Jump to content

Portugal Em 3º Na Velocidade De Acesso À Internet


Vasco G
 Share

Recommended Posts

Portugal em 3º na velocidade de acesso à Internet

Portugal é o terceiro país do mundo com melhores velocidades de acesso à Internet de banda larga fixa, sustenta o mais recente relatório da União Internacional das Telecomunicações (ITU) sobre a banda larga.

No ranking dos países que oferecem os serviços de banda larga fixa mais rápida, Portugal aparece logo depois da Coreia do Sul e da Bulgária, que ocupam, respetivamente, os primeiro e segundo lugares.

De acordo com o gráfico - incluído no estudo Measuring the Information Society 2011, de que o TeK tinha extraído ontem as primeiras conclusões -mais de metade das subscrições de serviços de Internet de banda larga fixa no nosso país são para velocidades de débito acima dos 10 Mbps.

532570.gif

O relatório, que foi publicado ontem, coloca ainda o país no sétimo lugar da lista dos que mais evoluíram, entre 2008 e 2010, no que respeita ao acesso à rede - com base num índice que conjuga dados sobre o número de utilizadores de Internet por cada 100 habitantes, número de subscrições de banda larga fixa por cada 100 habitantes e subscrições de banda larga móvel por cada 100 habitantes.

No ranking global para o mesmo índice, Portugal ocupa o 22º lugar a nível mundial, e é 18º na comparação apenas entre países europeus.

Os portugueses surgem ainda destacados na utilização da banda larga móvel, surgindo logo no sétimo lugar da tabela dos que mais usam a tecnologia, registando uma média de 72,5 subscrições ativas por cada 100 habitantes - algo que, na Europa, apenas é suplantado pela Suécia e pela Finlândia.

532573.gif

Também no que respeita aos acessos suportados em fibra ótica os números colocam o país entre os 17 primeiros do mundo, numa tabela mais uma vez liderada pela Coreia do sul.

532571.gif

O desempenho nacional é menos impressionante em análises como a relativa ao grau de desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação, baseada em critérios como o número de telemóveis, subscrições de banda larga fixa e banda larga móvel, linhas telefónicas, largura de banda, lares com PC e Internet, utilizadores ou taxas de literacia.

532572.gif

Neste ranking Portugal não passa ainda do 27º lugar, num cenário em que quase todos os países da UE se saem melhor. O nosso país foi, contudo, considerado um dos que mais evoluiu entre 2008 e 2010.

SAPO

TeK > Notícias > Telecomunicações

Link to comment
Share on other sites

E não há muitos anos atrás, todos nos queixávamos das velocidades cá e o pessoal metia imagens dos tarifários lá fora nos países nórdicos, etc ..

É verdade.. A nossa internet teve uma grande evolução. Muito devido à saida da tvcabo da portugal telecom. O que a concorrência faz...

Já agora, para melhorar a auto-estima dos tugas que não sabem: não é so na internet que estamos no topo. A rede multibanco (criada pelos tugas) é qualquer coisa de fantástico!

Edited by Probiotico
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.