Jump to content

Tempus: O Intervalómetro Português Para Os Nossos Time Lapse


royaltartufo
 Share

Recommended Posts

Time lapse. Segundo a definição da Wikipedia, trata-se de uma técnica cinematográfica em que cada imagem do vídeo é captada a um ritmo inferior ao que será depois apresentado. Isto faz com que o resultado final aparente estar acelerado, dando a impressão de que o tempo anda a fugir.

Este tipo de filmes pode muito bem ser produzido utilizando uma câmara fotográfica e para isso falo-vos hoje de um novo intervalómetro que vem facilitar a captação de imagens para um vídeo time-lapse: o Tempus.

E ainda por cima este acessório é de autoria portuguesa!

O Tempus existe em duas versões. A mais “básica” inclui um emissor de infra-vermelhos que comunica com a nossa câmara e, num determinado intervalo de tempo previamente definido por nós, envia um sinal para que a câmara dispare e tire uma fotografia.

Este Tempus requer que a nossa máquina fotográfica tenha um receptor infravermelho sendo que a lista de máquinas compatíveis é ainda assim bastante grande contando com modelos da Sony, Canon, Nikon, Olympus e Pentax.

Mas para quem não tem uma máquina englobada na lista de compatibilidades mas pretende mesmo entrar no mundo do Time-Lapse existe também o Tempus All que, tal como o nome indica, funciona com todas as câmaras do mercado!

Para isso este intervalómetro vem com um “dedo mecânico” que irá carregar no disparador a intervalos regulares. Basta atar o Tempus All à máquina, de modo a que o dedo mecânico chegue ao disparador, definir o intervalo e…. já está!

De seguida deixo-vos um exemplo de vídeo que podemos obter recorrendo a esta técnica:

Edited by royaltartufo
Link to comment
Share on other sites

Fiquei exatamente com essa sensação mas pode ser da prática do fotógrafo ou da própria máquina. Ou das definições dos intervalos, parecem-me muito longos. A ver se aparecem outros trabalhos melhores.

O vídeo do carro tb não me parece o ideal, todos os que tenho visto costumam ter o aparelho imóvel ou quase.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.