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Linha De Cascais Em Risco De Fechar


Jokeman
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Linha de Cascais em risco de fechar

Comboios com motores dos anos 50 que já não se fabricam, catenárias com uma tensão de 1,5 KV DC, isto é, corrente contínua - uma situação única na rede ferroviária, que tem uma tensão de 25 KV AC, corrente alterna -, sinalização electrónica de controlo e comando e telecomunicações obsoletas. É esta a situação da Linha de Cascais, que transportou 30 milhões de passageiros em 2010. E que pode, a qualquer momento, pura e simplesmente entrar em ruptura e parar por completo. Sem alternativas. Ninguém no mundo, incluindo a Renfe, os parceiros espanhóis da CP, pode ajudar quando os motores derem o estoiro final. É evidente que o mal não é de hoje. A administração da CP tinha consciência da gravidade do problema e teve luz verde do governo socialista, em 2008, para avançar com um plano de modernização que incluía a introdução de novos sistemas de sinalização electrónica, controlo, comando e telecomunicações, modernização da superstrutura da via, renovação da catenária com a migração para a tensão de 25 KV/50 Hz, tornando-a igual à da restante rede, eliminação das passagens de nível e requalificação de estações e apeadeiros.

Na sequência deste plano, em 2009, a CP lançou um concurso para a aquisição de 36 unidades múltiplas eléctricas bi-tensão, isto é, automotoras, no valor de 180 milhões de euros para a Linha de Cascais.

A crise económica internacional e os sucessivos cortes levaram o governo de Sócrates a anular o plano e a aquisição das novas automotoras. Neste quadro de ruptura de uma linha fundamental na área metropolitana de Lisboa, vai tudo por água a baixo. Em primeiro lugar, o projecto de a ligar à Linha de Cintura, o que permitiria chegar à Estação do Oriente em 54 minutos, sem transbordos, em vez dos 80 actuais, com mudanças de comboio. Em segundo lugar, a sua privatização no âmbito da reestruturação da CP, como está previsto no Memorando da troika e no programa do actual governo. Se a Linha de Sintra, por exemplo, é um negócio bastante atractivo para grupos privados, ninguém estará disposto a ficar com a concessão da Linha de Cascais sabendo à partida que são necessários muitos milhões de investimento para garantir o seu funcionamento a curto prazo. E como só o fornecimento de novas automotoras demora pelo menos cinco anos, o seu futuro é mais que negro.

Governo e CP estão bem conscientes de que o problema não tem uma solução fácil a curto e médio prazo. As ordens da troika são reduzir custos e cortar no endividamento das empresas públicas, nomeadamente no sector dos transportes, que atinge o valor astronómico de 20 mil milhões de euros. E mesmo em matéria de resultados operacionais, a situação é dramática. Em 2010, por exemplo, a CP teve um prejuízo de mais de 195 milhões de euros. Para agravar ainda mais este quadro, o número de passageiros nas linhas de Lisboa registou um ligeiro decréscimo em 2010. Com a ferrovia a atravessar uma crise, a Linha de Cascais está em coma.

Fonte: Jornal i

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Tb aposto que transportaram 30 milhões de passageiros o ano passado.

ñ m refiro a isso, ainda que no fundo também demonstre que afinal não é só nessa linha k há desinvestimento.

Queria era mesmo dizer k a linha k referi ainda usa essas carroças velhas, ou pelo menos umas parecidas, pelo que o k a CP deverá fazer é deslocar o material.

EDIT: acho k tenho mesmo k corrigir, pq reli o texto e percebi k aí, na linha de cascais, os comboios são velhos mas eléctricos...

Cá para cima ainda são a diesel. Mas de qq das formas, devem dar aí na mesma.

Edited by GODfromage
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epha... não há pachorra para a CP... cambada de acéfalos...

planeamento naquela empresa deve significar "logo se resolve"...

Problemas mais que naturais para um empresa que desde que foi criada só dá buraco, por culpa dos bilhetes estarem a anos luz do preço que deveriam ter. O problema está é nos salários baixos deste país. Nada mais.

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E nos salários altos dos senhores que mandam na CP.

Não é só na CP que os senhores dos salários altos mandam. vê o caso da Carris. Lá os administradores chegaram a mudar carreiras para passarem à porta da casa deles.

Não me digas que não têm carro próprio! :lol:

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