Ronaldo nem o 9º ano fez.

O que tu disseste é que cultura geral é um requisito base para uma pessoa singrar na vida...

Edited by Hyde
Link to comment
Share on other sites

E o que é que está escrito a seguir? E que tópico e assunto é este?

Se calhar...

Pá, para mim o que disseste a seguir é independente daquilo que escreveste antes. Seja como for, isto para mim nem tem discussão. O mundo está cheio de gente sem cultura geral em todos os cargos, classes sociais, etc. Em geral, cultura geral serve para pouco ou nada.

Link to comment
Share on other sites

LOL para pouco ou nada?!

Foda-se como é que é possível dizeres uma coisa dessas.

Como é que consegues relacionar-te com pessoas, com uma equipa de trabalho, se não tiveres cultura geral... Falas em c++ ou em JAva?

Que bicho do mato.

Se calhar por o mundo estar cheio de pessoas incultas é que o mundo está uma merda.

Mas just maybe...

Edited by Kubrick
Link to comment
Share on other sites

LOL para pouco ou nada?!

Foda-se como é que é possível dizeres uma coisa dessas.

Como é que consegues relacionar-te com pessoas, com uma equipa de trabalho, se não tiveres cultura geral... Falas em c++ ou em JAva?

Que bicho

Pá, nos outros países não sei como se faz. Mas em portugal se fores homem falas de futebol, se fores mulher falas de compras e telenovelas.

Link to comment
Share on other sites

Bom bom. E assim andamos para a frente.... facepalm.gif

Não digas mais nada. Nem vou descer a essa treva que é o teu mundo...

Opá, mas eu estou a dar-te alguma novidade? A tua cultura geral superior anda-te a tapar os olhos para a realidade do mundo ou quê? :P

Edited by Hyde
Link to comment
Share on other sites

Estás-me a dar uma novidade no sentido em que compactuas e achas normal e aceitas essa realidade.

Superior, é de certeza, tendo em conta a média............

Mas queres o quê? Que diga que as pessoas deviam ser obrigadas a saberem coisas que não lhes servem para nada excepto para relações humanas? Há milhares de anos que o mundo funciona assim e vai continuar a funcionar, não há nada a fazer. Como vais tu a um médico pensando na hipótese que ele seja um zero a cultura geral?

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.