Jump to content

Ios E Android - As Diferenças


Archie
 Share

Recommended Posts

Android-Vs-iOS.jpg

O objectivo deste tópico não é continuar a guerra Apple vs Google, ou mesmo iOS vs Android ou Supostos Elitistas vs Average Joe.

Eu nunca tive um iPhone. Eu tenho um telemóvel 'adaptado' com sistema Android.

Eu sei de que é que o Android é capaz, mas não sei do que o iOS é capaz. O que um faz que o outro não faz? O que um tem que o outro não tem? Quais as principais diferenças, principais vantagens ou desvantagens de cada sistema?

NOTA: Considerar um iPhone com Jailbreak, para efeitos de comparação.

Espero daqui uma discussão calma sem trollices e que qualquer post do género "Apple é merda" ou "Google é merda" sejam evitados, ou, caso feitos, sejam removidos.

Tentem fazer os posts de uma forma estruturada, dentro do possível.

Off-topic: Era meter uma pessoa isenta como moderadora da secção de Smartphones (que está em crescimento). O Perks, por exemplo. Obriguem-no, se ele não quiser harhar.gif

Edited by Archie
Link to comment
Share on other sites

Já sabes que à partida o tópico está condenado a guerra.

No que toca a funcionalidades, Android e iOS fazem a mesma coisa basicamente.

A principal diferença é o Android dar-te mais liberdade, como por exemplo, permitir que instales aplicações fora do Market.

De resto, o que fazes num, consegues fazer no outro. Ah, e ambos dão para telefonar e enviar sms's. :-..

Link to comment
Share on other sites

Se a moderação actuar e banir as guerrilhas do tópico, deixa de haver guerra :P

Rev, consegues elaborar um pouco mais do que isso. Mas deixo-te isso para fazeres logo, depois daquele tutorial que me deves.

Não disse no post inicial, mas vamos lá comparar um Android com um iPhone Jailbroken...

Link to comment
Share on other sites

Só estou à espera da primeira pedra para começar a guerra!! :lol:

Já agora compara-se um android rooted com um iOS jailbroken que devem ser usados deste modo pela maioria dos utilizadores.

Edited by systemoff
Link to comment
Share on other sites

Se for para comparar Rooted com Jailbreak, então a principal diferença, é que no caso do Android, a comunidade tem o Codigo Fonte do Sistema Operativo. Ou seja, podem alterar as linhas de código de maneira a fazer basicamente o que quiserem, sem qualquer tipo de limites.

Link to comment
Share on other sites

Eu percebo o objectivo do tópico, mas olha que o iOS vai ficar a perder (foi esta a 1ª pedra? devil.gif )

A primeira diferença passa pelas empresa mães, e a diferença que estas têm face ao consumidor final, bem como a politica de censura das apps por parte da Apple (coisa que a mim me deixa doente e me fez passar para o windows mobile, imaginem )

o Android na minha opinião não é tão open source como querem fazer crer para além do AOSP do Nexus, neste momento o Archie por exemplo ainda se debate com uma gingerbread sense ROM (pois o código do Kernel do Desire ainda não está disponível eventualmente estará mas ainda não está)

As possibilidades de customização do android são muito superiores, as possibilidades de tweaks infinitamente superiores no android (undervolt; overclock; hardware suporte (por exemplo o HD2 de origem não tem wireless N nem 720p no android já tem) isto obviamente conforme estas coisas vão sendo desenvolvidas implica um constante flash de roms e testes e tweaks e bricks etc

para quem não tem paciência esqueçam lá isso, mas a satisfação depois de andar a mexer no ADB, desbloquear um telemóvel, mexer em densidade do ecrã, testar uma hipótese, brickar um aparelho e depois recuperá-lo (sim já o fiz 14.gif mas nunca para além do ponto de não restauro clap.gif ) é imensa

O iOS faz aquilo que promete e faz bem, muitas vezes melhor que o android (pelo menos até ao ponto em que algum geek resolver alterar isso), mas é aquilo e mai nada, nem mais nem menos

Edited by Perks
Link to comment
Share on other sites

Basicamente, depois do que disseste continuo a saber o mesmo.

Quero coisas palpáveis. Exemplos.

Queria fazer quote e sem querer fiz Report. :facepalm: Vejam lá isso sff. :-..

O que eu disse foi algo do tipo:

Creio que o que o Rev quis dizer foi que, no caso do Android, tanto o SO como as suas apps podem ser alteradas por qualquer utilizador de forma a satisfazer as suas necessidades.

Já no caso do iOS e das suas apps, não se tem acesso ao código fonte, e, portanto, é impossível alterar seja o que for.

Se isto que acabei de dizer for verdade - que eu creio que é - pode concluir-se que isto dá muito mais liberdade e encorajamento aos programadores para melhorarem e desenvolverem aplicações para Android, o que permite uma experiência melhor da parte do utilizador comum já que tem acesso a um leque maior de aplicações; mais variedade de aplicações, mais aplicações, e melhor experiência.

Mas posso estar errado. Só comecei a entrar neste mundo há muito pouco tempo.

Link to comment
Share on other sites

Já agora um pequeno tópico muito interessante, pelo menos para daqui a algum tempo


http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1236273/
[/CODE]

O que eles querem é boards de alguns smartphones brickados de modo a ter acesso a "programar o processador" e criar um "custom bootloader"

Imaginem no iphone4 a correr Android ou no galaxy a correr iOS wink4.gif

Só uma coisa, esta falta de controle das Apps que são submetidas ao market, também tem o reverso da medalha, embora o Android seja muito transparente quando instalas uma aplicação muitas Apps têm código que pode significar acesso aquilo que não é suposto (se quem instala não souber ler :P ), para mim esse é o principal problema do Android, pois um user distraído ou desconhecedor pode fazer muita merda

Edited by Perks
Link to comment
Share on other sites

Eu tenho um iPod Touch e um LG P500 (Android). Acho que ambos os sistemas têm os seus pontos fortes e fracos e assim consigo aproveitar o melhor de cada um deles. smile.png

Já agora uma curiosidade, qual os pontos fortes e fracos para ti?

Pergunto isto porque há relativamente pouco tempo andei com um iPhone e muito sinceramente em termo de diferença de utilização, para além de efectivamente me parecer o iOS de mais fácil aprendizagem, em termos de utilização pura e dura não tive noção de grandes diferenças, tanto em navegação e utilização de apps, como em chamadas que basicamente são os pontos que interessam (Excepto pelo ponto do jailbreak que é coisa mais fácil do mundo, mas também para um iOS user tinha que ser assim }) )

Se a SassiBob é fã do Android, eu sou fã do Android.

E isto claro -_-

Link to comment
Share on other sites

Archie, são coisas comparáveis e ao mesmo tempo não o são.

Como o Perks e o Revenge disseram, o Android é mais "geek" alike, porque te permite ir para além daquilo que foi o objecto de criação, permite-te "mexer" nas próprias aplicações, com tudo de bom e de mal que isso tem. O iOS não, mesmo com o Jailbreak há coisas que não consegues fazer, por exemplo, alterar apps, porque aí, e no meu ponto de vista bem, a Apple controla e muito as coisas, não vês virus nem mallwares porque simplesmente o produto é fechado o suficiente para não permitir isso mesmo, é a tal segurança que só existe nos sistemas da maça.

Sobre a qualidade obviamente prefiro iOS/iPhone, as apps por natureza são melhores desenhadas se assim se pode chamar, a relação material usado/exploração das suas capacidades a Apple dá cartas.

Depois sobre o básico que é a customização de qualquer utilizador, tanto em Android como em iOS (sempre com JB) podes fazer e alterar tudo o que te apetecer, da forma como tu gostas, com a vantagem no iOS de, sem correr o risco de ficares com um tlmv virado tijolo.

Particularizando, acho que, para users como o Revenge, como o Perks e o Stone que gostam de andar a mexer sempre, a alterar ROM's e experimentar tudo e mais alguma coisa em busca de uma pseudo perfeição que não existe nem nunca é saciável, Android obviamente, para ti, iOS FTW, mas é que nem há qualquer tipo de duvidas.

B)

Link to comment
Share on other sites

Archie, são coisas comparáveis e ao mesmo tempo não o são.

Como o Perks e o Revenge disseram, o Android é mais "geek" alike, porque te permite ir para além daquilo que foi o objecto de criação, permite-te "mexer" nas próprias aplicações, com tudo de bom e de mal que isso tem. O iOS não, mesmo com o Jailbreak há coisas que não consegues fazer, por exemplo, alterar apps, porque aí, e no meu ponto de vista bem, a Apple controla e muito as coisas, não vês virus nem mallwares porque simplesmente o produto é fechado o suficiente para não permitir isso mesmo, é a tal segurança que só existe nos sistemas da maça.

Sobre a qualidade obviamente prefiro iOS/iPhone, as apps por natureza são melhores desenhadas se assim se pode chamar, a relação material usado/exploração das suas capacidades a Apple dá cartas.

Depois sobre o básico que é a customização de qualquer utilizador, tanto em Android como em iOS (sempre com JB) podes fazer e alterar tudo o que te apetecer, da forma como tu gostas, com a vantagem no iOS de, sem correr o risco de ficares com um tlmv virado tijolo.

Particularizando, acho que, para users como o Revenge, como o Perks e o Stone que gostam de andar a mexer sempre, a alterar ROM's e experimentar tudo e mais alguma coisa em busca de uma pseudo perfeição que não existe nem nunca é saciável, Android obviamente, para ti, iOS FTW, mas é que nem há qualquer tipo de duvidas.

cool.png

Mas no Android consegues alterar uma Apps? O que fazem é crackar Apps, mas isso no iOS também se cracka apps, pelo menos acho que com Jailbreak, conseguem instalar Apps que supostamente seriam pagas.

Se não me engano. já existiu problemas de segurança no iOS, logo não é 100% seguro wink4.gif Algo relacionado com ver PDF's online.

E embora a Apple controle bem a App Store, quem tem Jailbreak e instale Apps fora do controlo da App Store, nada te garante que essas Apps não contenham algum tipo de malware.

Quanto à customização, Android(sem Root) e iPhone(Sem Jailbreak), o Android é bastante mais costumizavel.

Se for com Root e Jailbreak, o Android continua a ser mais, pura e simplesmente devido a se ter acesso ao Codigo Fonte, coisa que não tens no iOS. O que dá basicamente customização sem limite ao Android. Aliás, basta ver a Rom Miui, que mais parece um Sistema Operativo diferente do Android, de tão modificado que está.

Link to comment
Share on other sites

O sistema de instalar apps sem ser via itunes tem a ver com o JB. Crackar a app para o iOS é unica e exclusivamente não fazer a mesma validar a aquisição usando aquilo que o JB faz ao iOS, não permite a injecção de código para a app, ao contrário como bem deves saber no Android, aliás, até já houve relatos do mesmo e alertas sobre o assunto.

A customização feita num iPhone com JB permite fazer aquilo que bem te apetece, até o já fiz do iPhone um HTC de origem, pura e simplesmente permite-te fazer tudo e mais alguma coisa.

Não houve, não há memória, não existem virus ou mallwares do iOS, ao contrário de outros OS como o Android.

O que leste foi pura e simplesmente exploits que te permitem abrir a porta para o JB, o ultimo que permitia fazer JB untethered era de facto usando um exploit num pdf.

Não sonhes sequer em tentar comparar a segurança existente num iOS com o Android, pois deixo de te levar a sério.

B)

Link to comment
Share on other sites

O sistema de instalar apps sem ser via itunes tem a ver com o JB. Crackar a app para o iOS é unica e exclusivamente não fazer a mesma validar a aquisição usando aquilo que o JB faz ao iOS, não permite a injecção de código para a app, ao contrário como bem deves saber no Android, aliás, até já houve relatos do mesmo e alertas sobre o assunto.

A customização feita num iPhone com JB permite fazer aquilo que bem te apetece, até o já fiz do iPhone um HTC de origem, pura e simplesmente permite-te fazer tudo e mais alguma coisa.

Não houve, não há memória, não existem virus ou mallwares do iOS, ao contrário de outros OS como o Android.

O que leste foi pura e simplesmente exploits que te permitem abrir a porta para o JB, o ultimo que permitia fazer JB untethered era de facto usando um exploit num pdf.

Não sonhes sequer em tentar comparar a segurança existente num iOS com o Android, pois deixo de te levar a sério.

cool.png

Não, não consegues fazer tudo no iOS. Na outra vez falaste no Sense para o iOS. Aquilo não é o Sense da HTC, é simplesmente uma coisa que em design parece igual.

Só duas questões muito rápidas. Tu no iOS consegues fazer Overclock ao CPU, tipo de 1Ghz passar para 1.5Ghz? Consegues fazer Undervolt ao Cpu de maneira a consumir menos bateria?

Não consegues, porque não se tem acesso ao código fonte do iOS ;)

Link to comment
Share on other sites

Quanto a injecção de código, é possível

De qualquer forma a comparação nem se põe como disse antes, mas o primeiro problema do Android relacionado com isso está do lado de cá do ecrã

A ferramenta de controle das permissões das App no Android também é excelente e permite um controle efectivo sobre o que cada App faz.

Ja agora como já disse ao Archie o ideal para ele sem dúvida era um iphone, mas também digo para 99% de utilizadores de smartphones o era. Mas sei que a Apple gera ódios pela política completamente cega que tem, nem a microsoft tratava os utilizadores como tão atrasados como o Apple às vezes o parece querer fazer

Link to comment
Share on other sites

Mas isso foi o que eu disse Rev, qual o interesse tenho eu em fazer isso se o sistema funciona na perfeição?

Para além de que isso nem sequer tem a ver com Android ou iOS, é simplesmente tentar aperfeiçoar as lacunas dos diversos aparelhos e não do sistema operativo.

B)

Link to comment
Share on other sites

Mas isso foi o que eu disse Rev, qual o interesse tenho eu em fazer isso se o sistema funciona na perfeição?

Para além de que isso nem sequer tem a ver com Android ou iOS, é simplesmente tentar aperfeiçoar as lacunas dos diversos aparelhos e não do sistema operativo.

cool.png

Se o Sistema Funciona na perfeição, porque anda a Apple sempre a lançar Patchs de correções, ou a lançar novas versões? Porque se quer mais do telemovel lol...

Porque exemplo, a Rom Cyanogen para Android, o objectivo deles não é tapar buracos ou corrigir lacunas. O objectivo é oferecer mais funcionalidades do que o Android de origem, e fazem isso muito bem.

Quanto ao overclock, não é tentar aperfeiçoar lacunas, porque um cpu a 1Ghz não é nenhuma lacuna. Mas se o CPU aguenta bem 1.5Ghz, porque não? Se podemos fazer o overclock, faz-se. A 1Ghz é rápido, a 1.5Ghz é ainda mais rápido.

Quanto ao Undervolt, todos os fabricantes, e a Apple incluída, metem mais voltagem do que é necessário. Isto porque todos os CPU's são diferentes um dos outros. Uns precisam de mais voltagem, e outros precisam de menos. Então o que fazem, é dar mais voltagem a todos os cpu's de maneira a ficarem seguros que todos funcionam.

O que se pode fazer no Android, é manipular a voltagem que chega ao cpu... Se o nosso cpu funciona bem com menos voltagem, excelente, pois vai gastar menos bateria.

Link to comment
Share on other sites

Rev, isso não é um problema do Android mas sim do fabricante do aparelho em causa... não há volta a dar-lhe, não é discutível nem é para aqui chamado (para o tópico).

cool.png

Não penso da mesma forma. O CPU é uma peça do telemovel, e o Sistema Operativo é que o controla, e define a que velocidade ele opera.

Tal como acontece no Windows, em que se tiveres isso desbloqueado na BIOS, controlas a velocidade a que o CPU funciona.

Seja como for, o que eu queria dizer, é que no iPhone 4 por exemplo, tens o cpu Cortex-A8 a 1Ghz, e assim fica. Num dispositivo Android, tens um cpu Cortex-A8 a 1Ghz, e há quem o ponha a funcionar a 1.8Ghz. Praticamente o dobro.

Link to comment
Share on other sites

Bem, vou tentar ser breve e o mais parcial possível, dentro da medida de que não gosto nem um pouco da Apple e dos seus sistemas operativos, como não é segredo para ninguém :P

Os meus pais têm um iPhone 3 e 4.. Já mexi alguma coisa naquilo.. Até experimentei antes o iOS do que um Android qualquer e mesmo assim optei facilmente por um Android.

Para não divagar muito, só a possibilidade de poderes optar por várias marcas, com designs e hardwares diferentes, é uma grande desvantagem para os iOS. Em iOS só há iPhones. Não tens por onde escolher.. é aquilo, gostes ou não.

Com Android (e outros SOs claro) tens uma gama de preços, hardware, performance que te permite escolher algo à tua medida.

Quanto às apps, sinceramente, acho que estão os dois ao mesmo nível, sendo que a Apple tem mais experiência e segurança de mercado. No Android é mais "at your own risk...".

Em relação aos sistemas operativos concretamente, acho que é à escolha do freguês, sinceramente..

Archie, para ti, já sei que vais curtir o iOS.. é aquilo e ponto final. Se chegares a algum ponto em que queres ir mais à frente e não puderes por ser iOS, vais cagar e fazer de conta :P Já tens um Mac, portanto, emparelhar isso não vai haver stresses nenhuns.. E qualquer lacuna que surja pelo que disse anteriormente, também te vai sair fácil adaptar e lidar com isso.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.