Jump to content

Microsoft Windows 8


Nazgulled
 Share

Recommended Posts

Estou admirado por ainda não ter sido criado um tópico para discussão da futura versão do Windows. Já existe muita informação disponibilizada oficialmente sobre as novidades do mesmo...

Podem seguir, oficialmente, todas as novidades, aqui:

http://blogs.msdn.com/b/b8/

E começo eu a discussão relativamente ao que foi escrito hoje:

http://blogs.msdn.com/b/b8/archive/2011/08/31/designing-for-metro-style-and-the-desktop.aspx

Para ser simples e directo, pessoalmente, estou a detestar...

Sendo um pouco mais extenso, começo por dizer que desgosto da Apple devido às suas políticas e idiossincrasias, mas se o Metro UI estiver aqui para ficar, provavelmente migrarei para Mac OS mais tarde ou mais cedo (Linux está completamente fora de questão, mas a discussão não é essa). Não gosto nada do que tenho lido e eu só espero que o Metro UI nunca se torne definitivo e exclusivo em futuros Windows, mas infelizmente fala-se que isso é bem possível que aconteça com o Windows 9. Falando em especifico do 8, gostava que o Metro UI fosse apenas mais um serviço do Windows que facilmente se desliga como tantos outros. Mas parece que é ao contrário, o UI legacy é que será "desligável" e o Metro UI está sempre a correr. Se isto realmente se verificar com o Windows 8, eu fico-me pelo 7 até ao dia em que um motivo muito forte me obriga a mudar. Mas se tiver que mudar, será para Mac como disse, Windows com Metro UI não é para mim.

E claro que tudo isto refiro-me somente à minha máquina pessoal.

Pelo que tenho lido, são poucas as pessoas com uma opinião semelhante à minha, mas não sou o único. A maior parte gosta do Metro UI, mas eu simplesmente detesto. E sei muito bem que a maioria se calhar mantém-se no Windows devido aos jogos, mas como eu praticamente que não jogo, isso não me faz minimamente falta.

E na vossa opinião, o que acham disto? E de todas as outras novidades apresentadas sobre o Windows 8? Não vou estar aqui a indicar quais são pois já devem conhecer e caso não conheçam, não falta blogs e sites de notícias com essa informação (nomeadamente o blog oficial que coloquei acima).

Discuss...

Link to comment
Share on other sites

Já migrei para linux há uns bons tempos portanto nem me aquece nem arrefece. E nem vou ao Windows por causa dos jogos, porque o único que jogo corre no wine sem problemas de emulação.

Link to comment
Share on other sites

Fiz um search por "windows" e não reparei em nenhum tópico com "8" no nome, provavelmente foi do sono... Alguém que faça um merge dos tópicos todos e desculpem lá qualquer coisinha.

@Revenge

O "problema", para mim, é que não acho que vai ser assim que funciona. Isso que tu vês é quando pressionas uma tecla para aceder ao Explorer, mas a janela será full-screen com os quadrados às cores. Eu não gosto disso e só espero que dê para desactivar por completo.

Deixem-me colocar a questão assim:

No dia em que uma futura versão do Windows tiver SOMENTE o Metro UI onde o Explorer é completamente erradicado no sistema, ou seja, desktop, ícones no mesmo, menu iniciar e tudo isso deixar de existir. Vocês acham boa ideia e continuam com o Windows assim?

Link to comment
Share on other sites

Fiz um search por "windows" e não reparei em nenhum tópico com "8" no nome, provavelmente foi do sono... Alguém que faça um merge dos tópicos todos e desculpem lá qualquer coisinha.

@Revenge

O "problema", para mim, é que não acho que vai ser assim que funciona. Isso que tu vês é quando pressionas uma tecla para aceder ao Explorer, mas a janela será full-screen com os quadrados às cores. Eu não gosto disso e só espero que dê para desactivar por completo.

Deixem-me colocar a questão assim:

No dia em que uma futura versão do Windows tiver SOMENTE o Metro UI onde o Explorer é completamente erradicado no sistema, ou seja, desktop, ícones no mesmo, menu iniciar e tudo isso deixar de existir. Vocês acham boa ideia e continuam com o Windows assim?

Não me parece que seja assim. Acho que vais ver como está naquela imagem, com o Metro UI no Ambiente de Trabalho.

E deves existir um atalho para opcionalmente meter o Metro UI em Full Screen. Até porque o Metro UI em full screen, só tem realmente vantagens num touchscreen.

Link to comment
Share on other sites

Não é isso que apresentam os vídeos do Windows 8, daí todo este meu "problema". Ainda nada é definitivo, mas a maior parte do pessoal aponta (dado os vídeos e a notícia que saiu ontem no blog oficial) para que o Metro UI seja o "principal" e o Explorer uma simples app que pode ser desligada e não o contrário.

Link to comment
Share on other sites

Não é isso que apresentam os vídeos do Windows 8, daí todo este meu "problema". Ainda nada é definitivo, mas a maior parte do pessoal aponta (dado os vídeos e a notícia que saiu ontem no blog oficial) para que o Metro UI seja o "principal" e o Explorer uma simples app que pode ser desligada e não o contrário.

Mas a grande novidade do próximo Windows é o Metro UI, logo é normal nos vídeos eles darem total ênfase a isso.

Pelo que li dos blogs do msdn, eles vão ter o explorer e o Metro UI a trabalhar em simultâneo, dando hipóteses ao utilizador de desligar um deles se assim o desejar.

Eu falo por mim, a ser verdade o que escrevem nos próprios blogs, vou usar o explorer e o metro ui, acho que fica uma boa combinação, tal como está na imagem que coloquei em cima.

Some of you are probably wondering how these parts work together to create a harmonious experience. Are there two user interfaces? Why not move on to a Metro style experience everywhere? On the other hand, others have been suggesting that Metro is only for tablets and touch, and we should avoid “dumbing down” Windows 8 with that design.

This is a balancing act, and one we’ll be talking quite a lot about in this blog in the coming months. Having both of user interfaces together harmoniously is an important part of Windows 8. As a starting point for the discussion, here is how we approached the design of Windows 8 from the very beginning.

Link to comment
Share on other sites

(...)dando hipóteses ao utilizador de desligar um deles se assim o desejar.

Não sei onde foste buscar tal informação, mas não é nada disso que se anda a supor por toda a interwebz. Mas tudo isto são especulações...

acho que fica uma boa combinação, tal como está na imagem que coloquei em cima.

Opiniões :)

Eu não vejo qualquer utilidade no Metro UI, principalmente se estivermos a falar de um PC/portátil (mesmo que este tenha touch) e não de um tablet. E como eu não faço grandes intenções de ter um tablet (e se algum dia vier a ter um, provavelmente vai ser Android), simplesmente não vejo utilidade.

Eu quando discuto isto é no sentido de PC/portátil, aquela máquina que temos em casa no escritório ou no emprego, na qual passamos a maior parte do nosso tempo, a trabalhar. Nesse contexto, não vejo utilidade do Metro UI. Mas isto, sou só eu.

Link to comment
Share on other sites

Eu partilho da opinião do Nazgulled. Para tablets, awesome, para laptops\PCs pareceu me muito muito mau a nível de interface. Se permitirem usar uma interface sem ribbon nem metro UI tudo bem, caso contrário não sei não. Agora tal como o Revenge disse, ainda é cedo para falar e se realmente dão a opção de escolher o explorer ou o metro ui ou então os 2 em simultaneo até nem vejo mal nenhum, ter opções é bom neste caso.

Edited by Lancer
Link to comment
Share on other sites

Já se pode descarregar o Windows 8

Foi ontem apresentada com pompa, circunstância e de forma oficial a primeira versão do Windows 8. As novidades foram muitas e no geral foi do agrado de todos os que assistiram à conferência.

A Microsoft, que tenta sempre inovar aquando da disponibilização de novo software, supreendeu todos ao anunciar que seria possível testar a versão apresentada, não a limitando apenas a programadores, mas abrindo-a a todos os que a pretendam experimentar.

Como foi do conhecimento geral, a Microsoft revelou bastante sobre o foco principal do desenvolvimento do Windows 8, uma interface baseada no afamado Metro Style, a facilidade que demostra o novo ambiente de trabalho, novas ferramentas e simplificadas muitas outras, entre uma expressiva vontade de o tornar modular, extensível e polivalente.

Esta versão deixada para download, vem preparada com ferramentas para developers. Estes deverão ambientar-se com o novo ambiente gráfico e com as novas tecnologias para a Microsoft ter feedback necessários para lançar, no próximo o ano, a versão final.

Atenção que esta versão não é de todo estável, pelo que se sugere que nao seja adoptada em serviços sensíveis, mas… instale, teste e veja como evoluiu a filosofia de apresentar o mais popular sistema operativo.

Windows Developer Preview with developer tools English, 64-bit (x64)

Todas as seguintes aplicações vêm numa imagem de disco (.iso).

  • 64-bit Windows Developer Preview
  • Windows SDK para aplicações com layout Metro
  • Microsoft Visual Studio 11 Express for Windows Developer Preview
  • Microsoft Expression Blend 5 Developer Preview
  • 28 aplicações com layout Metro, incluindo a que foi criada na conferência de apresentação do Windows 8

ico_03.jpgDownload(4.8 GB)

@ pplware

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.