Jump to content

Furacão Irene


Vasco G
 Share

Recommended Posts

Irene

Furacão nos EUA custa três mil milhões às seguradoras

António Sarmento

28/08/11 19:50

Depois da tempestade ainda não veio a bonança. Agora, é altura de as seguradoras fazerem contas aos prejuízos.

Os prejuízos do furacão Irene, que se abateu sobre a costa Leste dos Estados Unidos, causaram uma enorme dor de cabeça às seguradoras. De acordo com especialistas citados pela agência Bloomberg, os prejuízos ascendem a três mil milhões de euros.

A Carolina do Norte é uma das zonas mais afectadas pela tempestade, estimando-se danos no valor de 400 milhões de euros. Ainda assim, abaixo dos mil milhões de prejuízos registados em 1999, quando por ali passou o furacão Floyd.

"As estimativas iniciais apontavam para prejuízos mais severos", afirmou Tom Larsen à Bloomberg, vice-presidente da companhia Eqecat.

A tempestade passou esta madrugada por Nova Iorque, provocando inundações nas zonas mais baixas de todos os cinco distritos de Nova Iorque.

No entanto, as autoridades reviram a classificação do furacão Irene para a categoria de tempestade tropical e disseram que o pior já passou.

Furacão

“Irene” corta luz a três milhões de casas nos EUA

António Sarmento

28/08/11 17:08

O furacão "Irene" afectou o abastecimento de energia a três milhões de lares americanos.

O vento e a chuva causada pelo furacão Irene destruíram as linhas eléctricas que fornecem energia a milhões de americanos que vivem na região de Nova Iorque.

De acordo com testemunhas citadas pela agência Bloomberg, as zonas de Manhattan, Brooklyn e Bronx foram as mais afectadas pelo corte de electricidade. O metro foi um dos transportes públicos afectados.

Os ventos fortes e as chuvas torrenciais provocaram inundações nas zonas mais baixas de todos os cinco distritos de Nova Iorque.

Na Carolina do Norte, Virgínia e Florida, por onde o furacão Irene também passou, os cortes de energia afectaram cerca de 70 por cento dos lares.

Há poucos minutos, os serviços meteorológicos americanos reviram a classificação do furacão Irene para a categoria de tempestade tropical.

Furacão: Autoridades dizem que o pior já passou nos Estados Unidos

O furacão "Irene" provocou, pelo menos, 15 mortos na sua passagem pelos Estados Unidos.

A secretária norte-americana da Segurança Interna diz que o pior do furacão “Irene” já passou para a maior parte da costa Leste dos Estados Unidos, incluindo Nova Iorque e Nova Jérsia.

Janet Napolitano, em conferência de imprensa, referiu que a operação montada para receber o “Irene” permitiu reduzir substancialmente o número de vítimas.

Apesar do pior já ter passado, a responsável avisa que as inundações provocadas pelas subidas das águas de vários rios ainda representam um perigo sério para as populações.

“Irene” perdeu força e já não é um furacão, desceu para a categoria de tempestade tropical e dirige-se agora para a Nova Inglaterra e para o Canadá.

A Agência Federal de Emergência norte-americana (FEMA, na sigla inglesa) deu já início aos trabalhos para calcular os estragos provocados pelo furacão “Irene”, que fez pelo menos 15 mortos na sua passagem pelos Estados Unidos.

O administrador desta agência, Craig Fugate, garantiu que ainda não é possível calcular todos os estragos provocados nos estados da costa Leste e admitiu que o processo pode prolongar-se por vários dias.

Rádio Renascença

http://fotos.sapo.pt/blogsapo/albuns/?aid=521

Link to comment
Share on other sites

Lol, sim. Tava para dizer que a falta de ar é uma boa justificação.. :-..

Anyway, não sei se é related, mas tão ali umas nuvens para o lado do mar, um bocado maiores que as brumas de Sintra do costume, que metem respeito.

Link to comment
Share on other sites

EUA

Pelo menos 40 pessoas morreram em consequência da passagem do Irene

30.08.2011 - 09:40 Por Agências

O ciclone pós-tropical Irene (que no seu pico chegou à categoria furacão) matou pelo menos 40 pessoas nos EUA. As autoridades alertam agora para a possibilidade de perigo de cheias nos próximos três dias, nos estados mais a norte.

A agência noticiosa AP contabilizou 40 pessoas mortas em 11 estados norte-americanos, a maioria das quais em consequência da queda de árvores, arrastamento por ondas e cheias.

Mais de cinco milhões de pessoas continuam sem energia eléctrica, ao passo que o estado de Vermont tenta recuperar daquelas que são as piores inundações em várias décadas. A tempestade arrastou pontes e alagou a cidade de Brattleboro.

As perdas junto das seguradoras poderão ascender a sete mil milhões de dólares, indica a Consumer Federation of America.

Entretanto o Irene deslocou-se para o Canadá (onde já há a registar uma primeira vítima mortal), depois de ter causado o caos na costa leste dos EUA, nomeadamente nos estados de Nova Iorque, Nova Jérsia, Connecticut, Carolina do Norte e Vermont.

Na cidade de Nova Iorque, que escapou à fúria do Irene, a rede de metro e os três principais aeroportos reabriram ontem. Mais de 300 mil pessoas que tinham sido removidas das áreas mais baixas da cidade, puderam finalmente regressar a casa.

Desde sábado que o Irene diminuiu da categoria de furacão para tempestade tropical e, agora, para ciclone pós-tropical.

Os estados a sul de Nova Iorque, onde o Irene chegou no fim-de-semana com força de furacão, já começaram entretanto a avaliar os estragos, a limpar e a contar os mortos.

http://static.publico.pt/docs/mundo/irene/

Público

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.