Jump to content

RTP Memória e Informação acabam, RTP Internacional e África fundem-se


Spark
 Share

Recommended Posts

RTP Memória e Informação acabam, RTP Internacional e África fundem-se

O relatório do grupo de trabalho para a definição do serviço público de comunicação social divulgado hoje recomenda o fim da RTP Informação e Memória e a fusão da RTP África e Internacional.

Segundo as recomendações do documento de 32 páginas, o grupo de trabalho liderado pelo presidente do Instituto Superior de Economia e Gestão, João Duque, a missão da RTP Informação é garantida “amplamente” pelos canais privados existentes, “pelo que não se justifica a sua manutenção”.

"Quanto à RTP Informação, julgamos que se corre o risco de este canal redundar numa plataforma ao serviço de interesses que extravasam o domínio do serviço público", escrevem os autores. Por outro lado, o grupo de trabalho não vê “qualquer interesse público num canal como a RTP Memória”, sendo que os seus conteúdos deviam passar para a página de Internet da estação.

Em relação à RTP Internacional e RTP África, os elementos que compunham a equipa encarregue pelo Governo de definir o serviço público no âmbito da comunicação social explicam que “o Estado deve concentrar o serviço internacional num único canal, com o objectivo de manter e desenvolver a presença externa do país projetando a língua portuguesa”.

O grupo de trabalho foi criado em agosto pelo Governo, através de um despacho que estabelecia um prazo de 60 dias para apresentação de um relatório sobre a definição de serviço público de comunicação social. Coordenado pelo economista João Duque, o grupo de trabalho integrou António Ribeiro Cristóvão, Eduardo Cintra Torres, José Manuel Fernandes, Manuel José Damásio, Manuel Villaverde Cabral e Manuela Franco. Fizeram ainda parte deste grupo Francisco Sarsfield Cabral, João do Amaral e Felisbela Lopes, que se demitiram, os dois primeiros em outubro, a terceira a 09 de novembro.

Fim da publicidade

O Grupo defende ainda que não haja qualquer tipo de publicidade nestes serviços. “Defendemos o fim da publicidade comercial, em qualquer formato, incluindo a colocação de produtos (product placement) no ou nos canais de serviço público de televisão, tal como em qualquer outro serviço público de comunicação social”, lê-se no relatório.

O Grupo de Trabalho salienta ainda que "num qualquer processo de privatização recomendamos que o Governo acautele os impactos no mercado da comunicação social cuja independência e pluralidade é um valor em si mesmo”.

As sugestões deste grupo de trabalho, cujo relatório foi hoje entregue a Miguel Relvas, ministro Adjunto do primeiro-ministro e dos Assuntos Parlamentares, contraria o previsto no plano de sustentabilidade económica e financeira da RTP, onde se previa que o canal de televisão que se mantivesse público manteria receitas publicitárias.

Na conferência de imprensa de apresentação do referido relatório, o presidente da RTP, Guilherme Costa foi mesmo peremptório em relação a esta matéria: "É o que consta do plano que foi aprovado", disse. Assim, segundo o plano de reestruturação da RTP, o canal público terá os mesmos 6 minutos de publicidade por hora que tem atualmente a RTP1.

Na altura, Guilherme Costa explicou ainda que este canal não será "residual", terá obrigações de conteúdos de serviço público, no âmbito do novo contrato de serviço público, e não terá entraves a outro tipo de conteúdos a não ser por questões do ponto de vista ético.

E aí vão 3 canais pró galheiro de uma assentada só.

Link to comment
Share on other sites

Há a SIC Notícias e a TVI 24, o serviço público não precisa nem tem de ter um canal concorrente a esses.

A fusão da Internacional e da África faz todo o sentido.

A memória duvido que alguem veja.

Link to comment
Share on other sites

RTP informação é um canal bem decente não percebo. A RTP memoria não custa quase nada corre apenas programas de arquivo apenas deve custar o necessário para por um gajo a meter as bobines na maquina.

Alem de que acho que os operadores de "cabo" pagavam um tanto a RTP por ter esses canais na grelha

Acho mal o estado deixar apenas canais de noticias 24/7 a privados

Link to comment
Share on other sites

SIC e TVI pró-PSD já esfregam as mãos de contentes com a exclusão da publicidade na RTP, eu até sou contra a pub, mas quero ver se não nos vão aumentar a taxa ainda mais... e como vão pagar os ordenados milionários/indemnizações, etc.

Link to comment
Share on other sites

RTP informação é um canal bem decente não percebo. A RTP memoria não custa quase nada corre apenas programas de arquivo apenas deve custar o necessário para por um gajo a meter as bobines na maquina.

Alem de que acho que os operadores de "cabo" pagavam um tanto a RTP por ter esses canais na grelha

Acho mal o estado deixar apenas canais de noticias 24/7 a privados.

Pois, alguma malta não percebe isso. Como dá buraco, acaba-se com quase tudo e fica a RTP reduzida ao mínimo.

Para quem ainda não leu o tópico sobre a TVI24, esta tb já teve melhores dias (se é que os teve) e tb corre o risco de fechar. De 3 canais nacionais de noticias que até pode ser exagerado o mais certo é voltarmos apenas a ter um e quem se fica a rir no fim é a SIC.

Quanto ao RTP Memória é o canal mais serviço público que eu consigo encontrar, dar a ver a quem quiser um pouco da história da RTP, em programas, filmes e séries. Obviamente que deve ser complicado manter o canal mas...

Link to comment
Share on other sites

E outra coisa, para a malta mais distraída é bom (re)lembrar que este grupo de trabalho que chegou a estas conclusões viu 3 pessoas do mesmo a baterem com a porta e a dizerem NÃO ás medidas que querem levar para a frente. Isso por si só já quer dizer alguma coisa. Resta saber se o governo vai mesmo levar estas medidas todas por diante.

Link to comment
Share on other sites

Por outro lado, o grupo de trabalho não vê “qualquer interesse público num canal como a RTP Memória”, sendo que os seus conteúdos deviam passar para a página de Internet da estação.

Totalmente a favor disto! Ponham o arquivo da RTP todo (vá, uma parte, pelo menos :-.. ) online! :D

Link to comment
Share on other sites

Há a SIC Notícias e a TVI 24, o serviço público não precisa nem tem de ter um canal concorrente a esses.

A fusão da Internacional e da África faz todo o sentido.

A memória duvido que alguem veja.

A TVI 24 também vai acabar, penso que já foi anunciado.

Ou seja, vai ficar apenas a Sic Noticias... E já se sabe o que acontece quando não existe concorrência... Acaba por haver desleixo e a qualidade do canal baixa.

Link to comment
Share on other sites

Fdx, mas que bando de ótários...

Em todos os canais que há, só vejo os Discoverys, Nat Geo, Odisseia, Historia e RTP Memoria. O canal Memoria é brutal para mim, quando vou jantar a casa da minha avó ela está praticamente sempre no canal Memoria, e apanho praticamente sempre grandes momentos nostálgicos, vi uma carrada de ALF, MacGyer, A-Team e outros grandes clássicos que nunca passam em mais nenhum canal.

Da ultima vez começou a dar um filme com o Paul Newman, The Hustler, em preto e branco, e curti mesmo bué, nunca da vida tinha visto aquele filme de outra maneira.

A sério, estes gajos promovem à grande a Casa dos Segredos, Peso Pesado e grandes bostas televisivas desse tipo e vão tirar a Memoria, fdx... :facepalm:

E juntar a RTP inter com a Africa... :facepalm: Pois claro, um emigrante tuga em Nova Iorque é exactamente a mesma coisa que um emigrante Cabo-verdiano em Portugal... fdx, mas estes gajos pensam às vezes crl !?

Link to comment
Share on other sites

Só tenho pena da RTP Memória, às vezes ainda dá para entreter a ver o Macgyver e os Soldados da Fortuna.

Isto smile.png

RTPi é tão mas tão má...que nem sei o que diga fdx

Má? Então o que dizer da TVI24?

eu referia-me a rtp internacional lol

Link to comment
Share on other sites

Só tenho pena da RTP Memória, às vezes ainda dá para entreter a ver o Macgyver e os Soldados da Fortuna.

Isto smile.png

RTPi é tão mas tão má...que nem sei o que diga fdx

Má? Então o que dizer da TVI24?

eu referia-me a rtp internacional lol

Confusão minha. Assim já te dou razão
Link to comment
Share on other sites

A TVI 24 também vai acabar, penso que já foi anunciado.

Ou seja, vai ficar apenas a Sic Noticias... E já se sabe o que acontece quando não existe concorrência... Acaba por haver desleixo e a qualidade do canal baixa.

Falas como se trabalhasses nalgum desses canais. A tvi24 vai ter uma ajuda na rampa de lançamento quando começar a Champions League 12/13, pois a tvi ficou com os direitos televisivos e se souberem aproveitar isso já é uma ajuda para as audiências.

O problema da privatização da Rtp é que ela só pode ter até 6m de intervalo por hora e os outros até 12m, entrando a privatização pode isso ter os mesmos 12m de publicidade, se para 2 canais a publicidade já é fraca então com 3 vai ser um descalabro.

Edited by royaltartufo
Link to comment
Share on other sites

Ya

Relatório entregue ao Governo

Governo segura RTP Informação vazio.gif?t=1321350802,4375

14.11.2011 - 17:46 Por Maria Lopes

O grupo de trabalho para a definição do serviço público defende uma RTP sem publicidade, com pouca informação e sem um canal de notícias no cabo (a RTP Informação) e sem uma das três estações de rádio actuais. O relatório ontem entregue ao Governo por aquele grupo contradiz o Plano de Sustentabilidade Económica e Financeira da RTP, apresentado em Outubro, mas o PÚBLICO sabe que o Governo não está disposto a abrir mão da RTP Informação, embora refira, em comunicado, que as recomendações do grupo "servirão de base à definição, pelo Governo, de um conceito de serviço público".

Ontem , no documento entregue pelo grupo de trabalho podia ler-se: “As missões de serviço público a que o Estado está obrigado podem ser bem desempenhadas por um só canal de televisão em sinal aberto."

Partindo do cenário da existência de apenas um canal generalista, essa nova RTP deve concentrar a informação em “noticiários curtos, limitados ao essencial” e de “carácter verdadeiramente informativo”, sem comentadores.

Todo o serviço público de comunicação social deve deixar de ter publicidade comercial, em qualquer formato, incluindo a colocação de produto, defende o grupo de trabalho. Mas não adianta como deve ser remodelado o processo de financiamento.

Quanto ao actual universo RTP, o canal Memória não tem “qualquer interesse público” – “seria mais útil a disponibilização dos conteúdos históricos através do site”; não se justifica manter a RTP Informação porque os privados já garantem “serviços de informação suficientes”; os canais regionais dos Açores e Madeira devem seguir as novas regras do canal de serviço público generalista.

A RTP África deve ser fundida com a Internacional num canal que promova a presença externa do país, da língua e da cultura portuguesas. Mais: este canal deve mesmo ser “um instrumento da política externa”, definido por um “contrato-programa” e financiado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Rádio só com dois canais

Não é só na área da televisão que se sugerem grandes mudanças. Na rádio, o Estado deve reduzir a sua rede de três para duas frequências nacionais; e o controlo da agência Lusa deveria ser assumido pelos seus accionistas privados, embora com um contrato de prestação de serviço público mediante uma comparticipação financeira.

No caso da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, o relatório defende que “deve ser extinta” e em caso de conflitos “a regulação deve ser realizada pelos tribunais”.

Voltando à RTP, esta deve deixar de produzir a maior parte dos conteúdos, optando antes por encomendar e promover a actividade dos produtores nacionais. Além disto, o Estado pode mesmo vir a financiar produção dos operadores privados, se isso for de interesse público.

Já no campo da gestão, a RTP deve deixar de ser uma empresa de capitais públicos, passando antes para um “modelo de uma instituição sem fins lucrativos”.

Link to comment
Share on other sites

...

A memória duvido que alguem veja.

Não sou e nunca adeiri à moda do retro, mas deixa-me que te diga que estás muito, muito, mas muito enganado...

É pena que não vejas esse canal da mesma forma que a grande maioria dos espectadores do canal veja, senão até percebias o que quero dizer...

Edited by camurso_
Link to comment
Share on other sites

Esse grupo de trabalho quer (ou queria) acabar com praticamente tudo o que é serviço público. Não sei quem do governo os escolheu mas nota-se à distância que trabalharam para favorecer o privado. Vejam lá que para além de querer acabar com a RTP Informação, tb queriam reduzir a importância da informação no único canal estatal terrestre que vai ser mantido.

Portugal passaria a ser um dos poucos, senão o único país na Europa civilizada onde a informação praticamente desaparecia do serviço público. E a informação é um factor fundamental do serviço público de televisão. Que o digam a Alemanha (ARD), a Itália (RAI), a Espanha (TVE), a Inglaterra (BBC) e mais países.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.