Jump to content

Duarte Lima acusado do homicídio de Rosalina Ribeiro


ccrgs
 Share

Recommended Posts

ng1689226.JPG?type=big&pos=0

A notícia foi avançada no noticiário da SIC. O Ministério Público brasileiro quer a prisão preventiva do ex-deputado.

Segundo a estação de Carnaxide, Duarte Lima foi hoje formalmente acusado de homicídio pelo Ministério Público (MP) brasileiro.

Na acusação, a que a SIC teve acesso, o ex-deputado é apontado como o autor dos disparos que mataram Rosalina Ribeiro. O Brasil quer a prisão preventiva de Duarte Lima e já pediu à Interpol para pôr o nome na lista dos procurados internacionais. Isto apesar de não haver acordo de extradição entre Portugal e Brasil.

Germano Marques da Silva, advogado do antigo ministro de Cavaco Silva, não quis fazer comentários a esta notícia por não ter sido ainda notificado.

Duarte Lima era advogado de Rosalina e foi das últimas pessoas conhecidas a vê-la com vida, antes do homicídio ocorrido no dia 7 de Dezembro de 2009, em Saquarema, na região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro.

A antiga secretária do empresário português Lúcio Tomé Feteira, falecido em 2000, estava a disputar na Justiça brasileira com a filha do empresário uma herança

Link to comment
Share on other sites

Ontem vi uma coisa que me deixou com vontade de fazer um facepalm à TV.

Então a sic faz uma reportagem sobre o local onde se deu o assassínio, onde indica que acontecera num vasto descampado onde a casa mais próxima (tb ela isolada de tudo) ficava a 150 metros, entrevista a residente dessa casa e esconde a cara dela? Para quê? Então se a mulher vivia na única casa das imediações, que diferença faz?

Há coisas que enfim... :facepalm:

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente custa-me a crer que o gajo tenha disparado pessoalmente a velha, agora que sabe muito mais do que diz e andou lá metido em esquemas e roubou uns milhares disso não tenho dúvidas.

Link to comment
Share on other sites

Amigo de Duarte Lima diz que advogado não quer entregar-se às autoridades brasileiras

Duarte Lima já contava vir a ser acusado pela morte de Rosalina Ribeiro e não tem intenções de ir ao Brasil na eventualidade de vir a ser julgado naquele País. A confissão foi feita a semana passada num encontro entre o ex-deputado e o presidente da Associação Portuguesa Contra a Leucemia, Manuel Abecassis, à qual Duarte Lima pertence.

A reunião era para tratar de assuntos da associação mas teve lugar no apartamento de Duarte Lima na quarta-feira da semana passada.

A meio da conversa, o caso da morte de Rosalina Ribeiro acabou por vir à baila.

A conversa terá ido mais longe sobre a possibilidade de Duarte Lima se entregar às autoridades brasileiras na eventualidade de um julgamento.

Manuel Abecassis chefiou a equipa que fez o transplante de medula a Duarte Lima, que haveria de lhe salvar a vida.

Da relação médico-paciente nasceu a amizade.

Duarte Lima foi um dos grandes responsáveis pelo crescimento do banco de dadores de medula óssea em Portugal.

Manuel Abecassis não acredita por isso que um homem que tanto se dedicou à vida possa ter matado.

SIC

Link to comment
Share on other sites

ng1692267.jpg?type=big&pos=0

Duarte Lima pôs à venda mansão na Quinta do Lago

Duarte Lima possui uma moradia na Quinta do Lago - no concelho de Loulé -, que havia adquirido por um montante aproximado àquele que fora, alegadamente, desviado das contas de Rosalina para as suas: cinco milhões de euros.

Mas, segundo informações a que o DN teve acesso, o imóvel já terá sido colocado à venda por cerca de 8 milhões de euros. Um valor muito superior àquele por que Lima o adquiriu inicialmente.

Jornal de Notícias

BPN emprestou 6,8 milhões a Duarte Lima

A conta-corrente para comprar obras de arte terá sido concedida ao ex-deputado por Oliveira e Costa.

De acordo com o "Correio da Manhã", o BPN concedeu a Duarte Lima, entre 2001 e 2005, créditos no valor de 6,8 milhões de euros. No final de 2005, o antigo deputado terá saldado de um só vez um milhão de euros. Ainda segundo o mesmo jornal, Duarte Lima paga actualmente uma prestação mensal de 120 mil euros/mês.

Jornal de Notícias

Link to comment
Share on other sites

Advogado português acusado de homicídio

Duarte Lima é procurado pela Interpol

O advogado Duarte Lima está a ser procurado oficialmente pela Interpol, avançou hoje a RTP. O mandado de captura já chegou às polícias dos vários países, apesar de ainda não ser oficial.

O ex-deputado do PSD é acusado da autoria do homicídio de Rosalina Ribeiro, no Brasil. O pedido do mandado foi feito pela procuradora brasileira Gabriela de Aguillar Lima e foi deferido por um juiz, adiantou nesta segunda-feira a RTP.

Desde quinta-feira da semana passada que o Ministério Público pediu a prisão preventiva de Domingos Duarte Lima pelo homicídio da viúva de Lúcio Tomé Feteira, um industrial português que morreu no ano 2000 quando vivia no Brasil e deixou uma fortuna de, pelo menos, 41 milhões de euros em várias contas bancárias partilhadas com Rosalina Ribeiro.

A portuguesa, que continuou a viver no Brasil, tentou manter a herança a salvo, transferindo montantes para outras contas e contas de terceiros. Segundo a acusação, Duarte Lima recebeu cinco milhões e 200 mil euros numa conta suíça. A filha de Feteira denunciou a fraude e Lima tentou pressionar a viúva para ficar isento do crime, sem sucesso, ainda segundo a acusação.

A 7 de Dezembro de 2009 Rosalina Ribeiro, então com 74 anos de idade, foi morta a tiro a 100 quilómetros do Rio de Janeiro. Durante meses a Polícia Civil do Rio investigou o caso. No relatório de mais de 1000 páginas que enviou para o Ministério Público, e que motivou o pedido de prisão, lista as provas contra o advogado.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.