Jump to content

O Cantinho do Linux


Walt Sousa
 Share

Recommended Posts

Passados uns meses depois de ter despertado a minha curiosidade sobre o S.O. Linux, depois de ter experimentado mais de três dezenas de versões de Linux (desde as básicas que exigem menos do sistema, até ás mais utilizadas) aqui estou eu para criar um novo tópico no FNF sobre um tema que terá os seus adeptos: o S.O. Linux.

Novidades: o novo Ubuntu 11.10 já vai na segunda beta release e vai surgir na sua versão final no próximo dia 13 de Outubro. Já experimentei a segunda versão beta e não me pareceu má de todo (tentaram conjugar o Unity ao Gnome 3) e não desgostei do aspecto. O que tem vindo a modificar e muito é o Centro de Software. Parece-se cada vez mais com a "Apple Store".

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

fdx walt, ainda praí à 15 dias querias começar a testar o linux e não sabias para onde te virar, se caixa mágica, se ubuntu e afins e agora já viraste guru? blink.png

cool.png

Guru? Nada disso... Comecei a interessar-me por Linux, a ler bastante, a informar-me não só mas tb no distrowatch.com, fiz muitas experiências, muito virtual box e tb alguns dvds queimados, e pude assim ter uma ideia mais abragente do que é o Linux e como funciona, nas suas diferentes vertentes. Mas não sou expert nenhum. Nada disso. Apenas um user interessado que um dia foi obrigado a escolher um S.O. e "encalhou" no Linux. Já lá vão quase 3 meses.

E agradeço ao AnDr3w_RvNgR que me deu a melhor dica de todas:

Epá, são free, saca-se todas, abre-se umas virtual machines e brinca-se uns dias com cada uma pa se decidir o que se quer. Andar a perguntar qual a melhor é irreal. camursowf0.png

Eu andava preocupado com a melhor distro e obviamente que isso não existe (na altura não o sabia).

A partir daqui resolvi criar este tópico para deixar por cá novidades e dúvidas que surjam em Linux (dúvidas que podem ser as minhas).

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Pessoalmente acho que o novo ambiente gráfico está uma valente merd*!

Qual? Ubuntu? Eu não desgosto mas só a partir do dia 13 de Outubro darei a minha opinião. Vou mexer bastante nele a ver como se porta e só aí decido se vale a pena (ou não) mudar. Caso contrário mantenho-me no Zorin (não é mau, vai buscar os repositórios ao mesmo sitio e é bastante estável).

Tb ando um pouco curioso com o Fedora 16.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Sim, o Ubuntu! Tu és capaz de não notar diferença, porque não trabalhaste com a versão anterior, porque para quem mexeu, agora está muito mau!

Deves estar a falar da versão 10.4. Sim, ouvi dizer que essa é super estável e vinha com o Gnome 2 que não traz problemas de maior. O problema é o tempo útil de suporte que eles dão ás versões que lançam.

Releases

Released (Current & Stable)

Hardy Heron

8.04 LTS

April 24, 2008

Supported until April 2013 (Server)

Lucid Lynx

10.04 LTS

April 29, 2010

Supported until April 2013 (Desktop) or April 2015 (Server)

Maverick Meerkat

10.10

October 10, 2010

Supported until April 2012

Natty Narwhal

11.04

April 2011

Supported until October 2012

To be Released

Version

Release Schedule

Support Date

Oneiric Ocelot

11.10

October, 2011

Supported until April 2013

Link to comment
Share on other sites

Sim, o Ubuntu! Tu és capaz de não notar diferença, porque não trabalhaste com a versão anterior, porque para quem mexeu, agora está muito mau!

True. Ainda não me habituei muito aquilo.

Link to comment
Share on other sites

Ainda bem que pude ajudar. A minha distro de eleição é o Arch Linux. Não instalo outra distribuição já há alguns anos. Se instalar outra ou se me apetecer mexer noutra é mesmo no Fedora. Ubuntu não gosto mesmo nada.

Quanto à nova interface do Ubuntu não experimentei nem quero experimentar, embora haja algumas ideias com potêncial (mas poucas). O Gnome 3 também não me parece grande coisa e quanto mais tempo puder tar sem ser obrigado a experimenta-lo, melhor pa mim.

Link to comment
Share on other sites

Tirem-me uma dúvida. Sempre tive aquela ideia que Linux não é para todos e que não é um SO como os outros por causa do interface e forma menos básica de fazer certas coisas bla bla bla. A verdade é que nunca tive qualquer curiosidade em experimentar. Eu sei que as distros mais "recentes" vieram dar mais beleza a nível gráfico e, provavelmente, funcional mas neste momento faz sentido usar Linux em vez de Windows/Mac OS quando se quer "apenas" um SO?

Edited by dastinger
Link to comment
Share on other sites

Era apenas curiosidade. Uso Mac OS que, como sabem, é baseado em Unix e estou contente mas se um dia me der na telha, experimento Linux. Não sou leigo na matéria mas também não sou nenhum expert. Obrigado, pessoal :y:

Edited by dastinger
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.