Jump to content

Imposto Sobre «Fast-Food»


panayotopoulos
 Share

Recommended Posts

Ok e quem é que vai dizer o que é e o que não é fast food?

Por exemplo a pans é fast food? Se sim, então pedir uma sandes de queijo fresco ou de carne assada num café qq tb vai ser taxado da mesma maneira?

E MacDonalds ou Burger King é fast food mas pedir um hamburger numa roulotte já n é? E depois deve haver inúmeros establecimentos a servirem hamburgeres. Vão ver todos um a um a ver qual deles se enquadra no fast food ou não? Ou vamos começar a pagar taxa porque comemos hamburgueres mesmo que seja de carne picada fresca?

E por exemplo ir à tasca comer couratos e torresmos já n faz mal?

Fast-food não se resume a McDonald's, Burger King e por aí fora, mas sim comida industrial, processada ou lá como lhes chamam.

O meu pai vive nos EUA onde a realidade dos perigos da fast-food é bem visível, o velhote há muito cortou com esse estilo de vida, aprendeu a comprar, preparar e cozinhar a comida, assim como a minha madrasta. Tanto ela como o meu pai estão de boa saúde e o sogro dele que tem 96 anos nunca levou à boca esse género de comida tem uma saúde de ferro segundo o médico dele.

Se as pessoas preferem ser preguiçosas e dar cabo da saúde delas e dos filhos que o façam, que paguem as consequências do próprio bolso. O imposto não só serviria para reduzir o consumo como também pagar pelos tratamentos.

Link to comment
Share on other sites

Bem, houve-se dizer que "sonhar não paga imposto" mas por este andar estamos fud****s. Em todo o caso, vejo algum fundamento nesta proposta, mas acho que estamos a enveredar por um caminho perigoso de taxar tudo e mais alguma coisa de forma extraordinária. Impostos extraordinários tendem a criar situações de injustiça.

Link to comment
Share on other sites

Ok e quem é que vai dizer o que é e o que não é fast food?

Por exemplo a pans é fast food? Se sim, então pedir uma sandes de queijo fresco ou de carne assada num café qq tb vai ser taxado da mesma maneira?

E MacDonalds ou Burger King é fast food mas pedir um hamburger numa roulotte já n é? E depois deve haver inúmeros establecimentos a servirem hamburgeres. Vão ver todos um a um a ver qual deles se enquadra no fast food ou não? Ou vamos começar a pagar taxa porque comemos hamburgueres mesmo que seja de carne picada fresca?

E por exemplo ir à tasca comer couratos e torresmos já n faz mal?

Fast-food não se resume a McDonald's, Burger King e por aí fora, mas sim comida industrial, processada ou lá como lhes chamam.

O meu pai vive nos EUA onde a realidade dos perigos da fast-food é bem visível, o velhote há muito cortou com esse estilo de vida, aprendeu a comprar, preparar e cozinhar a comida, assim como a minha madrasta. Tanto ela como o meu pai estão de boa saúde e o sogro dele que tem 96 anos nunca levou à boca esse género de comida tem uma saúde de ferro segundo o médico dele.

Se as pessoas preferem ser preguiçosas e dar cabo da saúde delas e dos filhos que o façam, que paguem as consequências do próprio bolso. O imposto não só serviria para reduzir o consumo como também pagar pelos tratamentos.

ei lá, se o teu Pai vive lá vem cá frequentemente? é que me dava um jeitaço "encomendar" umas cenas... :-..

B)

Link to comment
Share on other sites

Ok e quem é que vai dizer o que é e o que não é fast food?

Por exemplo a pans é fast food? Se sim, então pedir uma sandes de queijo fresco ou de carne assada num café qq tb vai ser taxado da mesma maneira?

E MacDonalds ou Burger King é fast food mas pedir um hamburger numa roulotte já n é? E depois deve haver inúmeros establecimentos a servirem hamburgeres. Vão ver todos um a um a ver qual deles se enquadra no fast food ou não? Ou vamos começar a pagar taxa porque comemos hamburgueres mesmo que seja de carne picada fresca?

E por exemplo ir à tasca comer couratos e torresmos já n faz mal?

Fast-food não se resume a McDonald's, Burger King e por aí fora, mas sim comida industrial, processada ou lá como lhes chamam.

O meu pai vive nos EUA onde a realidade dos perigos da fast-food é bem visível, o velhote há muito cortou com esse estilo de vida, aprendeu a comprar, preparar e cozinhar a comida, assim como a minha madrasta. Tanto ela como o meu pai estão de boa saúde e o sogro dele que tem 96 anos nunca levou à boca esse género de comida tem uma saúde de ferro segundo o médico dele.

Se as pessoas preferem ser preguiçosas e dar cabo da saúde delas e dos filhos que o façam, que paguem as consequências do próprio bolso. O imposto não só serviria para reduzir o consumo como também pagar pelos tratamentos.

ei lá, se o teu Pai vive lá vem cá frequentemente? é que me dava um jeitaço "encomendar" umas cenas... 14.gif

cool.png

Vir cá, não vem. LOL Já lá está há mais de 20 anos.

Link to comment
Share on other sites

Este imposto seria ridículo. Um bruto cozido à portuguesa, cheio de carne, enchidos, etc, também tem um impacto negativo na saúde.

Faz mal se comeres cozido à portuguesa dia sim, dia não. Não é o comer o cozido à portuguesa que faz mal mas é o abuso continuado em gorduras.

Tal e qual como o fast-food. Ele só começa a fazer mal se for em demasia. Comer muito de vez em quando se for bem repartido com comida mais saudável não faz mal nenhum.

É a mesma coisa com o Choco frito. Se estás em Setúbal e comes todos os dias choco frito, isso tb vai fazer-te bastante mal. Além de ficares enjoado em menos de 1 mês. harhar.gif

Quanto ao imposto, óbvio que não concordo com ele. Só come fast-food quem quer, ninguém é obrigado. E o fast-food não o único tipo de comida que está à venda e que faz mal (se for consumido em demasia), o que iria criar um imposto injusto e discriminatório.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

É a mesma coisa com o Choco frito. Se estás em Setúbal e comes todos os dias choco frito, isso tb vai fazer-te bastante mal. Além de ficares enjoado em menos de 1 mês. harhar.gif

Vou repetir o que disse ontem: não moro em Setúbal há quase 6 anos.

Em Setúbal, não há só choco frito, sardinha e carapau. As pessoas comem outras coisas, aliás, como em qualquer parte do mundo, não se comem lá só os pratos típicos da terra. :P

No resto, concordo contigo. :)

Link to comment
Share on other sites

A ideia em si é interessante, mas o timing para a lançar foi infeliz. Neste momento não se pode usar a palavra imposto, por razões óbvias... não admira que as reacções sejam tão negativas!

Parece-me óbvio que o objectivo deste imposto não seria gerar receitas, mas sim modificar comportamentos de alimentação. E tem de ser feito algo rapidamente, senão a Europa vai pelo caminho dos EUA. Cabe à Saúde Pública encontrar soluções.

É verdade que só come junk food quem quer, como só fuma, bebe, ou se droga quem quer, mas as pessoas, ou porque não sabem, ou porque não pensam a longo prazo, acabam por escolher o caminho mais fácil.

Mesmo se estes comportamentos só tivessem impacto e consequências na vida das pessoas que os têm (que não é o caso), deveriam ser combatidos.

Link to comment
Share on other sites

Se criarem um imposto sobre a estupidez este bastonário fica na miséria.

Então o Marinho Pinto deixava de existir.

Não concordo porque já começam a ser impostos a mais.

Se bem que até acho que o timing desta notícia tem o seu porquê. Se não tiver eles que sigam o meu raciocínio e aproveitem.

O IVA vai mudar de taxa em alguns produtos. É só aproveitar a boleia de tal produto faz mal à saúde e aproveitam e financiam o SNS com essa subida de IVA. Não é preciso uma taxa especial.

Oh Wait não fizeram já isso nalguns produtos o ano passado?? :lol:

Eu acho que se devia era taxar o consumo de ar pelas pessoas com pouco inteligência. Eles já tem QI baixo e ainda por cima estão a consumir o ar da sociedade em geral.

Por mim bem podia aumentar o fast-food. Deve ter ido ao Macdonalds e similares umas 5 vezes em 8 anos.

Link to comment
Share on other sites

É verdade que só come junk food quem quer, como só fuma, bebe, ou se droga quem quer, mas as pessoas, ou porque não sabem, ou porque não pensam a longo prazo, acabam por escolher o caminho mais fácil.

Mesmo se estes comportamentos só tivessem impacto e consequências na vida das pessoas que os têm (que não é o caso), deveriam ser combatidos.

Então, que se aposte em campanhas de sensibilização, em vez de sobrecarregar as pessoas com mais impostos.

entao por esse prisma tb se deve pagar um imposto em cada bilhete para um espectaculo/festival musical, ja que temos de financiar o SNS para futuros encargos com problemas auditivos de quem vai sofrer desse tipo de problemas (se e q ja n sofre) daqui a uns anos wink4.gif

Jackpot!!! :clap:

Link to comment
Share on other sites

duplo-cheaseburguer-4f89.jpg

Europa prepara-se para declarar guerra ao lixo alimentar

Hungria tem a lei anti-lixo alimentar mais abrangente, mas foi a Dinamarca a grande pioneira. Áustria, Suíça e Finlândia seguiram o exemplo. Roménia tentou, mas desistiu. Por causa da crise.

Desde a passada quinta-feira que os húngaros que comprem alimentos embalados com elevado teor de gordura, sal ou açúcar, bem como determinadas bebidas alcoólicas e refrigerantes têm de pagar um imposto especial, semelhante ao ontem sugerido pelo bastonário da Ordem dos Médicos portuguesa (ver relacionados).

O objetivo do governo húngaro é claro: combater a obesidade e reduzir os custos com o tratamento das chamadas doenças de civilização (diabetes e doenças cardiovasculares) causadas por alterações nos padrões da alimentação e estilos de vida pouco saudáveis.

Assim, a partir do 1 de setembro, os alimentos embalados mais gordos, salgados ou açucarados passam a custar mais €0,037. Anualmente, o estado húngaro conta arrecadar cerca de €70 milhões, que irão direitinhos para o tratamento da obesidade e outras doenças relacionadas. De fora ficou para já a fast food.

"O imposto recai sobre os produtos embalados com elevado teor de açúcar, sal ou cafeína", explica Lisa McCooey, diretora de comunicação da Food Drink Europe , um grupo de pressão (lóbi) da indústria alimentar. E dá alguns exemplos: "bebidas açucaradas e energéticas com adição de açúcar e cafeína, snacks salgados, guloseimas".

"Quem tem hábitos de vida menos saudáveis tem de contribuir mais", afirmou recentemente o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, pais onde 18,8% da população é considerada obesa, mais três por cento do que a média da União Europeia (15,5%), de acordo com um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) divulgado o ano passado.

Dinamarca avança

Por estes dias, muitos outros países da União Europeia, seguem de perto a introdução da polémica lei, a mais abrangente do "velho continente".

Com a obesidade a alastrar um pouco por toda a União, a Dinamarca, já está a taxar os refrigerantes, tendo ainda criado um imposto sobre as guloseimas. Os dinamarqueses foram ainda os primeiros a nível mundial a proibir o uso de as gorduras saturadas, tendo a Áustria e a Suíça seguido o exemplo. Até ao final do ano, deverá ser ainda aprovado um imposto sobre os alimentos com elevado teor de gordura.

"Estamos a seguir com muita atenção a estratégia dinamarquesa", confessava há algum tempo o primeiro-ministro da Finlândia, Jyrki Katainen, que tal como Dinamarca já criou impostos para os refrigerantes, gelados e chocolates. "Um imposto sobre as gorduras saturadas é próximo passo", afirmou o governante.

Roménia desiste

A Roménia, apesar de ter a mais baixa taxa de obesos a nível europeu (7,9%), no início do ano passado colocou a hipótese de passar a taxar não só os refrigerantes e as guloseimas, mas o lixo alimentar em geral. Neste caso, o montante arrecadado com cobrança do imposto seria usado, também, na construção de novas infraestruturas.

Confrontado com o aumento crescente do preço dos alimentos, o governo romeno abandonou a ideia.

Resta saber se as vantagens para as saúde pública se irão sobrepor aos impacto sobre as camadas mais desfavorecidas da população, que nesta época de crise, optam por este tipo de alimentos, aparentemente mais baratos.

Expresso

Link to comment
Share on other sites

E esta hein? Países atrasados como a Dinamarca a aplicar esta ideia...

Tentamos copiar todas as medidas de impostos e cenas desse géneros dos países Nórdicos.

Esquecem-se é que não copiamos os ordenados nem os restantes benefícios deles.

Eu não me importava de pagar 50% de IRS, se o meu ordenado fosse igual à media da Dinamarca :)

Basicamente, Portugal está a ter Impostos ao Nivel dos mais Ricos, com os Ordenados mais baixos da União Europeia.

Link to comment
Share on other sites

E esta hein? Países atrasados como a Dinamarca a aplicar esta ideia...

Tentamos copiar todas as medidas de impostos e cenas desse géneros dos países Nórdicos.

Esquecem-se é que não copiamos os ordenados nem os restantes benefícios deles.

Eu não me importava de pagar 50% de IRS, se o meu ordenado fosse igual à media da Dinamarca smile.png

Basicamente, Portugal está a ter Impostos ao Nivel dos mais Ricos, com os Ordenados mais baixos da União Europeia.

Eu passo a explicar. EU não tenho qq problema com o aumento do IVA em produtos destes (fast food). Este é um imposto que só paga quem consome, logo não consomes não pagas. Da mesma maneira não via mal nenhum em por exemplo Tablets, e outras coisas tivessem a taxa agravada.

Já por outro lado acho ridículo quererem aumentar o IVA na alimentação básica.

Link to comment
Share on other sites

E esta hein? Países atrasados como a Dinamarca a aplicar esta ideia...

Tentamos copiar todas as medidas de impostos e cenas desse géneros dos países Nórdicos.

Esquecem-se é que não copiamos os ordenados nem os restantes benefícios deles.

Eu não me importava de pagar 50% de IRS, se o meu ordenado fosse igual à media da Dinamarca smile.png

Basicamente, Portugal está a ter Impostos ao Nivel dos mais Ricos, com os Ordenados mais baixos da União Europeia.

Eu passo a explicar. EU não tenho qq problema com o aumento do IVA em produtos destes (fast food). Este é um imposto que só paga quem consome, logo não consomes não pagas. Da mesma maneira não via mal nenhum em por exemplo Tablets, e outras coisas tivessem a taxa agravada.

Já por outro lado acho ridículo quererem aumentar o IVA na alimentação básica.

Por mim também não tem problema. O que acho problema é a ânsia deles em aumentar todo o tipo de impostos.

Acho por exemplo um crime, aumentar o imposto da electricidade e o gás de 6% para 23%. São bens essenciais, ninguém vive sem eles. Todos os meses as famílias têm um orçamento para electricidade e gás, orçamento esse que passará a ser bem mais elevado.

Quem ganha bem, sofre, mas sobrevive. Quem ganha mal, azar...

Link to comment
Share on other sites

Eu passo a explicar. EU não tenho qq problema com o aumento do IVA em produtos destes (fast food). Este é um imposto que só paga quem consome, logo não consomes não pagas. Da mesma maneira não via mal nenhum em por exemplo Tablets, e outras coisas tivessem a taxa agravada.

(...)

Boa idea, imposto extraordinario de 25% para quem comprar o Iphone5 na semana de saida devil.gif

Por mim também não tem problema. O que acho problema é a ânsia deles em aumentar todo o tipo de impostos.

Acho por exemplo um crime, aumentar o imposto da electricidade e o gás de 6% para 23%. São bens essenciais, ninguém vive sem eles. Todos os meses as famílias têm um orçamento para electricidade e gás, orçamento esse que passará a ser bem mais elevado.

Quem ganha bem, sofre, mas sobrevive. Quem ganha mal, azar...

CRIME? rolleyes.gif

btw - o aumento tinha sido estipulado no acordo assinado - porque e que nao te manifestaste antes???

Edited by panayotopoulos
Link to comment
Share on other sites

E não é motivo?

É que se mexem nos preços da fast-food, ainda alguém repara no mac que têm alguns produtos com preços de saldo.

1 sundae - €1,40

1 super-sundae (2x a quantidade dum normal) - €1,60.

O que menos quero é que levem o pessoal do fast-food a olhar para as tabelas de preço.

Link to comment
Share on other sites

Eu sempre pedi aquilo como super sundae, ainda que eles escrevam aquilo com outra designação. Mega ou grande, não faço ideia, mas sempre pedi super, em braga e coimbra e souberam o que era.

Basicamente vem num copo transparente grande e podes pedir a cobertura por cima e por baixo em vez d toda por cima. Pagas + 20 cêntimos do que pelo sundae normal que a malta costuma comer.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.