Jump to content

Primavera Sound @ Porto, 2012


panayotopoulos
 Share

Recommended Posts

Primavera Sound chega ao Porto em Junho de 2012

As datas já estão definidas e são quatro dias para assinalar na agenda do próximo ano, com sublinhados e pontos de exclamação. De 7 a 10 de Junho de 2012, o Parque da Cidade, no Porto, recebe o Primavera Sound, naquela que é a primeira internacionalização do evento.

Ainda não é possível saber por que nomes aguardar até lá, mas José Barreiro, da Ritmos, adianta ao PÚBLICO que serão “entre 60 a 80 artistas”.

Barcelona é a cidade natal deste festival de música independente que se realiza, anualmente, desde 2001, nos últimos dias de Maio ou nos primeiros de Junho. A eventual parceria com a produtora do Porto tem sido alvo de especulações nos últimos meses, mas só desde há duas semanas é certo um Primavera português, que acontece dias depois do espanhol (30 de Maio a 3 de Junho).

Por ser, além de um festival, uma “marca muito forte na música”, a organização do Primavera Sound recebe ofertas de toda a Europa para que este se concretize noutras cidades. O sucesso da Ritmos - produtora responsável pela organização do Festival de Paredes de Coura - é, assim, um “orgulho muito grande”, diz José Barreiro.

Ao todo, foram necessários cerca de 18 meses de trabalho para que o Porto fosse escolhido, num processo em que a Ritmos precisou de “conciliar muitas partes”, entre as quais a Câmara Municipal do Porto. A autarquia garante o uso do Parque da Cidade e “uma verba para apoio logístico”, através da Porto Lazer. “Queremos que a câmara veja, no Primavera Sound, um evento que também vai contribuir para a melhoria do Parque da Cidade. Isso para nós é fundamental”, reitera o membro da organização.

Mil bilhetes já à venda

“O Primavera Sound decorrerá em quatro palcos e, no dia de apresentação, 7 de Junho, o conceito do festival é levado à cidade”, garante José Barreiro. “Queremos que se estenda a algumas salas e praças da cidade, bem como a alguns locais não convencionais.”

A partir desta segunda-feira vão estar à venda os primeiros mil bilhetes, a um preço de 65 euros, “para premiar aqueles que conhecem a marca Primavera Sound e são fiéis ao nome”, explica Barreiro. Mais tarde, a partir de Novembro, o preço sobe para 75 euros e, até Junho de 2012, o valor vai crescendo.

“Os parceiros do Primavera Sound viram em nós, para além da honestidade, um gosto musical semelhante. Agora é preciso pôr todo o nosso 'know-how' ao serviço do festival”, remata José Barreiro.

http://publico.pt/Cultura/primavera-sound-chega-ao-porto-em-junho-de-2012-1514837

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Björk e Yo La Tengo são os primeiros nomes para o Optimus Primavera Sound

Codeine, Neon Indian, Other Lives e Jeff Mangum são os outros nomes anunciados

Já são conhecidos os primeiros nomes para a primeira edição do festival Optimus Primavera Sound, que se realiza no Porto de 7 a 10 de Junho de 2012. Björk, Yo La Tengo, Codeine, Neon Indian, Other Lives e Jeff Mangum foram os nomes avançados esta sexta-feira pela organização.

Na sua primeira saída de Barcelona, cidade onde o festival acontece desde 2001, o Primavera vai receber a islandesa Björk, que lançou este ano o aclamado "Biophilia". Este será assim um regresso da artista a Portugal, depois de ter passado por cá em 2008 no Festival Sudoeste para apresentar o álbum "Volta" (2007). "Biophilia", que chegou às lojas em Outubro, é um álbum multimédia, que junta a música a aplicações para iPad.

Também o trio rock norte-americano Yo La Tengo está confirmado na primeira edição do Primavera. Antes de chegar ao Parque da Cidade, onde se realiza o Primavera, a banda de Ira Kaplan, Georgia Hubley e James McNew tem uma série de concertos agendados nos Estados Unidos, já esgotados.

Entre os nomes anunciados o destaque vai também para os Codeine, que anunciaram esta semana o regresso aos palcos. A banda nova-iorquina, que vai reeditar numa edição especial os seus três trabalhos, os álbuns "Frigid Stars" (1990) e "The White Birch" (1994), e o EP "Barely Real" (1992), já tem concertos marcados para o All Tomorrow's Parties em Londres e também para o Primavera Sound, em Barcelona.

Também dos Estados Unidos, vêm os Other Lives para apresentar em Portugal o seu mais recente trabalho, "Tamer Animals", editado na Europa em Agosto.

Alan Palomo, mais conhecido pelo seu projecto a solo Neon Indian, vai apresentar no Porto o sucessor do álbum de estreia "Psychic Chasms","Era Extraña", escrito e gravado em Helsínquia, na Finlândia, e que contou na produção com Dave Fridmann, conhecido por já ter trabalhado com nomes como Mogwai e Flaming Lips.

O americano Jeff Mangum, vocalista e guitarrista dos Neutral Milk Hotel e um dos fundadores da Elephant 6, vai passar por Portugal depois de uma digressão pelos Estados Unidos. Em Março o músico vai ainda ser o curador do festival britânico All Tomorrow's Parties.

Os primeiros mil bilhetes para o Optimus Primavera Sound foram postos à venda logo após o anúncio do festival a um preço especial de 65 euros e esgotaram em apenas 48 horas. Agora, até ao dia 31 de Dezembro a organização pôs à venda um número ilimitado de bilhetes gerais a 75 euros, que podem ser comprados na Ticketline, Ticketmaster, Seetickets UK, Paypale também através da página de Facebook.

Começa bem.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

The Walkmen e Shellac confirmados no Optimus Primavera Sound

Dois nomes hoje anunciados juntam-se a Björk, Yo La Tengo e Neon Indian, entre outros.

The Walkmen (na foto) e Shellac são os dois novos nomes inscritos no cartaz do festival Optimus Primavera Sound, que se realiza pela primeira vez no Porto entre os dias 7 e 10 de junho de 2012.

Também já confirmados no evento - que terá lugar no Parque da Cidade - estão Björk, Yo La Tengo, Neon Indian, Other Lives, Jeff Mangum e Codeine.

O passe geral para o Optimus Primavera Sound está à venda em várias bilheteiras online (Ticketline e Ticketmaster, entre outras) e custa €75,00 (mais gastos). O preço mantém-se apenas até dia 31 de dezembro.

O Optimus Primavera Sound vai realizar-se no Parque da Cidade, no Porto, e vai contar com quatro palcos, entre os quais estará o palco ATP, da responsabilidade da promotora britânica All Tomorrow's Parties (do festival com o mesmo nome).

Ler mais: http://blitz.aeiou.pt/the-walkmen-e-shellac-confirmados-no-optimus-primavera-sound=f77931#ixzz1ezZWfIp2

Link to comment
Share on other sites

The xx e Spiritualized no Optimus Primavera Sound [atualizado]

Death Cab for Cutie, Beach House e Explosions In The Sky são outros nomes hoje inscritos no cartaz do festival portuense.

The xx, Spiritualized, Death Cab For Cutie, Beach House, The Dirty Three, Siskiyou e Explosions In The Sky são os novos nomes anunciados para o Optimus Primavera Sound. O evento contará também com um showcase da editora Numbers, com DJ sets de Jackmaster, Oneman, Deadboy e Spencer e live act de Redinho. O evento realiza-se este ano pela primeira vez no Porto entre 7 e 10 de junho de 2012.

Estes novos nomes juntam-se assim a um cartaz que conta já com as seguintes confirmações: Wilco, The Drums, Washed Out, Veronica Falls, Olivia Tremor Control, The Walkmen, Shellac, Björk, Yo La Tengo, Neon Indian, Other Lives, Jeff Mangum e Codeine.

O passe geral para o Optimus Primavera Sound está à venda em várias bilheteiras online (Ticketline e Ticketmaster, entre outras) e custa €75,00 (mais gastos). O preço mantém-se apenas até dia 31 de dezembro.

O Optimus Primavera Sound vai realizar-se no Parque da Cidade, no Porto, e vai contar com quatro palcos, entre os quais estará o palco ATP, da responsabilidade da promotora britânica All Tomorrow's Parties (do festival com o mesmo nome).

Isto hoje é só novidades boas clap.gif

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 2 months later...

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.