Jump to content

O Cantinho do Linux


Walt Sousa
 Share

Recommended Posts

Era apenas curiosidade. Uso Mac OS que, como sabem, é baseado em Unix e estou contente mas se um dia me der na telha, experimento Linux. Não sou leigo na matéria mas também não sou nenhum expert. Obrigado, pessoal thumbsup.gif

Experimenta, e podes fazê-lo em minutos com o Virtual Box (ou VMware). Nem necessitas de instalar nada. É só fazer o download do iso e correr o mesmo pelo programa. É extremamente simples e rápido. Normalmente tens duas opções, ou experimentar o S.O., ou instalar. E podes assim experimentar diversas distros Linux.

As distros mais simples de mexer para quem pouco ou nada conhece de Linux são: Zorin (tenta ter o aspecto em termos gráficos do Windows), Linux Mint, Ubuntu, OpenSuse e Fedora. No distrowatch.com tens lá todas as distros e mais algumas. São mais de 300 actualmente em funcionamento.

Vou-te dar só um gosto de 3 deles para veres de forma superficial as diferenças:

Zorin 5

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Era apenas curiosidade. Uso Mac OS que, como sabem, é baseado em Unix e estou contente mas se um dia me der na telha, experimento Linux. Não sou leigo na matéria mas também não sou nenhum expert. Obrigado, pessoal thumbsup.gif

Experimenta, e podes fazê-lo em minutos com o Virtual Box (ou VMware). Nem necessitas de instalar nada. É só fazer o download do iso e correr o mesmo pelo programa. É extremamente simples e rápido. Normalmente tens duas opções, ou experimentar o S.O., ou instalar. E podes assim experimentar diversas distros Linux.

As distros mais simples de mexer para quem pouco ou nada conhece de Linux são: Zorin (tenta ter o aspecto em termos gráficos do Windows), Linux Mint, Ubuntu, OpenSuse e Fedora. No distrowatch.com tens lá todas as distros e mais algumas. São mais de 300 actualmente em funcionamento.

Vou-te dar só um gosto de 3 deles para veres de forma superficial as diferenças:

Zorin 5

">

Link to comment
Share on other sites

Se queres um SO para tudo menos para jogos, nem hesites em escolher um linux

enquadro-me nisso, tirando claro o unico jogo q ainda vou experimentando o pes...

agora a questão é, mesmo para leigos na materia aconselham a usar linux? problemas em arranjar drivers, etc...

Link to comment
Share on other sites

De alguém que usa Linux full time em todo o lado há 5 anos, sim, não precisas de um SO complementar para fazer as tarefas ditas normais. Há imenso software e de qualidade, se bem que na maioria dos casos já nem se nota essa passagem pq a malta já usa muito software multi-plataforma como o Firefox, Chrome e Thunderbird.

Drivers muitas vezes até é ao contrário, principalmente se o PC já não for muito recente ou um bocado exótico. Por norma é chegar e andar: impressoras, scanners, webcams, etc., por norma basta ligar e ver o dispositivo a ficar acessível, sem ter que instalar o que quer que seja.

Depois é uma questão de gosto. Eu habituei-me e sinto-me muito mais produtivo a usar Linux. Se assim não fosse não teria mudado. Obviamente que isto não se aplica a toda a gente, por isso não há nada como testar... é livre, é grátis!

Edited by Anusko
Link to comment
Share on other sites

Prevejo a criação de um tópico "O continho do Windows" seguido do "Cantinho do Mac OS" assim que ele se fartar deste. Não ha-de faltar muito.

Mas alguém obriga o "menino" a entrar em um "cantinho" que seja? harhar.gif

Se acha que um "cantinho" não lhe interessa, passe à frente...

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Já tinha visto neste fim de semana, um dia destes experimento wink4.gif

Já o instalei e gostei bastante. Tem um aspecto um pouco retro de mais.

O DVD de extras é giro para quem quer experimentar algo novo, se bem que o que lá está pode ser encontrado nos repositórios do ubuntu. A vantagem é que não precisamos de andar à procura. Tem um pequeno senão que é o de não nos deixar escolher o que queremos intalar. Levamos com o que queremos e com o que não queremos, mas nada que um remove não resolva.

O wine, como é habitual, tem sempre alguma coisinha que nos impede de correr o que queremos, na forma que queremos, mas enfim... Não podia ser tudo perfeito logo à primeira...

Edited by camurso_
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Bodhy Linux 1.2 ao pormenor

Bodhy Linux é uma distro leve baseada nos repositórios do Ubuntu. Eu ao longo destes últimos meses fartei-me de experimentar imensas distros Linux baseadas em Ubuntu, Debian, Fedora, Red Hat mas tb distros Linux mais leves como a Puppy Linux ou a Macpup (que se baseia na Puppy Linux). Não quero estar a exagerar nos números mas já mais de 4 dezenas de distros passaram pelo meu portátil nos últimos 4 meses (quase 5 meses).

bodhi-linux-9820-1.jpg

A pergunta que se pode colocar é a seguinte: não será Bodhy Linux apenas mais uma entre muitas distros baseadas no Ububtu que se podem encontrar na Internet? Na minha opinião não. É um bocadinho mais que isso.

Explico de seguida: começo pelo aspecto espectacular desta distro que nos remete para 7 temas todos eles muito bem conseguidos. Outro pormenor delicioso e que ainda não encontrei em nenhuma outra distro (das que experimentei) é nós podermos escolher a forma como será a aparência do nosso desktop, estando disponível entre outras opções o look laptop e tablet.

Bodhi_4.png

A gestão de janelas é nos dada pelo sempre "eye-candy" Enlightenment 17, um gestor de janelas mais leve do que o GNOME e o KDE mas ao mesmo tempo muito vistoso a nível de aspecto e de efeitos. Os autores do Bodhy Linux quiseram criar uma distro que ao contrário de vir carregada de software, como muitas outras baseadas em Ubuntu e não só, viesse mais limpa e onde o utilizador pudesse ser a ele a instalar todo o software que necessite conforme o seu perfil e as suas necessidades.

Para isso os próprios criadores do Bodhy Linux criaram um repositório próprio com vários pacotes de software, de várias categorias, pronto para download. Fizeram uma recolha de algum do software mais utilizado em Linux.

Mas para além disso, e como o Bodhy Linux se baseia no Ubuntu (mais propriamente na versão 10.04 LTS) existe acesso aos repositórios da Canonical através do conhecido Synaptic Manager.

bodhi0.1.5black.png

Bodhy Linux é assim uma distro bem leve, que segundo os seus autores apenas necessita de 128 megas de RAM no mínimo para funcionar. Indicada para pcs e portáteis já com alguns anos mas igualmente para pcs novos, Bodhy Linux apareceu há pouco mais de 1 ano. E em tão pouco tempo despertou o interesse suficiente para já ter chegado ao 19º lugar no site Distrowatch. Para se ter uma ideia da magnitude de tal feito, o mesmo site dá como actualmente activas mais de 300 distros.

REVIEW

Bodhy Linux é uma distro norte-americana e é sem dúvida uma das mais bonitas e funcionais distros que eu já experimentei. Aliás, acho que as imagens e o vídeo falam por si.

Aconselho-a a todos aqueles que gostam de uma distro mais leve e que gostam de ser eles a escolher o software que pretendem utilizar. Essas foram e são as linhas gerais que levaram ao aparecimento da distro Bodhy Linux, ser leve, rápida, funcional e ser o próprio utilizador a ter total domínio sobre aquilo que pretende da distro. Muitas dessas distros já vêm carregadas de programas o que as tornam um pouco mais pesadas. E como existem ainda bastantes utilizadores que não apreciam a gestão de janelas UNITY (nem o GNOME), mas reconhecem a importância dos excelentes repositórios da Canonical, Bodhy Linux pode ser uma excelente opção.

Selection_041-500x376.png

Site Oficial

Nota: Vem pré-instalado com o web browser Midori 0.4

Saiu no dia 10 de Outubro o update 1.2.1 que vem corrigir alguns pequenos bugs da versão 1.2

E só por curiosidade os tempos de boot e de fecho do S.O. tb são muito rápidos. Dá gosto ver um S.O. abrir e fechar em alguns segundos. A fechar acho que nem chegam a ser 5 segundos.

Testado num portátil TOSHIBA Dual-Core 1,8 Mhz com 1 GB de RAM sem qualquer tipo de problemas a registar.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Repost

http://www.fastnewsf...ost__p__1315911

Mas ó Walt explica aí uma coisa, tu gostas de linux, mas vais comprar um WP quando o Android tem semelhanças?

Sim, eu gosto de Linux mas tb fui "obrigado" por necessidade a ir para o Linux. O meu portátil já tem mais de 4 anos e andava-se a portar mal com o Windows 7. Como eu nunca escolheria XP só me restou ir atrás de outras alternativas que me dessem soluções de S.O. leves com pouco consumo de RAM e que me proporcionassem muito daquilo que procuro em Windows: navegação na net, office, video... Eu não costumo jogar jogos por isso... Linux foi a resposta que eu encontrei. Várias distros Linux que servem-me como uma luva: neste momento utilizo a WattOS, uma distro norte.americana bem leve baseada em Debian/Ubuntu.

Mas ainda tenho esperanças de vir a utilizar o Windows no meu portátil. Essas respostas poderão ser já dadas quando a versão Beta do Windows 8 chegar em Fevereiro. A MS prometeu um sistema com uma diferente gestão de memória do Windows 7, vai gastar menos e exigir menos do sistema.

E isso vai bater com o Windows Phone. O Windows 8, tal como o Windows Phone, vai utilizar um interface que eu aprecio, o Metro. Está tudo interligado, como vês.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.