Jump to content

Meteorito sobre o ceu do Estoril


ruit
 Share

Recommended Posts

Ontem cerca das 8:45 não tenho bem a certeza) quando andava no paredão no sentido de Cascais - Lisboa, vi no céu a queda de um meteorito. Primeiro tive dúvidas se seria pois parecia um foguete de fogo de artifício com a luminosidade centrada na cabeça, mas rápidamente percebi que não podia ser 1º pela trajectória - rectilinea e descendente, 2º porque vinha da direcção do mar para terra.

O tamanho foi razoavel pois a partir de certo momento fiquei à espera que caisse mesmo e do barulho...só que a determinada altura, já baixo no horizonte desfez-se. Na altura falei com as pessoas que me acompanharam e que tb viram, hoje tive a confirmação de mais pessoas que viram. Pelo tamanho nao tem nada a ver com estrelas cadentes. Estranho ninguém ter falado nas notícias.O tempo da queda não deve ter excedido os 4 ou 5 segundos

Edited by ruit
Link to comment
Share on other sites

Se o rasto luminoso durou cerca de 4 a 5 segundos, podemos estar a falar de algo na ordem de 1 ou 2 cm de diâmetro e algumas gramas de peso, penso eu.

Por norma, a maior parte das "estrelas cadentes" não tem mais do que alguns milímetros de diâmetro e 1 ou 2 gramas de peso.

Link to comment
Share on other sites

Pelo tamanho nao tem nada a ver com estrelas cadentes.

Uma estrela cadente é um meteorito... e um meteoro.

Isto é, quando o corpo celeste alcança a nossa atmosfera chama-se meteoro. Se o objecto não se desintegrar e tocar no chão passa a ser denominado de meteorito.

Link to comment
Share on other sites

Se é um meteorito, não é uma estrela cadente tb?

E tudo a mesma coisa malta.

ja vi milhares de estrelas cadentes... (normalmente as que se vêm são a grande altitude nas camadas superiores da atmosfera) este pela dimensao visivel nao teve nada a ver!!!

Alem disso a altitude a que se viu foi baixa... só posso dizer que ficámos à espera do impacto e no ultimo momento desfez-se

Edited by ruit
Link to comment
Share on other sites

Se é um meteorito, não é uma estrela cadente tb?

E tudo a mesma coisa malta.

ja vi milhares de estrelas cadentes... este pela dimensao nao teve nada a ver!!!

E é a dimensão que dita se é um meteorito, meteoro ou estrela cadente?

Se lhe chamaste meteorito então => "estrela cadente"

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Se é um meteorito, não é uma estrela cadente tb?

E tudo a mesma coisa malta.

ja vi milhares de estrelas cadentes... este pela dimensao nao teve nada a ver!!!

E é a dimensão que dita se é um meteorito, meteoro ou estrela cadente?

meteorito = "estrela cadente"

nem vou discutir isso porque sabes perfeitamente o que estou a dizer...

Link to comment
Share on other sites

Se é um meteorito, não é uma estrela cadente tb?

E tudo a mesma coisa malta.

ja vi milhares de estrelas cadentes... este pela dimensao nao teve nada a ver!!!

E é a dimensão que dita se é um meteorito, meteoro ou estrela cadente?

meteorito = "estrela cadente"

.

Edited by ccrgs
Link to comment
Share on other sites

.

Se é um meteorito, não é uma estrela cadente tb?

E tudo a mesma coisa malta.

ja vi milhares de estrelas cadentes... este pela dimensao nao teve nada a ver!!!

E é a dimensão que dita se é um meteorito, meteoro ou estrela cadente?

meteorito = "estrela cadente"

nem vou discutir isso porque sabes perfeitamente o que estou a dizer...

Não, não sei.

Chamaste-lhe meteorito "vi no céu a queda de um meteorito"

e depois dizes que não pode ser uma estrela cadente "Pelo tamanho nao tem nada a ver com estrelas cadentes"

portanto, dizes que o fator que distingue os dois é o tamanho.

Nem o tamanho é fator que distingue nem são coisas diferentes, São a mesma coisa. Pelo menos que me lembre. E pelo que o ccrgs colocou acima, e o tiago etc etc

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Só queria saber se alguem mais tinha visto para poder determinar a direcção exacta da queda só isso... mas podem continuar a dizer que eu disse meteorito em vez de meteoro que eu nao me importo,,,Pena nao terem visto porque foi de ficar de boca aberta.

Link to comment
Share on other sites

Só queria saber se alguem mais tinha visto para poder determinar a direcção exacta da queda só isso... mas podem continuar a dizer que eu disse meteorito em vez de meteoro que eu nao me importo,,,Pena nao terem visto porque foi de ficar de boca aberta.

Meteoro é o efeito que fica aquando da entrada na atmosfera, o rasto. trollface.gif

Mais cedo ou mais tarde entenderás o que malta te estava a tentar dizer. Ainda bem que viste e gostaste. thumbsup.gif

Tal como o ccrgs disse, podia mt bem ser lixo espacial.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

  • Gizbo,
  • Google,
  • vasco gonçalves,
  • X-static,
  • Mini0n,
  • Pe10,
  • dark_shadow_rules

Oh crap... Google's watching us...

Eu não li nada e não acredito em ET's!

Edited by Gizbo
Link to comment
Share on other sites

Uma cena marada pra crl é a seguinte:

1.º Numa noite de céu estrelado, encontrem um lugar ao ar livre bem isolado da iluminação pública.

2.º Deitem-se no chão a olhar para o céu e procurem encontrar satélites artificiais.

É uma loucura do crl! Ainda há dois meses atrás fiz a experiência e, num espaço de 20 minutos, vi mais de 1 dúzia deles. São facilmente identificáveis no ar, porque são pontos de luz não intermitente a deslocarem a grande velocidade.

Link to comment
Share on other sites

Ontem cerca das 8:45 não tenho bem a certeza) quando andava no paredão no sentido de Cascais - Lisboa, vi no céu a queda de um meteorito. Primeiro tive dúvidas se seria pois parecia um foguete de fogo de artifício com a luminosidade centrada na cabeça, mas rápidamente percebi que não podia ser 1º pela trajectória - rectilinea e descendente, 2º porque vinha da direcção do mar para terra.

O tamanho foi razoavel pois a partir de certo momento fiquei à espera que caisse mesmo e do barulho...só que a determinada altura, já baixo no horizonte desfez-se. Na altura falei com as pessoas que me acompanharam e que tb viram, hoje tive a confirmação de mais pessoas que viram. Pelo tamanho nao tem nada a ver com estrelas cadentes. Estranho ninguém ter falado nas notícias.O tempo da queda não deve ter excedido os 4 ou 5 segundos

Olá, também vi o mesmo e encontrei até este fórum ao procurar na Net se mais alguém tinha visto. Para que não pense que foi o único, depois encontrei muitos outros testemunhos, deve ter sido avistado em todo o sul do país e parte do sul de Espanha, há quem tenha mesmo ouvido uma explosão como podes verificar por estes testemunhos:

http://www.meteopt.com/forum/astronomia/seguimento-astronomia-2011-a-5244-4.html#post299635

http://www.meteopt.com/forum/astronomia/seguimento-astronomia-2011-a-5244-5.htmlE

E pelo que li ali, parece que nestes dias poderão ser avistados bastantes mais, com pico no sábado à noite:

www.meteopt.com/forum/astronomia/forte-chuva-de-meteoros-dia-8-de-outubro-de-2011-a-6068.html

Link to comment
Share on other sites

o resende veio salvar-me ...afinal parece que o meteoro foi mesmo meteorito ehehehhe

Agora a sério. Amanhã dia 8 é o dia de maior probabilidade de voltarem os meteoros em grande número.

Edited by ruit
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.