Jump to content

Noticias Bizarras


Vasco G
 Share

Recommended Posts

1 hour ago, karkov said:

Só é racista da cintura para baixo…

É como o @Perks, da cintura pra baixo só Senegaleses

Desculpa rapaz, estás a sair na rifa com muita frequência lol

N é à toa q ele chama o Carlão de pequeno sereio. Cintura para cima homem mas da cintura para baixo é só pila. 

  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Microtransactions nos carros, só falta Loot-Boxes

 

5f048baff34d0550fa308253?width=1200&form
WWW.BUSINESSINSIDER.COM

BMW's new setup is similar to Tesla's, which famously offers over-the-air updates for customers long after purchase.

 

Edited by Zic
  • Confused 1
  • Facepalm 2
Link to comment
Share on other sites

Não fico surpreendido. O modelo de negócio já existe e já foi mais que comprovado que resulta. Era uma questão de tempo.

Nós apenas não estamos habituados a vê-lo aplicado no mercado automóvel.

Link to comment
Share on other sites

On 7/9/2020 at 11:06 AM, Zic said:

Microtransactions nos carros, só falta Loot-Boxes

 

5f048baff34d0550fa308253?width=1200&form
WWW.BUSINESSINSIDER.COM

BMW's new setup is similar to Tesla's, which famously offers over-the-air updates for customers long after purchase.

 

Isto não é novidade nenhuma e a maior parte dos grandes na industria automóvel já faz isto.

Por exemplo, na parte do áudio no carro, os BMW vão preparados para terem o sistema mais elevado e quitado ao nível do código.

Se um cliente comprar o carro no stand com o sistema mais básico, mas depois quiser fazer o upgrade, o custo de o fazer é mais baixo se no código for só ativar uma flag e depois basta só meter as colunas novas.

No infotainment, todos os carros vão com todas as features implementadas. Depois é só uma questão de tipo feature toggles consoante o modelo do carro e a estratégia que a marca quer adotar para aquele modelo. Tenho ideia que o GPS/navegação era a excepção antigamente por causa da antena que tinha que ser instalada, mas agora a maior parte dos fabricantes mete logo lá a antena e depois é só ativar no código.

Ou acham que há 1000 versões de software diferentes para cada modelo da marca? lol.

Os opcionais que vocês vêm nos carros quando estão a escolher um carro novo, têm sempre este principio quando se trata de software. Já está incluído, mas está desativado.

Comparar com microtransactions dum jogo é um bocado estupido, sinceramente. Aqui estamos a falar de embedded software on hardware.

Não fazia sentido economicamente falando se fizessem doutra forma.

E sim, o objetivo é daqui a X anos termos OTA updates que habilitam algumas features através duma store que está no infotainment.

Bem, que me dava jeito agora, porque o meu carro não tem a integração com Android Auto ativada e gostava de ter <_<

Quanto a ser por subscrição, nunca ouvi falar nisso oficialmente, sinceramente. Mas com o renting a começar a ficar cada vez mais popular, isto parece-me apenas o passo seguinte mais lógico.

Exemplo:

Faço renting dum Mini Cooper por ~300€/mês durante 4 anos. Ao fim dum ano, gostava de ter navegação no carro e aquele modelo não tem. Posso optar por pagar mais 5€/mês, passando a mensalidade para 305€ e passo a ter GPS também. E se der para fazer isto tudo on-the-fly com OTA updates, melhor ainda.

Quando devolvo o carro, a BMW pode escolher por desativar novamente a feature e volta a oferecer o mesmo modelo por 300€/mês.

Parece-me que seria viável e não vejo problema nenhum com isso.

 

PS: Uma grande parte do infotainment da BMW está a ser desenvolvido cá em Portugal, para quem não sabe. É feito pela Critical Techworks, no Porto e Lisboa. O que o artigo fala concretamente, OTA updates, personalization, está a ser desenvolvido por equipas no Porto. O sistema operativo/infotainment que o artigo fala e descreve como "The cars just need the automaker's latest Operating System 7" internamente chamado ID7 está a ser suportado por uma equipa em Lisboa. A versão seguinte está a ser desenvolvida quase de raiz em Lisboa ;) A parte do (controlo do) audio no carro é feita pela minha equipa.

Portanto, é muito produto nacional. Não digam mal da BMW desde 2019. Para trás podem dizer mal à vontade que aquilo era feito por um milhão de empresas diferentes tudo à caça do mesmo tacho e sem grande qualidade :-.. 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

4al9xnCkHuLBlEE=
24.SAPO.PT

Uma carrinha da organização de ajuda alimentar Refood foi roubada do núcleo da Foz do Douro, no Porto, depois de um assalto na passada madrugada.

 

  • Haha 1
  • Facepalm 2
  • Shocked 1
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.