Jump to content

Novidades Rtp


Walt Sousa
 Share

Recommended Posts

RTP1 será privatizada já em 2012

RTP+logo+2+peq.png

O Canal 1 da RTP vai ser privatizado já em 2012, segundo fonte do Governo. A par deste processo, irá assistir-se ao reforço do canal RTPN, projecto que o visa dotar de mais recursos humanos e equipamentos.

Esta última decisão, deve-se à necessidade de o Estado manter na sua esfera um canal para produzir conteúdos informativos destinados às estações internacionais, casos da RTP África e RTP Internacional.

Esta matéria é mesmo uma das prioridades do Governo, que entretanto já reuniu com os responsáveis da TVI e da SIC, avançando com propostas no sentido de estas duas estações fornecerem também conteúdos àqueles dois canais internacionais. A posição da SIC, foi a de recusar o projecto, justificando a sua tomada de posição pelo facto de o canal de Carnaxide ter igualmente de ‘alimentar’ a SIC Internacional.

A decisão governamental de privatizar a RTP 1 aguarda agora a definição do modelo em que irá ser feita, estando a ser ultimados os estudos sobre matérias sensíveis como a necessidade de intervenção ao nível dos recursos humanos e meios.

Entretanto, a corrida à privatização do canal 1 está já a gerar grandes movimentações. As notícias que têm vindo a público, apontam os grupos da Cofina, liderada por Paulo Fernandes, e a Ongoing, de Nuno Vasconcellos, como os mais bem posicionados. No entanto, também a PT, a ZON e investidores angolanos se perfilam como fortes candidatos. Há mesmo quem avance que tanto a PT como a ZON gozam de alguma vantagem pelo facto de já estarem instalados no mercado e de terem um maior estofo financeiro.

grelha-tv.blogspot.com

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

acho bem.

so falta o dever cívico estar repartido por todos os canais permitindo assim aos públicos (duvido que deixem de ter qualquer participação na RTP ou que dêem liberdade total na escolha de conteúdos à nova RTP) terem mais competitividade.

como contribuinte, agradeço a decisão

Link to comment
Share on other sites

E o que as pessoas nem reparam, ou se reparam não o dizem, é que podem começar a formar-se posições dominantes. Vamos imaginar um cenário bem possível. A PT "compra" a RTP 1. A PT já está metida em vários negócios, já têm a Meo, já tem a TDT, teria tb a RTP1. Eu não vejo algo de muito positivo nisso, quanto mais forte for uma empresa no seu meio, quanto mais crescer, mais fosso vai criar entre ela e as outras. A concorência nesses termos tende cada vez mais a ser menos "limpa".

E não me venham com histórias da carochinha. Vejam lá se a RTP que ainda continua pública não está já a dar lucro. Deu há uns tempos (15 milhões de €), voltou a dar novamente, e atigindo valores recordes (24 milhões de €). De uma só assentada conseguiram reduzir o passivo em 33 milhões de €. E porquê? Porque começaram a cortar nas despesas, nos salários, melhor aproveitamento de recursos, etc

Bastava ser melhor gerida para poder dar lucro.

Obviamente que o fizeram para trás, que foi despesismo à grande, é que levou a uma situação quase insustentável num passivo de mais de 700 milhões de € mas não é pelo facto da RTP ser uma empresa pública.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Bastava ser melhor gerida para poder dar lucro.

Mas em portugal há a mania que só há bons gestores privados. Muitas vezes o que acontece é que os mesmos gestores no publico não funcionam e no privado funcionam... vá-se lá saber porquê. E o caminho mais fácil qual é? privatizar que dá menos trabalho e lucro imediato! Futuro? para que te quero...

Link to comment
Share on other sites

Bastava ser melhor gerida para poder dar lucro.

Mas em portugal há a mania que só há bons gestores privados. Muitas vezes o que acontece é que os mesmos gestores no publico não funcionam e no privado funcionam... vá-se lá saber porquê. E o caminho mais fácil qual é? privatizar que dá menos trabalho e lucro imediato! Futuro? para que te quero...

É aquela velha história de que não estando em causa dinheiro dos contribuintes, está tudo bem. Será que vai estar? Não, não vai estar. A RTP 1 de certeza que vai piorar em termos de programação (não que agora seja particularmente boa mas mesmo assim consegue ter de uma forma global melhores programas, mais virados para o serviço público e novelas à noite, nem vê-las). Pois isso seguramente vai alterar-se de cima a baixo. A RTP 1 vai deixar de ser o que é e tornar-se mais uma SIC, ou pior, uma nova TVI. Mas isso não importa para nada. Importa é o canal dar lucro. Boa programação? Para quê? Boa parte do povo português gosta é de ver programas de chacha e novelas de fazer chorar a calçada.

Que eu tenha conhecimento tanto a Espanha, o Reino Unido, a Itália, a Alemanha, só para referir alguns países, conseguem manter canais públicos sem terem que privatizar o que quer que seja. E o dinheiro dos contribuintes tb serve para que um país tenha uma televisão de serviço público. A nossa, remetida à RTP 2, vai seguramente tornar-se num "ghetto", até porque inicialmente o que se tinha falado era de os dois canais da RTP seriam privatizados. Serviço público? O que é isso? Isso serve para quê? A malta nem gosta muito de ver programas de informação. Gosta é de reality-shows, de novelas...

A partir de 2012 o que vai acontecer é o serviço público de televisão ficará mais pobre em termos de conteúdo, o que estão a fazer no fundo é a destruir lentamente o serviço público de televisão. Mas muitos não se importam com isso. Querem lá saber. E não se admirem mesmo se daqui a um tempo alguém tb tem a ideia de privatizar a RTP 2.

Bem, pelo menos ficam 4 canais muito parecidos entre si a disputar um frágil mercado de publicidade. Pode ser que com sorte explodam todos e fiquemos sem canais terrestres...

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Isto é só videntes por aqui... Já pensaram em fazer disso vida?

A RTP1 tal como está não é sustentável, está enterrada em dívidas e só não tem dado prejuízo ultimamente, porque o estado tem injectado dinheiro dos contribuintes.

Faz-me lembrar o exemplo da TAP, houve dois anos que deu lucro de 30M, mas esquecem-se que tem quase 3000M de divida e no ano a seguir deu logo prejuizo de 100M ou o que foi...

A tendência da RTP1 continua a ser a do prejuízo, e nós como contribuintes não temos que sustenta-lo.

Link to comment
Share on other sites

O que não nos podemos esquecer é que não basta dizer que se quer privatizar e privatiza-se. Os privados quando compram algo estão à procura do lucro, como é óbvio E das duas uma: ou se vende o bem por uma ninharia porque acham que o bem não é assim tão rentável (como aconteceu no bpn), ou então faz-se um bom negócio de venda porque a coisa afinal até pode ser rentável. (E isto para falar somente do ponto de vista do "capital".. não entrando na visão social da coisa! Isso seria outra discussão muito relacionada com esta..)

A minha pergunta à mentalidade do povo português no geral é (como aliás ja a tinha feito aqui): então se é rentável no privado por que é que não é no publico? Não é dificil fazer com que o seja.. é so uma questão de mudança de mentalidade.

Claro que privatizar é a medida mais fácil e directa. E já que é para ir pelo mais fácil, para quê andar a lutar por este país? É um esforço em vão. Não se mudam mentalidades. E assim sendo também vou ser português e vou pelo caminho mais fácil: depois de chupar o dinheiro ao estado na minha formação, vou aumentar os níveis de competitividade e produtividade de outros país. Assim o espero...

Edited by Probiotico
Link to comment
Share on other sites

Isto é só videntes por aqui... Já pensaram em fazer disso vida?

A RTP1 tal como está não é sustentável, está enterrada em dívidas e só não tem dado prejuízo ultimamente, porque o estado tem injectado dinheiro dos contribuintes.

Faz-me lembrar o exemplo da TAP, houve dois anos que deu lucro de 30M, mas esquecem-se que tem quase 3000M de divida e no ano a seguir deu logo prejuizo de 100M ou o que foi...

A tendência da RTP1 continua a ser a do prejuízo, e nós como contribuintes não temos que sustenta-lo.

Qual é a parte do empobrecimento e destruição lenta do serviço público tu não percebes? Claro que isso para ti não conta para nada. E estás ligeiramente enganado, a RTP não baseou os seus lucros à base de dinheiro injectado dos contribuintes porque que eu saiba receber mais é dinheiro que se investe, e dinheiro investido não é lucro. Foram algumas políticas e formas de gerir que se alteraram,

Pelo que apareceu na imprensa económica, e não só, e os dados são da RTP, houve ganhos de 7,5 milhões de € e terem reduzido os gastos em cerca de 19,5 milhões de € entre 2010 e 2011. Ora, isto não se faz à conta dos contribuintes. Isto são políticas de gestão da empresa. Obviamente que eles recebem todos os anos dinheiro do Estado (dos contruintes) mas aqui estamos a falar de lucro. Mais uma vez, lucro.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Isto é só videntes por aqui... Já pensaram em fazer disso vida?

A RTP1 tal como está não é sustentável, está enterrada em dívidas e só não tem dado prejuízo ultimamente, porque o estado tem injectado dinheiro dos contribuintes.

Faz-me lembrar o exemplo da TAP, houve dois anos que deu lucro de 30M, mas esquecem-se que tem quase 3000M de divida e no ano a seguir deu logo prejuizo de 100M ou o que foi...

A tendência da RTP1 continua a ser a do prejuízo, e nós como contribuintes não temos que sustenta-lo.

Qual é a parte do empobrecimento e destruição lenta do serviço público tu não percebes? Claro que isso para ti não conta para nada. E estás ligeiramente enganado, a RTP não baseou os seus lucros à base de dinheiro injectado dos contribuintes porque que eu saiba receber mais é dinheiro que se investe, e dinheiro investido não é lucro. Foram algumas políticas e formas de gerir que se alteraram,

Pelo que apareceu na imprensa económica, e não só, e os dados são da RTP, houve ganhos de 7,5 milhões de € e terem reduzido os gastos em cerca de 19,5 milhões de € entre 2010 e 2011. Ora, isto não se faz à conta dos contribuintes. Isto são políticas de gestão da empresa. Obviamente que eles recebem todos os anos dinheiro do Estado (dos contruintes) mas aqui estamos a falar de lucro. Mais uma vez, lucro.

1º Mas que serviço público? O preço certo em euros? O quem quer ser milionário? Os programas do João Baião? Hoje em dia, até os telejornais, não passam de meios de propaganda aos governos portugueses e estão a milhas de distância do que já foram... Ainda ontem estive a ver a série Cidade Despida com a Catarina Furtado e a conclusão que cheguei foi, a ideia até é boa,... mas a série não passa duma justificação para manter a Catarina Furtado ocupada e justificar o seu salário principesco. Isto já para não falar que ela é uma péssima actriz.

2º Só este ano, o estado já financiou em 31M de euros a RTP e ainda irá financiar mais 31M. Eu tb gostava de ser dono de uma empresa a dar lucro assim.

3º Hoje em dia institui-se que a RTP tem que competir com a SIC e com a TVI, e foi seguindo essa estratégia que a RTP chegou a este destino sem rumo, cheia de dividas e a precisar de cada vez mais do estado.

- O melhor exemplo que a RTP tem do que deve ser, está num programa da RTP2. O "Cinco para a meia noite", que com um orçamento baixíssimo ao longo dos anos que está no ar (antes era a Revolta dos Pasteis de Nata), com apresentadores baratos, com recursos limitadíssimos tem catapultado bons talentos e tem um programa com uma legião de fãs imensa!

Link to comment
Share on other sites

1º Mas que serviço público? O preço certo em euros? O quem quer ser milionário? Os programas do João Baião? Hoje em dia, até os telejornais, não passam de meios de propaganda aos governos portugueses e estão a milhas de distância do que já foram... Ainda ontem estive a ver a série Cidade Despida com a Catarina Furtado e a conclusão que cheguei foi, a ideia até é boa,... mas a série não passa duma justificação para manter a Catarina Furtado ocupada e justificar o seu salário principesco. Isto já para não falar que ela é uma péssima actriz.

2º Só este ano, o estado já financiou em 31M de euros a RTP e ainda irá financiar mais 31M. Eu tb gostava de ser dono de uma empresa a dar lucro assim.

3º Hoje em dia institui-se que a RTP tem que competir com a SIC e com a TVI, e foi seguindo essa estratégia que a RTP chegou a este destino sem rumo, cheia de dividas e a precisar de cada vez mais do estado.

- O melhor exemplo que a RTP tem do que deve ser, está num programa da RTP2. O "Cinco para a meia noite", que com um orçamento baixíssimo ao longo dos anos que está no ar (antes era a Revolta dos Pasteis de Nata), com apresentadores baratos, com recursos limitadíssimos tem catapultado bons talentos e tem um programa com uma legião de fãs imensa!

Queres programas de serviço público? Isto foi retirado do tópico da sondagem sobre a privatização da RTP.

Queres serviço público na RTP 1?

Toma lá então alguns exemplos:

Portugal em Directo

Cuidado com a Língua

Prós e Contras

Nós

Linha da Frente

Serviço de Saúde

Portugal e o Futuro: Debate

Futebol de Causas

Corredor do Poder

Especial Informação

Frente a Frente

Prove Portugal

Assim por alto, programas de segunda a Domingo, de informação, actualidade, conhecimento, documentário(s), discussão política, etc

Isto só na RTP 1. Se juntares à RTP 2 encontras na boa para cima de 20 programas de serviço público. Podes não gostar do programa X ou Y, ou até podes não gostar de nenhum mas a RTP, como sabes, não trabalha só para um contribuinte mas para todos. E como tb deves saber uma televisão de serviço público não é só informação, actualidade e conhecimento. Tb existe a parte do entretenimento. Podiam ter concursos melhores? Apresentadores melhores? Depende dos gostos. Acho que a falha nem é por aí. Não gostas de concursos? Há quem goste, aliás, os concursos na RTP costumam ter boas audiências, daí alguns se manterem durante anos.

Concordo que o erro da RTP foi querer armar-se em privada com dinheiro dos contribuintes. Despesismo sem fim, até que teria que estourar, ou alterar-se alguma coisa. O problema é que acabando com um canal vai diminuir e muito a acção de serviço público do Estado para com o país (os tais programas que eu já referi em cima e tu não gostas).

De certeza que vão acabar com muitos programas, e no canal que fica vão fazer uma mescla dos programas que sobram com algum entretenimento. E isto, atenção, se ficarem por aqui, porque como eu já disse, corre-se sempre o risco em terminar com a televisão pública em Portugal. Não me esqueço que a ideia de PPC no inicio era mais radical... e não sei se ele ou alguém no futuro pode retoca-la a favor dos privados.

Link to comment
Share on other sites

1º Mas que serviço público? O preço certo em euros? O quem quer ser milionário? Os programas do João Baião? Hoje em dia, até os telejornais, não passam de meios de propaganda aos governos portugueses e estão a milhas de distância do que já foram... Ainda ontem estive a ver a série Cidade Despida com a Catarina Furtado e a conclusão que cheguei foi, a ideia até é boa,... mas a série não passa duma justificação para manter a Catarina Furtado ocupada e justificar o seu salário principesco. Isto já para não falar que ela é uma péssima actriz.

2º Só este ano, o estado já financiou em 31M de euros a RTP e ainda irá financiar mais 31M. Eu tb gostava de ser dono de uma empresa a dar lucro assim.

3º Hoje em dia institui-se que a RTP tem que competir com a SIC e com a TVI, e foi seguindo essa estratégia que a RTP chegou a este destino sem rumo, cheia de dividas e a precisar de cada vez mais do estado.

- O melhor exemplo que a RTP tem do que deve ser, está num programa da RTP2. O "Cinco para a meia noite", que com um orçamento baixíssimo ao longo dos anos que está no ar (antes era a Revolta dos Pasteis de Nata), com apresentadores baratos, com recursos limitadíssimos tem catapultado bons talentos e tem um programa com uma legião de fãs imensa!

Queres programas de serviço público? Isto foi retirado do tópico da sondagem sobre a privatização da RTP.

Queres serviço público na RTP 1?

Toma lá então alguns exemplos:

Portugal em Directo

Cuidado com a Língua

Prós e Contras

Nós

Linha da Frente

Serviço de Saúde

Portugal e o Futuro: Debate

Futebol de Causas

Corredor do Poder

Especial Informação

Frente a Frente

Prove Portugal

Assim por alto, programas de segunda a Domingo, de informação, actualidade, conhecimento, documentário(s), discussão política, etc

Isto só na RTP 1. Se juntares à RTP 2 encontras na boa para cima de 20 programas de serviço público. Podes não gostar do programa X ou Y, ou até podes não gostar de nenhum mas a RTP, como sabes, não trabalha só para um contribuinte mas para todos. E como tb deves saber uma televisão de serviço público não é só informação, actualidade e conhecimento. Tb existe a parte do entretenimento. Podiam ter concursos melhores? Apresentadores melhores? Depende dos gostos. Acho que a falha nem é por aí. Não gostas de concursos? Há quem goste, aliás, os concursos na RTP costumam ter boas audiências, daí alguns se manterem durante anos.

Concordo que o erro da RTP foi querer armar-se em privada com dinheiro dos contribuintes. Despesismo sem fim, até que teria que estourar, ou alterar-se alguma coisa. O problema é que acabando com um canal vai diminuir e muito a acção de serviço público do Estado para com o país (os tais programas que eu já referi em cima e tu não gostas).

De certeza que vão acabar com muitos programas, e no canal que fica vão fazer uma mescla dos programas que sobram com algum entretenimento. E isto, atenção, se ficarem por aqui, porque como eu já disse, corre-se sempre o risco em terminar com a televisão pública em Portugal. Não me esqueço que a ideia de PPC no inicio era mais radical... e não sei se ele ou alguém no futuro pode retoca-la a favor dos privados.

Estás a argumentar com o inargumentável.

Primeiro porque nunca foi falada a privatização da RTP2, mas da RTP1.

Segundo e mais importante que tudo, lanço-te o desafio de somares o número de horas semanais desses programas que citas e que vou assumir, mesmo não conhecendo todos, que são de facto programas de serviço publico da RTP1. E comparares com o número de horas semanais de programas que não são serviço público e que servem apenas para encher a grelha e competir/imitar a concorrência privada. Irás certamente apanhar uma bela surpresa.

Relativamente a concursos. Não é uma questão de gostar ou não gostar. É uma questão de ver, perceber que não tem qualidade e que só está naquele horário, porque é a melhor forma de competir com os canais privados. É o formato do concurso que já tem vários anos, é o mesmo tipo de piadas, é o mesmo apresentador, é o mesmo público alvo cada vez mais idoso. É o mesmo tipo de programa sem conteúdo nenhum e pelo qual o seu apresentador é pago a peso de ouro.

Isto já para não falar dos salários destes apresentadores e do custo de produção dos mesmos.

Porque tenho que ser "eu" a pagar:

25000€ à Catarina Furtado.

21000€ ao Fernando Mendes.

20000€ ao Jorge Gabriel.

20000€ ao José Carlos Malato.

Só em 4 apresentadores, a RTP gasta mais de 1.5M de Euros anualmente.

Isto apenas apresentadores, quanto não gastarão em ordenados de jornalistas, directores de programas... Será que as receitas publicitárias destes programas pagarão estes salários?

No final temos sido nós contribuintes portugueses a pagar algo que pouco acrescenta, em qualidade, em inovação... à televisão portuguesa. Apenas afasta cada vez mais o público jovem e tenta concorrer contra os privados.

Edited by Green Hawk
Link to comment
Share on other sites

Estás a argumentar com o inargumentável.

Primeiro porque nunca foi falada a privatização da RTP2, mas da RTP1.

Segundo e mais importante que tudo, lanço-te o desafio de somares o número de horas semanais desses programas que citas e que vou assumir, mesmo não conhecendo todos, que são de facto programas de serviço publico da RTP1. E comparares com o número de horas semanais de programas que não são serviço público e que servem apenas para encher a grelha e competir/imitar a concorrência privada. Irás certamente apanhar uma bela surpresa.

Relativamente a concursos. Não é uma questão de gostar ou não gostar. É uma questão de ver, perceber que não tem qualidade e que só está naquele horário, porque é a melhor forma de competir com os canais privados. É o formato do concurso que já tem vários anos, é o mesmo tipo de piadas, é o mesmo apresentador, é o mesmo público alvo cada vez mais idoso. É o mesmo tipo de programa sem conteúdo nenhum e pelo qual o seu apresentador é pago a peso de ouro.

Isto já para não falar dos salários destes apresentadores e do custo de produção dos mesmos.

Porque tenho que ser "eu" a pagar:

25000€ à Catarina Furtado.

21000€ ao Fernando Mendes.

20000€ ao Jorge Gabriel.

20000€ ao José Carlos Malato.

Só em 4 apresentadores, a RTP gasta mais de 1.5M de Euros anualmente.

Isto apenas apresentadores, quanto não gastarão em ordenados de jornalistas, directores de programas... Será que as receitas publicitárias destes programas pagarão estes salários?

No final temos sido nós contribuintes portugueses a pagar algo que pouco acrescenta, em qualidade, em inovação... à televisão portuguesa. Apenas afasta cada vez mais o público jovem e tenta concorrer contra os privados.

Óbvio que a RTP não deve competir com os salários que se pagam na tv privada mas isso tb cria um grave problema. Imagimenos então que passa-se a pagar 10 mil € ao Malato. É muito? 5 mil, então? Muito menos para o Fernando Mendes, e por aí fora. Quanto é que ganha a Fátima Lopes na TVI? Quanto é que ganha a Júlia Pinheiro na SIC?

Pois é, chega-se a um ponto e qualquer figura pública deixa de querer trabalhar na RTP. Quer tudo ir para o privado, porque lá pagam muito melhor. Qual é o apresentador conhecido que quer ir para a RTP sabendo que indo para lá vai perder bastante dinheiro? É complicado gerir um canal de tv.

E sobre a privatização só da RTP 1, estás totalmente enganado, e o que vale é que até tenho a própria voz do PPC a admitir que queria privatizar a RTP no seu todo, ele não fala em RTP 1 ou RTP 2. Mais tarde foi (quase) obrigado a mudar de ideias.

O que vais dizer a seguir? Que não é a voz dele? Que ele se esqueceu de referir alguma coisa? Podemos continuar, se quiseres, eu vou buscar noticias de jornais já com algum tempo com afirmações dele, sobre o que ele pensava sobre a privatização da RTP.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

RTP-N passa a RTP Informação a 19 de Setembro

RTPN, canal de notícias por cabo da estação pública, passará a chamar-se RTP Informação a partir de 19 de setembro e terá uma nova grelha e uma nova imagem, confirmou fonte próxima do processo à agência Lusa.

A notícia foi avançada de tarde pela edição online do jornal Expresso, que destacou que esta seria uma das novidades da rentrée que a RTP vai anunciar na quinta-feira, em conferência de imprensa.

Fonte próxima do processo adiantou à Lusa que durante a próxima semana serão reveladas novidades sobre o novo posicionamento do canal de notícias da RTP.

Diário Digital / Lusa

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Olhem que eu pensei que a tvi 24 fosse ser muito sensacionalista, mas até tem coisas que escapam desse rótulo.

Quase tudo o que é internacional não sofre desse mal (ainda que o internacional crime é o típico programa de pipoca).

E depois nacionais também há coisas onde são quase isentos, como o Turbo 24 (saiu da SIC N para aqui e ganhou 2 miúdas bem giras a apresentar em vez de apenas uma).

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

RTP Informação arranca na segunda-feira

RTP+Informa%25C3%25A7%25C3%25A3o+logo+peq.png

Quando assumiu funções em Março, o director de informação da estação pública, Nuno Santos, prometeu "refundar" a RTP N. Agora refere que o novo canal, "substitui com vantagem" o anterior, enquanto garante desse compromisso. "Proximidade", "actualidade", "notoriedade" e "jornalismo de confiança" são os principais ganchos que irão ancorar, a partir do próximo dia 19 de Setembro, a RTP Informação, que mais do que "audiência quer influência", sublinha Nuno Santos.

Para lá da renovação da imagem alicerçada no conceito de globo terrestre – que esteve a cargo da Fuel em conjunto com uma equipa da RTP – e de um leque de novos formatos que irão perpassar a grelha ao longo de 24 horas, o conjunto de notáveis que reforçam o painel de comentadores da RTP Informação constituiu o aspecto ao qual Nuno Santos atribuiu maior relevância no âmbito desta reestruturação. "Introduzimos uma forte componente de notoriedade", por forma "a chegar aos decisores de uma forma independente", realçando que os espectadores se irão identificar com os novos "protagonistas" do canal.

Marinho Pinto, Rui Rangel, Moita Flores, Carvalho da Silva ou Paulo Rangel são algumas das figuras que passarão a marcar presença assídua na antena da RTP Informação. Também Herman José e Rita Ferro irão protagonizar um conteúdo que dará pelo nome de "Moeda de Troika", que não pretendendo ser um espaço de humor, pautar-se-á por "uma abordagem descontraída" e por uma leitura dos factos diferente do convencional. Por outro lado, o humorista Nilton terá um espaço diário nos 5 minutos finais do Grande Jornal, principal bloco informativo nocturno, no qual imprimirá um cunho próprio à actualidade. "10/12", "Jornal do Meio Dia", "Tarde Informativa", "18/20" e "24 Horas" são outros dos novos espaços de informação. Programas como "Justiça Cega?", "Mais Valias" ou "Ordem do Dia", entroncam também as propostas a inaugurar em breve.

"Além de uma mudança formal", enfatiza Nuno Santos, precederam-se também a transformações a nível "de conteúdos, organização e dinâmica". Ora, após "seis meses a trabalhar afincadamente na arquitectura do canal", cujo baptismo decorre do facto de "a informação ser o conteúdo ao qual os portugueses mais associam a RTP", o objectivo, frisa, é que "numa janela de 15, 16 meses consigamos alcançar a SIC Notícias".

O trio de conceitos que alavancará a RTP Informação corresponderão a três momentos distintos: as manhãs estarão mais ligadas à proximidade; as tardes à actualidade; e as noites à notoriedade. Mais do que um canal de notícias a RTP Informação aspira ser um canal de transmissão de "conhecimento e sabedoria". "Queremos ser os preferidos dos portugueses, produzir bons conteúdos e fazer mais e melhor do que a concorrência", prosseguiu o director de informação. "Não esperamos facilidades", até porque o canal "não entrará nos hábitos dos espectadores de súbito", ressalvou, reforçando, porém, o horizonte de se equiparar à líder SIC Notícias.

"A partir da próxima semana passaremos a produzir no conjunto de todos os canais da RTP 47 programas de informação, o que é um sinal da vitalidade do serviço público", faz sobressair o responsável. Aludindo ao forte traço de união entre os centros de produção de Lisboa, Porto e regionais, Nuno Santos esclarece que 55 horas da emissão informativa semanal serão produzidas no Porto e 47 horas em Lisboa, afastando, portanto, a ideia de que a produção será deslocalizada do Norte. O responsável falou ainda da importância da produção externa e do papel que a RTP desempenha nesse contexto.

Nuno Santos assegura que a reformulação do canal não implicou um investimento extra, adiantando, aliás, que foi poupada uma verba de 300 mil euros face ao estipulado, sendo que essa "folga permitiu lançar novos programas". "Estamos preparados para trabalhar com menos", acrescentou ainda.

Por outro lado, relativamente à privatização de um dos canais da RTP e a segurança já veiculada pelo ministro dos Assuntos Parlamentares com a tutela da Comunicação Social de que quer para o serviço público de televisão uma marca informativa forte, o director de informação comenta apenas tratar-se de uma "coincidência feliz". "Quando começámos a preparar a reestruturação ainda nem as eleições tinham acontecido". O responsável já havia garantido na semana passada, que a nova marca informativa do canal em nada se prende com as decisões do poder político.

Fonte: M&P

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.