Jump to content

Aumento Da Duracao Dos Direitos De Autor


panayotopoulos
 Share

Recommended Posts

UE aumenta para 70 anos os direitos de autor sobre as músicas

Era uma antiga reivindicação dos músicos e produtores, aumentar de 50 para 70 anos a protecção dos direitos de autor sobre as músicas, como forma de garantir a reforma dos artistas com uma grande carreira. A medida foi aprovada esta segunda-feira pelo Conselho da União Europeia.

O novo articulado chama-se Lei de Cliff, como homenagem a Cliff Richards, que liderou a campanha para a mudança legislativa. Segundo o Conselho, que reúne os ministros de todos os Estados-membros, a alteração na lei pretende “aumentar o nível de protecção dos artistas, dando um maior reconhecimento à contribuição criativa e artística”. Apesar de ter sido aprovada por maioria, as delegações de Bélgica, República Checa, Holanda, Luxemburgo, Eslováquia, Roménia, Eslovénia e Suécia votaram contra a directiva e os representantes de Áustria e Estónia abstiveram-se, refere o comunicado da UE.

Apesar de aplaudida no meio musical, a mudança de lei está também a ser alvo de várias críticas, que garantem que muitos músicos não terão grandes benefícios com a medida, sendo o maior ganho para os grandes nomes da música e para as editoras. A mudança aplica-se apenas aos direitos de autor das músicas gravadas em estúdio, que normalmente são detidos pelas editoras. Ao contrário dos direitos de autor sobre as composições, que são detidos pelos compositores.

Com a lei dos 50 anos, os direitos de autor de músicas dos Beatles, Rolling Stones e The Who, por exemplo, expirariam já nos próximos anos. O que significa que qualquer pessoa poderia usar e vender as músicas de qualquer forma, sem que os músicos e as editoras pudessem fazer alguma coisa para os deter, nem ganhando nada com isso.

Numa petição assinada por mais de 40 mil pessoas, a indústria musical pedia o aumento da protecção para os 95 anos, como nos Estados Unidos, intenção que foi negada pela UE em 2006. Hoje, a indústria musical manifesta-se agradada com a mudança. Para Mick Jagger, a decisão da UE é uma grande vantagem para os artistas. “Obviamente o negócio da música já não é o que era, as pessoas já não ganham tanto como antigamente. Os direitos de autor podem prolongar as suas vidas e as vidas das suas famílias que herdam as músicas, disse o líder dos Rolling Stones à BBC.

A estrela dos Abba, Bjorn Ulvaeus, sublinhou o facto de continuar a ter o controlo sobre como as suas composições são usadas no futuro. “Agora não tenho que ver as músicas dos Abba a serem usadas numa publicidade para televisão”, comentou à BBC.

No anúncio da alteração da lei, o Conselho Europeu destacou que “geralmente os artistas começam as suas carreiras quando são jovens” e, portanto, o período de 50 anos não protegia as suas obras durante toda a vida. “Muitos artistas enfrentam uma redução de rendimentos no final das suas vidas”, realça o comunicado.

Plácido Domingo, que assumiu em Julho a presidência da Federação Internacional de Indústria Fonográfica (IFPI, na sigla em inglês), prometendo na altura promover as leis de protecção dos direitos autorais, mostrou-se satisfeito com a mudança. “Esta lei surge num momento especialmente importante, onde a música está amplamente disponível na Internet”, disse ao El País.

Associação Fonográfica Portuguesa aplaude mudança

Também em Portugal, a nova medida foi recebida com bons olhos. À Lusa, o presidente da Associação Fonográfica Portuguesa, Eduardo Simões, apreciou a aprovação desta directiva, referindo que é “absolutamente fundamental para a protecção dos direitos dos artistas e produtores”. Para os artistas destina-se a que “as suas interpretações não caiam no domínio público em vida”, e para os produtores “prolonga-se assim o ciclo de vida para investir em novos talentos”. “Estarão previstas mais receitas para os músicos e executantes”, referiu o responsável.

A directiva contém ainda medidas como a criação de um fundo para os músicos, financiado pelas editoras, que colocarão de parte uma percentagem dos lucros que recebem dos direitos de autor. Assim, os artistas poderão negociar com as editoras, se estas não publicarem os seus trabalhos, podendo os próprios torná-los acessíveis ao público.

A lei comunitária harmoniza o método de cálculo para músicas e outras composições da autoria de vários autores, expirando a protecção 70 anos após a morte do último sobrevivente, seja ele o autor da letra ou o compositor da música. Os Estados-membros têm agora dois anos para incorporar a directiva na legislação nacional.

http://publico.pt/Cu...cas_1511701?p=2

Boas ou mas noticias?

50anos ja me parece ser mais do que suficiente para fazerem lucro qb :/

Link to comment
Share on other sites

Eu concordo!!

Um gajo mata aqui a cabeça as vezes meses para fazer um hit e depois vêem outros fdps a copiar a bassline ou outras cenas sem se darem sequer ao trabalho de pensar nelas...

Eu não concordo.. Estou-me a cagar se o pessoal plagia o meu material daqui a 50 anos.. O se lesses bem, os maiores beneficiados são as editoras, obviamente.

Prolongar a duração dos direitos de autor é claramente chulice.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.