Jump to content

A ignorância (de alguns) dos nossos universitários


Kinas_
 Share

Recommended Posts

Precisamente cyber, não andam mesmo de mãos dadas.

Podemos olhar para vários exemplos práticos, como o que tu deste.

Ou olhar para os teste de QI aqueles mesmo a sério, a doer, os verdadeiros que se realizam. Quantos deles têm questões de cultura geral? Pois...

Pá, se tu confiarias, por exemplo, a saúde do teu filho a um médico que não sabe qual é a capital dos Estados Unidos nem quem foi Saramago, é contigo... dry.png

Oh camurso_...não mistures as coisas vá.

Se ele souber do que faz a 100%, caguei para a cultura geral dele, non? Mas isso já é outra questão.

E ali havia alguém que não conhecia Saramago ou que não sabia que tinha escrito aquele livro? Não distorcer se faz favor. trollface.gif

É a mesma merda :P

Link to comment
Share on other sites

As bases de aprendizagem de cultura, ou de uma disciplina sao feitas da mesma maneira...por imitacao. Ou seja, todo o nosso conhecimento 'e um grande copy/paste.

A inteligencia implica racionalizacao e uma certa originalidade, originalidade esta que 'e adquirida em funcao do meio em que nos inserimos. Logo o conhecimento do meio 'e que modifica o processo de memorizacao (e vice-versa) revelando assim a verdadeira inteligencia.

O conhecimento geral (no qual se insere a cultura geral) acaba por ser necessario, ja que um teorico num meio isolado e apenas com as suas bases de aprendizagem nao conseguiria desenvolver nada de concreto.

Link to comment
Share on other sites

Se o mesmo questionário fosse apresentado a outros indivíduos que não fossem estudantes universitários, o resultado seria exactamente o mesmo.

Exactamente.

Aliás, como todos devem saber, as respostas também foram escolhidas a dedo obviamente, aliás, o importante do jornalismo é criar mediatismo.

Eu por exemplo enquanto lia a notícia a cada pergunta tentava responder, e não sei (agora sei porque fui ao google) quem escreveu O Evangelho Segundo Jesus Cristo. Não sabia nem sequer me interessava saber, agora que sei é daquelas coisas que posso bem esquecer e aqui a uns tempos não saber. Isto é que é cultura geral? é pá, eu estou-me a cagar para o Saramago...

Diria mais, muitos dos que já aqui colocaram posts, e muito que aqui são universitários ou já foram, não devem saber responder a algumas... e qual é o problema? não os criem onde eles não existem... cultura geral são algumas das questões que ali colocam, outras não o são.

B)

Link to comment
Share on other sites

Um teórico em meio isolado, precisa de saber quem são realizadores, presidentes e capitais do mundo ou fórmulas químicas básicas para desenvolver equações diferenciais ou teorizar seja o que for?

Discordo em absoluto kito. Bem como grande parte do teu post. Inteligência e imitação, outra coisa que não combina. Aprendizagem sim, em parte e até certo ponto. Aí concordo.

Mas não considero inteligência como algo que se possa aprender portanto...

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Um teórico em meio isolado, precisa de saber quem são realizadores, presidentes e capitais do mundo ou fórmulas químicas básicas para desenvolver equações diferenciais ou teorizar seja o que for?

Discordo em absoluto kito. Bem como grande parte do teu post. Inteligência e imitação, outra coisa que não combina.

Oh Kinas, como 'e que aprendeste as leis da fisica? inventaste?

So depois de aprenderes o trabalho de outros 'e que podes criar algo original. Copy/paste to your brain...

Depois olhas para a tua cultura e ves onde 'e que podes inserir o teu trabalho...de acordo com as possibilidades...

Btw, conhecimento geral e cultura nao 'e so presidentes e capitais..

Edited by kito_pm
Link to comment
Share on other sites

Um teórico em meio isolado, precisa de saber quem são realizadores, presidentes e capitais do mundo ou fórmulas químicas básicas para desenvolver equações diferenciais ou teorizar seja o que for?

Discordo em absoluto kito. Bem como grande parte do teu post. Inteligência e imitação, outra coisa que não combina. Aprendizagem sim, em parte e até certo ponto. Aí concordo.

Mas não considero inteligência como algo que se possa aprender portanto...

Para acabar com isto, atenção que não considero que estão completamente desligadas uma da outra e que são completamente incompatíveis.

Mas que são de domínios diferentes e uma não implica a outra na grande maioria dos casos, digo.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

As bases de aprendizagem de cultura, ou de uma disciplina sao feitas da mesma maneira...por imitacao. Ou seja, todo o nosso conhecimento 'e um grande copy/paste.

A inteligencia implica racionalizacao e uma certa originalidade, originalidade esta que 'e adquirida em funcao do meio em que nos inserimos. Logo o conhecimento do meio 'e que modifica o processo de memorizacao (e vice-versa) revelando assim a verdadeira inteligencia.

O conhecimento geral (no qual se insere a cultura geral) acaba por ser necessario, ja que um teorico num meio isolado e apenas com as suas bases de aprendizagem nao conseguiria desenvolver nada de concreto.

Pois eu acho que voces estao a definir cultura geral de uma maneira muito tenue, pois esta 'e muito mais complexa do que isso.

Also, acho que estao completamente ligadas e que sem uma percepcao do mundo nao se poderia desenvolver muito do que ja se fez....

Btw, neste ultimo post so podes estar a falar de genios...se nao precisam de saber formulas etc...pensava que esses eram a excepcao...

Edited by kito_pm
Link to comment
Share on other sites

Há aqui gente com quem concordo e muito, nomeadamente o Figos e o Kinas_.

Não sou das pessoas mais cultas, nem das mais inteligentes, e sou estudante universitário.

Há ali certas respostas que são pura e simplesmente ridículas, mas há muitas coisas que já referiram que é importante frisar:

1) frequentar universidade ou ter curso universitário não implica, de todo, ter cultura geral ou ser inteligente;

2) as respostas erradas não têm a ver com inteligência, mas sim com cultura geral que é completamente diferente;

3) a amostra recolhida e apresentada no video parece-me ser relativamente pequena tendo em conta que entrevistaram 100 alunos;

4) há ali perguntas que até se compreende que não saibam responder por, provavelmente, não terem nada a ver com a área de estudo de uma pessoa;

Não estou a defender ninguém, só estou a constatar algo que muita gente parece estar a esquecer-se ou simplesmente não está a ter em conta.

No entanto, respostas como a capital dos EUA ser Nova Iorque ou o símbolo químico da água ser pH, são, como alunos que já fizeram o secundário e obteram média suficiente para ingressarem na faculdade, um sinal muito mau.

Mas continuo a achar que, se divulgassem as perguntas feitas e uma estatística sobre quem respondeu acertada e erradamente seria mais justo que estar a pôr um rótulo nos estudantes de hoje em dia.

Outra coisa que referiram foi o facto de, na sua maioria, os estudantes parecerem caloiros, ou pessoal à volta de 18-20 anos.

Eu admito que, com 18 anos, havia muita coisa à minha volta, principalmente no mundo da política, que me eludia por completo.

E não era por ser mais ou menos burro que sou hoje, simplesmente tinha outros interesses, outra mentalidade.

O mais interessante mesmo era fazerem o mesmo inquérito a pessoas entre os 25-40 anos para se ver o resultado.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

@kito - Mas o que dizes nesse post em nada valida ou demonstra que o facto de que a inteligência está intimamente ligada à cultura geral de uma pessoa. Ou vice-versa.

O pessoal mais inteligente do meu curso, e outros exemplos gerais, era um zero à esq em termos de cultura geral. Deixava toda a gente de boca aberta com perguntas básicas que fazia e respostas básicas que não sabia. E não era nenhum génio ou sobredotado. Apenas massacrava toda a gente em raciocínios, entendimento, originalidade de resolução, lógica etc.

Inteligente, e não esperto.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

@Kinas, pois eu ja conversei com alunos de media 20 de medicina, e chega-se a conclusao que muitos deles, por falta de perspectiva, nao conseguem separar a teoria de uma situacao real adversa.

O teu exemplo leva-nos ao seguinte: Memorizacao nao 'e inteligencia, ate ao momento que seja aplicada de uma forma original ao meio.

Edit:

Se o Newton ou o Galileu tivessem nascido cegos, e nao tivessem o conhecimento geral de que uma Maca ou Pedra caia da Torre/Arvore, achas que tinham desenvolvido as leis que ainda hoje se utilizam>?

Edited by kito_pm
Link to comment
Share on other sites

@Kinas, pois eu ja conversei com alunos de media 20 de medicina, e chega-se a conclusao que muitos deles, por falta de perspectiva, nao conseguem separar a teoria de uma situacao real adversa.

O teu exemplo leva-nos ao seguinte: Memorizacao nao 'e inteligencia, ate ao momento que seja aplicada de uma forma original ao meio.

Isso leva-me a outra questão, não se é melhor médico (até na questão do saber-se mais ou melhor) por sair-se da universidade de medicina com um 20 ou 19 de média. Um futuro médico que saia com um 13 ou 14 pode perfeitamente ser melhor profissional. Para já porque ser-se médico não é só teoria, existe muita prática e acima de tudo tem que saber lidar com pessoas. E isso não existem médias que lhes possam valer.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

@kito - Estamos aqui a falar de uma definição de algo que até para psicólogos supostamente entendidos não existe consenso a 100%.

Génios, como já foi dito, são poucos ao longo da história mas pelo que se sabe cultura ou conhecimento geral não era o seu forte. Para quê gastar tempo com essas frivolidades sem interesse para eles quando o podiam gastar a desenvolver e a explorar até rebentar áreas com muito maior interesse para eles?

Mas tb nunca disse, ou quis dizer, que estão completamente desligadas uma da outra ou que conseguem ser a melhor numa não tendo a outra. Isto tudo surgiu com uma afirmação do camurso_

Aquilo são, definitivamente, perguntas de cultura geral que qualquer pessoa minimamente inteligente deveria saber, muito mais qualquer universitário.

Se eu fosse um deles, tinha vergonha na cara depois daquela figura. O pior é que eles ainda se riem da sua própria ignorância, não lhe dando o devido valor...

São dos tais (não são só eles, atenção) que, quando/se saírem de lá com um canudo vão andar a bradar aos céus porque as empresas não os foram buscar..

Uma pessoa inteligente tem que saber quem escreveu O Evangelho Segundo Jesus Cristo?

Um ignorante em cultura geral não pode ser inteligente?

Foi aqui que começou. Concordas com o que está escrito?

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

@kito - Estamos aqui a falar de uma definição de algo que até para psicólogos supostamente entendidos não existe consenso a 100%.

Génios, como já foi dito, são poucos ao longo da história mas pelo que se sabe cultura ou conhecimento geral não era o seu forte. Para quê gastar tempo com essas frivolidades sem interesse para eles quando o podiam gastar a desenvolver e a explorar até rebentar áreas com muito maior interesse para eles?

Mas tb nunca disse, ou quis dizer, que estão completamente desligadas uma da outra ou que conseguem ser a melhor numa não tendo a outra. Isto tudo surgiu com uma afirmação do camurso_

Aquilo são, definitivamente, perguntas de cultura geral que qualquer pessoa minimamente inteligente deveria saber, muito mais qualquer universitário.

Se eu fosse um deles, tinha vergonha na cara depois daquela figura. O pior é que eles ainda se riem da sua própria ignorância, não lhe dando o devido valor...

São dos tais (não são só eles, atenção) que, quando/se saírem de lá com um canudo vão andar a bradar aos céus porque as empresas não os foram buscar..

Uma pessoa inteligente tem que saber quem escreveu O Evangelho Segundo Jesus Cristo?

Um ignorante em cultura geral não pode ser inteligente?

Foi aqui que começou. Concordas com o que está escrito?

Segundo o meu ponto de vista, não. Um ignorante em cultura geral não pode ser minimamente inteligente.

E mais, estamos a falar de universitários, coisa que cultura geral e inteligência mínima deveriam ser requisitos mínimos e obrigatórios...

Link to comment
Share on other sites

Nesse ponto é que eu digo que a inteligência é relativa, no sentido de poder abranger tanta coisa, tantos ramos do conhecimento, que uma pessoa pode perfeitamente ser inteligente porque domina de olhos fechados a matemática e a lógica mas é um desastre em línguas e dá pontapés enormes a escrever a sua própria língua. Será nesse caso inteligente por um lado e burro por outro? Não, é inteligente, nem toda a gente trata a matemática por tu mas ser-se inteligente não é algo que se pode elaborar uma fórmula e tentar generalizar.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Fui eu quem respondeu Miguel Arcanjo à questão "Quem pintou o tecto da Capela Sistina?" Agora que vos consegui cativar a atenção, tenho a dizer que o papel da Sábado foi puramente ignóbil, tendo dado instruções completamente opostas àquilo que se pode constatar tanto no vídeo, como também na revista publicada hoje. A verdade é que me fizeram 10 perguntas e só mostraram a que eu errei que, como podem comprovar os que se encontravam presentes, acabei por corrigir e responder, então, Miguel Ângelo. Em todo o caso, a minha resposta deveu-se ao simples facto de ter frequentado o Externato São Miguel Arcanjo e, ao mesmo tempo, com a pressão da própria entrevista, dei essa mesma gafe - corrigindo-a assim que apercebi -. De acrescentar que quando concluída a entrevista, fiquei à conversa com a jornalista Inês Pereirinha, perguntando-lhe se esta mesma entrevista ia ter semelhanças a uma que o programa 5 para a meia noite já teria feito, tendo obtido uma resposta negativa a este meu comentário. Todavia, para além de ter sido humilhado como nunca tinha sido até à data, ficou em causa o bom nome da instituição que eu frequento - ISPA - IU -, sendo considerada a melhor instituição de ensino na área da Psicologia.

Vale o que vale.

Link to comment
Share on other sites

Não estou a ser irónico não, mas também não percebo qual é esse espanto de haver universitários burros, andar na universidade não é sinónimo de ser inteligente ou culto, aliás, hoje em dia nem ter curso o é!

Esse é que é o verdadeiro problema: a falta de exigência do nosso ensino.

Edit: Espera... o ISPA é considerada a melhor instituição de ensino na área da Psicologia??? Desde quando?

Edited by pjota1
Link to comment
Share on other sites

Fui eu quem respondeu Miguel Arcanjo à questão "Quem pintou o tecto da Capela Sistina?" Agora que vos consegui cativar a atenção, tenho a dizer que o papel da Sábado foi puramente ignóbil, tendo dado instruções completamente opostas àquilo que se pode constatar tanto no vídeo, como também na revista publicada hoje. A verdade é que me fizeram 10 perguntas e só mostraram a que eu errei que, como podem comprovar os que se encontravam presentes, acabei por corrigir e responder, então, Miguel Ângelo. Em todo o caso, a minha resposta deveu-se ao simples facto de ter frequentado o Externato São Miguel Arcanjo e, ao mesmo tempo, com a pressão da própria entrevista, dei essa mesma gafe - corrigindo-a assim que apercebi -. De acrescentar que quando concluída a entrevista, fiquei à conversa com a jornalista Inês Pereirinha, perguntando-lhe se esta mesma entrevista ia ter semelhanças a uma que o programa 5 para a meia noite já teria feito, tendo obtido uma resposta negativa a este meu comentário. Todavia, para além de ter sido humilhado como nunca tinha sido até à data, ficou em causa o bom nome da instituição que eu frequento - ISPA - IU -, sendo considerada a melhor instituição de ensino na área da Psicologia.

Vale o que vale.

Eu só queria salientar o bom jornalismo que continuamos a ter!

Não quero ser advogado dos putos, mas o que foi feito foi péssimo jornalismo. E se a ideia da reportagem era espelhar a realidade das universidades portuguesas e de que os miúdos não se esforçam para tentar saber e ter conhecimento sobre o mundo que os rodeia, acho que falharam redondamente!

Dá para perceber perfeitamente que a ideia era de passar a imagem que os estudantes são uns inúteis! Sim, essa é imagem que passou!

Mas é este o tipo de jornalismo que queremos?

Link to comment
Share on other sites

Fui eu quem respondeu Miguel Arcanjo à questão "Quem pintou o tecto da Capela Sistina?" Agora que vos consegui cativar a atenção, tenho a dizer que o papel da Sábado foi puramente ignóbil, tendo dado instruções completamente opostas àquilo que se pode constatar tanto no vídeo, como também na revista publicada hoje. A verdade é que me fizeram 10 perguntas e só mostraram a que eu errei que, como pod...em comprovar os que se encontravam presentes, acabei por corrigir e responder, então, Miguel Ângelo. Em todo o caso, a minha resposta deveu-se ao simples facto de ter frequentado o Externato São Miguel Arcanjo e, ao mesmo tempo, com a pressão da própria entrevista, dei essa mesma gafe - corrigindo-a assim que apercebi -. De acrescentar que quando concluída a entrevista, fiquei à conversa com a jornalista Inês Pereirinha, perguntando-lhe se esta mesma entrevista ia ter semelhanças a uma que o programa 5 para a meia noite já teria feito, tendo obtido uma resposta negativa a este meu comentário. Todavia, para além de ter sido humilhado como nunca tinha sido até à data, ficou em causa o bom nome da instituição que eu frequento - ISPA - IU -, sendo considerada a melhor instituição de ensino na área da Psicologia. Acabei por ser vilipendiado em praça pública, sentindo-me completamente desolado. Acho-me uma pessoa culta que, durante o trajecto Casa-Escola, Escola-Casa, que tem uma duração aproximada de 2h30/3h diárias, lê os jornais gratuitos que consegue adquirir e, ao mesmo tempo, é assinante da revista Visão. Há tanto assunto que poderia ser discutido, como a abolição do desconto de 50% nos passes sociais que, assim, me vão obrigar a pagar cerca de 85€ mensais, ficando-me mais barato dirigir-me à faculdade de carro. Já tentei contactar a jornalista Inês Pereirinha por 2 vezes, acabando por nunca obter qualquer tipo de resposta. Deixo-vos com uma das mensagens que enviei para a jornalista e, aproveito para anunciar, que estou a reunir todos os elementos necessários para processar a jornalista em causa e, igualmente, a revista Sábado.

""A ignorância dos nossos universitários", se se sentir bem com o trabalho que realizou, digo-lhe, com tristeza, que você e os restantes colegas são ignóbeis. Vou ainda dirigir-me às autoridades competentes para apresentar uma queixa formal sobre o uso indevido da minha entrevista, sabendo você qual a razão dessa mesma denúncia/queixa. O que mais me impressiona é a generalização que vocês fazem e, mais gravoso, apresentarem ao público uma imagem dos universitários somente com as gafes dos mesmos, não tendo em conta qualquer tipo de pressão momentânea, nem referindo que foi elaborada e apresentada uma panóplia de perguntas a cada universitário.""

Vale o que vale.

Quote completo via FB do próprio wink4.gif

EDIT: Já agora, qual é o símbolo químico da água, mesmo? É que só conheço a fórmula química, não sabia que a água já tinha entrado para a tabela de elementos...

Edited by Joca
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Fui eu quem respondeu Miguel Arcanjo à questão "Quem pintou o tecto da Capela Sistina?" Agora que vos consegui cativar a atenção, tenho a dizer que o papel da Sábado foi puramente ignóbil, tendo dado instruções completamente opostas àquilo que se pode constatar tanto no vídeo, como também na revista publicada hoje. A verdade é que me fizeram 10 perguntas e só mostraram a que eu errei que, como podem comprovar os que se encontravam presentes, acabei por corrigir e responder, então, Miguel Ângelo. Em todo o caso, a minha resposta deveu-se ao simples facto de ter frequentado o Externato São Miguel Arcanjo e, ao mesmo tempo, com a pressão da própria entrevista, dei essa mesma gafe - corrigindo-a assim que apercebi -. De acrescentar que quando concluída a entrevista, fiquei à conversa com a jornalista Inês Pereirinha, perguntando-lhe se esta mesma entrevista ia ter semelhanças a uma que o programa 5 para a meia noite já teria feito, tendo obtido uma resposta negativa a este meu comentário. Todavia, para além de ter sido humilhado como nunca tinha sido até à data, ficou em causa o bom nome da instituição que eu frequento - ISPA - IU -, sendo considerada a melhor instituição de ensino na área da Psicologia.

Vale o que vale.

Eu só queria salientar o bom jornalismo que continuamos a ter!

Não quero ser advogado dos putos, mas o que foi feito foi péssimo jornalismo. E se a ideia da reportagem era espelhar a realidade das universidades portuguesas e de que os miúdos não se esforçam para tentar saber e ter conhecimento sobre o mundo que os rodeia, acho que falharam redondamente!

Dá para perceber perfeitamente que a ideia era de passar a imagem que os estudantes são uns inúteis! Sim, essa é imagem que passou!

Mas é este o tipo de jornalismo que queremos?

Provavelmente, a jornalista que fez as perguntas deve ser tão culta/inteligente como as pessoas que "atacou"...

Link to comment
Share on other sites

http://www.sabado.pt/Multimedia/Videos/Vox-Pop/VoxPop--A-ignorancia-dos-nossos-universitarios.aspx

lol o link já está é down.

anda uma pessoa a estudar comunicação social para fazer peças destas. se fiquei entretido? Fiquei, e depois?

tou-me mais é a cagar para o que os outros sabem ou deixam de saber. Completamente trivial.

Link to comment
Share on other sites

Fui eu quem respondeu Miguel Arcanjo à questão "Quem pintou o tecto da Capela Sistina?" Agora que vos consegui cativar a atenção, tenho a dizer que o papel da Sábado foi puramente ignóbil, tendo dado instruções completamente opostas àquilo que se pode constatar tanto no vídeo, como também na revista publicada hoje. A verdade é que me fizeram 10 perguntas e só mostraram a que eu errei que, como pod...em comprovar os que se encontravam presentes, acabei por corrigir e responder, então, Miguel Ângelo. Em todo o caso, a minha resposta deveu-se ao simples facto de ter frequentado o Externato São Miguel Arcanjo e, ao mesmo tempo, com a pressão da própria entrevista, dei essa mesma gafe - corrigindo-a assim que apercebi -. De acrescentar que quando concluída a entrevista, fiquei à conversa com a jornalista Inês Pereirinha, perguntando-lhe se esta mesma entrevista ia ter semelhanças a uma que o programa 5 para a meia noite já teria feito, tendo obtido uma resposta negativa a este meu comentário. Todavia, para além de ter sido humilhado como nunca tinha sido até à data, ficou em causa o bom nome da instituição que eu frequento - ISPA - IU -, sendo considerada a melhor instituição de ensino na área da Psicologia. Acabei por ser vilipendiado em praça pública, sentindo-me completamente desolado. Acho-me uma pessoa culta que, durante o trajecto Casa-Escola, Escola-Casa, que tem uma duração aproximada de 2h30/3h diárias, lê os jornais gratuitos que consegue adquirir e, ao mesmo tempo, é assinante da revista Visão. Há tanto assunto que poderia ser discutido, como a abolição do desconto de 50% nos passes sociais que, assim, me vão obrigar a pagar cerca de 85€ mensais, ficando-me mais barato dirigir-me à faculdade de carro. Já tentei contactar a jornalista Inês Pereirinha por 2 vezes, acabando por nunca obter qualquer tipo de resposta. Deixo-vos com uma das mensagens que enviei para a jornalista e, aproveito para anunciar, que estou a reunir todos os elementos necessários para processar a jornalista em causa e, igualmente, a revista Sábado.

""A ignorância dos nossos universitários", se se sentir bem com o trabalho que realizou, digo-lhe, com tristeza, que você e os restantes colegas são ignóbeis. Vou ainda dirigir-me às autoridades competentes para apresentar uma queixa formal sobre o uso indevido da minha entrevista, sabendo você qual a razão dessa mesma denúncia/queixa. O que mais me impressiona é a generalização que vocês fazem e, mais gravoso, apresentarem ao público uma imagem dos universitários somente com as gafes dos mesmos, não tendo em conta qualquer tipo de pressão momentânea, nem referindo que foi elaborada e apresentada uma panóplia de perguntas a cada universitário.""

Vale o que vale.

Quote completo via FB do próprio wink4.gif

EDIT: Já agora, qual é o símbolo químico da água, mesmo? É que só conheço a fórmula química, não sabia que a água já tinha entrado para a tabela de elementos...

Já faz publicidade à visão e tudo, a principal concorrente.

Bem notado, nem tinha reparado.

Ok. não quero generalizar e também concordo que andar na universidade "não é sinónimo de ser inteligente ou culto"mas bolas, eu sou mais exigente com quem eu sei que lá andou. Afinal de contas, se passaram de ano é porque sabiam a matéria.

Ou não... unsure.png

Conheci uma pessoa que era médica e era burra, burra para médica.

Tinha era memória fotográfica quase, mas tinha um parafuso a menos.

Símbolo químico da água pH0 lol2.gif

Inteligência diferente de conhecimento pá

É que não tem nada a haver.

Claro que para resolver certos problemas é preciso um certo conhecimento, senão não tens informação para o cérebro processar, mas esse conhecimento foi adquirido por milénios de evolução humana e por inteligência até de um homem há 10000 anos que criou conhecimento para depois passar para nós.

Para haver média de QI de 100 e uma pessoa ter 130 tem de haver outra com 70. E para haver um génio de 150 tem de haver outra pessoa com 50.

Mas uma pessoa com 90 acho que é considerada burra, mas pode ter conhecimento para dar e vender.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.