Jump to content

AI pede que Canadá prenda e processe Bush


Pai
 Share

Recommended Posts

A AI (Amnistia Internacional) pediu hoje que as autoridades canadianas prendam e processem o ex-presidente americano George W. Bush durante a sua visita ao Canadá, prevista para 20 de outubro, acusando-o de vários crimes, entre os quais tortura.

O pedido consta de um memorando enviado pela organização humanitária internacional às autoridades canadianas a 21 de setembro, disse a AI em comunicado.

«O Canadá é obrigado, pelas suas obrigações internacionais, a prender e processar o ex-presidente Bush pela sua responsabilidade nos crimes contra o direito internacional, entre os quais a tortura», declarou Susan Lee, diretora da organização para a América.

«Como as autoridades dos Estados Unidos não citaram, até agora, Bush perante a Justiça, a comunidade internacional deve intervir. Se o Canadá se abstiver de atuar durante a sua visita, isso continuará a ser uma violação da Convenção das Nações Unidas contra a tortura e será uma manifestação de desrespeito pelos direitos humanos», acrescentou.

As acusações da AI referem-se sobertudo ao programa secreto da CIA (serviço de inteligência americano) executado entre 2002 e 2009, que realizava contra os detidos, segundo a organização, «tortura e outros tratamentos cruéis, desumanos e degradantes, bem como desaparecimentos forçados».

Durante o seu mandato, afirma a AI, Bush autorizou «técnicas reforçadas de interrogatório», entre as quais a simulação de afogamento.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.