Jump to content

Barroso critica 'interesses nacionais tacanhos'


panayotopoulos
 Share

Recommended Posts

Bom, para não meter tudo na amálgama do outro tópico, aqui vai:

Barroso critica 'interesses nacionais tacanhos'

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, refutou hoje responsabilidades do executivo comunitário na ausência de mais «resultados», afirmando que são os Estados-membros que não dão seguimento às propostas de Bruxelas.

«Vamos ser bastante claros: os problemas que temos hoje na Europa não surgem por causa das instituições europeias. Os problemas que temos hoje na Europa devem-se aos interesses nacionais tacanhos, que impedem o projecto europeu de ir mais longe», afirmou, na sua intervenção final no debate sobre o «Estado da União», no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

Durão Barroso disse aceitar críticas, mas garantiu que está «orgulhoso» do trabalho da sua Comissão, lembrou várias propostas apresentadas pelo seu executivo, e sublinhou que se algumas não se concretizam tal se deve aos Estados-membros, dando como exemplo o mandato que o executivo comunitário pediu aos 27, «e até agora não recebeu», para negociar questões de tributação com os países terceiros, no quadro do combate à evasão fiscal.

«Não há falta de propostas. A questão hoje é receber o apoio dos Estados-membros (…) Alguns dizem que a Europa não apresenta resultados. Vamos colocar a questão frontalmente: é a Europa que não mostra resultados ou alguns governos que não mostram resultados?. Esta é a verdadeira questão em termos de UE», reforçou.

Durão Barroso reiterou por isso o seu apelo a um maior «espírito comunitário» e sugeriu ainda aos governos nacionais que se esforcem por explicar aos cidadãos dos seus países aquilo que têm a perder com um fracasso do projecto europeu.

link

Acho que o Barroso esteve bem... e a colocar o dedo na ferida - somos 27a remar para um lado, ou cada um a fazer o que acha melhor, e a defender apenas a UE quando lhes convém (ver caso UK, e ter em consideração as declarações do "investidor" na BBC)?

E gostei da expressão "interesses nacionais tacanhos" - acho que se resume a isso - a lá, tal como cá, o popularismo eleitoral ser colocado à frente do bem comum europeu ;)

Link to comment
Share on other sites

A minha questao nao e ele ser um fantoche, ou o meio como chegou la - de momento, e ele que la esta e quanto a isso, nao ha mto mais a fazer.

Qto aquilo que ele diz, que foi o motivo pelo qual eu abri um topico a parte, ele tem razao. Estamos os 27 a remar para todos os lados, ou existem paises com outros interesses, mesmo quando estao na Uniao, e fazem um segundo jogo?

E dps tambem o povo/sindicatos/partidos de oposicaom, que fazem campanhas com "motivos tacanhos"...

isto pq - pq ele quer taxar as transacoes financeiras a nivel europeu, e nem todos os paises estao de acordo (com o UK a frente) - isto faz sentido? Como ele diz, taxa-se a agricultura, comercio, industria, servicos, mas as transacoes financeiras passam quase "intocadas"... Eu acho que deveria ter um pulso de ferro para aplicar esta medida, para acabar tambem com muita da especulacao ;)

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.