Jump to content

Optical Wlan


Mini0n
 Share

Recommended Posts

Lâmpadas que transmitem dados a 800Mbps

No futuro as lâmpadas que hoje utilizamos para iluminar as nossas casas, podem vir a ser utilizadas para a transmissão de dados para componentes electrónicos. Esta tecnologia chama-se Optical WLAN.

iNyHV.jpg

O truque está em fazer piscar a lâmpada muito rápido, mas tão rápido que o olho humano não se consegue aperceber do que se está a passar icon_smile.gif

Isto começou aqui há uns anos com a tecnologia da Infrared Data Association, mais conhecida por IrDA. Era a primeira vez que se utilizava uma parte não visível do espectro luminoso para transmitir dados entre dispositivos. Controlos remotos de televisão, Palms, telemóveis, portáteis, quase todos eles tinham a possibilidade de transmitir dados via IrDA (vi agora que o meu portátil também tem essa opção! icon_razz.gif ).

Mas porque é que isto foi ultrapassado, lembram-se? Exacto. Era preciso apontar as duas interfaces uma para a outra e não podia haver nenhum objecto no meio. E aqui é que foi o grande trunfo da tecnologia de transmissão de dados por rádio frequência que hoje todos utilizamos, porque a nível de velocidades, a ideia de utilizar intervalos de luz ganha com uma grande margem.

Em Berlim, um consórcio de institutos de investigação, apoiado por várias empresas, propôs criar umas lâmpadas de LED azul, que conseguem piscar tão rápido que é invisível para o olho humano. Propôs também criar uma sala com muitos LEDs como este. Assim a sala está praticamente toda coberta por esta “rede de transmissão de dados” e quase de certeza que há uma linha recta desbloqueada entre o PC e um dos LEDs.

As velocidades anunciadas são da ordem dos 500Mbps e com uma ajuda da malta dos protocolos e algoritmos, pode chegar aos 800Mbps!!

Eles próprios têm conhecimento da limitação da tecnologia quanto à necessidade de haver a tal zona em linha recta desobstruída. Mas esta ideia pode fazer chegar a Internet e a comunicação entre máquinas, a muitos sítios onde o WiFi não é permitido, como por exemplo, algumas zonas dos hospitais ou em aviões, devido à interferência das ondas de rádio.

IWGMx.jpg

Revolução Digital

Link to comment
Share on other sites

O olho humano não capta ok, mas e o cérebro?

Se tiver um dia sobre uma luz fluorescente fico com dores de cabeça.

Posso estar a disparatar mas >> http://real-agenda.c...s-cancerigenos/

edit:

quote que encontrei

"Luz fluorescente faz mal à saúde, sim. Uma boa porcentagem da população é sensível ao flicker destas lâmpadas, o que pode causar dores de cabeça crônicas. Pesquisem em inglês que vocês colherão resultados mais reais."

Edited by loki
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.