Jump to content

Solução de Aquecimento Económica


systemoff
 Share

Recommended Posts

No ano passado resolvi meter daqueles aquecedores todos xpto que gastam pouco e que vão recuperando o calor e mais umas cenas dessas. Passei a pagar o triplo de electricidade. No meu quarto deixei logo de usar, só um termo-ventilador quando está mesmo um briol do pior.

Link to comment
Share on other sites

@systemoff

A medida mais económica passa por calafetares as portas e janelas com qq coisa tipo o tesamoll. Vê aqui: http://www.tesa.pt/c...o,449649,1.html

Para a caixa de estores, já vai exigir um bocado mais de bricolage, mas podes usar poliestireno extrudido (roofmate, woodmate, etc), cortado à medida para isolar toda a caixa e também para tapar a fenda por onde passa o ar. Atenção, que tens de deixar sempre uma folga para o estore funcionar como deve ser.

O que convinha mesmo era mudares a caixilharia para uma coisa como deve ser, de modo a garantir estanquidade e meteres uns vidros duplos por causa das perdas térmicas. Também podias considerar ter os estores por dentro.

De qq modo, esta é a opção mais económica e prática. Se depois de fazeres isto não sentires diferenças, é porque tens que investir um bocado mais.

Andares com aquecedores a tentar remendar, não te vai dar resultados suficientes ou económicos.

Desde que meta aluminio com rotura térmica até pode meter vidro simples ! Vidro duplo se não for acompanhado por um aluminio em condições é desperdicio de dinheiro!

Quanto aos estores, mete uma janela pelo lado de fora do estore basta ser em vidro simples e podes considerar aí uns 100/150€ / m2 !

Link to comment
Share on other sites

Também podias considerar ter os estores por dentro.

Pois, isto foi o que me aconselharam, mas não sei até que ponto isto é praticavel num predio.

Tenho vidros dulpos mas a caixilharia é do piorio...

Obrigado pelas dicas ;)

Desde que meta aluminio com rotura térmica até pode meter vidro simples ! Vidro duplo se não for acompanhado por um aluminio em condições é desperdicio de dinheiro!

Quanto aos estores, mete uma janela pelo lado de fora do estore basta ser em vidro simples e podes considerar aí uns 100/150€ / m2 !

hum...então foi para isso que uns vizinhos meus fizeram isso ha tempos... shy2.gif

Link to comment
Share on other sites

Acho que convinha resolveres primeiro problemas estruturais, e com efeitos a longo - prazo - nomeadamente, melhor isolamento da casa - portas, estores, vidros, ou mesmos considerares um revestimento com cortiça... se dps disso tudo ainda achasses que a variação térmica anual é insustentável, então poderás depois pensar numa solução suplementar... mas eu sugeria mesmo resolveres o problema a fundo, ao invés de te contentares com uma solução para o curto prazo, que pode não sair assim tão barata quanto isso...

Link to comment
Share on other sites

Meu caro Heritage, para efeitos de certificação energética, RSECE/RCCTE (ver decretos 78, 79 e 80), Adene e afins, a figura que colocou trata-se de uma protecção interior do tipo veneziana metálica.

Passe bem. :-..

Link to comment
Share on other sites

A melhor solução para aquecimento nestes tempos de crise é o sexo.

Não tenho solução para o aquecimento do quarto da "piquena", mas no meu quarto, quando eu e a "minha maria" queremos, o que não falta é calor.

Link to comment
Share on other sites

A melhor solução para aquecimento nestes tempos de crise é o sexo.

Não tenho solução para o aquecimento do quarto da "piquena", mas no meu quarto, quando eu e a "minha maria" queremos, o que não falta é calor.

Se leste o que escrevi no post inicial nunca referi a necessidade de aquecimento para o meu quarto... <_<

:P

Link to comment
Share on other sites

Agora a sério.

Por acaso tenho a sorte de morar num apartamento bem ameno, sem necessidade, quer de arrefecimento no Verão, quer de aquecimento no Inverno. Está claro que no Inverno não se consegue andar em tronco nu dentro de casa, mas aguenta-se bem.

Já o meu irmão mais novo teve menos sorte e, inicialmente, optou por aquele sistema eléctrico que aquece o chão das divisões da casa. Só que a conta da electricidade era proibitiva.

Recentemente comprou um forno de aquecimento com pellets e está muito satisfeito com aquilo. O consumo daquilo é bastante em conta e o efeito provocado pela ventilação do calor nota-se ao fim de 1 hora. Como são fornos com programador, permite programar o sistema para arrancar 1 hora antes de chegar a casa.

Link to comment
Share on other sites

forno de aquecimento com pellets ? Isso não precisa de exaustão?

Sim. O forno normalmente fica encostado à parede com uma saída de fumos para o exterior através de uma chaminé. Na prática, fazem um buraco na parede para o exterior.

Mas como a combustão é lenta, não vês fumo a sair.

Link to comment
Share on other sites

Meu caro Heritage, para efeitos de certificação energética, RSECE/RCCTE (ver decretos 78, 79 e 80), Adene e afins, a figura que colocou trata-se de uma protecção interior do tipo veneziana metálica.

Passe bem. 14.gif

Estore, veneziana ou persiana é a mesma merda...

O nome é comum a todos os exemplos que foram mencionados. A definição de estores é mais utilizada para distinguir os elementos deste tipo que ficam de fora da janela. Dentro de casa ninguém chama estore a uma persiana...

Isto é normalmente o que se chama de pesiana, por exemplo:

http://cortinasepers...otos-e-modelos/

Por exemplo numa casa de banho, algumas pessoas juram que têm lá um lavatório, outras teimam que o que têm é uma pia... Ou há aqueles que jogam à bola de ténis, outros que gostam mais de usar sapatilhas, etc, etc...

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

tapem as janelas com tijolos e está o problema resolvido

este janeiro os meus pais meteram em casa um recuperador na lareira, ficou tudo a volta de 1700€, tem uma potência de 32mil kilocalorias.

aquilo está ligado para os radiadores do aquecimento central a gasóleo mas funciona independentemente.

confesso que aquilo me surpreendeu, gasta pouca lenha e aquilo mantêm uma temperatura constante quando ligado há volta de 24/25graus na casa toda, claro que pode ficar ainda mais quente, depende de como se controla o bixo.

o único inconveniente é não dar para ser programado lol

os meus pais costumam ligar aquilo por volta das 17.30 até ás 23h e aquilo gasta umas 20cavacas durante esse tempo, agora depende de como se regulam as entradas de ar, escusado será dizer que ando em casa de calções e manga curta e durante a noite durmia sp de pijama de verão.

tem um custo inicial elevado mas penso que a longo prazo compensa, pode também ser acrescentado um cilindro para as águas quentes se não estou em erro

e chega por hoje

Link to comment
Share on other sites

:facepalm:

Em termos exteriores, as persianas têm réguas que são reguláveis. Abertas ou fechadas.

Os estores venezianos têm lâminas. (estes são os mais comuns e denominados simplesmente por estores e é disso que estamos a falar).

Os estores, mesmo só estores, são lonas ou peliculas que se abrem ou fecham.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.