Jump to content

RTP Memória e Informação acabam, RTP Internacional e África fundem-se


Spark
 Share

Recommended Posts

A "desculpa" vai no sentido de que se não pagam o que os empregados de top pedem, irão perdê-los para a concorrência.

Ao perderem para a concorrência, perdem também espectadores, o que significa menos investimentos por parte dos anunciantes.

É uma espécie de bola de neve...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

A "desculpa" vai no sentido de que se não pagam o que os empregados de top pedem, irão perdê-los para a concorrência.

Ao perderem para a concorrência, perdem também espectadores, o que significa menos investimentos por parte dos anunciantes.

É uma espécie de bola de neve...

É da forma que iam buscar malta nova e faziam uma verdadeira limpeza na RTP. Não acredito que fosse toda a gente embora. Mas cortes nos ordenados a sério, para aquilo que eles recebem, não são apenas 10%. Serão 25% ou mesmo 50%. Uma Tânia Ribas de Oliveira receber 5000€ em vez de 10000€, não ia passar por privações certamente. E o Malato se em vez de baixarem 2000€, lhe tirassem 10.000€ e ele passasse a receber 10.000€, tb tenho a certeza de que o homem não iria começar a ter problemas com dinheiro.

E no fim do ano em vez de se poupar 10% nos ordenados pouparia-se 5 vezes mais. Para uma empresa pública como a RTP, seria algo do género que deveria ser feito. Para quem tivesse a coragem de o fazer. Coragem para pagar balúrdios numa empresa pública com um passivo grandioso, isso sempre houve bastante, como se pode constatar.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Noções Walt.

Então tu passas a receber metade e não achas que ias para o privado?

E há números brutos e líquidos. 20000 Devem ser 15000 líquidos e 10000 devem ser 7000 líquidos.

Eu acho é que todos deviam ganhar 800 euros para não tarem com tosse.

Link to comment
Share on other sites

Noções Walt.

Então tu passas a receber metade e não achas que ias para o privado?

E há números brutos e líquidos. 20000 Devem ser 15000 líquidos e 10000 devem ser 7000 líquidos.

Eu acho é que todos deviam ganhar 800 euros para não tarem com tosse.

Obviamente que os cortes teriam que ser proporcionais mas nunca somente 10%. Teria que ser mais.

E há gente por aqui que não percebeu que o que me choca a mim não são os 18.000€ por mês. Uma empresa pública que desse lucro até podia pagar bem, sendo que nunca na mesma ordem de uma empresa privada, pela simples razão de que o público é sustentado pelos cidadãos que descontam (todos nós que trabalhamos).

Eu já disse por aqui que não me choca nada ver uma empresa privada a pagar 50 mil € por mês ou mesmo 100 mil € a alguém. Se o fazem é porque têm lucro e porque podem. Ora o cenário da RTP está muito longe de ser uma empresa que viva momentos de grande saúde financeira.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

A "desculpa" vai no sentido de que se não pagam o que os empregados de top pedem, irão perdê-los para a concorrência.

Ao perderem para a concorrência, perdem também espectadores, o que significa menos investimentos por parte dos anunciantes.

É uma espécie de bola de neve...

E? Da última vez que "checkei" a rtp recebia subsidios do estado precisamente para não ter de depender da publicidade unsure.png

Isto

Link to comment
Share on other sites

A "desculpa" vai no sentido de que se não pagam o que os empregados de top pedem, irão perdê-los para a concorrência.

Ao perderem para a concorrência, perdem também espectadores, o que significa menos investimentos por parte dos anunciantes.

É uma espécie de bola de neve...

E? Da última vez que "checkei" a rtp recebia subsidios do estado precisamente para não ter de depender da publicidade unsure.png

Isso é giro na teoria, porque na prática a conversa é outra.

E aliás, se assim for então mais dinheiro sai do nosso bolso para pagar a toda aquela gente.

É que a RTP não é a mesma coisa que um RTP Memória em que passa unicamente imagens de arquivo e do qual devem pagar apenas a uns 5/6 funcionários envolvidos directamente.

Link to comment
Share on other sites

Se há empresa que devia ser privatizada, era a RTP.

E uma das vantagens era deixar de haver gente a dizer barbaridades como estas do Walt...

Se há empresa pública onde faz sentido haver salários altos, claro que é esta, uma vez que estamos a falar de figuras mediáticas conhecidas do grande público (goste-se ou não delas).

Onde fazia sentido cortar era, por exemplo, na CGD, já que estarem lá os que estão agora na Administração ou estarem outros (e de certeza que em cargos intermédios há gente a ganhar 10% dos valores de que estamos a falar e que estarão perfeitamente à altura) vai dar ao mesmo.

Já na RTP, teres o Malato ou pores lá um desconhecido qualquer vai mudar completamente as audiências. Mas, lá está, face a estas regras de mercado, e para evitar confusões como esta "batalha" do Walt, o melhor era mesmo privatizar.

Link to comment
Share on other sites

Se há empresa que devia ser privatizada, era a RTP.

E uma das vantagens era deixar de haver gente a dizer barbaridades como estas do Walt...

Se há empresa pública onde faz sentido haver salários altos, claro que é esta, uma vez que estamos a falar de figuras mediáticas conhecidas do grande público (goste-se ou não delas).

Onde fazia sentido cortar era, por exemplo, na CGD, já que estarem lá os que estão agora na Administração ou estarem outros (e de certeza que em cargos intermédios há gente a ganhar 10% dos valores de que estamos a falar e que estarão perfeitamente à altura) vai dar ao mesmo.

Já na RTP, teres o Malato ou pores lá um desconhecido qualquer vai mudar completamente as audiências. Mas, lá está, face a estas regras de mercado, e para evitar confusões como esta "batalha" do Walt, o melhor era mesmo privatizar.

Ai é? Não sabia. Devias dar um belo gestor, tu... harhar.gif

A RTP que ainda há pouco tempo custava mais de 1 milhão de € por dia é a gastar á grande que vai a algum lado. Gostes ou não gostes, a RTP por agora é toda ela uma empresa pública e não se deve comportar como uma empresa privada. Quando um canal da RTP for vendido e esse canal passar a ser privado, pode voltar novamente a gastar à grande, se tiver dinheiro para isso. Mas pelo menos gasta dinheiro que é seu.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

E até ser privatizada fica em modo TV Amadora. Também davas um bom gestor..

Tu é que passas do 80 para o 8. Eu falei em contenção. Contenção a sério, sanear a RTP. Não será só com os salários mas já seria um bom principio. Volto a repetir, algumas pessoas parece que têm alguma dificuldade em ler ou nem sequer param para ler. A RTP há poucos meses custava mais de 1 milhão de € todos os dias aos contribuintes.

Não é ao bolso da Sonaecom ou Media Capital, é aos contribuintes.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Se tu também não consegues compreender o porquê de uma estação como a RTP precisar de valorizar as suas caras, o que queres que eu te diga?

É quase como se a Disneyland, em tempos de crise, começasse a poupar na segurança.

Edited by X-static
Link to comment
Share on other sites

Não me causa espécie nenhuma que eles ganhem esses ordenados. Se eles valem isso pague-se.

Devia de meter confusão dizer e ser completamente erradicado aqueles que tem empregos (sim empregos não trabalhos) a ganhar balúrdios e a coçar a micose.

Link to comment
Share on other sites

E até ser privatizada fica em modo TV Amadora. Também davas um bom gestor..

Isto...

Não me causa espécie nenhuma que eles ganhem esses ordenados. Se eles valem isso pague-se.

Devia de meter confusão dizer e ser completamente erradicado aqueles que tem empregos (sim empregos não trabalhos) a ganhar balúrdios e a coçar a micose.

... e também isto.

E, indo a outro tópico, isto:

hqSmX.jpg

Link to comment
Share on other sites

Pois é... Eu sou um D. Quixote que batalha contra "Moinhos de Vento"...

hqSmX.jpg

Privatização na RTP complica redução do passivo da empresa

Privatização de um canal da RTP e fim da publicidade no canal que ficar na esfera pública ameaça objectivo de redução do passivo até 2019.

O novo governo vai mesmo avançar para a privatização de um dos dois canais comerciais da RTP. O projecto do governo PSD/CDS abre ainda a porta ao fim da publicidade no canal que ficar sob tutela do Estado.

Uma decisão que coloca em risco o acordo de re-estruturação financeira da empresa, delineado em 2003: as receitas publicitárias da RTP1 estão adjudicadas ao pagamento da dívida e se operador público perder esta receita deixa de poder abater os cerca de €50 milhões por ano que tem canalizado para o pagamento do passivo bancário. E ainda falta pagar €753 milhões até 2019.

Expresso.pt

... "Moinhos de vento" que infelizmente existem...

Esta noticia tem pouco mais de meio ano. Quero ver como é vão conseguir combater estes "Moinhos de Vento" pseudo-imaginários.

Link to comment
Share on other sites

Walt, não é com a tua estratégia de pôr desconhecidos a ganhar o salário mínimo a apresentar concursos que a RTP sai dessa situação.

Tenta pensar assim: o produto da RTP são os seus programas, e os apresentadores / actores / restantes vedetas fazem parte desse produto e têm de ser pagos de acordo com o seu valor de mercado. Não são meros "trabalhadores", eles próprios são o produto.

Mas se estás nessa cruzada contra os custos da RTP, também podias defender que deixassem de dar filmes comerciais americanos / ingleses e se limitassem a retrospectivas de cinema húngaro; ou que deixassem de dar desenhos animados da Disney (nem sei se dão, mas é um exemplo) e passassem a dar aqueles desenhos checos dos tempos do Vasco Granja; ou que deixassem de dar séries como o Dexter e passassem a dar só séries baratuchas compradas no Burkina-Faso; ou que, de desporto, passassem a dar só jogos da 3ª Divisão para baixo.

Link to comment
Share on other sites

Walt, não é com a tua estratégia de pôr desconhecidos a ganhar o salário mínimo a apresentar concursos que a RTP sai dessa situação.

Tenta pensar assim: o produto da RTP são os seus programas, e os apresentadores / actores / restantes vedetas fazem parte desse produto e têm de ser pagos de acordo com o seu valor de mercado. Não são meros "trabalhadores", eles próprios são o produto.

Mas se estás nessa cruzada contra os custos da RTP, também podias defender que deixassem de dar filmes comerciais americanos / ingleses e se limitassem a retrospectivas de cinema húngaro; ou que deixassem de dar desenhos animados da Disney (nem sei se dão, mas é um exemplo) e passassem a dar aqueles desenhos checos dos tempos do Vasco Granja; ou que deixassem de dar séries como o Dexter e passassem a dar só séries baratuchas compradas no Burkina-Faso; ou que, de desporto, passassem a dar só jogos da 3ª Divisão para baixo.

É o que eu digo, querem argumentar indo ao extremo. Falo em 5 mil/mês e 10 mil/mês e vão-me falar em salário mínimo. Estaremos a falar do mesmo país? Sabes quanto é o salario mínimo cá em Portugal, não sabes? Então ofendas quem o recebe, sff.

E eu estou a falar de gastos e falam-me de programas comerciais/não comerciais. A RTP supostamente visa ser um prestador de serviço público. Dou-te um exemplo de ontem à noite. Todas as noites a seguir ao telejornal dão um programa de informação ou uma entrevista. Enquanto os outros começam a dar novelas a RTP 1 presta serviço público. E não vale a pena cair na piadinha fácil que ontem a entrevista a LFV não é serviço público nenhum porque só interessará aos benfiquistas.

A seguir passa um concurso de cultura geral. E logo a seguir, enquanto os outros canais continuam nas novelas, a RTP 1 passa um documentário, para acabar a noite com um filme (a horários mais ou menos decentes). É para isto que serve um canal de tv público. Para ser eclético, diversificado, informativo.

Link to comment
Share on other sites

E os programas comerciais não são gastos?

São mas se uma TV privada paga X pelo programa Y a RTP não tem que tentar ser uma TV privada, e cobrir a oferta. A RTP deve vir até onde pode sem estar a piorar uma situação que em si já não é boa.

Muito menos numa época em que infelizmente começaram os cortes do governo por uma questão de gastos a mais (continuados), e péssima gestão da RTP desde há largos anos.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Lol.. mas foi isso que ele te disse.

Quem, o Biggus? Ele falou em pagar bem (altos salários) a quem estivesse na RTP e fosse figura pública. Altos salários ao nível de uma TV privada? Eu não concordo e tenho o passivo da RTP como argumento de defesa. Eles teriam é que tentar reduzir os custos o que pudessem com o pessoal. A SIC e a TVI se tivessem o passivo da RTP já não existiam há muito.

E eu estou curioso como é que um único canal público e sem publicidade (a maior fonte de receitas) vai conseguir dar a volta ao passivo.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

No que diz respeito aos salários dos funcionários da RTP, é certo que há indivíduos que ganham excepcionalmente obscenamente bem para os programas em que trabalham (Catarina Furtado), mas esse não é o caso nem do Malato nem da Tânia Ribas de Oliveira. E é bastante óbvio que a solução não passa por dispensar estes e contratar profissionais com menos experiência ou mais desconhecidos que estejam dispostos a salários mais baixos.

Edited by Figos
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.