Jump to content

Primeiro Emprego


Gizbo
 Share

Recommended Posts

Caro Fórum,

Encontro-me neste momento à procura do primeiro emprego, e venho pedir conselhos aqui ao pessoal mais experiente.

Tenho utilizado o site de emprego do Sapo e do Expresso, além do Job Bank do IST, os quais(além do Job Bank) se têm revelado um pouco infrutíferos. Conhecem mais sites onde se possa enviar candidaturas ?

Além disto, dicas para as entrevistas: Costumam preparar-se ? Que tipo de preparação?

Pergunto isto porque na última entrevista que fui perguntaram-me o que os meus amigos diriam de mim como pessoa, e eu acho esta cena tão estúpida mas já é a segunda vez que me perguntam e eu empanco sempre.

Btw, se souberem de alguém que precise de um recém licenciado(quase mestre) em Eng. e Gestão Industrial avisem ! :)

Abreijos.

Link to comment
Share on other sites

Antes demais sem querer ofender, o curso de engenharia e gestão industrial é para fazer o quê?

Não leves a mal a pergunta é séria, peço desculpa pela ignorância

Edited by Perks
Link to comment
Share on other sites

Antes demais sem querer ofender, o curso de engenharia e gestão industrial é para fazer o quê?

Não leves a mal a pergunta é séria, peço desculpa pela ignorância

É para fazer nada... ser Boss portanto ! :P

Agora a sério... é um curso bastante abrangente( demasiado talvez...), temos noções dos ramos mais importantes da engenharia( mec, civil, electro, infor) , de logistica, gestão financeira e estratégica, marketing...

É tipo um sabe tudo e não sabe nada... É um curso com bastante saída, todos os meus amigos que completaram o ano passado estão empregados, uns melhor outros pior, agora para mim é que está a ser um pouco mais complicado. Desde Julho só tive duas entrevistas :s

Link to comment
Share on other sites

Então uma sugestão, procura do zonas puramente industriais, de que zona és?

Presumo que mouro :P

Na sic notícias ou na rtpn (não tenho a certeza mas o Royal quando cá vier tira as dúvidas) tem um programa semanal de procura de empregos, e normalmente aparecem lá muitas vagas para não indiferenciados e quadros técnicos agrupados por zonas do país. Depois publicam aquilo no site e têm sempre muitas vagas, mas lá está para quadros especializados

Link to comment
Share on other sites

Então uma sugestão, procura do zonas puramente industriais, de que zona és?

Presumo que mouro harhar.gif

Na sic notícias ou na rtpn (não tenho a certeza mas o Royal quando cá vier tira as dúvidas) tem um programa semanal de procura de empregos, e normalmente aparecem lá muitas vagas para não indiferenciados e quadros técnicos agrupados por zonas do país. Depois publicam aquilo no site e têm sempre muitas vagas, mas lá está para quadros especializados

A questão da Zona não me faz diferença ! É claro que prefiro Lx por razões financeiras, mas já tenho respondido a anúncios para a zona centro.

Link to comment
Share on other sites

Boas...

Entao podes fazer assim...podes começar a enviar CV para empresas que estejam dentro da tua area de interesse e se possivel ao cuidado de uma pessoa que tenha algum poder de decisão la dentro (ok..se vasi mandar CV pra Sonae, nao mandes ao cuidado do Tio Belmiro :) ).

Depos se fores chamado a uma entrevista, tenta ser o mais honesto possivel

"Pergunto isto porque na última entrevista que fui perguntaram-me o que os meus amigos diriam de mim como pessoa, e eu acho esta cena tão estúpida mas já é a segunda vez que me perguntam e eu empanco sempre."

Respondes a verdade..."me acham uma pessoa porreira" ....respostas diretas e curtas para que seja o entrevistador a ter que pensar..

Fatos discretos e simples...sempre olhos nos olhos com o entrevistador...e quando o cumprimentares apertas a mão com força, mas sem exagero...

Quanto ao resto...boa sorte !

Fiquem

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pelas dicas.

Por acaso já fiz o processo de recrutamento da Sonae. Fecharam-me numa sala durante umas 4 horas a resolver psicotécnicos, casos de estudo, dinamica de grupo... para chegarem à conclusão que não sou adequado às funções/equipa.

Para esse tipo de emprego não era melhor no norte, tipo Aveiro, Braga, SJ madeira, etc...

Zonas de média indústria produtivas e de empresas de média dimensão

Nem por isso Perks.

Embora o nome do curso sugira isso, a maioria dos meus colegas está mais ligado aos serviços que à industria.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pelas dicas.

Por acaso já fiz o processo de recrutamento da Sonae. Fecharam-me numa sala durante umas 4 horas a resolver psicotécnicos, casos de estudo, dinamica de grupo... para chegarem à conclusão que não sou adequado às funções/equipa.

Lol.....lol...

Em 1998 tambem fui a uma entrevista na Sonae e foi tal e qual como dizes...

Link to comment
Share on other sites

Boas...

Entao podes fazer assim...podes começar a enviar CV para empresas que estejam dentro da tua area de interesse e se possivel ao cuidado de uma pessoa que tenha algum poder de decisão la dentro (ok..se vasi mandar CV pra Sonae, nao mandes ao cuidado do Tio Belmiro smile.png ).

Depos se fores chamado a uma entrevista, tenta ser o mais honesto possivel

"Pergunto isto porque na última entrevista que fui perguntaram-me o que os meus amigos diriam de mim como pessoa, e eu acho esta cena tão estúpida mas já é a segunda vez que me perguntam e eu empanco sempre."

Respondes a verdade..."me acham uma pessoa porreira" ....respostas diretas e curtas para que seja o entrevistador a ter que pensar..

Fatos discretos e simples...sempre olhos nos olhos com o entrevistador...e quando o cumprimentares apertas a mão com força, mas sem exagero...

Quanto ao resto...boa sorte !

Fiquem

Pode parecer estúpido o que foi dito pelo Prince mas acho que mostra imensa confiança e ajuda bastante :) Digo isto sendo um completo leigo na matéria mas parecem-me ser boas dicas.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

E ja agora...estas a enviar o CV europass ?

E se enviares uma carta a acompanhar o CV POR FAVOR nao coloques a frase " tenho seguido a vossa empresa nosnultimos anos e acho que me irei adequar a mesma....e bla...bla..."

Sempre direto e preciso...Sendonassim vais acabar sendo diferente dos outros candidatos.

Fiquem

Link to comment
Share on other sites

Este programa que o Perks fala é na RTPN, RTP Inform. aos fds de manhã, tipo 11 e tal (não sei hora certa), mas acho que são só empregos do site do Sapo.

Boa sorte thumbsup.gif

Yep, já encontrei e é só empregos do sapo ! Esses já eu tenho visto, mas também ainda não recebi nenhum feedback das candidaturas enviadas.

Sim o meu CV é Europass.

Edited by Gizbo
Link to comment
Share on other sites

Faz como dizia o outro no "Prós e Contras": Bater punho.

Caga nos CVs, porque as empresas não sabem que tipo de mais valia vão ter contigo nas suas fileiras. Por isso desenvolve uma estratégia de ataque e vai de porta em porta mostrando o que tens para oferecer em termos de mais valia para a empresa.

Não digas às empresas que estás à procura de emprego. Mostra-lhes é o que eles ganhariam em ter-te como funcionário deles.

Link to comment
Share on other sites

Empresas de recrutamento, outsorcing, trabalho temporário, consultorias, etc, é o que não falta, jornais todos: expresso, DN, etc.

Sites da net há imensos, epá ò Gizbo desculpa lá mas essas coisas não se perguntam, abre-se a net, vai-se ao centro de emprego e compram-se livros, guias e revistas sobre o assunto, eu nunca perguntei nada a ninguém sempre fui descobrindo tudo à minha custa, no tempo em que andava à procura de emprego tinha listas de empresas onde ir e sites onde me inscrever.

Edited by vasco gonçalves
Link to comment
Share on other sites

Empresas de recrutamento, outsorcing, trabalho temporário, consultorias, etc, é o que não falta, jornais todos: expresso, DN, etc.

Sites da net há imensos, epá ò Gizbo desculpa lá mas essas coisas não se perguntam, abre-se a net, vai-se ao centro de emprego e compram-se livros, guias e revistas sobre o assunto, eu nunca perguntei nada a ninguém sempre fui descobrindo tudo à minha custa, no tempo em que andava à procura de emprego tinha listas de empresas onde ir e sites onde me inscrever.

Na tua altura não existia internet..

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.