Jump to content

Actualizar Motherboard/BIOS


EsCk
 Share

Recommended Posts

Estou com alguns problemas no meu PC já há algum tempo.. Nas últimas semanas tive que formatar 2 vezes porque o boot simplesmente não conseguia escolher o disco correcto para arrancar. Os discos parecem estar de boa saúde.

O problema pode estar na motherboard ou na BIOS que nunca foi actualizada.. A minha board é uma Asus P5WDG2 WS Professional. Já procurei na net e encontrei alguns drivers que devem ser mais recentes - encontrei de 2008 e o computador já tem mais de 6 anos.

A questão é que não faço a menor ideia como actualizar a BIOS. Nunca fiz isso. O ficheiro que encontrei é um "P5WDG2-WS-PRO-0905.ROM".

Podem-me ajudar a actualizar isto?

Thanks in advance.

Link to comment
Share on other sites

Sim, estou em windows 7.

Esse Afudos é um programa? Experimentei googlar mas não arranjei nada decente. Só uns .exe's que ao executar abre e fecha uma janela DOS e mais nada.

Desculpa, enganei-me. Usei foi esta "ASUS Update 7.18.03"

ASUS-Update-Utility_1.png

ASUS-Update-Utility_2.png

"Update Bios from file"

Edited by loki
Link to comment
Share on other sites

Pois, já fiz isso.. A BIOS actualizou.. A questão é que está com um bug ou lá o que é.. Já está assim há algum tempo e eu esperava que ao actualizar corrigisse, mas não..

Está assim:

DSC_0064.jpg

Está a cortar nos lados, não sei porquê.. Não consigo ler bem algumas opções na BIOS sequer. Soluções? Dentro do ambiente do Windows está tudo ok.

Edited by EsCk
Link to comment
Share on other sites

Ajuste automático não deverá ser,

isto porque o monitor é Widescreen e a imagem não está a ser corada pelo monitor, mas sim na origem.

Quando dizes que "está assim há algum tempo", coincide por exemplo com a compra de uma placa gráfica?

Link to comment
Share on other sites

Nop.. Se bem me lembro, coincide com uma coisa estranha que foi a instalação da demo do Mafia 2 via Steam. O PC fez reboot depois de instalar a demo e a BIOS começou a aparecer assim.

Se fizer o ajuste do monitor, sim, o ambiente da BIOS fica direito, mas as barras continuam lá.

Link to comment
Share on other sites

se funcionou bem durante muito tempo e deixou de funcionar diria que a probabilidade de ser da bios é quase nula

tens tido erros de nvram? isso alguma vez acusou bios corrompida ou assim?

de qualquer forma nao perdes nada em actualizar e/ou fazer um clear cmos

Link to comment
Share on other sites

Sim, a BIOS já está actualizada para a versão mais recente que encontrei.

Não me pareceu que tivesse corrigido o problema do boot :(

Às vezes o Windows não arranca e as boot priorities ficam trocadas. O que me aconteceu ontem foi ficar com o boot corrompido, a dizer que faltava um ficheiro "boot.msi" ou algo do género. Tive que formatar.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.