Jump to content

Primeiro Emprego


Gizbo
 Share

Recommended Posts

Caro Fórum,

Encontro-me neste momento à procura do primeiro emprego, e venho pedir conselhos aqui ao pessoal mais experiente.

Tenho utilizado o site de emprego do Sapo e do Expresso, além do Job Bank do IST, os quais(além do Job Bank) se têm revelado um pouco infrutíferos. Conhecem mais sites onde se possa enviar candidaturas ?

Além disto, dicas para as entrevistas: Costumam preparar-se ? Que tipo de preparação?

Pergunto isto porque na última entrevista que fui perguntaram-me o que os meus amigos diriam de mim como pessoa, e eu acho esta cena tão estúpida mas já é a segunda vez que me perguntam e eu empanco sempre.

Btw, se souberem de alguém que precise de um recém licenciado(quase mestre) em Eng. e Gestão Industrial avisem ! smile.png

Abreijos.

Não li todos os posts, por isso desculpa se vou repetir alguma coisa.

Quanto à tua questão acerca da pergunta que te fizeram, é perfeitamente normal. Conheço quem tenha ganho um lugar no departamento de Marketing da Toyota porque era participante regular na tuna da faculdade e tinha ligações à tuna, mesmo depois do curso terminar. A mim perguntaram-me sobre quando eu era jogador federado de ténis. Com o teu curso devias saber onde é que o departamento de recursos humanos quer ir com estas questões ;)

Se tiveste envolvido em qualquer tipo de actividades extra-curriculares, bota no CV. Fala delas nas entrevistas. Gaba-te das cenas mais estúpidas, como teres ganho a caça ao tesouro no ano lectivo de 1998, no torneio inter-escolas do nãointeressaaninguem-imaginastu. O pormenor mais insignificante pode ser o mais importante e pode representar liderança, ambição, orgulho na tua personalidade, visto por quem te quer contratar.

Prepara essas respostas a perguntas que podem soar mais idiotas, porque é aí que se ganham pontos em entrevistas voluntárias, ou seja, naquelas em que tu vais e não és convocado.

O CV toda a gente tem e deve falar só por si. Defender-lo é outra coisa e acrescentar valores é outra ainda.

Relativamente a locais para procurar emprego, tudo serve. Adicionando aos locais online que falaste, eu adicionava uma inscrição no centro de emprego da tua área e responder a anúncios de jornais até.

Com o teu curso, dependendo um pouco da instituição claro, não deves ter grandes problemas em entrar no mercado. Ainda assim, boa sorte.

Link to comment
Share on other sites

Depois de ler o resto do tópico, tenho um bocado de pena que muita gente mande ir lá para fora.. Compreendo perfeitamente essa posição, mas é pena.

Eu também tinha esse ponto de vista, e depois de ter feito o estágio curricular, passei 2 meses a enviar cartas, emails e DVDs para os EUA. Sempre com resposta, mas sempre negativa também.

Acabei por voltar à empresa onde fiz o estágio curricular por desde logo demonstraram interesse em ficar comigo. Eu é que não aceitei logo. Regressei para fazer estágio profissional e depois ofereceram-me um contracto. Tive que sair da minha cidade de origem, sim. Mas estou cá na tugalândia.

Continuo com intenções de ir lá para fora, mas é mais como opção e não como necessidade, porque oportunidades não me faltam.

PÁRA TUDO!

Jogador federado de ténis? Usavas fita na cabeça?

Só nos punhos -_-

Link to comment
Share on other sites

Gizbo, ouve o q te digo.

Foge enquanto é tempo!!!

Mandas-te para o inov (já devias ter-te inscrito), vais servir à mesa para fora, fazer qq merda enquanto procuras lá por qq coisa (um amigo meu começou assim, com o curso de Eng. Mecânica tirado e hoje está na Bosch da Alemanha, com passagem pelo Cern, a ganhar um balúrdio). Cá estás a ver passar os comboios e a perder tempo da tua vida e da tua carreira...

Quando fizeres as candidaturas, já deves saber que não deves mandar só o CV, manda sempre uma carta de motivação com tudo o que achas que podes trazer de bom à empresa. Isto é mesmo muito importante e há malta q não manda pq acha q n é preciso...

Se a empresa faz A, tu dizes que tens experiência a fazer uma coisa qq que é essencial para fazer A. Pesquisa sempre sobre a empresa em questão e tenta informar-te sobre coisas importantes para a empresa antes de fazeres a tua CM (projectos em curso, coisas grandes do portfolio, valores, locais de intervenção), para poderes falar um pouco das tuas coisas e ligá-las de alguma forma ao que pesquisaste sobre a empresa. Isto para além de resultar numa candidatura que é facilmente enquadrada pelo recrutador nos quadros da empresa, mostra que estás mesmo interessado na vaga e que não é só daquelas candidaturas que a malta faz que são chapa 5.

Uma CM de uma página chega perfeitamente para tudo.

Se achas q n tens nada de especial para dar à empresa e não te consegues lembrar de nada por aí além que te destaque dos demais, então é pq provavelmente aquela vaga n é nem vai ser para ti. Lamento mas é assim mesmo.

Tens q pensar que primeiro tens q ganhar a entrevista, depois é que ganhas a vaga. Lembra-te que estás a concorrer contra montes gente, alguns com experiência, que foram postos na rua e com muita dessa gente que anda aí a fazer circular os currículos anda desesperada.

Infelizmente este país não só contrata pouco, como tb contrata muitas vezes mal.

Agora é a moda do mostra que és um activo, sê empreendedor, há crise ptt nós temos desculpa par te pagar menos que uma mulher a dias q te fodes (mesmo que a empresa continue a mostrar evolução nos lucros) e se mesmo assim estiveres na merda pq n arranjas emprego em lado nenhum e ninguém te quer nem dado, crias o teu próprio emprego, desemerdas-te e vais morrer longe.

A verdade é que mesmo em empresas de topo, vejo com cada labrego por aí que só dá vontade de perguntar se foi cunha ou mesmo burrice de quem o contratou... Não é preciso procurar muito para encontrar alguém melhor que aquelas abéculas e que está agora a começar.

Mas pronto, eles lá têm as políticas deles. São pretos, q se entendam...

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

Heritage, não te esqueças de uma coisa. É o primeiro emprego.

Ou seja, não tem experiência nenhuma nem sequer está ambientado do que é ser trabalhador. As empresas têm de ter isso em atenção.

Não é chegar lá, e dizer que vai ser muito útil, por A, B ou C. Nunca trabalhou no raio da vida, não tem a mais mínima experiência de trabalho, como é que poderá saber se vai ser útil?

A unica experiência que tem, é a Universidade. Mas todos sabemos que isso é apenas uma preparação para o que ai vem. Porque realmente, a verdadeira escola, temos enquanto trabalhamos.

Só para te dar um simples exemplo, aprendi mais programação no ultimo ano de estagio numa empresa, do que em todos os outros anos juntos na Univ.

Link to comment
Share on other sites

Eu sei que é o primeiro emprego.

Quando eu digo para mostrar que tem alguma coisa, digo por exemplo:

A empresa A faz mesas. Tu dizes que és muito interessado em mesas e tens experiência/conhecimento das ferramentas utilizadas para fazer/projectar/conceber/distribuir/testar/whatever as tais mesas. Enuncias algumas dessas ferramentas e dás uns detalhes extra que mostrem que realmente sabes do que estás a falar e que aquele texto para aquela candidatura teve o cuidado de ser pensada para vaga em questão, da parte da pessoa que se está a candidatar.

Se vais bujardar candidaturas para tudo o que é sítio, sem qq tipo de personalização a dizeres que és engenheiro de gestão industrial e que gostas de jogar à bola ao fim de semana com os amigos, é boca. Esquece lá isso...

Also, eu sei que já te sugeriram incluíres hobbies, etc. Sinceramente acho que isso é uma banhada do caraças e não acredito que alguém olhe para essa merda a não ser que tenha 2 gajos exactamente iguais no restante dos currículos. Será um pequeníssimo detalhe que podes e deves acrescentar, mas não é nem de longe o mais importante.

Concentra-te mas é em acompanhar o trabalho das empresas, perceber o que fazem e como o fazem, no que estão envolvidos, etc e em fazer-lhes mostrar que mesmo não tendo experiência, pelo menos podes ser inserido nos quadros sem caíres lá de pára-quedas. O resto é darem-te uma hipótese, sabendo que ninguém acabado de tirar um curso entra para onde quer que seja a saber tudo e a não andar um bocado às aranhas no início.

Tens é que facilitar o processo e dar o máximo de garantias possíveis da tua parte para que essa etapa não seja demasiado prejudicial para eles e para que eles percebam isso. Mostra acima de tudo que a aposta em ti não vai representar um risco para a empresa.

Um currículo generalista e uma carta de motivação chapa 5 não te garantem nem uma nem outra coisa e como tal, são essas que são primeiro enviadas para o lixo.

Espero ter ajudado.

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

O CV é o menos importante para alguém acabado de sair da faculdade se não tiver feito mais nada que não seja o curso e se tiver uma média normal... Curriculum Vitae por si só implica que tenhas currículo, coisa que ele e muitos outros como ele não têm. Ele vai concorrer contra esses e contra outros que têm mais que ele.

Há milhentos gajos iguais a esses por aí e na escolha de um é a CM é que vai fazer toda a diferença e é nisso que o quis ajudar.

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

Obrigado Heri !

De certa forma mudei a minha maneira de pensar e irei ter mais cuidado com cada candidatura que envio! Exemplo disso é umas ofertas no site do IST que só responderei amanhã para as preparar melhor eheh !

Link to comment
Share on other sites

Manda currículo para todas as grandes empresas portuguesas.

Nesta ordem:

GALP

EDP

PT

SONAE

PORTUCEL

CIMPOR

ZON

EFACEC

MOTA ENGIL

JERÓNIMO MARTINS

Depois tenta as de carne para canhão que se estão cagar se és de Gestão Industrial ou de Artes, desde que passes nos testes deles estás apto a trabalhar pois és inteligente segundo os padrões deles, depois trabalhas 20h por dia e ao fim de 2 anos bazas com bom CV:

Deloitte

KPMG

Ernst & Young

Price

Tudo o resto (PME's) é dificílimo e está em cortes nunca em admissões.

Emigrar, nunca Espanha pois estão piores que nós. Tenho um amigo Eng.Civil foi para lá procurar, está num call center...

Emigrar para ganhar guita e tentar ter qualidade de vida? Luxemburgo, Noruega, Finlândia, Suécia. Sujeita-te a qualquer trabalho, mesmo servir mesas, ganhas mais do que ganharás aqui ao fim de 5 anos...

Emigrar para experiência profissional? Complicado a menos que sejas um génio. Se nos outros países não há emprego para os que são de lá, para os que vão daqui muito menos. Mas EUA e Alemanha. Ou Brasil, desesperam por malta qualificada.

Desengana-te se pensas que vai fazer algo relacionado com o teu curso. Prepara-te apenas para aprender o mais rápido possível para onde fores e aproveita qualquer oportunidade que tenhas.

In fact, preparem-se é para sobreviver, é disto que se tratará daqui para a frente.

Link to comment
Share on other sites

Manda currículo para todas as grandes empresas portuguesas.

Nesta ordem:

GALP

EDP

PT

SONAE

PORTUCEL

CIMPOR

ZON

EFACEC

MOTA ENGIL

JERÓNIMO MARTINS

Depois tenta as de carne para canhão que se estão cagar se és de Gestão Industrial ou de Artes, desde que passes nos testes deles estás apto a trabalhar pois és inteligente segundo os padrões deles, depois trabalhas 20h por dia e ao fim de 2 anos bazas com bom CV:

Deloitte

KPMG

Ernst & Young

Price

Tudo o resto (PME's) é dificílimo e está em cortes nunca em admissões.

Emigrar, nunca Espanha pois estão piores que nós. Tenho um amigo Eng.Civil foi para lá procurar, está num call center...

Emigrar para ganhar guita e tentar ter qualidade de vida? Luxemburgo, Noruega, Finlândia, Suécia. Sujeita-te a qualquer trabalho, mesmo servir mesas, ganhas mais do que ganharás aqui ao fim de 5 anos...

Emigrar para experiência profissional? Complicado a menos que sejas um génio. Se nos outros países não há emprego para os que são de lá, para os que vão daqui muito menos. Mas EUA e Alemanha. Ou Brasil, desesperam por malta qualificada.

Desengana-te se pensas que vai fazer algo relacionado com o teu curso. Prepara-te apenas para aprender o mais rápido possível para onde fores e aproveita qualquer oportunidade que tenhas.

In fact, preparem-se é para sobreviver, é disto que se tratará daqui para a frente.

Por acaso já enviei CV para essas empresas todas, e actualmente tenho um processo de recrutamento em aberto na Efacec.

Para consultadoria já respondi a alguns anúncios, mas para já estou a tentar esquivar-me!

Emigrar só penso depois de ter alguma experiência profissional, até lá acho que não vale a pena.

Link to comment
Share on other sites

Manda currículo para todas as grandes empresas portuguesas.

Nesta ordem:

GALP

EDP

PT

SONAE

PORTUCEL

CIMPOR

ZON

EFACEC

MOTA ENGIL

JERÓNIMO MARTINS

Depois tenta as de carne para canhão que se estão cagar se és de Gestão Industrial ou de Artes, desde que passes nos testes deles estás apto a trabalhar pois és inteligente segundo os padrões deles, depois trabalhas 20h por dia e ao fim de 2 anos bazas com bom CV:

Deloitte

KPMG

Ernst & Young

Price

Tudo o resto (PME's) é dificílimo e está em cortes nunca em admissões.

Emigrar, nunca Espanha pois estão piores que nós. Tenho um amigo Eng.Civil foi para lá procurar, está num call center...

Emigrar para ganhar guita e tentar ter qualidade de vida? Luxemburgo, Noruega, Finlândia, Suécia. Sujeita-te a qualquer trabalho, mesmo servir mesas, ganhas mais do que ganharás aqui ao fim de 5 anos...

Emigrar para experiência profissional? Complicado a menos que sejas um génio. Se nos outros países não há emprego para os que são de lá, para os que vão daqui muito menos. Mas EUA e Alemanha. Ou Brasil, desesperam por malta qualificada.

Desengana-te se pensas que vai fazer algo relacionado com o teu curso. Prepara-te apenas para aprender o mais rápido possível para onde fores e aproveita qualquer oportunidade que tenhas.

In fact, preparem-se é para sobreviver, é disto que se tratará daqui para a frente.

Eu sei que é a realidade, mas deixaste-me deprimido :-..

Link to comment
Share on other sites

As grande empresas neste momento não são grande opção, são das que pagam pior, é certo que se ganha currículo e há sempre muito que fazer mas não sei até que ponto compensa essa maior segurança quando se ganha menos que numa empresa mais pequena, de preferência nos arredores das grandes cidades, muitas vezes essas pequenas empresas apostam mais nos recursos humanos como forma de se afirmarem e até pelo facto de estarem numa conjuntura mais periférica.

Link to comment
Share on other sites

Hoje tive mais uma entrevista !

O Curioso ?

Tenho que fazer 3 entrevistas( uma com a board) para ir ganhar 700€ ! Até o pessoal nas obras ganha melhor e não vai a entrevistas...!

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.