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McNamara e a Nazaré candidatos a prémio para a maior onda


panayotopoulos
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McNamara e a Nazaré candidatos a prémio para a maior onda

Portugal entrou no roteiro mundial do surf de ondas grandes. Foi anunciado que o surfista havaiano Garrett McNamara é um dos nove candidatos ao prémio de maior onda do ano. McNamara brilhou numa onda surfada na Nazaré, Praia do Norte, no passado dia 17.

O surfista norte-americano apanhou a vaga, que o candidata aos Billabong XXL Global Big Wawe Awards 2012, considerados os Óscares desta variante radical do surf. na modalidade de tow-in (ou seja, entrando na onda rebocado por uma moto de água, na altura conduzida pelo também norte-americano JC Macias), a única forma de ganhar velocidade suficiente para enfrentar estes monstros e escapar com vida.

É a primeira vez que uma onda portuguesa aparece na lista destes galardões mundiais, cuja cerimónia está marcada para Março do próximo ano. A foto tirada pelo português Wilson Ribeiro já está no site do evento (veja aqui) e mostra uma parede de água que a assessoria de imprensa do projecto ZON North Canyon Show 2011, a decorrer até final de Novembro, estimou em “cerca de 20 metros”. Vale a pena compará-la com as restantes candidatas...

Garrett McNamara chegou à Nazaré no Outono do ano passado para explorar e divulgar as ondas gigantes da Praia do Norte, um fenómeno que deve a sua existência (e consistência) a um acidente geográfico único na Europa: o canhão da Nazaré, um desfiladeiro profundo com 170 quilómetros de comprimento e que mergulha até aos 5000 metros de profundidade. A massa de água contida neste precipício desemboca mesmo em frente à Paria do Norte, criando uma ondulação impressionante. Este ano, o havaiano regressou, para nova investida. E já prometeu repetir em 2012.

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nice...

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A praia da Nazaré até que é porreira. Pena é que a água esteja sempre gelada, imo, mas isso sou eu, que só molho os tomates no mar para a direita ou Sul de Tavira, apenas...

Edited by camurso_
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  • 2 weeks later...

Só mesmo para o Camurso é que é uma operação ao nível do Einstein.

Quando quiseres, o camurso dá-te umas aulas de física que pode não ser um Einstein, mas ainda percebe algumas coisas... <_<

Um gajo não pode mostrar a parte fraca e ter um lapso de memória... Mal vi a foto do Nazgulled fiz logo um self-"DOUGH!"

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Só mesmo para o Camurso é que é uma operação ao nível do Einstein.

Quando quiseres, o camurso dá-te umas aulas de física que pode não ser um Einstein, mas ainda percebe algumas coisas... dry.png

Um gajo não pode mostrar a parte fraca e ter um lapso de memória... Mal vi a foto do Nazgulled fiz logo um self-"DOUGH!"

Já sabes como é.. Estamos aqui para ajudar.

:rezingao:

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  • 5 months later...

Praia da Nazaré recebe "Óscar" de maior onda do ano

A praia do Norte saltou para a ribalta com o vídeo do surfista Garret McNamara, que surfou uma onda com cerca de 30 metros.

A Praia do Norte, na Nazaré, foi hoje galardoada com o prémio de Maior Onda Surfada do Ano, do Billabong XXl Big Wave Awards, uma espécie de óscares do surf.

Na gala desta madrugada, que decorreu no Grove Theater de Anaheim, no Canadá, a organização distinguiu a onda surfada por Garret McNamara, numa iniciativa de promoção à Praia do Norte, registada em vídeo pelo norte-americano.

Em inícios de novembro do ano passado, McNamara surfou numa onda estimada em cerca de 30 metros, o equivalente a um prédio de dez andares.

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  • 4 months later...

Bom, como n há tópico para o surf, aqui vai:

Estreia de 'surfistas' nos anos 20 do século passado

O filme foi gravado em 1927 e mostra um grupo de homens a praticar 'bellyboard', primeira versão do 'bodyboard', numa praia em Leça da Palmeira. É o mais antigo do género na Europa.

Um documentário exibido há sete anos no Museu de Serralves e em 2011 durante as celebrações das Festas do Senhor de Matosinhos, continha um excerto só agora descoberto e que revela a existência dos primeiros surfistas em praias portuguesas.

Este pormenor foi descoberto pelo escritor José Carlos Soares, segundo revelou a revista "Up", da TAP.

O excerto, tal como o documentário, foi filmado em 1927 pelos Serviços Cinematográficos do Exército, na Praia dos Ingleses, em Leça da Palmeira.

Trata-se de um grupo de homens a praticar bellyboard, a primeira versão do que se conhece hoje como bodyboard.

Aspectos de Leça da Palmeira, Matosinhos e Leixões é o titulo do documentário original que se encontra no Arquivo Nacional de Imagens em Movimento, em Bucelas, e pode ser visto, na íntegra, no sítio da Cinemateca Portuguesa . A filmagem na praia pode ser vista aos 3m29s.

O gabinete de relações públicas da Cinemateca disse ao Expresso que circula no youtube o excerto do vídeo, mas que se trata de uma montagem dos sucessivos 28 segundos de filme, totalizando um vídeo de três minutos.

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  • 3 weeks later...

Surfistas que visitem Portugal e não encontrem boas ondas podem voltar de borla

Até Dezembro, os surfistas estrangeiros que visitem Portugal e não encontrem boas ondas podem voltar de borla. O Turismo de Portugal vai oferecer viagens aos turistas que “por qualquer razão misteriosa” não encontrem ondas para surfar nas praias portuguesas.

Aproveitando a edição do Rip Curl Pro, que acabou na sexta-feira e levou a Peniche milhares de pessoas, o Turismo de Portugal lança a campanha em jeito de desafio. Os turistas que venham a Portugal para surfar e não encontrem ondas com mais de meio metro, durante três dias seguidos e em qualquer uma das 28 praias pré-seleccionadas, podem reclamar um bilhete de regresso de graça.

Mas não é só. Os candidatos têm de ficar pelo menos quatro dias no país, e a ausência de ondas tem de ser documentada com fotos ou vídeos, por exemplo. Quem conseguir provar, ganha um bilhete de avião para regressar a Portugal e tem estadia paga no mesmo hotel onde ficar alojado da primeira vez (no valor máximo de 750 euros). O prémio está limitado aos primeiros 20 que conseguirem cumprir todos os critérios.

Os pormenores da campanha “Our deal: no waves, come back for free” (“A nossa proposta: se não houver ondas, volta de borla”) estão disponíveis no site da iniciativa “Riding the Portuguese Waves”, que inclui ainda vídeos de surfistas internacionais a deslizarem nas ondas portuguesas e informações sobre os melhores “spots” de surf na costa nacional e até uma lista de hotéis.

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Lá em Peniche foi muito complicado conseguirem ondas para fazer o campeonato, eu estive lá no fim de semana 5/7 e aquilo parecia uma piscina.

Só conseguiram começar 3 ou 4 dias depois do previsto (dia 10) e acabar ontem.

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  • 3 months later...

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