Jump to content

RGH (Aka JTAG) - Opus/Falcon, Zephyr, Jasper e Trinity


Ilusi0n
 Share

Recommended Posts

Disseste Matrix ? Uh oh, iminent hate flow coming... :trollface:

Pá, pode ser simples como pode não o ser assim tanto, o gajo disse te que funcionava bem quando ele fez a alteração ? Viste o a fazer o trabalho ?

Link to comment
Share on other sites

Eu cheguei lá com dois colegas meus, um tinha xbox jasper e o outro tinha uma xbox slim. Ele disse ke a jasper é ke poderia dar problemas, e a falcon deveria ser a mais fácil (curiosamente foi o contrário). Deixou a instalação da falcon para último. A jasper funcionou sem problemas, a slim tem ke se esperar mais ou menos um minuto para fazer boot. O cargo dos trabalhos foi a minha, porque tinha um "bad sector" na nand e teve ke fazer uma cena qualquer. Depois demorou bueda tempo porque depois de instalar ela funcionava aberta, mas quando a fechava não fazia boot (!!). Depois diz que instalou lá uma cena qualquer e funcionou, mas se calhar nao deve ter testado muito pk kuando ela me chegou a casa aquilo não tava em condições. Não estávamos ao pé dele porque tar a trabalhar com 3 gajos a espreitar por cima do ombro não deve ser muito agradável. O erro foi não termos nós testado cada um a sua consola no fim, mas como já estávamos 6 horas à espera e o gajo disse que já estava tudo a funcionar sem problemas, a gente confiou e quando cheguei a casa é que vi a borrada.

Em casa quando liguei a consola não fez boot. Desliguei e liguei logo a seguir e ela fez logo boot desta vez, Fui à procura do xexmenu, nestum. Estranhei ele não ter instalado logo o programa, mas andei a pesquisar tutoriais na net e saquei um .iso e consegui arrancar a partir do cd, e passar o xexmenu para o disco interno. Corri-o a partir do hd interno e tb funcionou. Passei um JTAG rip por ftp (que até é um jogo NTSC) e executei-o e o jogo correu na boa.

Eu já todo contente, saí pra dashboard para instalar outro jogo. Só que desta vez a tentar correr o xexmenu só vi um ecran preto. Nem o comando funcionava, ao tentar ir para a dashboard, tenho mesmo de desligar a consola. Desliguei-a e voltei a ligá-la, mas desta vez não fez boot. Esperei mais de 10 minutos mas não arrancava. Liguei e desliguei e arrancou logo a seguir. Mas o xexmenu não funciona, nem a partid do disco rigido, nem a partir do cd. Os backups por dvd (já tinha o firmware 2.0 antes) correm todos normalmente... E agora é assim, a consola só faz boot de vez em quando, e quando faz, não executa ficheiro xex.

Telefonei ao instalador e diz que em principio deve ser chip defeituoso. Curiosamente, ele diz que tinha instalado o xexmenu nas consolas, mas na minha não estava lá nada. Já falei com o meu amigo da jasper e a consola dele funciona na perfeição, e tem lá o xexmenu no games library.

Edited by Blackheart
Link to comment
Share on other sites

Pois, parece que o chip tem defeito, parece não mandar impulsos reset a cada vez que acendes a consola. Pensei que pudesse também vir da nand, mas se conseguiste correr o xexmenu nem que seja uma vez, então não deve vir daí.

O chip também pode estar mal instalado (não conheço a pessoa que o fez, e não vou criticar o trabalho sem o conhecer, mas uma falta de atenção acontece depressa, sobretudo quando se passa o dia a fazer sempre a mesma coisa). Se souberes abrir a consola (muitíssimo fácil com as Fat), assegura-te das boas soldaduras ( puxa os fios com um bocado de força mas não muita também, só para ver se não saem facilmente, acontece um fio estar soldado em aparência, mas estando mal soldado os impulsos eléctricos são aleatórios ou não existentes).

Assegura-te que o chip não está em contacto directo com a motherboard, vai fazendo uns teste lógicos de curto circuito e cenas assim, se vires que está tudo OK, então vê isso com ele, se os fios já estiverem bem soldados nos pontos da MB, então podes lhes pedir um chip programado para Falcon e simplesmente marcar os fios, tirar do chip, e voltar a soldar os fios no outro chip.

Fazes com paciência que é relativamente fácil, se tiveres que voltar a soldar os fios na MB por que razão seja e se não tens habito de soldar, então leva a um gajo que saiba, não acredito que não haja ninguém que saiba soldar em Coimbra wink4.gif

Edit: Já agora, Heri ou Ilusi0n, já experimentaram meter uma nand Jasper com CB que não seja 6751 numa que tenha 6751 ? Está ligado à MB ou é mesmo só da nand ?

Lembrei me assim de repente disso, porque quando se modificava os BIOS da xbox1, notavelmente em M8, o pessoal costumava trocar os BIOS num fórum para vermos quais as invenções que a malta se lembrava de fazer nos seus BIOS, e funcionava bem... (imagino que se desse, já tinha dado 3 voltas ao mundo, mas estou curioso)

Edited by skaazi
Link to comment
Share on other sites

Agarra numa velha mother board de PC, vai ao chinês comprar uma beca de estanho e um ferro manhoso, vai estragando a mother board e vai fazendo experimentações, quando estiveres mais à vontade, compra um ferro e estanho bons, um pouco de fio kynar ou awg30, e Coimbra é tua. :)

Link to comment
Share on other sites

Uma board é uma board, arranja uma velha de PC que não te custa nada se mandares à vida, e uma vez que estás confortável com soldaduras fininhas em ponto quasi minúsculos, então atacas a da x360. Os tuts só te dizem qual o ponto onde fazer a soldadura, não dizem mais nada... ;)

Link to comment
Share on other sites

Eu cheguei lá com dois colegas meus, um tinha xbox jasper e o outro tinha uma xbox slim. Ele disse ke a jasper é ke poderia dar problemas, e a falcon deveria ser a mais fácil (curiosamente foi o contrário). Deixou a instalação da falcon para último. A jasper funcionou sem problemas, a slim tem ke se esperar mais ou menos um minuto para fazer boot. O cargo dos trabalhos foi a minha, porque tinha um "bad sector" na nand e teve ke fazer uma cena qualquer. Depois demorou bueda tempo porque depois de instalar ela funcionava aberta, mas quando a fechava não fazia boot (!!). Depois diz que instalou lá uma cena qualquer e funcionou, mas se calhar nao deve ter testado muito pk kuando ela me chegou a casa aquilo não tava em condições. Não estávamos ao pé dele porque tar a trabalhar com 3 gajos a espreitar por cima do ombro não deve ser muito agradável. O erro foi não termos nós testado cada um a sua consola no fim, mas como já estávamos 6 horas à espera e o gajo disse que já estava tudo a funcionar sem problemas, a gente confiou e quando cheguei a casa é que vi a borrada.

Em casa quando liguei a consola não fez boot. Desliguei e liguei logo a seguir e ela fez logo boot desta vez, Fui à procura do xexmenu, nestum. Estranhei ele não ter instalado logo o programa, mas andei a pesquisar tutoriais na net e saquei um .iso e consegui arrancar a partir do cd, e passar o xexmenu para o disco interno. Corri-o a partir do hd interno e tb funcionou. Passei um JTAG rip por ftp (que até é um jogo NTSC) e executei-o e o jogo correu na boa.

Eu já todo contente, saí pra dashboard para instalar outro jogo. Só que desta vez a tentar correr o xexmenu só vi um ecran preto. Nem o comando funcionava, ao tentar ir para a dashboard, tenho mesmo de desligar a consola. Desliguei-a e voltei a ligá-la, mas desta vez não fez boot. Esperei mais de 10 minutos mas não arrancava. Liguei e desliguei e arrancou logo a seguir. Mas o xexmenu não funciona, nem a partid do disco rigido, nem a partir do cd. Os backups por dvd (já tinha o firmware 2.0 antes) correm todos normalmente... E agora é assim, a consola só faz boot de vez em quando, e quando faz, não executa ficheiro xex.

Telefonei ao instalador e diz que em principio deve ser chip defeituoso. Curiosamente, ele diz que tinha instalado o xexmenu nas consolas, mas na minha não estava lá nada. Já falei com o meu amigo da jasper e a consola dele funciona na perfeição, e tem lá o xexmenu no games library.

Isso da consola dar aberta mas não dar fechada digo-te já o que é....

É o fio que estou farto de falar e que escrevi há uns posts atrás. Isso já me aconteceu inúmeras vezes e é do fio com 100% certeza. Se o fio ficar junto à board (daí só reparares qd fechas a consola pq a caixa encosta o fio), a consola não faz boot pq o sinal que é enviado por esse fio e que é no fundo o responsável pelo glitch, fica com muito ruído e aquilo nunca mais inicia. Trust me!

Já me aconteceu tb em falcons e nessas é que dá para ver bem.

Fio longe da board, instant boot. Fio junto à board, no boot. Ontem estive mesmo a faer isso de propósito para ter 100% certeza aqui numa falcon. Até tive para fazer um video e tudo, de tão evidente que era.

O gajo pode experimentar 500 chips mas se meter o fio da mesma maneira, é boca.

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

Ok, vou abrir a consola e testar isso, posto já aqui quando tiver resultados.

EDIT: e qual dos fios é ke não podes estar encostado à board? tem muitos fios ligados ao chip, há um muito grande ke está lidao do outro lado do dissipador, será esse? Está ligao ao ponto ke diz A, no chip...

Edited by Blackheart
Link to comment
Share on other sites

É o fio que vai para a parte direita da board, junto ao plug do power.

O azul escuro desta imagem:

http://www.logic-sun...tch_diagLS2.png

Also, testei agora a cena dos 32 cms na slim com um cmod e foi trigo limpo, farinha amparo. Kudos para o gajo que descobriu isto!

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

Pois era esse que me estava a referir... meti o fio por cima dakele plastico branco ke deve ser para orientar o ar quente pras ventoinhas, e até agora não me falhou nenhum boot!!

Mas continuo com problemas para fazer boot ao xex menu. Basicamente é, se tiver o disco rigido ligado à consola, não me entra lá( quer seja a partir do cd ou do disco rigido). Se não tiver o disco ligado, o xexmenu entrame sempre a partir do cd.

EDIT: Falei cedo demais... desliguei e liguei agora a consola e já não me faz o boot... dass

Edited by Blackheart
Link to comment
Share on other sites

Boas pessoal. Preciso de uma grande ajuda. Eu ha uns tempos fiz flash da minha xbox. é uma jasper com lite-on 83850v1. Como não sabia muito disto fiz flash através do power da consola com o sata no pc (entretanto descobri que não era muito aconselhado devido a ban) para a versao lt+1.1. Há pouco tempo fui fazer flash para a versão 2.0 e não sei bem o q aconteceu houve um erro quando apaguei o firmware para fazer write ao cfw. Agora a drive não responde à energia, não ejecta, não é reconhecida no jf, nada. quando ligo a consola da-me erro e64. Eu gostava de fazer o RGH se fosse possível, ou ao menos instalar o 2.0. Tenho a drive brickada? se sim ainda é possível fazer o RGH? muito obrigado desde já pela ajuda

Link to comment
Share on other sites

@Blackheart

É o fio pá... Para já, se está a ir por cima da canal de ventilação é porque está grande demais, depois já deu para veres que ao mexeres o fio para outra posição a consola já não falha quase nenhum boot.

Quanto a isso do xex, duvido que seja do chip. Cheira-me mais a nand.

Boas pessoal. Preciso de uma grande ajuda. Eu ha uns tempos fiz flash da minha xbox. é uma jasper com lite-on 83850v1. Como não sabia muito disto fiz flash através do power da consola com o sata no pc (entretanto descobri que não era muito aconselhado devido a ban) para a versao lt+1.1. Há pouco tempo fui fazer flash para a versão 2.0 e não sei bem o q aconteceu houve um erro quando apaguei o firmware para fazer write ao cfw. Agora a drive não responde à energia, não ejecta, não é reconhecida no jf, nada. quando ligo a consola da-me erro e64. Eu gostava de fazer o RGH se fosse possível, ou ao menos instalar o 2.0. Tenho a drive brickada? se sim ainda é possível fazer o RGH? muito obrigado desde já pela ajuda

Tens pm.

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

Boas pessoal. Preciso de uma grande ajuda. Eu ha uns tempos fiz flash da minha xbox. é uma jasper com lite-on 83850v1. Como não sabia muito disto fiz flash através do power da consola com o sata no pc (entretanto descobri que não era muito aconselhado devido a ban) para a versao lt+1.1. Há pouco tempo fui fazer flash para a versão 2.0 e não sei bem o q aconteceu houve um erro quando apaguei o firmware para fazer write ao cfw. Agora a drive não responde à energia, não ejecta, não é reconhecida no jf, nada. quando ligo a consola da-me erro e64. Eu gostava de fazer o RGH se fosse possível, ou ao menos instalar o 2.0. Tenho a drive brickada? se sim ainda é possível fazer o RGH? muito obrigado desde já pela ajuda

Tens que fazer intro, power cycle (extremamente difícil com a consola) e a drive vai-te ser reconhecida no JF.

Isso acontece-te porque não tens um chipset muito amigo das drives, quase de certeza.

E64: DVD Drive Error - Dvd drive timed out during reset :Wrong firmware, dvd is without f/w chip, etc.

Link to comment
Share on other sites

Boas pessoal. Preciso de uma grande ajuda. Eu ha uns tempos fiz flash da minha xbox. é uma jasper com lite-on 83850v1. Como não sabia muito disto fiz flash através do power da consola com o sata no pc (entretanto descobri que não era muito aconselhado devido a ban) para a versao lt+1.1. Há pouco tempo fui fazer flash para a versão 2.0 e não sei bem o q aconteceu houve um erro quando apaguei o firmware para fazer write ao cfw. Agora a drive não responde à energia, não ejecta, não é reconhecida no jf, nada. quando ligo a consola da-me erro e64. Eu gostava de fazer o RGH se fosse possível, ou ao menos instalar o 2.0. Tenho a drive brickada? se sim ainda é possível fazer o RGH? muito obrigado desde já pela ajuda

Tens que fazer intro, power cycle (extremamente difícil com a consola) e a drive vai-te ser reconhecida no JF.

Isso acontece-te porque não tens um chipset muito amigo das drives, quase de certeza.

E64: DVD Drive Error - Dvd drive timed out during reset :Wrong firmware, dvd is without f/w chip, etc.

Como assim? Eu fiz o flash com power cycle da outra vez que fiz. tenho que fazer de maneira diferente agora?

Link to comment
Share on other sites

Quanto ao xex, a solução foi passar os saves e os profiles para uma pen, formatar o disco da xbox, e voltar a instalar tudo, até agora tá tudo a funcionar... Vá-se lá saber pk...

Agora é o problema é o boot disto, às vezes dá, outras vezes não dá...

Link to comment
Share on other sites

O problema é que tens que fazer um power cycle quase instantâneo a partir do momento em que mandas o comando, e obviamente não é fácil com a consola.

Este procedimento é para fazeres com que a drive seja reconhecida no JF.

Vai a MTK Flash 32 -> escolhe a porta correcta (tens que saber que porta é, mesmo não aparecendo a drive) -> Intro e faz power cycle.

Link to comment
Share on other sites

Se queres mesmo fazer com a consola a alimentar a drive, então pelo menos mete um interruptor no cabo de alimentação da drive. (cortas o cabo ao meio e ligas cada ponta a um pin do interruptor)

EXXNS.png

A consola não liga logo a drive ao arrancar, pode levar até uns 3 segundos para alimentar a drive depois de a ligares, e o power cycle tem que ser feito em menos de dois segundos, é mesmo desligar e voltar logo a ligar. Com um interruptor a consola já está em funcionamento portanto não perdes o tempo de arranque.

@Blackheart, dá uma vista de olho nas soldaduras...

Edited by skaazi
Link to comment
Share on other sites

Vê se o chip está bem seguro. Isso da consola não ligar às vezes nas falcon não é normal. Ela devia fazer sempre boot em menos de 5 segs.

Se consegues ligar a consola a maior parte das vezes, o meu conselho é não mexeres e deixares estar como está, até pq já dsseste q n percebes mto de soldaduras.

Se quiseres isso a ligar sempre, é cortares um bocado mais o cabo que te falei (mantem isso afastado da board), isolares bem o chip e refazeres as soldas na motherboard.

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

É o fio que vai para a parte direita da board, junto ao plug do power.

O azul escuro desta imagem:

http://www.logic-sun...tch_diagLS2.png

Also, testei agora a cena dos 32 cms na slim com um cmod e foi trigo limpo, farinha amparo. Kudos para o gajo que descobriu isto!

Não tem nada de interessante, mas foi o Podger que descobriu isto. Outro feito dele foi unlockar as hitachi v79 sem passkey.

Os vídeos da Slim da TX de há 1 mês e tal atrás já usavam este método e isto dos 32cm, só veio a publico há 5 dias através de um gajo chamado ameel:

A very smart guy who goes by the nick “ameel” discovered an interesting and unusual solution to the unreliable boot times problem that all current glitching solutions suffer from on slim Xbox 360s.

O que é falso. O Podger trabalha com a TX e não veio cá para fora fazer barulho e dizer que tinha sido ele a descobrir isto, manteve-se caladinho, até foi o Ubergeek que referiu isto.

Ah e btw Heri:

Actually, increasing the CPU_RST line on a Jasper console helps with boot times

Isto foi dito pelo Martin C, um super mod dos TX. Ele costuma ajudar bastante o pessoal com problemas Jtag/RGH, foi dai que tirei a ideia de meter os 32cm numa jasper.

Btw2, não faço ideia se isto é compatível com outros chips, parto do principio que sim, mas já saíram os ficheiros para o TX Coolrunner: http://www.megaupload.com/?d=2I3KZAOE

Não posso experimentar porque já não tenho o meu Matrix (:-..).

XSVF para o nandpro 3.0 (mas tens que ter um nandreader com o armv3.hex) ou o .jed para o impact.

Link to comment
Share on other sites

O sinal a ser enviado para a board são 20ns (50mHz) e alguém com base no calculo do comprimento de onda deste sinal, chegou à conclusão que o tamanho óptimo do fio seria à volta dos 35cm.

Dando uns descontos para os ruídos que são captados pelo fio, aproximaram o tamanho do fio aos 32 cms. Não sei se foi o podger, mas foi bem pensado.

Eu já tinha chegado à conclusão que o tamanho dos fios interessava antes disto ter saído, mas pensava que era aleatório ou que dependia de consola para consola (o que em parte ainda é verdade).

Ah e btw Heri:

Actually, increasing the CPU_RST line on a Jasper console helps with boot times

Isto foi dito pelo Martin C, um super mod dos TX. Ele costuma ajudar bastante o pessoal com problemas Jtag/RGH, foi dai que tirei a ideia de meter os 32cm numa jasper.

Btw2, não faço ideia se isto é compatível com outros chips, parto do principio que sim, mas já saíram os ficheiros para o TX Coolrunner: http://www.megaupload.com/?d=2I3KZAOE

Não posso experimentar porque já não tenho o meu Matrix (14.gif).

XSVF para o nandpro 3.0 (mas tens que ter um nandreader com o armv3.hex) ou o .jed para o impact.

Duvido muito. O chip dos coolrunners da tx é diferente, portanto alguma parte da programação ou os timings devem ser incompatíveis.

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

Mas o fio é demasiado grande ou pequeno? Ele 32 cm não tem de certeza, tem muito menos... O chip a mim parece-me bem seguro, e as soldaduras bem feitas, mas é o que eu digo, não percebo muito disto. Já fechei a caixa e o fio está bem longe da board, colei o fio com fitacola ao plástico branco e não tem hipoteses de encostar à board. Em principio já não vou mandar a consola, tar a arriscar ela andar aos trambolhões nos correios e sujeito a voltar como ela foi ou pior...

Ela arranca quase sempre, mas é chato se eu um dia mais tarde quiser vender a consola...

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.