Jump to content

A ignorância (de alguns) dos nossos universitários


Kinas_
 Share

Recommended Posts

@camurso_ Cultura geral muito diferente de inteligência, na minha humilde opinião. Em nada estão relacionadas.

Claro que é.

Há coisas um bocado imperdoáveis, não saber que foi o Saramago que escreveu o Evangelho ainda vá agora a capital dos Estados Unidos? WTF? Claramente falta de cultura geral não tem directamente a ver com falta de inteligência.

Link to comment
Share on other sites

@camurso_ Cultura geral muito diferente de inteligência, na minha humilde opinião. Em nada estão relacionadas.

Claro que é.

Há coisas um bocado imperdoáveis, não saber que foi o Saramago que escreveu o Evangelho ainda vá agora a capital dos Estados Unidos? WTF? Claramente falta de cultura geral não tem directamente a ver com falta de inteligência.

Não, não é! Não conheço ninguém inteligente que não tenha uma cultura geral evoluída e vice-versa. Essa do Einstein ter, até chumbado a Matemática, foi uma história que um burro qualquer inventou para se desculpar por ter chumbado, também... <_<

E mais, por que razão é que não saber que foi o Saramago quem escreveu o Evangelho é mais perdoável que não saber qual é a capital dos Estados Unidos?

Desculpa lá, mas considero ambas as perguntas de dificuldade mínima. Não saber uma dessas duas, para uma pessoa que vive em pleno século XXI é uma falha muito grave...

Link to comment
Share on other sites

Cultura geral não é inteligência nem estudo... é vontade de ter acesso à informação.

Isto. Há certas coisas básicas que só nos acompanham mesmo se nós quisermos (e isso chama-se informação e querer ter acesso a ela), a escola não serve de desculpa para tudo. Se uma pessoa quiser puxar por si nem precisa de ter um curso universitário para ter uma noção mínima do mundo que a rodeia.

Dou o exemplo do meu vizinho. Está reformado, tem a 4ª classe antiga mas farta-se de ler (tb tem tempo de sobra), livros, todos os dias alguns jornais e tem de certeza muito mais cultura geral que n pessoas com um curso universitário. Lá está, é uma pessoa que gosta de saber, que se preocupa e não está à espera que a informação lhe caia na cabeça. Vai à procura dela.

Edited by Walt Sousa
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

@camurso_ Cultura geral muito diferente de inteligência, na minha humilde opinião. Em nada estão relacionadas.

Claro que é.

Há coisas um bocado imperdoáveis, não saber que foi o Saramago que escreveu o Evangelho ainda vá agora a capital dos Estados Unidos? WTF? Claramente falta de cultura geral não tem directamente a ver com falta de inteligência.

Não, não é! Não conheço ninguém inteligente que não tenha uma cultura geral evoluída e vice-versa. Essa do Einstein ter, até chumbado a Matemática, foi uma história que um burro qualquer inventou para se desculpar por ter chumbado, também... dry.png

E mais, por que razão é que não saber que foi o Saramago quem escreveu o Evangelho é mais perdoável que não saber qual é a capital dos Estados Unidos?

Desculpa lá, mas considero ambas as perguntas de dificuldade mínima. Não saber uma dessas duas, para uma pessoa que vive em pleno século XXI é uma falha muito grave...

Ninguém falou nessa história de ele ter chumbado a matemática, embora não me admirasse, não sei se é verdade. Lê um pouco mais sobre ele e entendes o que quero dizer. wink4.gif

Não discordo de ti quando dizes que é uma falha grave. Até concordo. E comparar temas das questões, uns mais importantes que outros, é um erro enorme pois é bastante subjetivo.

Apenas não concordo com aquilo a que tu chamas de inteligência e relacionas com cultura geral.

Inteligência é a capacidade de resolver problemas, enigmas, compreender teorias e ideias, capacidade de raciocinar, lógica. Não é sabedoria e muito menos cultura geral.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Ja deu para Rir com aquela do Leonardo...

Posso dizer que ja falei com alunos que eram dos melhores dos seus cursos, e fiquei bastante chocado com algumas coisas que me disseram...medicina, psicologia, economia...

Nota-se que falta muita perspectiva...sao muito teoricos, so mesmo num curso como medicina 'e que isso 'e bom...(ou em historia)...

Quanto a essa do Einstein, desculpa Kinas, basta ler algumas das frases que ele disse e notas que 'e um homem com um bom conhecimento...sempre ouvi que ele era um aluno fraco, nao que tinha chumbado...

Link to comment
Share on other sites

@camurso_ Cultura geral muito diferente de inteligência, na minha humilde opinião. Em nada estão relacionadas.

Claro que é.

Há coisas um bocado imperdoáveis, não saber que foi o Saramago que escreveu o Evangelho ainda vá agora a capital dos Estados Unidos? WTF? Claramente falta de cultura geral não tem directamente a ver com falta de inteligência.

Não, não é! Não conheço ninguém inteligente que não tenha uma cultura geral evoluída e vice-versa. Essa do Einstein ter, até chumbado a Matemática, foi uma história que um burro qualquer inventou para se desculpar por ter chumbado, também... dry.png

E mais, por que razão é que não saber que foi o Saramago quem escreveu o Evangelho é mais perdoável que não saber qual é a capital dos Estados Unidos?

Desculpa lá, mas considero ambas as perguntas de dificuldade mínima. Não saber uma dessas duas, para uma pessoa que vive em pleno século XXI é uma falha muito grave...

Ninguém falou nessa história de ele ter chumbado a matemática, embora não me admirasse, não sei se é verdade. Lê um pouco mais sobre ele e entendes o que quero dizer. wink4.gif

Não discordo de ti quando dizes que é uma falha grave. Até concordo. E comparar temas das questões, uns mais importantes que outros, é um erro enorme pois é bastante subjetivo.

Apenas não concordo com aquilo a que tu chamas de inteligência e relacionas com cultura geral.

Inteligência é a capacidade de resolver problemas, enigmas, compreender teorias e ideias, capacidade de raciocinar, lógica. Não é sabedoria e muito menos cultura geral.

Eu dou-te como argumento que cultura geral e inteligência estão relacionadas porque uma implica e "pede" pela outra. Só vais conseguir resolver problemas, enigmas, compreender teorias e ideias, capacidade de raciocinar e lógica se tiveres uma base de conhecimento instalada. Se não tens, és um prodígio e Mozarts, Bachs, Einsteins, etc são únicos...

Se não concordas, estás no teu direito e só tenho que aceitar e respeitar. :)

Ja deu para Rir com aquela do Leonardo...

Posso dizer que ja falei com alunos que eram dos melhores dos seus cursos, e fiquei bastante chocado com algumas coisas que me disseram...medicina, psicologia, economia...

Nota-se que falta muita perspectiva...sao muito teoricos, so mesmo num curso como medicina 'e que isso 'e bom...(ou em historia)...

Quanto a essa do Einstein, desculpa Kinas, basta ler algumas das frases que ele disse e notas que 'e um homem com um bom conhecimento...sempre ouvi que ele era um aluno fraco, nao que tinha chumbado...

Fui eu quem disse que ele chumbou, aliás, não disse que ele tinha chumbado, mas pensava que era a isso que o Kinas se estava a referir quando ele disse que Einstein era mau aluno. Isso é um mito que muita gente acredita. Caramba, ele com 12, 13, 14, 15 anos já resolvia equações diferenciais...

Link to comment
Share on other sites

Inteligência é a capacidade de resolver problemas, enigmas, compreender teorias e ideias, capacidade de raciocinar, lógica. Não é sabedoria e muito menos cultura geral.

Isso de ser-se inteligente e o que é realmente a inteligência é um pouco relativo. Uma pessoa com uma memória bestial acaba por ter algo que por si só a mete à frente de outras, só o facto de ter a capacidade (lá está, algo que a diferencia de outras) acaba por dar-lhe vantagem em inúmeros aspectos. E uma pessoa com uma memória bestial é inteligente? Não sei (depende) mas burra de certeza que tb não é. É natural que tire proveitos por ter uma excelente memória.

Para mim sabedoria e inteligência estão interligados. Uma pessoa tem de saber algo para ser inteligente. E aí é que vem a inteligência, não basta saber mas sim tb compreender, ter a noção porque é que é assim e não de outra forma.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

@Camurso,atencao que ser um prodigio nao implica que nao se seja mau aluno. O que nao falta sao alunos demasiado avancados para a sua idade que acabam por se perder devido a monotonia etc...

Btw, nao acho que seja totalmente essa a razao que explique a relacao da cultura e inteligencia, mas concordo contigo.

Edited by kito_pm
Link to comment
Share on other sites

@Camurso,atencao que ser um prodigio nao implica que se seja mau aluno. O que nao falta sao alunos demasiado avancados para a sua idade que acabam por se perder devido a monotonia etc...

Btw, nao acho que seja totalmente essa a razao que explique a relacao da cultura e inteligencia, mas concordo contigo.

Mas eu não disse isso. O que disse foi que prodígios há poucos, que são aqueles que são muito inteligentes sem terem a tal base de conhecimento pré-instalada...

Link to comment
Share on other sites

@Camurso,atencao que ser um prodigio nao implica que se seja mau aluno. O que nao falta sao alunos demasiado avancados para a sua idade que acabam por se perder devido a monotonia etc...

Btw, nao acho que seja totalmente essa a razao que explique a relacao da cultura e inteligencia, mas concordo contigo.

Mas eu não disse isso. O que disse foi que prodígios há poucos, que são aqueles que são muito inteligentes sem terem a tal base de conhecimento pré-instalada...

Prodígios ou sobredotados mas esses já nascem assim... nem precisam de se esforçar para serem inteligentes...

Link to comment
Share on other sites

@Camurso,atencao que ser um prodigio nao implica que se seja mau aluno. O que nao falta sao alunos demasiado avancados para a sua idade que acabam por se perder devido a monotonia etc...

Btw, nao acho que seja totalmente essa a razao que explique a relacao da cultura e inteligencia, mas concordo contigo.

Mas eu não disse isso. O que disse foi que prodígios há poucos, que são aqueles que são muito inteligentes sem terem a tal base de conhecimento pré-instalada...

Prodígios ou sobredotados mas esses já nascem assim... nem precisam de se esforçar para serem inteligentes...

Exactamente! E como esses há poucos...

Agora, repito e não insisto mais.

Cultura geral e inteligência estão interligados não pode haver uma sem outra e um implica necessariamente a outra, na minha opinião, claro...

Um advogado, médico, engenheiro, advogado, professor, etc, que não sabe, por exemplo, qual é a capital dos E.U.A. nunca será um bom profissional. Dizer "ah, e tal, não sabes isso" é pura demagogia ou querer uma discussão sem sentido.

Edited by camurso_
Link to comment
Share on other sites

Mas está tudo bêbado? 14.gif

Onde é que eu escrevi que o Einstein era mau aluno ou que tinha chumbado ao que quer que fosse? Pelo menos leiam os meus posts. Eu disse que ele era um "nabo em certos aspetos que não lhe interessavam", um completo zero. E aposto que na questão de um realizador polaco, austríaco, alemão, por exemplo, o gajo provavelmente falhava ou não sabia. Entendem agora onde eu quero chegar ou preciso de desenhar? trollface.gif E mais uma vez reafirmo, não estou aqui a defender as peças do vídeo em causa.

Inteligência não é nada relativo. Definam inteligência, tentem.

E depois leiam como ela é definida hoje em dia. Não pergunto o que ela é para vocês hoje em dia porque isso são tremoços.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

a prova que a cultura geral não anda de mãos dadas com a inteligência sempre foi espelhada nos concursos televisivos "casa cheia", "quem quer ser milionário", "o elo mais fraco" e afins...

(pelo menos em relação ao "casa cheia" eu lembro-me) os principais vencedores (e foram lá mais de uma vez) não tinham uma formação elevada.

ter um curso superior e ser o melhor ou estar focado naquela determinada área não quer dizer que seja sinónimo de leitura regular de jornais ou ser possuído por uma curiosidade que nos leva a procurar e querer saber um pouco de tudo.

é claro que há ali respostas que eram minimamente exigidas... Responder "MAMUTE" é no mínimo falta de inteligência, porque a extinção deste animal é no mínimo referida em história (pelo menos no meu tempo era!) ... Responder "Leonardo Di Caprio" é outra resposta escandalosa! Pode não saber o nome do raio Leonardo Da Vinci... mas bolas... Leonardo Di Caprio é um actor altamente conhecido... mesmo para quem não gosta de cinema. Não saber a capital de Itália é também falta de inteligência, afinal em geografia (pelo menos foi assim cmg) tinha que se saber as capitais da europa, bem como os países da UE e as datas da sua entrada.

Edited by cyberurbis
Link to comment
Share on other sites

Se o mesmo questionário fosse apresentado a outros indivíduos que não fossem estudantes universitários, o resultado seria exactamente o mesmo.

Nem mais.

Quanto às perguntas, há certas respostas "chocantes"; outras, nem por isso.

Link to comment
Share on other sites

Precisamente cyber, não andam mesmo de mãos dadas.

Podemos olhar para vários exemplos práticos, como o que tu deste.

Ou olhar para os teste de QI aqueles mesmo a sério, a doer, os verdadeiros. Quantos deles têm questões de cultura geral? Pois...ZERO!

Existem inteligentes com cultura geral e sem ela.

Existem pouco inteligentes com cultura geral e sem ela.

A confusão toda neste tópico é que estão aqui a definir inteligência como algo que ela não será. É a minha opinião.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Se o mesmo questionário fosse apresentado a outros indivíduos que não fossem estudantes universitários, o resultado seria exactamente o mesmo.

Nem mais.

Quanto às perguntas, há certas respostas "chocantes"; outras, nem por isso.

Sim, mas concerteza que têm de concordar que, pelo facto de terem sido feitas a estudantes universitários, torna o resultado um pouco mais escandaloso, não?

Link to comment
Share on other sites

Felizmente sou um gajo relativamente culto e à custa disso vou passar à frente de quase toda a gente quando estiver á procura de trabalho :y:

Cultura geral é para quem a quer. Eu gosto de saber as coisas não porque me gosto de sentir mais ou menos culto. Gosto de saber as coisas porque sim, porque me dá prazer mais nada. Também há cenas básicas de certas áreas que eu não sei, símbolos químicos por exemplo sou um zero mas também não me servem para nada.

Link to comment
Share on other sites

Precisamente cyber, não andam mesmo de mãos dadas.

Podemos olhar para vários exemplos práticos, como o que tu deste.

Ou olhar para os teste de QI aqueles mesmo a sério, a doer, os verdadeiros que se realizam. Quantos deles têm questões de cultura geral? Pois...

Pá, se tu confiarias, por exemplo, a saúde do teu filho a um médico que não sabe qual é a capital dos Estados Unidos nem quem foi Saramago, é contigo... <_<

Link to comment
Share on other sites

Precisamente cyber, não andam mesmo de mãos dadas.

Podemos olhar para vários exemplos práticos, como o que tu deste.

Ou olhar para os teste de QI aqueles mesmo a sério, a doer, os verdadeiros que se realizam. Quantos deles têm questões de cultura geral? Pois...

Pá, se tu confiarias, por exemplo, a saúde do teu filho a um médico que não sabe qual é a capital dos Estados Unidos nem quem foi Saramago, é contigo... dry.png

Oh camurso_...não mistures as coisas vá.

Se ele souber do que faz a 100%, caguei para a cultura geral dele, non? O que é que saber a capital dos US o vai ajudar a fazer um diagnóstico exato do meu filho? Mas isso já é outra questão, até de preferência pessoal, e que não é para aqui chamado.

E ali havia alguém que não conhecia Saramago ou que não sabia que tinha escrito aquele livro? Não distorcer se faz favor. trollface.gif

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Precisamente cyber, não andam mesmo de mãos dadas.

Podemos olhar para vários exemplos práticos, como o que tu deste.

Ou olhar para os teste de QI aqueles mesmo a sério, a doer, os verdadeiros que se realizam. Quantos deles têm questões de cultura geral? Pois...

Pá, se tu confiarias, por exemplo, a saúde do teu filho a um médico que não sabe qual é a capital dos Estados Unidos nem quem foi Saramago, é contigo... dry.png

Preocupava-me mais por a saúde do meu filho nas mãos de um médico fumador ;)

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.