Jump to content

Monster Energy


loki
 Share

Recommended Posts

ng1667047.jpg

Refrigerante com alto teor de cafeína preocupa escola

Um refrigerante com alto teor de cafeína que se tornou moda entre alunos de uma escola em Almada está a preocupar professores e pais e é considerado um "problema de saúde pública" pelos responsáveis de saúde.

Problema tem sido acompanhado de perto pela escola

A directora da Escola Básica Integrada de Vale Rosal, na Sobreda, Ana Amaral, deu pelo problema há menos de duas semanas.

"O segurança encontrou latas deste refrigerante no chão da escola e diversos alunos a consumirem a bebida. Os efeitos foram mais visíveis entre os alunos de uma turma problemática, que andavam agitadíssimos nas aulas", disse à Lusa.

A bebida, "que é, como diz na lata, uma bebida com alto teor de cafeína, e composta por outros estimulantes, é vendida em cafés perto da escola e consumida pelos alunos sem que eles tenham consciência da composição do produto e dos seus efeitos secundários".

O refrigerante vende-se em latas de meio litro, pretas, apelativas no estilo e nos textos: "A bebida mais extreme do planeta. Os nossos laboratórios inventaram a fórmula que te proporciona uma dose dupla da nossa secreta poção energética. É simplesmente espetacular e tem duas vezes mais poder que uma bebida energética comum. Vai-te atingir com uma potência incomparável mas com um suave sabor para beber", lê-se no rótulo impresso na lata.

De acordo com a embalagem, a bebida tem uma concentração de cafeína de 32mg/100 ml de sumo. Ou seja, explicaram à Lusa as nutricionistas da delegação de saúde pública de Almada, Carla Marques e Filipa Carneiro, "níveis de cafeína superiores aos de um café".

Jornal de Notícias

facepalm.gif

Link to comment
Share on other sites

Falta o resto da notícia:

Na perspectiva das especialistas, "este é um problema de saúde pública": "Acarreta um risco enorme para populações mais jovens não esclarecidas, uma vez que as substâncias mencionadas no produto em causa não têm reconhecido qualquer efeito benéfico para a saúde, além de que todas elas têm efeitos estimulantes e, no seu conjunto, poderão formar um 'cocktail' perigoso, principalmente para as idades em questão", disseram.

A professora Ana Amaral diz que o problema tem sido acompanhado de perto pela escola, que chamou pais, alunos e comerciantes à atenção, mas considera que há mais trabalho de sensibilização a fazer porque ainda há jovens a beber o refrigerante às escondidas.

O aluno José Quaresma, de 14 anos, contou à Lusa que provou a bebida "porque toda a gente andava a bebê-la, alunos mais velhos e mais novos": "Aquilo começou a pegar moda. Disseram-me que era sumo e que dava energia. Provei e gostei", disse.

Depois, conta, sentiu-se indisposto. A professora explica que José é epiléptico e que toma medicação, o aluno acrescenta que misturou a bebida com outros refrigerantes.

De acordo com as nutricionistas, o consumo deste produto pode causar irritabilidade, náuseas, vómitos, dor abdominal, perturbações no sono, aumento da frequência cardíaca, desidratação, interferir na absorção de nutrientes para o organismo (como é o caso do ferro) e até mesmo reduzir o apetite.

Não conheço, mas deve ser algo na linha do Red Bull. É bom, mas faz mal para crl. E crianças a beber às 2 e 3 latas por dia é preocupante...

Link to comment
Share on other sites

Opá isto é ridículo. Está-se a falar de uma bebida energética como se estivesse a falar de uma droga qualquer. Isto é da total responsabilidade dos pais e de mais ninguém.

Obviamente.. estão outra vez a atacar o alvo mais fácil em vez de irem à raiz do problema.

Link to comment
Share on other sites

Adoro! biggrin.png

A concentração de cafeina é igual à do Red Bull, exactamente 32 mg/100 ml. A diferença é que o Red Bull é vendido em latas de 255 e 355 ml e o Monster vem em latas de 500 ml.

Como o café lá do trabalho é um bocado crappy, às vezes bebo isto (ou Red Bull), especialmente quando faço turnos nocturnos. Mas basta 1 lata para ficar desperto, e também não ando sempre a beber, só quando estou mesmo às cabeçadas em frente ao PC (geralmente só na 1ª ou 2ª noite, até ganhar o ritmo).

Link to comment
Share on other sites

Adoro! biggrin.png

A concentração de cafeina é igual à do Red Bull, exactamente 32 mg/100 ml. A diferença é que o Red Bull é vendido em latas de 255 e 355 ml e o Monster vem em latas de 500 ml.

Como o café lá do trabalho é um bocado crappy, às vezes bebo isto (ou Red Bull), especialmente quando faço turnos nocturnos. Mas basta 1 lata para ficar desperto, e também não ando sempre a beber, só quando estou mesmo às cabeçadas em frente ao PC (geralmente só na 1ª ou 2ª noite, até ganhar o ritmo).

O monster tem mais taurina que o redbull.

Btw isto dá jeito para as noitadas a fazer projectos e trabalhos.

Link to comment
Share on other sites

Eu dantes era todos os dias uma logo de manhã.

Não bebia mais que isso, mas confesso que era uma beca viciado. Se não bebesse um redbull logo de manhã, começava-me a fazer confusão.

Link to comment
Share on other sites

Nota-se k são crianças.

Tivessem um pingo doce por perto e enfrascavam RODEO k custa €0,50 e faz o mesmo. lol

Isto! :D

No lidl ás vezes até é 0.39€! Mas sabe um bocado demais a framboesa ...

Para mim a melhor bebida energetica é mesmo Rodeo do pingo doce e a do Minipreço.

Link to comment
Share on other sites

A popularidade das bebidas energéticas é indiscutível. Consome-se com frequência os energéticos para garantir a “energia” no trabalho após uma noite inteira de festa, ou até mesmo para ir à festa “mais animado”. São muitos os disponíveis no mercado que também auxiliam atletas a ter maior resistência, entre outras situações.

Essas bebidas são compostas por cafeína e vitaminas do Complexo B, em sua maioria, que promovem agilidade mental e maior desempenho físico. Na composição também se encontram suplementos de ervas, que ao agir com os demais ingredientes, potencializam a estimulação. Uma lata de energético pode possuir apenas uma dose de 80 mg de cafeína, o equivalente a um cafezinho, mas ao interagir com o ginseng, também presente na composição, tem seu poder aumentado.

E há a questão de que muitos ingerem grandes quantidades de energético num curto espaço de tempo, o que acaba por ser um consumo exagerado de cafeína, tornando o efeito ainda mais potente.

É ai que entram os efeitos colaterais.

Leia-se maior nervosismo, irritabilidade, aumento da pressão arterial, arritmia, dor de estômago e insônia, além de que a pessoa passará a ficar com um leve tremor nas mãos. Também há o efeito diurético, que pode levar mais rapidamente à desidratação. E é viciante.

Um dos principais ingredientes das marcas disponíveis hoje no mercado é o hidrato de carbono, ou oaçúcar. Ambos estimulantes do sistema nervoso.

Grandes quantidades de açúcar tem efeito laxante, e também podem causar uma falha súbita no níveis de energia do corpo. Quando o açúcar entra na corrente sanguínea provoca uma explosão de energia, mas quando o açúcar é “queimado”, pouco mais de meia hora depois, ocorre um choque, e a energia desaparece. Em consequência, os reflexos tornam-se lentos, há diminuição da força muscular e podem ocorrer tonturas. O desempenho do corpo cai.

As ervas presentes nestas bebidas normalmente são a sementes de guaraná e folhas de erva mate, que associadas à cafeína sintética, auxiliam na produção do efeito “bomba”, que anima no momento, mas ao longo do tempo pode explodir com o sistema imunológico de qualquer um.

E o pior é que este efeito energético nunca foi comprovado cientificamente. Não há suporte científico para a afirmação de que melhoram a resistência, ou o desempenho mental, conforme defendem muitos estudantes que recorrem ao Red Bull, por exemplo, para manter-se alertas durante os estudos.

A fórmula dos energéticos também conta com o aminoácido taurina, que é produzido naturalmente no nosso organismo. Ajuda a controlar as contrações musculares e os batimentos cardíacos. No entanto é desconhecido o efeito que tem sendo consumido em forma de aditivo. Cada lata de energético pode ter até 1000 mg de taurina.

Também se desconhece o efeito do consumo de uma dose tão elevada.

As bebidas que prometem energia não devem ser confundidas com bebidas esportivas, como o Gatorade, que são projetadas para manter o corpo hidratado durante o exercício. Estas são especialmente formuladas para manter o equilíbrio adequado de glicose e de eletrólitos de fácil absorção, fornecendo combustível para trabalhar os músculos.

Ainda há muitas incógnitas na relação entre os ingredientes de bebidas energéticas e atletismo. E até que haja base científica comprovada, o consumo de bebidas energéticas antes ou durante o exercício, por indivíduos de qualquer idade, não é recomendado.

As bebidas energéticas, no entanto, são vistas como estimulantes poderosos, que podem aumentar o desempenho atlético. Todavia, não são os recomendados para uma boa hidratação, com oferta de carboidratos, ou a quantidade adequada de cafeína para o desempenho atlético.

Fica a recomendação de que o consumo de energia de bebidas deve ser limitado a adultos, usado com cautela e consumido com moderação apenas em determinadas ocasiões.

Link to comment
Share on other sites

Sei bem disso Kinas_ shut.gif

Qaundo trabalhei na disco era ve-los a tombar que nem tordos no final da noite, com muitos exageros claro!

Uma vez a médica do INEM que lá foi buscar um esteve a falar comigo acerca dos perigos, se já bebia pouco disso, nunca mais lhe toquei. Ticking bomb...

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.