Jump to content

Android: Anti-Vírus inúteis


Mini0n
 Share

Recommended Posts

Android: maioria dos antivírus gratuitos é inútil

Um estudo mostra que a maioria das aplicações antimalware disponíveis no Android Market Place são completamente inúteis.

Segundo a ZDNet, um estudo da AV-Test.org demonstra que as aplicações antimalware gratuitas para Android são "praticamente inúteis". Os resultados indicam que a maioria dos produtos é incapaz de detetar uma única ameaça.

O software que se portou melhor foi o Zoner Antivirus Free, com uma taxa de deteção de 32% numa pesquisa manual e 80% na pesquisa em tempo real. Já o produto mais popular, o Antivírus Free, da Creative Apps, obteve zero porcento de deteções, tanto em modo manual como na pesquisa em tempo real.

unsure.png

O Lookout não é AV? Agora fiquei preocupado...

Link to comment
Share on other sites

O Lookout é o melhor deles todos. Simplesmente o que faz, é na altura da instalação da App, ele verifica se esta tem codigo malicioso lol

Seja como for, a melhor protecção que temos, é ao instalar uma App, o Android mostra as permissões que a App pede.

Já me aconteceu, eu ir instalar uma App de uma merdita qualquer, que me pedia permissões para enviar e receber SMS's. Tipo... Para que essa permissão? Obviamente que não instalei lol

Link to comment
Share on other sites

O Lookout é o melhor deles todos. Simplesmente o que faz, é na altura da instalação da App, ele verifica se esta tem codigo malicioso lol

Seja como for, a melhor protecção que temos, é ao instalar uma App, o Android mostra as permissões que a App pede.

Já me aconteceu, eu ir instalar uma App de uma merdita qualquer, que me pedia permissões para enviar e receber SMS's. Tipo... Para que essa permissão? Obviamente que não instalei lol

Mas também já há aplicações que te deixam alterar algumas permissões. Acho que é a app do IMDb que te pergunta se pode postar no FB em teu nome e se pode aceder aos teus contactos. Eu tirei a permissão de aceder aos meus contactos e deixou instalar na mesma.

Link to comment
Share on other sites

O Lookout é o melhor deles todos. Simplesmente o que faz, é na altura da instalação da App, ele verifica se esta tem codigo malicioso lol

Seja como for, a melhor protecção que temos, é ao instalar uma App, o Android mostra as permissões que a App pede.

Já me aconteceu, eu ir instalar uma App de uma merdita qualquer, que me pedia permissões para enviar e receber SMS's. Tipo... Para que essa permissão? Obviamente que não instalei lol

Mas também já há aplicações que te deixam alterar algumas permissões. Acho que é a app do IMDb que te pergunta se pode postar no FB em teu nome e se pode aceder aos teus contactos. Eu tirei a permissão de aceder aos meus contactos e deixou instalar na mesma.

E quem tiver a usar Rom Cyanogen Mod, tem a possibilidade de retirar as permissões que quiser de qualquer app. É uma feature mesmo muito boa.

Até acho que a própria Google deveria colocar isso de origem no Android.

Link to comment
Share on other sites

Não é lenha, é uma pergunta séria :(

O pessoal do iOS pode saber, ou até ajudar como se sabe o acesso de cada app

Já agora ontopic

Para mim a melhor ferramenta de controle é ver a permissão de cada app ao instalar.

Eu muitas vezes até instalo e nem me lembro, mas depois vou sempre ver

Link to comment
Share on other sites

Não é lenha, é uma pergunta séria sad.png

O pessoal do iOS pode saber, ou até ajudar como se sabe o acesso de cada app

Já agora ontopic

Para mim a melhor ferramenta de controle é ver a permissão de cada app ao instalar.

Eu muitas vezes até instalo e nem me lembro, mas depois vou sempre ver

Eu faço sempre isso.

Se vir que a App tem uma permissão que eu não gosto, já não a instalo. E se precisar mesmo da App, com o Cyanogen, corto-lhe a permissão.

Link to comment
Share on other sites

iOS = virus free -_-

Quanto à cena das permissões... que eu saiba, não temos acesso a ver que permissões tem cada app. No entanto, pode-se instalar uma FW (jailbroken devices only) e impedir o acesso à net para as apps que quisermos. :)

Link to comment
Share on other sites

iOS = virus free sleep.png

Que grande fanboy que este me saiu :whistling:

Vá lá edita isso, que já sabemos que isso não é verdade ;)

Já agora aquela app do golf que falamos há algum tempo atrás chegaste a ver se as permissões eram as mesmas?

Link to comment
Share on other sites

Das melhores coisas que o Android tem, é mostrar-nos as permissões que uma App pede antes de a instalarmos. Clean and Simple.

Isto. :)

iOS = virus free sleep.png

Que grande fanboy que este me saiu whistling.gif

Vá lá edita isso, que já sabemos que isso não é verdade wink4.gif

Já agora aquela app do golf que falamos há algum tempo atrás chegaste a ver se as permissões eram as mesmas?

Eu sei que não é... devia ter posto outro smiley. :-..

No iOS não dá para ver as permissões...

Link to comment
Share on other sites

O SDK do iPhone não permite uma App de GPS mexer na API das SMS, por ex.

Então no iPhone é impossivel haver aquele tipo de Apps em que se alguém te rouba ou perdes o telemovel, tu envias uma mensagem com um código, e o telemovel automaticamente liga o GPS e envia uma mensagens com as coordenadas para outro numero que tenhas lá pré definido? Até MMS com fotos que tirou da camera para se localizar melhor aquilo tira.

É que isso acaba por ser uma App que está a usar GPS e envio de SMS.

Acho que o caminho não é o de proibir, mas sim o de informar as pessoas o que a App pede para fazer. Se não gostarmos das permissões que ela pede, não instalamos.

Link to comment
Share on other sites

Não me fiz ententer então, o iOS tem dois layers de segurança nesse aspecto.

1- A Apple verifica as API's usadas por determinada aplicação. Isto claro nas Apps oficiais. Caso uma App use uma API sem justificação, é mandada para trás.

2- O iOS tem também um sistema muito semelhante ao Android, onde podes definir o que é que determinada App faz em termos de Push, Dados, etc. Todas as validações são feitas pelo user no arranque da App à medida que as usa e mais tarde pode ser feita nas opções do iOS.

É claro que a segunda é muito mais importante do que a 1ª devido ao JailBreak.

Link to comment
Share on other sites

2- O iOS tem também um sistema muito semelhante ao Android, onde podes definir o que é que determinada App faz em termos de Push, Dados, etc. Todas as validações são feitas pelo user no arranque da App à medida que as usa e mais tarde pode ser feita nas opções do iOS.

É claro que a segunda é muito mais importante do que a 1ª devido ao JailBreak.

Eu sou um leigo desculpa lá a pergunta, mas então é possível saber a que acede determinada app?

Link to comment
Share on other sites

Leigo? A mim pareces alguém que quer adquirir conhecimento, para mim isso não é ser leigo ;)

Sim, através de um pop-up in-App. Pergunta-te se queres ou não que a App mexa nas diferentes API's.

Bottomline, os SO's mobiles de hoje em dia estão bem desenvolvidos nessa matéria. Até o WinMob7 pergunta-te de vez em quando se pretendes isto ou aquilo.

Link to comment
Share on other sites

E que tal a alternativa a todos esses usando o irmão mais novo do melhor AV para PC?

https://market.android.com/details?id=com.eset.ems

Eu acabei de receber a minha licença válida por um ano devido à promoção que a ESET fez no dia 11/11/11:

Dear Valued Customer, Thank you for your purchase. You are hereby granted an end user license for ESET Mobile Security. This license is for 1 device(s) and is valid until 14/11/2012.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.