Jump to content

Comprar Um Carro A Pronto Ou Fazer Emprestimo?


XenonXT
 Share

Recommended Posts

Boas, a uns dias atrás tive uma conversa com um amigo meu que dizia que compensa comprar o carro com empréstimo, e que dizia que no final ele ficava com mais dinheiro, eu acho que compensa comprar a pronto, visto que não vamos pagar os juros, e isto ficou-me a fazer confusão na cabeça, gostava de saber o que vocês acham?

Cumprimentos.

Link to comment
Share on other sites

Não é assim tão linear, pode efectivamente compensar comprar a crédito, depende de muitos factores.

Tipo de carro, quem o compra, tipo de crédito

quando falei com ele, foi para um carro de 10000€, para uso normal(pode ser para todos os dias ou não), neste caso eu é que compro, o tipo de credito seria Credito Automóvel.

Edited by XenonXT
Link to comment
Share on other sites

Ok então vou-te explicar uma coisa

Frequentemente, os vendedores de carros dão-te um preço, e dão-vê simulações de créditos

Muitas vezes o valor real financiado é menor que o valor caso te seja vendido directamente o carro, porque o desconto é repassado para o financiador, o que faz com que o spread que te é cobrado seja extremamente baixo, e menor que o spread que consegues se aplicares o mesmo dinheiro num depósito a prazo por exemplo

Mas este é só um exemplo, existem muito mais variáveis que fazem de cada caso um caso, tipo de carro, regime de IVA caso não seja um particular a adquirir, prazo, tipo de crédito...

Link to comment
Share on other sites

Ok então vou-te explicar uma coisa

Frequentemente, os vendedores de carros dão-te um preço, e dão-vê simulações de créditos

Muitas vezes o valor real financiado é menor que o valor caso te seja vendido directamente o carro, porque o desconto é repassado para o financiador, o que faz com que o spread que te é cobrado seja extremamente baixo, e menor que o spread que consegues se aplicares o mesmo dinheiro num depósito a prazo por exemplo

Mas este é só um exemplo, existem muito mais variáveis que fazem de cada caso um caso, tipo de carro, regime de IVA caso não seja um particular a adquirir, prazo, tipo de crédito...

entao para saber se compensa, tem de ser uma coisa vista na altura, ver a simulação que o vendedor da. Ao fim de contas, é fazer as contas e ver onde se paga menos, seja a pronto ou a credito.

Obrigado pelas respostas.

Link to comment
Share on other sites

Exacto cada caso é um caso, e não te limites a simulações dos vendedores, vai ao teu banco, vê os vários produtos como leasing, ald, crédito com reserva de propriedade, crédito automóvel, etc...

e descobre Quanto te dão pelo mesmo dinheiro caso fizesses uma aplicação dele

Edited by Perks
Link to comment
Share on other sites

Exacto cada caso é um caso, e não te limites a simulações dos vendedores, vai ao teu banco, vê os vários produtos como leasing, ald, crédito com reserva de propriedade, crédito automóvel, etc...

e descobre Quanto te dão pelo mesmo dinheiro caso fizesses uma aplicação dele

ok, fiquei inteiramente agradecido pelas repostas.

Link to comment
Share on other sites

Ok então vou-te explicar uma coisa

Frequentemente, os vendedores de carros dão-te um preço, e dão-vê simulações de créditos

Muitas vezes o valor real financiado é menor que o valor caso te seja vendido directamente o carro, porque o desconto é repassado para o financiador, o que faz com que o spread que te é cobrado seja extremamente baixo, e menor que o spread que consegues se aplicares o mesmo dinheiro num depósito a prazo por exemplo

Mas este é só um exemplo, existem muito mais variáveis que fazem de cada caso um caso, tipo de carro, regime de IVA caso não seja um particular a adquirir, prazo, tipo de crédito...

ufXQq.png

Edited by panayotopoulos
Link to comment
Share on other sites

não te estou a dizeres para chibares alguém, apenas te estou a perguntar:

onde é que pagar 20 a pronto por um carro é mais caro do que pagar 20 a crédito + juro associado ao empréstimo para isso?

é esse tipo de exemplo com números básicos q tou a perguntar, e não no stand x ou y o senhor a ou b faz isto ou aquilo....

Edited by panayotopoulos
Link to comment
Share on other sites

Experimenta entrar num qualquer simulador online de uma marca, faz uma simulação, depois vai a um banco e pede taxas para um depósito a prazo do mesmo valor, isto se estivermos a falar de um particular, acontece frequentemente, ainda aconteceu com um conhecido meu este ano que fez taxa fixa 4%

Em caso de uma empresa faz os cálculos ao reembolso do Iva, Bem como à criação de custos, que farão com que o valor pago seja um acréscimo de custos financeiros que baixa o valor tributavel de IRC, por exemplo

Como disse antes, não é em todos os casos, mas existem casos em que compensa.

E não te disse que pagar 20 a pronto é mais caro

Disse que podes ganhar em pagar 20 a crédito, o que é completamente diferente

Link to comment
Share on other sites

É tão simples, por exemplo e sem complicar muito, se tiverem dinheiro para o pagamento a pronto é só projectar o vencimento desse montante para a data de liquidação do Leasing, se a operação for compensada ainda conseguem obter uma taxa mais baixa do que a standard, muitas vezes se for no stand os vendedores conseguem fazer o preço mais baixo por leasing do que venda a pronto pagamento, uma vez que estes recebem rappel pelo financiamento, logo, baixam o preço da viatura de forma a compensarem pela financeira. Ora na prática conseguem hoje um leasing por 4,5% a 5%, e se for por exemplo por 5 anos, conseguem fazer um seguro de capitalização ou mesmo um DP por esse prazo com taxas ligeiramente superiores, logo, o carro fica efectivamente mais barato, para além de terem lucro.

Simples.

B)

Link to comment
Share on other sites

Sim, para além de que, na prática, mensalmente estás a fazer uma poupança "forçada", pois estás a pagar uma responsabilidade mas por opção sendo que tinhas dinheiro para a pagar só que se o fizesses ficavas descapitalizado, desta forma não.

B)

Link to comment
Share on other sites

Para não ficar descapitalizado é bom.

Para empresas pode dar jeito devido ao IVA e abatimentos no IRC.

Mas fiz uma simulação no site do BCP e dava uma taxa de 6 e tal %. Acredito que se possa baixar, mas depósito a prazo nesta altura a 6% ainda acho difícil, só num banco mais fora do normal.

Para particulares pouco compensa.

E não posso dizer mais porque não estou por dentro do leasing, quanto é a taxa normal, valor residual.

Não esquecer que o carro é alugado e no final do contrato têm de pagar um valor residual para devolver o carro (Deve ser o mais comum), ou pagar outro valor para ficar com ele.

Edited by Kopien
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.