Jump to content

Ajuda: VW Golf 1.6tdi Highline (caixa manual)


fuckallyoubitches2003
 Share

Recommended Posts

Ora bem, tenho um familiar que vai ter um carro da empresa. Colocadas as opções em cima da mesa, a mais interessante é um VW Golf 1.6tdi Highline.

A minha única dúvida é com a agradabilidade do motor em causa, com a caixa manual de 5v!!

Alguém que tenha este modelo/motor que me possa dar uma ajuda? Já ouvi dizer que que a DSG7 melhora muito o comportamento (o que indicia que sem ela é bem mais fraco) mas tenho quase a certeza que não pode escolher este modelo com DSG.

A ajuda é bem vinda.

Link to comment
Share on other sites

A caixa DSG para mim é obrigatória na compra de qualquer carro novo do grupo VAG. O carro fica mais agradável e engraçado de se conduzir, mas não me parece que esse motor preciso muito disso porque não é potente por aí alem.

Mas isto sou eu que ainda hoje dou com a cabeça na parede por o meu Leon não ter DSG... :facepalm:

De qualquer forma é um bom carro.

Link to comment
Share on other sites

Num carro de 110cv ter 5 velocidades em vez de 6, só é relevante se o escalonamento de caixa for mau.

O que não é o caso desse carro, na empresa havia um Megane SW que foi roubado, a pessoa que andava com ele, anda agora com uma Golf SW com esse motor, ao inicio estava com o pé atrás por causa das 5 velocidades apenas, por causa da condução e consumos, no entanto não notou diferenças para os consumos e condução da Megane, que tinha 6 velocidades.

Mas como sempre... nada como experimentar ;)

Quanto à DSG... é bonito, mas é caro... e a meu ver, em carros com estes motores torna-se ainda menos útil.

Link to comment
Share on other sites

Isso são manias. 6v melhor que 5v

As relações de caixa é que interessam para a agradabilidade de condução.

Conduzo carros com 5 e outros com 6 e a de 5 é mais agradável, não permite é tão bons consumos.

Link to comment
Share on other sites

Sim, eu não conheço o motor por isso, a questão surge mais pelo facto das caixas de 6 velocidades serem cada vez mais comuns.

A utilização vai ser maioritariamente citadina.

Bem, o test drive dirá de sua justiça. De qualquer forma, o modo com DSG não deve estar disponível, como tal também não há muito a fazer eheh.

Link to comment
Share on other sites

Sim, eu não conheço o motor por isso, a questão surge mais pelo facto das caixas de 6 velocidades serem cada vez mais comuns.

Lá por ser mais comum, Isso não quer dizer que seja bom em todos os casos ;)

Há carros com 6ª só para enfeitar...

Link to comment
Share on other sites

Sim, eu não conheço o motor por isso, a questão surge mais pelo facto das caixas de 6 velocidades serem cada vez mais comuns.

Lá por ser mais comum, Isso não quer dizer que seja bom em todos os casos wink4.gif

Há carros com 6ª só para enfeitar...

Um dos casos mais flagrantes que conheço é o Mini One D.

Link to comment
Share on other sites

Como possuidor de um Golf com dsg, embora não tenha essa motorização, ando pelo fórum golf e toda a gente diz que esse motor beneficia muito com a caixa dsg, alguns até dizem que parece outro motor visto que permite que ande sempre na faixa ideal de utilização, porque parece que é um motor algo amorfo em baixas.

Fora esse aspecto, posso dizer que a caixa dsg em tem uma grande virtude, a condução em cidade no modo auto é um descanso, nem sentes as mudanças a entrar.

Andar a brincar com as patilhas numa nacional com bom piso cheia de curvas tb é giro, mas infelizmente cada vez mais rareiam esses momentos, não só devido à crise mas tb porque convém não levar a família dentro do carro... 14.gif

Edited by gleal
Link to comment
Share on other sites

Como possuidor de um Golf com dsg, embora não tenha essa motorização, ando pelo fórum golf e toda a gente diz que esse motor beneficia muito com a caixa dsg, alguns até dizem que parece outro motor visto que permite que ande sempre na faixa ideal de utilização, porque parece que é um motor algo amorfo em baixas.

Fora esse aspecto, posso dizer que a caixa dsg em tem uma grande virtude, a condução em cidade no modo auto é um descanso, nem sentes as mudanças a entrar.

Andar a brincar com as patilhas numa nacional com bom piso cheia de curvas tb é giro, mas infelizmente cada vez mais rareiam esses momentos, não só devido à crise mas tb porque convém não levar a família dentro do carro... 14.gif

Nem mais!

Link to comment
Share on other sites

Pois...num motor de baixa potência, a 6a nem deve ser justificável num ambiente citadino (já não digo o mesmo em AE!!). O que me preocupa são alguns relatos pouco abonatórios ao comportamento do carro com a caixa manual.

De referir que há ainda a possibilidade de pôr 3.000€ (já com iva) em extras. daí que por mim, se fosse possível ter o modelo com DSG + 1.000/1.500€, se calhar essa seria uma melhor opção, não?

Link to comment
Share on other sites

Como possuidor de um Golf com dsg, embora não tenha essa motorização, ando pelo fórum golf e toda a gente diz que esse motor beneficia muito com a caixa dsg, alguns até dizem que parece outro motor visto que permite que ande sempre na faixa ideal de utilização, porque parece que é um motor algo amorfo em baixas.

Essa do "permite que ande sempre na faixa ideal de utilização" é um bocado para o irrelevante... LOL Todas as caixas permitem que se ande sempre na faixa ideal... o problema é quando não se sabe usar a caixa de mudanças e adaptar a forma como se a usa de carro para carro...

Continuo com a minha... num carro de 1200kg com 110cv, a DSG é um comodismo, que a meu ver não vale o dinheiro que custa. No teu carro, o caso já muda de figura

Sim, eu não conheço o motor por isso, a questão surge mais pelo facto das caixas de 6 velocidades serem cada vez mais comuns.

Lá por ser mais comum, Isso não quer dizer que seja bom em todos os casos wink4.gif

Há carros com 6ª só para enfeitar...

Um dos casos mais flagrantes que conheço é o Mini One D.

Acho que é bem pior a 6ª no Astra 1.3... o carro é péssimo em baixas, uma caixa de 5 velocidades, faziam um escalonamento bem mais fixe para usar em cidade... mas não... ter 6ª é fixe... :facepalm:

Edited by DAGC
Link to comment
Share on other sites

Para mim tem de ser old school (Caixas manuais). Caixas automáticas não me cativam e já as experimentei em todo o tipo de carros.

Quanto ao carro em questão não conduzi, mas o Polo com o mesmo motor mexe-se bem e acho a caixa de 5 adequada.

Link to comment
Share on other sites

Como possuidor de um Golf com dsg, embora não tenha essa motorização, ando pelo fórum golf e toda a gente diz que esse motor beneficia muito com a caixa dsg, alguns até dizem que parece outro motor visto que permite que ande sempre na faixa ideal de utilização, porque parece que é um motor algo amorfo em baixas.

Essa do "permite que ande sempre na faixa ideal de utilização" é um bocado para o irrelevante... LOL Todas as caixas permitem que se ande sempre na faixa ideal... o problema é quando não se sabe usar a caixa de mudanças e adaptar a forma como se a usa de carro para carro...

Continuo com a minha... num carro de 1200kg com 110cv, a DSG é um comodismo, que a meu ver não vale o dinheiro que custa. No teu carro, o caso já muda de figura

Eu não sou a melhor pessoa para explicar, até porquer nunca testei esse motor com dsg, mas quase toda a gente lá no fórum que experimenta o 1.6 tdi com e sem dsg diz que fica bem mais agradável de utilizar e não me parece que sejam todos nabos, talvez seja pelo escalonamento da cx manual, não sei...

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.