Jump to content

Nokia Lança 3 Smartphones Symbian


Walt Sousa
 Share

Recommended Posts

Nokia anuncia três smartphones com nova versão do Symbian

1998676-7019-rec.jpg

Todos os aparelhos lançados têm tecnologia NFC.

A Nokia anunciou nesta quarta-feira três novos modelos de smartphones rodando a nova versão do sistema operacional Symbian, o Belle. Segundo a companhia, os lançamentos são voltados para o "mercado de massa" e chegam às lojas da Europa com "preços atrativos". Os três aparelhos têm tecnologia NFC e chegam dois meses após a última atualização do Symbian, o Anna. "Estes não serão últimos produtos ou atualizações vamos entregar em Symbian", afirmou, em nota, Ilari Nurmi, vice-presidente da Nokia.

A empresa afirma que o Nokia 700 é o menor smartphone monobloco do mundo. Com dimensões de 110 x 50,7 x 9,7 mm e pesando 96 g, o aparelho tem processador de 1GHz, tela de 3,2 polegadas AMOLED, memória interna de 2GB (com a possibilidade de chegar a 34 GB com cartão microSD), faz vídeos em HD e tem câmera de 5MP com flash LED. Segundo a companhia, o aparelho é o mais amigável ao meio ambiente, com uma bateria de longa duração e uso de materiais ecológicos e recursos para minimizar o consumo de bateria.

Já o Nokia 701 é apresentado como o de tela mais brilhante da empresa. O smartphone tem o design baseado no C7 e também tem processador de 1 GHz, câmera de 8 MP com flash LED duplo e captura de vídeo HD. Ele vem com 8 GB de memória interna e a possibilidade de aumentar para 40 GB através de um cartão microSD. O Nokia 600, por outro lado, tem o mais potente alto-falante, segundo informa a empresa em nota. Ele possui antena interna, o que permite ouvir rádio FM sem fones de ouvido. O Nokia 600 ainda vem com um processador de 1 GHz, câmera de 5 MP com LED flash e captura de vídeo HD e 2 GB de memória interna, com capacidade de aumentar para 34GB com microSD.

O smartphone Nokia 600 vai apostar fortemente na música. Focado no áudio, o Nokia 600 é o smartphone Nokia mais barulhento, equipado com tecnologia NFC.

O telemóvel Nokia 600 é um smartphone focado no áudio, sendo até á data o telemóvel Nokia mais "barulhento". O Nokia 600 integra uma antena rádio FM para permitir ouvir rádio sem necessidade de headphones, além de um transmissor FM que permite aos utilizadores realizar emissões de música para qualquer rádio FM.

telemovel-nokia-600.jpg

O telemóvel Nokia 600 é especialmente direccionado para os amantes da música e suporta até 60 horas de playback. Graças à tecnologia NFC é possível fazer streaming de música para outros aparelhos (desde que tenham suporte NFC). É o mais acessível dos novos telemóveis Nokia com Symbian Belle e vem equipado com um processador de 1 GHz.

O Nokia 600 inclui também uma câmara digital de 5 MP com flash LED e suporte para vídeos HD, além de incluir 2 GB de memória interna (expansível via microSD).

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

E não era suposto começarem a aparecer Nokias com o Windows Phone?...

acho que é a ideia é lançar vários dispositivos todos ao mesmo tempo, ou num curto espaço de tempo (das várias marcas) - de qualquer modo, já estão à venda no Japão telemóveis com o novo SO da MS...

e já agora

Link to comment
Share on other sites

Não tenho nada que defender a Nokia porque eles tb não me pagam para isso mas a verdade é que nem tudo tem que ser Android. Nem está sequer em causa que o Android dá 1000 a 0 ao Symbian.

Mas vamos a factos:

- Qual é o smartphone Android que por 200€ ou pouco mais tem uma boa câmara fográfica e grava em HD? Que eu tenha conhecimento, nenhum.

Isso vai acontecer com o Nokia 600. O Nokia 600 deve vir a ser dos mais baratos smartphones do mercado com gravação em HD. Já tive 2 smartphones Android, um de gama de entrada e outro mid-end, e quer as câmaras (lentes), quer a gravação de video eram uma bela MERDA. Mas isso não se pode dizer. Os fãs de Android não gostam. Obviamente que uma coisa é o S.O., outra coisa completamente diferente é a qualidade do material que a marca mete no smartphone.

Acresce que estes smartphones trazem por default o Nokia Maps/Navteq que é um bom software de GPS. Muitos smartphones Android só trazem o Google Maps e quem não sabe "comprar" um software de GPS pela internet, tem de compra-lo mesmo. Nem todos andamos por fóruns e pela internet à procura de softwares de GPS "crackados".

A bateria nestes terminais costuma em média durar mais, não puxa tanto pelo S.O.

Tratam-se de factos.

Para quem ainda não sabe está previsto a Nokia dar suporte ao Symbian até 2016, tendo o S.O. Symbian Belle aparecido muito recentemente. São mais 4 anos, enquanto não chegam os primeiros Nokias com WP 7 Mango, sendo que a partir daí e até a Nokia começar a cimentar-se com WP 7, vai dar-se um periodo de transição entre Symbian e WP7. Mais tarde seguramente será com WP 8. O Symbian será totalmente abandonado quando o Windows Phone estiver bem implementado em vários (muitos) modelos Nokia, o que quer dizer que estamos a falar de uns anos.

E isto nem se trata de defender o Symbian (com todos os seus defeitos), nem estou sequer a compara-lo com o Android. Obviamente que mesmo apesar de ter perdido bastante quota de mercado com o Symbian a verdade é que a Nokia não está ainda preparada para de repente dar um chuto no Symbian. Abandonava o Symbian (ainda são bastantes modelos), e depois? Lançavam 10 modelos de repente com WP7 Mango? Infelizmente as coisas não são assim e demoram o seu tempo, por vezes em demasia, é um facto.

E para quem teve paciência para ler isto se pensa que eu sou fã de Symbian ou que aprecio particularmente o S.O., está redondamente enganado. Fanatismos não combinam comigo. Não sou tapado por nenhum S.O, por melhor que ele seja.

E detesto as "guerrinhas" Android vs Apple... E estou-me a borrifar, literalmente, para quem é o vencedor.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Qual é o smartphone Android que por 200€ ou pouco mais tem uma boa câmara fográfica e grava em HD? Que eu tenha conhecimento, nenhum.

Huawei Ideos X5, 150 euros na TMN

Ok, existe (por acaso esse Huawei passou-me), mas...terá a mesma qualidade destes termimais Nokia? Duvido...

Link to comment
Share on other sites

Ó Walt mas estás a dizer que esses telefones vão chegar a Portugal livres por 150€?

O Nokia 600, se o pplware.sapo estiver correcto no que diz, deve ser isso, eles falam em 180€ desbloqueado. Ora, ligado a uma operadora fica mais barato.

Nokia 700: o smartphone Nokia mais pequeno

Com apenas 50 centímetros cúbicos e 96 gramas, e com 110x50,7x9,7 mm de comprimento, largura e espessura, respectivamente, o Nokia 700 não é apenas o equipamento mais compacto da gama Symbian. É também o smartphone monobloco mais compacto do mundo! O que lhe falta em tamanho é compensado nas funcionalidades que oferece, o que pode ser comprovado pela tecnologia NFC que traz de série (e que permite o emparelhamento e partilha de conteúdos com outros dispositivos com a mesma tecnologia), possui um processador de 1GHz, ecrã AMOLED de 3,2” com ClearBlack Display, 2GB de memória interna (expansível a um total de 34GB através de um cartão de memória microSD de 32GB), permite a captação de vídeo em HD e possui uma câmara de 5MP de focagem permanente com flash de LED. O Nokia 700 é também o smartphone Nokia mais amigo do ambiente. Com uma excelente autonomia, é feito com uma grande quantidade de componentes ecológicos e reciclados, para além de oferecer funcionalidades de software que aumentam a autonomia do equipamento, enquanto a aplicação Ovi Green informa os utilizadores sobre notícias ambientais e de saúde. É o smartphone perfeito para um utilizador amigo do ambiente.

Nokia 701: o smartphone Nokia mais brilhante

O Nokia 701 é um equipamento esguio e muito fino, que incorpora o ecrã mais brilhante da indústria das telecomunicações móveis, materializando-se num ecrã de 3,5” com ClearBlack Display, o que faz deste um telefone excepcional para o uso em espaços interiores e exteriores. Inclui ainda a tecnologia de cancelamento de ruído activo, para uma óptima qualidade de som, e oferece a funcionalidade de emparelhamento e partilha de ficheiros via NFC, permitindo ao utilizador, através de um toque, partilhar conteúdos e ouvir música sem fios através dos auscultadores ou das colunas Nokia com NFC.

Baseado no design do Nokia C7, o smartphone Nokia 701 está equipado com um processador de 1GHz, câmara fotográfica de 8MP com flash de duplo LED e zoom digital de 2x, câmara frontal para videoconferência e captação de vídeo HD. Tem 8GB de memória interna e esta pode ser expandida até 40GB com a utilização de um cartão de memória microSD de 32GB.

Nokia 600: o smartphone Nokia com uma excelente capacidade sonora

O Nokia 600 oferece uma excelente qualidade acústica e uma grande personalidade, num formato pequeno. Este é o smartphone da Nokia com melhores capacidades sonoras (106 Phons) e tem incorporada a funcionalidade de rádio FM com antena, para que o utilizador possa ouvir rádio sem precisar de auscultadores. Tem, também, um transmissor rádio para streaming de músicas do equipamento, para qualquer dispositivo com rádio FM. Pode mesmo dizer-se que este Nokia 600 é o sonho dos amantes da música. Pode tocar música até 60 horas consecutivas, possui uma coluna com um som fantástico e também tem capacidade para emparelhar e partilhar ficheiros áudio com acessórios com tecnologia NFC.

Disponível por um preço inferior ao Nokia 700 e 701, o Nokia 600 está equipado com um processador de 1GHz, câmara de 5MP com flash em LED, pode captar vídeos em HD e possui 2GB de memória interna, expansível até 34GB com o uso de um cartão de memória microSD de 32GB.

Symbian Belle

O Symbian Belle é a mais recente actualização de software à plataforma Symbian, que começou com o Symbian Anna e irá continuar durante 2012. O Symbian Belle aumenta o número de home screens de três para seis, dando assim mais espaço para o utilizador organizar as suas aplicações e serviços. Os widgets com actualização em tempo real podem ter até cinco tamanhos, dando mais vida ao ecrã principal e oferecendo uma flexibilidade que permite uma maior personalização e, consequentemente, uma experiência de utilizador superior. Esta actualização também inclui uma barra superior deslizante para aceder a todas as notificações directamente a partir de qualquer home screen e uma experiência Web melhorada. Resumindo, o Symbian Belle fornece ao utilizador a experiência Symbian mais competitiva, intuitiva e fluida de sempre.

Outra das funcionalidades do Symbian Belle é o emparelhamento e partilha através do toque, via NFC. Isto permite que sejam partilhados contactos, vídeos e imagens com outros equipamentos com tecnologia NFC, assim como o emparelhamento com acessórios áudio NFC. Os fãs de videojogos também irão gostar desta tecnologia, que permite o desbloqueamento de níveis extra no jogo Angry Birds ou uma espada extra no Fruit Ninja, apenas bastando um toque entre os equipamentos.

No smartphone Nokia 701, que tem pré-instalado o jogo Asphalt 5, podem ser emparelhados dois equipamentos via NFC para jogos multi-jogador.

Nokia Essence Bluetooth Stereo Headset

O novo auricular estéreo Nokia Essence Bluetooth utiliza a tecnologia de cancelamento de ruído activo para eliminar 99,8% do ruído de fundo, oferecendo assim ao utilizador um som puro e de alta-fidelidade, não sacrificando a qualidade do áudio sem fios, mesmo quando o ruído de fundo é muito intenso. Utilizando a tecnologia NFC, este auricular Bluetooth pode ser emparelhado com qualquer telefone NFC, através de um simples toque entre os dois dispositivos.

rostos.pt

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Ok, existe (por acaso esse Huawei passou-me), mas...terá a mesma qualidade destes termimais Nokia? Duvido...

Entre um Android e um Telemóvel com um SO obsoleto, qual é que é a escolha mais acertada? Please...

Link to comment
Share on other sites

Nokia é o maior embuste de sempre, da história da tecnologia. No tempo em que os SMS com ursinhos a preto e branco e paneleirices dessas eram vitais para sacar gajas na adolescência, a Nokia era Rainha. Hoje em dia saltou à vista toda a falta de qualidade da Nokia, uma fachada, não inova, não acrescenta. De todos os telemóveis que tive até hoje os únicos que deram problemas e que tiveram de ir a arranjar foram Nokia. Tive Sendo, tive Alcatel, tive Sharp, tive Siemens e todos operaram até ao fim, até achar que era tempo de evoluir, nenhum, repito nenhum preciso de ir à assistência. Não tenho classificação para a merda que é o Express Music da Nokia, o actual que possuo e o último que terei destes com "teclas" antes de um smartphone e seguramente o ultimo que terei da Nokia.

FInland, problem?

Link to comment
Share on other sites

Nokia é o maior embuste de sempre, da história da tecnologia. No tempo em que os SMS com ursinhos a preto e branco e paneleirices dessas eram vitais para sacar gajas na adolescência, a Nokia era Rainha. Hoje em dia saltou à vista toda a falta de qualidade da Nokia, uma fachada, não inova, não acrescenta. De todos os telemóveis que tive até hoje os únicos que deram problemas e que tiveram de ir a arranjar foram Nokia. Tive Sendo, tive Alcatel, tive Sharp, tive Siemens e todos operaram até ao fim, até achar que era tempo de evoluir, nenhum, repito nenhum preciso de ir à assistência. Não tenho classificação para a merda que é o Express Music da Nokia, o actual que possuo e o último que terei destes com "teclas" antes de um smartphone e seguramente o ultimo que terei da Nokia.

FInland, problem?

Não podia discordar mais.. O único problema da Nokia foi não ter evoluído, pelo menos o suficiente para acompanhar o surgimento e inovação do iOS, Androids e Windows Mobile, nesta era dos smartphones.

E sinceramente, acho que é muito raro ver alguém a queixar-se da fiabilidade dum Nokia. Eu sempre tive Motorolas e Nokias. Nunca tive qualquer tipo de problema com Nokias. O meu último, um XpressMusic tal como o teu, de slide, 5610, portou-se sempre impecável, mesmo com milhares de SMS's guardadas, cartão cheio de MP3, cartão SIM da pré-história e a vida da bateria sempre impecável.

O tempo das "SMS com ursinhos a preto e branco e paneleirices" já não devem ser do meu tempo porque não me lembro disso nem da Nokia fazer nome com isso sequer. Lembro-me sim do 3310 e da máquina de guerra que era. Nokia nunca foi "fachada". Agora não inovou e andou para a frente, isso já é verdade. E foi uma das razões para eu ter descartado logo a hipótese de ter um Nokia quando fosse para ter um smartphone.

Como conclusão, o problema está mais concretamente no Symbian.

Link to comment
Share on other sites

Também não acho que as últimas versões dos Symbians sejam assim tão más como as tão aqui a fazer, mas sim, o problema é o Symbian. Não evoluiu, foi sempre fechado nele mesmo, e houve alturas em que Nokia ainda era rei em que o software proprietário de algumas marcas era muito superior.

E ainda tenho muito respeito pela Nokia quando me lembro do meu primeiro telemóvel, o 8210.

Link to comment
Share on other sites

Nokia é o maior embuste de sempre, da história da tecnologia. No tempo em que os SMS com ursinhos a preto e branco e paneleirices dessas eram vitais para sacar gajas na adolescência, a Nokia era Rainha. Hoje em dia saltou à vista toda a falta de qualidade da Nokia, uma fachada, não inova, não acrescenta. De todos os telemóveis que tive até hoje os únicos que deram problemas e que tiveram de ir a arranjar foram Nokia. Tive Sendo, tive Alcatel, tive Sharp, tive Siemens e todos operaram até ao fim, até achar que era tempo de evoluir, nenhum, repito nenhum preciso de ir à assistência. Não tenho classificação para a merda que é o Express Music da Nokia, o actual que possuo e o último que terei destes com "teclas" antes de um smartphone e seguramente o ultimo que terei da Nokia.

FInland, problem?

Não podia discordar mais.. O único problema da Nokia foi não ter evoluído, pelo menos o suficiente para acompanhar o surgimento e inovação do iOS, Androids e Windows Mobile, nesta era dos smartphones.

E sinceramente, acho que é muito raro ver alguém a queixar-se da fiabilidade dum Nokia. Eu sempre tive Motorolas e Nokias. Nunca tive qualquer tipo de problema com Nokias. O meu último, um XpressMusic tal como o teu, de slide, 5610, portou-se sempre impecável, mesmo com milhares de SMS's guardadas, cartão cheio de MP3, cartão SIM da pré-história e a vida da bateria sempre impecável.

O tempo das "SMS com ursinhos a preto e branco e paneleirices" já não devem ser do meu tempo porque não me lembro disso nem da Nokia fazer nome com isso sequer. Lembro-me sim do 3310 e da máquina de guerra que era. Nokia nunca foi "fachada". Agora não inovou e andou para a frente, isso já é verdade. E foi uma das razões para eu ter descartado logo a hipótese de ter um Nokia quando fosse para ter um smartphone.

Como conclusão, o problema está mais concretamente no Symbian.

Eram máquinas de guerra, back then. Como eu disse, a Nokia parou no tempo, parou aí. A qualidade de construção e principalmente os "plásticos" foram sempre a piorar, nomeadamente nas gamas médias-baixas dos modelos. Os caros têm obrigação de ser melhores e portanto calculo que se mantenham bons aparelhos. Agora os "3310" de hoje em dia, ou seja, os de 100/150€ são mesmo péssimos telefones. Mas como é óbvio isto depende de cada experiência. Sei é que se é para gastar guita, há uma marca onde não vou enterrá-lo: Nokia. O tempo dos ursinhos era o tempo em que só quem era Nokia conseguia visualizar essas SMS, todos os outros desformatavam a SMS e não se percebia. Claro que entre adolescente a Nokia bombou e foi por aí que começou o mito de que havia Nokia e depois havia o resto.

O Meu Express já é a segunda vez que tem problemas nos botões laterais de forward. E o próprio teclado tem a tecla de * e #, de nascença, pêrras.

Link to comment
Share on other sites

O tempo das "SMS com ursinhos a preto e branco e paneleirices" já não devem ser do meu tempo porque não me lembro disso nem da Nokia fazer nome com isso sequer. Lembro-me sim do 3310 e da máquina de guerra que era. Nokia nunca foi "fachada".

Esse mesmo 3310 permitia o envio/recepção dessas mensagens de imagens.

Link to comment
Share on other sites

Bem, eles mexer no Symbian até mexeram, como se vê, primeiro na versao Anna e agora no update Belle. O problema é que estas mexidas pecam por terem demorado demasiado tempo, anos. E esse é o principal problema da Nokia, enquanto o iOs primeiro e o Android a seguir iam crescendo e evoluíndo, o Symbian era intocável e ia perdendo, ano após ano, terreno em relação à concorrência. Demoraram demasiado tempo para se mexerem.

Mas mexeram. Já chegam tarde? Talvez. Seguramente. Ainda por cima já estão mais ou menos traçadas as metas da Nokia, com o Windows Phone a caminho e o Symbian com data e destino traçado.

Mas tb não deixa de ser verdade que tem-se vindo a tornar moda bater no Symbian. Symbian é m*rda e ponto final. Pelo que tenho visto até agora as novidades introduzidas na versão Anna mas sobretudo no update Belle são bstante interessantes. Não trazem nada de novo em relação à concorrência mas são um passo em frente em relação ao Symbian que conheciamos. E a Nokia garante que o Symbian irá continuar a receber updates e a modernizar-se. O problema é que tudo isto surge numa altura em que os principais concorrentes (Android e iOs) já estão muito à frente, já estão noutra onda.

E eu vejo isto como um "mea culpa" da própria Nokia. Tanto devem ter sido criticados, tanto devem ter batido e rebatido no estagnar do S.O. Symbian que finalmente a Nokia decidiu que era hora de dar aquilo que os possuídores de Symbian já pediam ao tempo. Isto numa altura em que a própria empresa está preparada para investir todo o seu sucesso no S.O. Windows Phone. O que deixa no ar alguma estranheza por se preocuparem agora de repente com o Symbian (não esquecer que o Symbian já foi remexido duas vezes nestes últimos dois meses e parece que vão voltar a mexer nele antes de final do ano, mais um update a caminho).

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

  • 8 months later...

Rapaziada, alguém daqui tem algum smartphone com o SO Symbian Belle ?

Oh não, vais trocar de telemóvel outra vez..

Não é para mim. É para um familiar.

NOKIA N8 rende a baixa de preço? Para uma pessoa que não liga muito a 1201902 milhões de aplicações

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.