Jump to content

Solução de Aquecimento Económica


systemoff
 Share

Recommended Posts

Boas pessoal,

Com o aumento do Iva na electricidade e gás ando a ver se encontro a melhor solução para um aquecimento económico.

Não tenho aquecimento central nem ar condicionado, a unica coisa é lareira na sala, a qual estava este a ano a pensar usar diariamente em em vez do aquecedor (ventilador) habitual. Ainda assim por aqui a lenha é cara, a volta dos 150€/ton, não sei se compensará...

Além da sala só necessito de aquecimento para o quarto do meu filho, tenho lá um aquecedor a óleo mas gasta um bocado...

Que modelos ou tipos de aquecimento mais economicos conhcem/usam?

Link to comment
Share on other sites

Em casa dos meus pais tenho aquecimento central a gasóleo que não é definitivamente a melhor solução. Mas a forma de manter a coisa minimamente mais económica é ter uns painéis fotovoltaicos a ajudar. Mesmo de inverno dá para uns banhos.

E como o Spak disse ter as janelas bem isoladas, paredes com isolamento térmico. E na divisão onde vai estar o termostato, além de convir não ser muito grande, manter sempre as portas fechadas.

Edited by X-static
Link to comment
Share on other sites

Sim, o isolamento foi a minha primeira preocupação, mas a casa é muito fria, é um rc, com terraço. Além do mais ha um poblema que ainda não percebi como resolver, o vento de que entra pela abertura da roldana dos estores...

Edited by systemoff
Link to comment
Share on other sites

Graças a Deus que não tenho esse problema... A minha casa é um forno 365 dias por semana, mesmo morando perto do mar e com toda a humidade presente...

Tenho uma lareira que está lá apenas por decoração... Aquilo parece um cemitério, com tanta vela de cor junta... :D

Edited by camurso_
Link to comment
Share on other sites

Se não tiveres uma boa caixilharia e vidros não gastes dinheiro porque será em vão !

Não tenho...mas preciso de aquecimento na mesma. lol

Então arranja aquecedores a óleo porque todas as outras soluções são caras e a tua casa não está preparada para elas.

Link to comment
Share on other sites

Em minha casa no verão é um calor do crl, no inverno é mto frio. Apesar de ter aquecimento central, e serem 3 pisos, nunca o usei, nem sei se funciona, lol, pois o que uso é o recuperador de calor, uma vez que tenho saídas de ar para aproveitamento. A lenha no meu caso nao é problema pois tenho quem me arranje e da boa, isto é, sobreiro. Para mim foi a melhor e mais económica solução que encontrei.

Obviamente que a calaftagem é obrigatória, bem como, no meu caso, caixilharia dupla.

B)

Link to comment
Share on other sites

Na minha casa de Lisboa não tenho necessidade de grandes aquecimentos. Mas tenho outra casa para a zona da Serra do Açor e nessa já tivémos o cuidado de colocar aluminio com rotura térmica e vidro duplo adequado, desta forma não entra frio nem sai calor! Para o aquecimento propriamente dito temos Aquecimento Central que nos quartos é mais que suficiente só na sala devido à dimensão e altura é que colocámos um aquecedor a óleo!

Link to comment
Share on other sites

Graças a Deus que não tenho esse problema... A minha casa é um forno 365 dias por semana, mesmo morando perto do mar e com toda a humidade presente...

Tenho uma lareira que está lá apenas por decoração... Aquilo parece um cemitério, com tanta vela de cor junta... biggrin.png

O Planeta onde vives, dá uma volta bem rápida ao Sol.

Link to comment
Share on other sites

Cá em casa o aquecimento no inverno é nos cobertores...

O escritório está sempre quente por causa do Desktop que incrível que pareça aquece o suficiente para estar agradável.

A cozinha, hora de almoçar ou jantar, com os cozinhados também aquece... Quartos é para dormir, na sala há um edredão pronto para quem lá for, que é o sitio mais frio da casa...

Sem bons isolamentos, qualquer equipamento de aquecimento é desperdício de dinheiro...

Link to comment
Share on other sites

Boas pessoal,

Com o aumento do Iva na electricidade e gás ando a ver se encontro a melhor solução para um aquecimento económico.

Não tenho aquecimento central nem ar condicionado, a unica coisa é lareira na sala, a qual estava este a ano a pensar usar diariamente em em vez do aquecedor (ventilador) habitual. Ainda assim por aqui a lenha é cara, a volta dos 150€/ton, não sei se compensará...

Além da sala só necessito de aquecimento para o quarto do meu filho, tenho lá um aquecedor a óleo mas gasta um bocado...

Que modelos ou tipos de aquecimento mais economicos conhcem/usam?

http://www.inmetro.gov.br/consumidor/tabelas.asp

É brazuka, mas pode servir bem como comparação. Eu tenho ideia dos aquecedores fluorscentes serem dos mais económicos. Investiga essa hipótese e dá uma olhadela aos consumos dos equipamentos no link que pus.

Link to comment
Share on other sites

Graças a Deus que não tenho esse problema... A minha casa é um forno 365 dias por semana, mesmo morando perto do mar e com toda a humidade presente...

Tenho uma lareira que está lá apenas por decoração... Aquilo parece um cemitério, com tanta vela de cor junta... biggrin.png

O Planeta onde vives, dá uma volta bem rápida ao Sol.

rofl.gifrofl.gifrofl.gif

Link to comment
Share on other sites

Eu pessoalmente passo muito bem com o frio. Até o ano passado tava num rés-do-chão e ter a casa fresquinha no Verão era muito bom. Mas pronto, com crianças é outra coisa.

Pois, é mais por isso, eu ate prefiro frio a calor, e de Verão não tenho necessidade de arrefecimento porque é sempre fresca

Boas pessoal,

Com o aumento do Iva na electricidade e gás ando a ver se encontro a melhor solução para um aquecimento económico.

Não tenho aquecimento central nem ar condicionado, a unica coisa é lareira na sala, a qual estava este a ano a pensar usar diariamente em em vez do aquecedor (ventilador) habitual. Ainda assim por aqui a lenha é cara, a volta dos 150€/ton, não sei se compensará...

Além da sala só necessito de aquecimento para o quarto do meu filho, tenho lá um aquecedor a óleo mas gasta um bocado...

Que modelos ou tipos de aquecimento mais economicos conhcem/usam?

http://www.inmetro.g...dor/tabelas.asp

É brazuka, mas pode servir bem como comparação. Eu tenho ideia dos aquecedores fluorscentes serem dos mais económicos. Investiga essa hipótese e dá uma olhadela aos consumos dos equipamentos no link que pus.

Vou ver :y:

Link to comment
Share on other sites

Graças a Deus que não tenho esse problema... A minha casa é um forno 365 dias por semana, mesmo morando perto do mar e com toda a humidade presente...

Tenho uma lareira que está lá apenas por decoração... Aquilo parece um cemitério, com tanta vela de cor junta... biggrin.png

O Planeta onde vives, dá uma volta bem rápida ao Sol.

LOL

Link to comment
Share on other sites

Graças a Deus que não tenho esse problema... A minha casa é um forno 365 dias por semana, mesmo morando perto do mar e com toda a humidade presente...

Tenho uma lareira que está lá apenas por decoração... Aquilo parece um cemitério, com tanta vela de cor junta... biggrin.png

O Planeta onde vives, dá uma volta bem rápida ao Sol.

Fail!

O planeta onde vivo gira muito mais depressa que o teu! :trollface:

É do tabaco que fumo!

Link to comment
Share on other sites

Sim, o isolamento foi a minha primeira preocupação, mas a casa é muito fria, é um rc, com terraço. Além do mais ha um poblema que ainda não percebi como resolver, o vento de que entra pela abertura da roldana dos estores...

Tenho exactamente o mesmo problema! Se calhar ainda somos vizinhos!

Link to comment
Share on other sites

Sim, o isolamento foi a minha primeira preocupação, mas a casa é muito fria, é um rc, com terraço. Além do mais ha um poblema que ainda não percebi como resolver, o vento de que entra pela abertura da roldana dos estores...

Tenho exactamente o mesmo problema! Se calhar ainda somos vizinhos!

Sim, só em SD Rana entra vento por aí <_<

:P

Link to comment
Share on other sites

@systemoff

A medida mais económica passa por calafetares as portas e janelas com qq coisa tipo o tesamoll. Vê aqui: http://www.tesa.pt/consumer/energy_saving/step_by_step/calafetar-com-tesamoll--passo-a-passo,449649,1.html

Para a caixa de estores, já vai exigir um bocado mais de bricolage, mas podes usar poliestireno extrudido (roofmate, woodmate, etc), cortado à medida para isolar toda a caixa e também para tapar a fenda por onde passa o ar. Atenção, que tens de deixar sempre uma folga para o estore funcionar como deve ser.

O que convinha mesmo era mudares a caixilharia para uma coisa como deve ser, de modo a garantir estanquidade e meteres uns vidros duplos por causa das perdas térmicas. Também podias considerar ter os estores por dentro.

De qq modo, esta é a opção mais económica e prática. Se depois de fazeres isto não sentires diferenças, é porque tens que investir um bocado mais.

Andares com aquecedores a tentar remendar, não te vai dar resultados suficientes ou económicos.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.