Jump to content

Arroz De Atum Gratinado


Walt Sousa
 Share

Recommended Posts

Arroz de Atum gratinado

Ingredientes: (Para 4 pessoas)

4 chávenas de café de arroz

8 chávenas de café de água

Duas latas de Atum

Azeitonas (opcional)

Queijo Ralado (1 pacote)

Polpa de Tomate

Vinho Branco

Cebolas

Alho

Azeite

Pimenta

Sal

Preparação:

Forma como eu faço arroz (usando o microondas): Mete-se o arroz com água dentro de uma terrina dentro do microondas, com um pouco de azeite, um pouco de sal grosso e dois dentes de alho. Isto durante 20 minutos.

Enquanto o arroz está a fazer no microondas, prepara-se um refogado, pica-se uma cebola média ou grande, mete-se a ferver uma panela, um fio de azeite, acrescenta-se a cebola picada. Mexe-se um pouco. Escorre-se totalmente o azeite de duas latas de atum e com um garfo desfia-se para dentro da panela. Eu adiciono azeitonas (corto-as aos pedaços) para cortar um bocadinho com sabor do atum mas é opcional. Acrescenta-se a polpa de tomate. Um bocadinho de vinho branco (tamanho de um cálice de aguardente) e para terminar um bocadinho de pimenta. Mexe-se mais um pouco a ponto de tudo ficar bem misturado.

Entretanto o arroz ao ficar pronto, pega-se numa outra terrina (ou recipiente equivalente) e deita-se uma primeira camada de arroz. A seguir, a segunda camada é com o preparado de atum que estivemos a cozinhar na panela. Espalha-se bem até ficar uniforme. A terceira camada volta a ser de arroz. 3 camadas, duas de arroz e uma com o atum pelo meio. Termina-se espalhando o Queijo ralado por cima da última camada de arroz.

Vai ao microondas durante mais 5 minutos para que o Queijo Ralado fique totalmente gratinado (mais isso tb depednde da potência do microondas).

Está pronto... e bom apetite.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Realmente, arroz no microondas.. isso fica bom?

Btw, atum ca nojo.

Se fica bom? Fica. A minha mãe já o faz assim aos "séculos". Se me perguntares se ao lume é melhor eu digo-te que em principio sim (mas tb depende do tempo que está ao lume, para ficar mais seco ou mais solto) mas o fazer arroz no microondas não é nada do outro mundo. Ainda fiz há 2 ou 3 dias e ficou bom. E existem muitos links com essa forma de fazer arroz no google.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

hum...mas se ao lume (supostamente) fica melhor e demora muito menos tempo, qual é a vantagem? Menos trabalho?

É o facto de meteres a terrina com água no microondas, os condimentos, azeite, alho (se quiseres dar o sabor), sal, e não te preocupares mais com isso. Metes o tempo e é só esperar. Atenção que eu para a porção de 4 pessoas disse 20 minutos mas por exemplo fazer uma refeição para duas pessoas, com menos arroz e água, pode perfeitamente ficar 14/15 minutos. Se fosse ao lume terias que preocupar-te mais, mexer com a colher de pau com alguma assiduidade para não pegar. Feito no microondas e respeitando o tempo entre 15/20 minutos (dependendo da quantidade de água/arroz) ele por norma nunca pega.

Link to comment
Share on other sites

Quantos Rads 'e que este arroz tem?

A agua ferve no micro?

Está aqui uma explicação brasileira que eu acho que é perceptível.

Se ferver quer dizer formar aquelas bolhas na superfície, então a resposta é não.

A água fica superaquecida (temperatura maior que 100º C) no interior do recipiente e distribui calor para as extremidade sem se transformar em vapor. Caso você introduza uma colher ou mexa o conteúdo do recipiente, ocorre a troca de estado físico para o gasoso, muitas vezes, de forma violenta podendo trazer risco de acidente (CUIDADO).

A quantidade de água x tempo está relacionada com a potência do microondas...

A sugestão é fazer o experimento com o auxilio de um termômetro que atinja temperaturas superiores ao ponto de ebulição da agua.

E portanto, para se aquecer água no microondas tem que se relacionar não só a quantidade de água e arroz (neste caso) mas tb a sua potência do microndas para se ter uma ideia do tempo. O tempo que eu falo na receita é tempo estimativo.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

hum...mas se ao lume (supostamente) fica melhor e demora muito menos tempo, qual é a vantagem? Menos trabalho?

É o facto de meteres a terrina com água no microondas, os condimentos, azeite, alho (se quiseres dar o sabor), sal, e não te preocupares mais com isso. Metes o tempo e é só esperar. Atenção que eu para a porção de 4 pessoas disse 20 minutos mas por exemplo fazer uma refeição para duas pessoas, com menos arroz e água, pode perfeitamente ficar 14/15 minutos. Se fosse ao lume terias que preocupar-te mais, mexer com a colher de pau com alguma assiduidade para não pegar. Feito no microondas e respeitando o tempo entre 15/20 minutos (dependendo da quantidade de água/arroz) ele por norma nunca pega.

Ok ok. Mas eu quando o faço também só o deixo na panela com a água e condimentos, nunca o mexo e nunca colou até hoje :P Mas já não és a 1ª pessoa a dizer que mexe o arroz (é como o esparguete, também não o mexo e fica sempre todo solto).

E sim, sou um "chef" do mais amador que há lol.

Link to comment
Share on other sites

Isto basicamente e um empadão de atum nao? :o

O arroz desde que se saiba fazer so se da uma mexidela no inicio e nunca mais e preciso mexer (a cena e quando se tapar o arroz deixar o fogao no minimo, muitas pessoas deixam no medio ou no maximo mesmo e e por isso e que pega)

So se mexe o arroz quando se quer fazer arroz doce ou risotto wink4.gif

Btw fiz um risotto de leitão ontem que ficou um mimonotworthy.gif

Edited by JonyPaul
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.