Jump to content

Cern Descobre Que, Afinal, Há Algo Mais Rápido Que A Velocidade Da Luz


Mini0n
 Share

Recommended Posts

CERN descobre que, afinal, há algo mais rápido que a velocidade da luz

A Teoria da Relatividade pode estar em causa: o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN) descobriu partículas elementares da matéria que superaram a velocidade da Luz.

De acordo com a teoria formulada por Albert Einstein nada pode superar a velocidade da Luz. No CERN, os resultados de ensaio realizado durante os últimos três anos, acabam de surpreender os investigadores que sempre acreditaram nesta teoria.

No âmbito do projeto Opera, os especialistas do CERN descobriram partículas elementares da matéria (conhecidas por Neutrinos) que se deslocam a velocidades de 300,006 quilómetros por segundo. O que significa uma velocidade seis quilómetros por segundo mais rápida que estimada para a velocidade da luz, informa a AFP.

O ensaio implicou a deslocação de neutrinos num percurso de 730 quilómetros entre a sede do CERN, em Genebra, e um laboratório subterrâneo em Gran Sasso (em Itália). A investigação exigiu a observação das "viagens" de 15 mil neutrinos entre os laboratórios suíço e italiano do CERN.

Os responsáveis do CERN estima que numa corrida de 730 quilómetros ao longo da crosta terrestre, a velocidade alcançada pelos neutrinos permitiria um avanço de 20 metros face à velocidade da Luz.

Os testes apresentaram uma margem de erro com uma fração de segundo que é considerada um recorde no CERN. O que não impediu que os investigadores, cientes do impacto que estes resultados podem ter no estudo da Física, revissem até ao mais ínfimo pormenor todos os instrumentos de medição, bem como eventuais anomalias nos circuitos usados pelos neutrinos, ou os efeitos do afastamento das placas continentais que constituem o Planeta.

Mesmo tomado todas as cautelas, os investigadores admitem ser necessário validar estes resultados através de entidades independentes.

Apesar desta descoberta, ainda será cedo para declarar que a Teoria da Relatividade e Albert Einstein passaram de moda. Pierre Binetruy, diretor do Laboratório de Astropartículas e Cosmologia de Paris, lembra que os dados obtidos pelo projeto Opera apenas provam que a Teoria da Relatividade só é válida em certos domínios, podendo assim surgir uma nova teoria de âmbito mais global.

A velocidade alcançada pelos neutrinos pode indiciar não só que que a velocidade da luz não é o limite máximo possível, como também que as "as partículas encontraram um atalho em outra dimensão", conclui Binetruy, dando o mote para o debate sobre a existência de um universo com mais de quatro dimensões (três relativas ao espaço somada a uma quarta referente à passagem do tempo).

Huh?

Link to comment
Share on other sites

teoricamente, assim que te aproximas da velocidade da luz, o universo "desacelera-te" fazendo o tempo passar mais devagar. daí as viagens no tempo para o futuro.

no entanto acho que a velocidade da luz dificilmente é 300000km/s certos.

Link to comment
Share on other sites

Conclusão...Apanho com um neutrino antes de o ver!

Agora a sério...isto a ser verdade é uma tremenda barraca para a teoria da relatividade e para o conceito de espaço tempo, para a teoria de expansão do universo , para o bigbang etc...etc... etc... toca a rever tudo e a encontrar uma explicação. (essa explicação do atalho noutra dimensaoainda levanta mais buracos...e porque é que o fotão não vai pelo atalho?)

Link to comment
Share on other sites

Eles admitem abertamente que não sabem nada da matéria negra e da anti matéria a não ser simplesmente que elas existem e têm um papel importante no universo, mas dizem na mesma que nada vai mais rápido do que um fotão porque não tem massa.

Eles são muito espertos e tudo, isso não há nada a dizer, mas como podem ter tanto a certeza de umas cenas ao mesmo tempo que admitem que não sabem nada de outras que interagem com tudo?

Space expanded at a rate at which two points on opposite sides of the universe expanded "away" from each other faster than a particle of light would have been able to traverse the distance between them.

Já sabemos mais do que há cem anos atrás, mas ainda temos muiiiiito mais para aprender.

Link to comment
Share on other sites

teoricamente, assim que te aproximas da velocidade da luz, o universo "desacelera-te" fazendo o tempo passar mais devagar. daí as viagens no tempo para o futuro.

no entanto acho que a velocidade da luz dificilmente é 300000km/s certos.

Pois não. É 299 792 458 m/s

Nesta área não há certezas de nada, vai-se descobrindo.

Por exemplo é engraçado perceber que há partículas mais pequenas que os átomos, deve haver partículas mais pequenas que os quarcks.

Mas eu não percebo nada disto, só estou aqui a mandar um bitaite.

Link to comment
Share on other sites

Resta acrescentar que como os resultados eram incríveis a experiência foi repetida 15000 vezes. ...FTFA: "The team measured the travel times of neutrino bunches some 15,000 times, and have reached a level of statistical significance that in scientific circles would count as a formal discovery."

O problema da fiabilidade implicava que fosse testado noutro lugar para além do LHC, ora apenas o fermilab o poderá fazer (o fermilab já tinha obtido resultados semelhantes que foram deitados fora devido à margem de erro ser muito grande), não havendo no mundo mais nenhum acelador de particulas (em funcionamento) que o possa verificar. As consequências desta descoberta podem ser tão devastadoras para a física e obrigar à revisão de muitas teorias actualmente aceites sem grande discussão.

Edited by ruit
Link to comment
Share on other sites

Bah, o João Magueijo já andava a apregoar isso há anos e era gozado por ser o único e por ser Português... dry.png

lol2.giflol2.giflol2.gif

Resultados de investigação sobre neutrinos são "muito estranhos"

O professor de Física João Magueijo alertou esta quarta-feira para a necessidade de esperar por mais pormenores acerca da recente descoberta de que o neutrino é mais rápido do que a luz, considerando os resultados "muito estranhos".

João Magueijo falava à Lusa a propósito do lançamento do seu segundo livro - "O Grande Inquisidor" - e referia-se a uma investigação conduzida pelo Centro Europeu de Investigação Nuclear (CERN), que concluiu que os neutrinos (um tipo de partículas subatómicas" são mais rápidos em 60 nanossegundos do que a luz.

Para o cientista português, que também já estudou os neutrinos e a velocidade da luz, estes resultados "não devem ser levados muito a sério" até porque é preciso "esperar que todos os detalhes da experiência sejam confirmados por uma investigação independente".

Embora admita que "a história do neutrino tem revelado as coisas mais estranhas do universo", nomeadamente o facto de o neutrino ser "canhoto" quando se pensava que "a Natureza era completamente ambidextra", João Magueijo considera que os resultados da investigação do CERN são "muito estranhos".

(...)

http://www.jn.pt/Pag...=2024776&page=2

14.gif

Edited by panayotopoulos
Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...

BREAKING NEWS: Error Undoes Faster-Than-Light Neutrino Results

It appears that the faster-than-light neutrino results, announced last September by the OPERA collaboration in Italy, was due to a mistake after all. A bad connection between a GPS unit and a computer may be to blame.

Physicists had detected neutrinos travelling from the CERN laboratory in Geneva to the Gran Sasso laboratory near L'Aquila that appeared to make the trip in about 60 nanoseconds less than light speed. Many other physicists suspected that the result was due to some kind of error, given that it seems at odds with Einstein's special theory of relativity, which says nothing can travel faster than the speed of light. That theory has been vindicated by many experiments over the decades.

According to sources familiar with the experiment, the 60 nanoseconds discrepancy appears to come from a bad connection between a fiber optic cable that connects to the GPS receiver used to correct the timing of the neutrinos' flight and an electronic card in a computer. After tightening the connection and then measuring the time it takes data to travel the length of the fiber, researchers found that the data arrive 60 nanoseconds earlier than assumed. Since this time is subtracted from the overall time of flight, it appears to explain the early arrival of the neutrinos. New data, however, will be needed to confirm this hypothesis.

link

Link to comment
Share on other sites

É estranho porque li há uns dias que essa experiência foi repetida várias vezes e por várias equipas diferentes, não sei se foi utilizando o mesmo equipamento e tiveram resultados sempre constantes...

Por outro lado, ainda bem, mostra, mais uma vez, que Einstein estava correcto!

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.