Jump to content

CyanogenMod 7.1 foi lançado, baseado no Android 2.3.7


royaltartufo
 Share

Recommended Posts

A comunidade CyanogenMod lançou ontem a versão 7.1, baseada no AOSP na versão 2.3.7.

Tal como já referimos, a comunidade CyanogenMod modifica e melhora o software de dispositivos Android de forma a que o utilizador tire o máximo partido do seu terminal. Relativamente à anterior versão 7 (2.3.3), esta versão 7.1 adicionou suporte a mais 39 modelos, totalizando assim 68 modelos de smartphones e tablets suportados.

cyanogenmod_7.1.jpg

Já é do conhecimento geral que os fabricantes de terminais Android, com excepção para os modelos Nexus suportados directamente pela Google, lançam actualizações muito tardias para os seus modelos. Aparentemente, o motivo dever-se-á a questões de marketing e gestão de recursos pois, uma vez o suporte terminado, o utilizador tenderá a adquirir um novo dispositivo já actualizado.

As operadoras, com os contratos de venda que fazem com os fabricantes, são também um entrave adicional (e por vezes o pior) pois a inclusão da sua “tralha” nesses terminais atrasa acentuadamente o lançamento de novas versões, piorando ainda mais o panorama.

É aí que entra a comunidade. A mais conhecida e organizada, a CyanogenMod, continua a surpreender e disponibiliza a versão 2.3.7 (oficialmente lançada para o Nexus S 4G a 19 de Setembro) com a adição do “toque CyanogenMod”. Esse “toque” inclui várias modificações como melhorias de aspecto, optimização do desempenho, novas funcionalidades, um enorme leque de personalizações e, claro, um suporte “garantido”, algo que um fabricante para o qual pagamos não é capaz de o fazer de forma competente e razoável. Relembro que, para a nova versão Ice Cream Sandwich (a lançar) é suposto haver um suporte “obrigatório” dos fabricantes por um período mínimo de 18 meses, disse a Google.

Uma das funcionalidades mais interessantes, que vem de certa forma colmatar um problema inerente ao Android Market, é a possibilidade de seleccionar permissões em cada uma das aplicações, permitindo assim deixar os utilizadores mais descansados mesmo na utilização de aplicações mais suspeitas. Por exemplo, não fará sentido a instalação de um wallpaper necessitar de permissão para ler informações pessoais ou uma calculadora necessitar de permissão para gravar áudio. Então, bastará usar essa funcionalidade para restringir esse acesso. Caso seja bloqueada uma permissão determinante para o funcionamento de uma aplicação, então será provável que essa aplicação bloqueie… mas isso é apenas uma consequência da utilização de segurança adicional.

Existe ainda a hipótese de utilizar um dispositivo apontador bluetooth, como um rato, tocar para focar na aplicação câmara, e foram adicionadas novas opções no ecrã de bloqueio e vários outros melhoramentos.

O lançamento da versão estável não foi unânime e existem ainda alguns modelos com a versão no estado beta, nomeadamente o HTC Sensation, myTouch 4G Slide, HTC EVO 3D, HP TouchPad e LG Optimus 3D.

Está interessado nesta ROM melhorada? Visite o CyanogenMod e verifique se o seu Android é suportado. Se não for, não deixe de passar pelo fórum XDA-developers.

IN PPLWARE

Consultar devices compativeis

Link to comment
Share on other sites

Yep big Android barbeque

http://bigandroidbbq.com/

Os developers e os representantes oficiais juntos, gente de todo mundo, desde japoneses até americanos a ir de propósito para este evento

Vi videos aquilo deve ter sido excelente :)

Se tiverem hipótese vejam o vídeo deles no Android bbq (tem mais de uma hora trollface.gif ) os gajos são sem dúvida os lords notworthy.gif

Link?

Já meti isso num tópico qualquer, mas como estou no telemóvel não me façam andar à procura mas acho que foi no tópico dos telemóveis Android

Encontrei


Sessão de esclarecimento da team CyanogenMOD no Android Barbecue


http://qik.com/m/video/44717815?link=7a58351b
[/CODE]

Se tiverem hipótese vejam o vídeo deles no Android bbq (tem mais de uma hora trollface.gif ) os gajos são sem dúvida os lords notworthy.gif

Só é pena não trabalharem com sense

Sense = Close Source.

Culpa a HTC nesse aspecto.

Já me vens trollar também :-..

Edited by Perks
Link to comment
Share on other sites

Não sei se aqui é o melhor tópico para pedir ajuda, mas assim que sair o CM7.1 para os SE Xperia não querem (Perks??) ajudar um leigo a instalar isso? O máximo que fiz naquilo foi rootá-lo...

Link to comment
Share on other sites

Sim, mas há por aí um tutorial mais simples. Deixa procurar.

http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1201116[/CODE]

Lê isto. Parece-me ser a ROM mais indicada e acho que é oficial. Aparentemente funciona em cima do kernel da SE e não precisas de desbloquear o bootloader. Mas precisas de instalar o Clockworkmod Recovery (CWM) e já não me lembro bem como é com o bootloader bloqueado.

Já percebi que o que acabei de dizer não te diz muito :-.. mas lê o tópico e outros que estejam pinned. E podes sempre perguntar lá se é a melhor ROM.

Link to comment
Share on other sites

Já percebi que o que acabei de dizer não te diz muito 14.gif mas lê o tópico

172 páginas, tou fdd... Com um bocado de sorte ainda lá encontro pelo meio a review do Vasco...

Qual a diferença (n00b!!!) entre este CM7.1 e a ROM que indicas? Daquilo que pouco percebi, o CM7.1 é tipo actualização da bios e a ROM o novo windows xpto, right?

Link to comment
Share on other sites

Quando eu disse lê o tópico é lê o primeiro post.

A diferença é só este tar já atualizado para o Android 2.3.7. O CM7.1 é baseado de raiz na source que a Google disponibiliza para os developers. É todo o sistema operativo. Só que há sempre adaptações a fazer para cada dispositivo principalmente por causa das diferenças de hardware.

Link to comment
Share on other sites

Ok, mas então dado que a Sony Ericsson foi mãos largas e forneceu toda a info à FreeXperia, não será melhor esperar mais uns dias para que saia a CM7.1 com suporte para o X10, em vez de colocar uma ROM "não oficial"?

EDIT:

Encontrei isto, não me parece nada transcendente, se brickar chateio-te harhar.gif

EDIT2:

Afinal o link anterior não me adianta muito.

The problem is that CWM 3.x cannot be used to install that ROM, only with CWM up to 4.x.

Waiting that clockworkmod update is APP to appear Sony devices and have new CWM available.

Edited by Joca
Link to comment
Share on other sites

Não conheço muito bem o desenvolvimento das versões oficiais.

Eu pensava que o desenvolvimento no Mini Pro era semelhante ao Mini. De qualquer das formas o que eu fiz foi:

- Unlock Bootloader

- Flashar custom kernel + CMW Recovery

- Instalar ROM através do Recovery

Para o teu, vi lá roms que usam o um custom kernel por isso há de haver algo semelhante. Não tenho muito tempo para ver isso mas se ainda não te tiveres safado no fim de semana posso ver qualquer coisa.

O pessoal aí mais experiente nas roms oficiais da CM pode confirmar mas quando sair para os SE não vejo outra forma de instalar sem ter o bootloader desbloqueado.

Link to comment
Share on other sites

Ok, mas então dado que a Sony Ericsson foi mãos largas e forneceu toda a info à FreeXperia, não será melhor esperar mais uns dias para que saia a CM7.1 com suporte para o X10, em vez de colocar uma ROM "não oficial"?

EDIT:

Encontrei isto, não me parece nada transcendente, se brickar chateio-te harhar.gif

EDIT2:

Afinal o link anterior não me adianta muito.

The problem is that CWM 3.x cannot be used to install that ROM, only with CWM up to 4.x.

Waiting that clockworkmod update is APP to appear Sony devices and have new CWM available.

Olha, esbarrei agora nisto. Pode ser que ajude.

Mini review das ROMs disponíveis.

http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1301684
E um instalador do Recovery.
http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1128854[/code]

Link to comment
Share on other sites

Bom, depois de algumas cabeçadas, consegui colocar o Mini CM7Pro v17, sem ser necessário mexer no bootloader. O telemóvel parece outro, bem mais rápido, só é pena que não haja um novo kernel para suportar actualizações futuras, mas para um equipamento com dois anos também não há milagres.

Link to comment
Share on other sites

:lol:

FXP = FreeXperia. É a team que tá trabalhar no port oficial do CM7.1 e logo o kernel deles.

ANT+ é uma funcionalidade que vem em todos os Xperias, exceto o X10, e noutros telefones. Permite ligar o telefone por wireless a aparelhos de monitorização cardíaca e sensores de velocidade e cadência que suportem a tecnologia.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.