Jump to content

RTP Memória e Informação acabam, RTP Internacional e África fundem-se


Spark
 Share

Recommended Posts

Tânia Ribas de Oliveira exclusiva da RTP até 2014

fac90.jpg?w=593

Foi há pouco tempo que a apresentadora conseguiu finalmente chegar a acordo com a televisão do estado para o prolongamento do seu vínculo. E é agora que surgem novos pormenores sobre esta ligação.

De acordo com a edição desta semana da revista TV Guia, Tânia Ribas de Oliveira rubricou um contrato de exclusividade com a RTP para os próximos dois anos, ao contrário do que aconteceu com as colegas Sílvia Alberto e Marta Leite Castro, cuja duração é de apenas um ano.

Ainda assim, a colega de João Baião em Portugal no Coração viu o seu salário ser reduzido em 10%, auferindo agora qualquer coisa como nove mil euros mensais.

Coitadinha, 5000€ por mês era pouco, então vá de cortar 10% (ena, TANTO). E assim continuam os ordenados na RTP.

Já cansa ver tanta queixa sobre o que os salários dos outros.

A questão aqui não é quanto é que ela recebe, mas sim se o investimento feito nela tem retorno para a RTP. Só isso.

Edited by P4rthen0n
Link to comment
Share on other sites

Já cansa ver tanta queixa sobre o que os salários dos outros.

A questão aqui não é quanto é que ela recebe, mas sim se o investimento feito nela tem retorno para a RTP. Só isso.

Mas é isso mesmo que está em causa. Daí eu ir buscar a noticia. Se fosse um canal privado eu estaria-me a borrifar.

Já cansa é o governo pedir austeridade por um lado e permitir que aconteçam ordenados destes num canal público. Mas existe algum tipo de justiça e equidade nisto?

E está-se a falar apenas da Tânia Ribas de Oliveira. Infelizmente existem na RTP ordenados muito mais chorudos. Escandaloso, no mínimo, na situação em que o país se encontra. E de uma hipocrisia sem igual.

Link to comment
Share on other sites

Tânia Ribas de Oliveira exclusiva da RTP até 2014

fac90.jpg?w=593

Foi há pouco tempo que a apresentadora conseguiu finalmente chegar a acordo com a televisão do estado para o prolongamento do seu vínculo. E é agora que surgem novos pormenores sobre esta ligação.

De acordo com a edição desta semana da revista TV Guia, Tânia Ribas de Oliveira rubricou um contrato de exclusividade com a RTP para os próximos dois anos, ao contrário do que aconteceu com as colegas Sílvia Alberto e Marta Leite Castro, cuja duração é de apenas um ano.

Ainda assim, a colega de João Baião em Portugal no Coração viu o seu salário ser reduzido em 10%, auferindo agora qualquer coisa como nove mil euros mensais.

Coitadinha, 5000€ por mês era pouco, então vá de cortar 10% (ena, TANTO). E assim continuam os ordenados na RTP.

Já cansa ver tanta queixa sobre o que os salários dos outros.

A questão aqui não é quanto é que ela recebe, mas sim se o investimento feito nela tem retorno para a RTP. Só isso.

Nem mais. :)

Link to comment
Share on other sites

Eu nao tenho absolutamente nada a ver com os outros ganham, excepto se me sair do bolso, aí já tenho tudo a ver e tenho o direito de manifestar a minha indignação por uns ganham milhares e outros uma miséria que nem dá para comer, o problema nem é tanto uns ganharem demais, é mesmo a injustiça doutros ganharem "demenos".

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

9.000 euros por mês para uma vedeta da televisão, ainda por cima uma que aparece todos os dias (acho eu...) é muito?

Não, é pouco. Então para uma vedeta da RTP está muito mal paga.

Por amor de Deus. Tenho um familiar que é diretor geral de uma empresa, tem a responsabilidade sobre os ombros de dezenas de trabalhadores e ganha pouco mais de 5000€.

E é uma empresa privada do ramo automóvel. Esta trabalha num canal supostamente pago pelos contribuintes e ganha quase o dobro. O que está aqui em causa não ela ser vedeta ou deixar de ser vedeta, podia ser a Tânia Ribas de Oliveira, como qualquer outra. O que está aqui em causa é o discurso governamental não bater certo com este tipo de ordenados. Como já disse, a Tânia Ribas de Oliveira a trabalhar na SIC ou na TV até podia receber 50 mil € por mês que eu não tenho nada contra. Privado é uma coisa, público é outra completamente diferente (ou pelo menos deveria ser).

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Qual é o stress dos apresentadores ganharem bem? Se não lhes pagassem aquilo eles bazavam, iam depois ter o Zé Bigodes e a Maria Jusefina a ganharem 1000€ a apresentar telejornais e programas de entretenimento...

Cambada de chorões...

Link to comment
Share on other sites

Qual é o stress dos apresentadores ganharem bem? Se não lhes pagassem aquilo eles bazavam, iam depois ter o Zé Bigodes e a Maria Jusefina a ganharem 1000€ a apresentar telejornais e programas de entretenimento...

Cambada de chorões...

Como já disse, na SIC e TVI podem pagar-lhes o que quiserem, na RTP, não. Ou então esperem que um dos canais da RTP fique privado e metam lá essa malta toda a receber de 10 mil € para cima por mês.

Vale a pena falar nos 30 mil que a Catarina Furtado recebia há pouco tempo na RTP? Coitadinha, ela merece, e a RTP, como está de boa saúde, toca a pagar, com cheque em branco passado por todos os portugueses que descontam.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Não é por ser privada ou pública que o negócio é diferente. Se não tivesse retorno de certeza que não lhes pagavam isso. Mas também não te tou a dizer nada que não te disseram já.

Claro que é, quer dizer, que rica gestão, andar a pagar ordenados à conta dos contribuintes da mesma forma que uma SIC ou uma TVI.

Sabes quanto é que o passivo da RTP? Não deves saber caso contrário não dizias isso.

Sabes o que aconteceria à SIC e à TVI se tivessem o passivo da RTP? Já tinham fechado há muito. A RTP só não fecha porque tem esta torneira inesgotável do Estado que a sustenta à conta dos contribuintes. E é impensável um Estado fechar uma TV pública por falência.

Mas é essa mentalidade que vem minando o país, e neste caso a RTP. É tudo à grande, 9 mil para ali, 15 mil para acolá, 20 mil para o outro, 30 mil para aquela, Tânia Ribas de Oliveira, Malato, Baião, Catarina Furtado e outros que lá estão. Toca a tentar imitar os ordenados que as tvs privadas praticam porque mesmo no Estado temos que estar ao nível dos privados. O passivo é enorme. Isso não interessa para nada... Há-de se pagar um dia... Talvez... É apenas um pequeno pormenor... coffee1.gif

E quero ver como vão fazer quando a RTP passar a ter só um canal público e sem publicidade.

Edited by Walt Sousa
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Por essa lógica, mais vale privatizar já.

Que é algo que não me choca, já que, de televisão, só vejo noticiários e $porttv...

Infelizmente tenho que concordar. Com um passivo de 700 milhões a palavra de ordem é mesmo poupar, ao máximo.

Mas se isto chegou a estes números alguém ou alguns fizeram que se chegasse até eles. Obviamente que existem vários culpados nas direções que têm passado pela RTP, com a conivência dos respectivos governos. PS e PSD na sua grande maioria.

Link to comment
Share on other sites

E a culpa do passivo é os ordenados? Lol. O orçamento da RTP não era menor que o de uma SIC ou de uma TVI, ou pelo menos não era antes do último aperto de sinto.

A culpa é de tudo e é de todos, os que lá estão e os que lá passaram. E dura há décadas.

A mim sempre me ensinaram que uma empresa só deve dar passos quando tem pernas para os dar. Como é que uma empresa como a RTP, que ano após ano aumentava o passivo (estagnou um pouco agora), gastava cada vez mais e mais? Por dia o gasto na RTP era não há muito tempo de 1 milhão de € por dia, leste bem, por dia.

E como é que um canal gasta um milhão de € por dia? Boa pergunta. É ir buscar dinheiro ao poço sem fundo. O poço nunca seca e está sempre pronto a dar.

E já agora, cinto escreve-se com c. harhar.gif

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Aproveito o tópico para dizer (não sei se já por cá passou), que a RTP não renovou o contrato com a Euronews, logo o serviço em português do canal acabará já este mês.

Uma má notícia, na minha opinião.

x2

Link to comment
Share on other sites

Qualquer programa da manhã dos 3 principais canais cumpre as funções da Euronews perfeitamente. Além disso, os últimos números não indicavam que mais de metade dos portugueses já tinham televisão paga? Então se tiverem muitas saudades que vejam o canal no cabo.

Na altura o que se falou é que este investimento nas euronews não era barato, portanto...

Link to comment
Share on other sites

2 Milhões de Euros por ano.

"O "Euronews" é a montra informativa da Europa e da União Europeia, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. É uma história de sucesso. Os seus custos são baixos, com um orçamento modesto face à dimensão do trabalho realizado e à projecção já alcançada – um relatório da Comissão Europeia reconheceu expressamente que a sua relação custo/eficácia é ímpar na Europa. Só na Europa, é seguido por 7 milhões de telespectadores por dia, quatro vezes mais que a CNN e oito vezes mais que a BBC World. Em Portugal, o serviço em português é visto diariamente por 800 mil telespectadores, que aí têm uma oportunidade única de se familiarizarem, entre diversos temas, com o andamento da construção europeia.

O serviço em língua portuguesa projecta permanentemente em todo o mundo a nossa língua, em coerência com o estatuto do Português como terceira língua europeia global – aquela das línguas europeias que é a terceira mais falada em todo o mundo como língua oficial. Não é preciso dizê-lo; basta vê-lo e ouvi-lo.

O "Euronews" em língua portuguesa é a imagem e o corpo, em directo e em contínuo, na televisão para todo o mundo, do Português-língua-da-Europa. Além disso, a existência do departamento português do canal assegura a produção regular também de conteúdos portugueses, que são depois difundidos igualmente para todo o mundo, em todas as diferentes versões linguísticas do canal.

Actualmente, o custo para Portugal da produção do "Euronews" em Português não chega a 2 milhões de euros por ano, que são assegurados através da RTP, televisão pública de serviço público e accionista do "Euronews". É a continuidade desta verba que foi posta em causa.

Face aos benefícios alcançados e à projecção assegurada, o custo anual de 2 milhões de euros não pode ser considerado elevado: corresponde ao investimento de 2 cêntimos/ano por cada lar atingido. O valor pago ao "Euronews" para os novos participantes com versões linguísticas próprias é de 6 milhões de euros anuais, o triplo do custo actual para Portugal."

Acho que em Portugal existem coisas bem mais escandalosas que esta. No entanto, refiro que sendo um serviço, utilizado por todos os países da CPLP, acho que os custos também deviam ser partilhados com estes países!

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Lembram-se do novo ordenado da Tânia Ribas de Oliveira? Passou a receber 9 mil € mensais. Coitadinha. Cortaram-lhe ordenado. 1000€.

Agora foi a vez do Malato.

Malato renova contrato com RTP

Antes que a concorrência, nomeadamente a TVI, se lembrasse de “roubar” José Carlos Malato, a RTP decidiu renovar contrato com o popular apresentador por mais 2 ou 3 anos.

O acordo está prestes a ser assinado. Dada a crise, o comunicador perderá 10% do ordenado, ficando-se pelos 18 mil euros mensais.

Em Março, Malato voltará à antena do canal público como timoneiro do concurso de substituirá O Elo Mais Fraco nos serões dos dias de semana.

destak.pt

Coitadinho. Recebia 20 000 € e vão-lhe cortar 10% do ordenado. Passa a receber 18 000€ mensais. E isto porque a RTP está a fazer cortes e em crise, imagine-se se não estivesse... Cortes a sério é assim, é a doer. Vai ser complicado para o Malato viver com 18 000 € por mês.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Coitadinho. Recebia 20 000 € e vão-lhe cortar 10% do ordenado. Passa a receber 18 000€ mensais. E isto porque a RTP está a fazer cortes e em crise, imagine-se se não estivesse... Cortes a sério é assim, é a doer. Vai ser complicado para o Malato viver com 18 000 € por mês.

Ele que pergunte ao Cavaco... :trollface:

Link to comment
Share on other sites

fdx, sou mesmo mal pago sad.png

E aposto que a tua empresa não tem o buraco que a RTP tem (já aos anos).

Eu questiono-me como é que uma empresa que tem as contas que a RTP tem consegue pagar os ordenados como os do Malato, e existe por lá quem receba mais.

A resposta infelizmente é de que somos nós contribuintes que andamos a pagar estes ordenados ao pessoal da RTP.

Assim realmente não há empresa que vá à falência. Tem sempre dinheiro para pagar os ordenados. E os cortes, como se vê, são ENORMES.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.