Jump to content

Agora Foram Advogados Apanhados A Copiar


camurso_
 Share

Recommended Posts

A edição online do Jornal Público avança que um grupo de 13 advogados estagiários foi apanhado a consultar manuais durante o exame de acesso à segunda fase do estágio.

De acordo com o Público online, esta situação levou a Ordem dos Advogados a anular as provas.

O bastonário da Ordem dos Advogados confirmou ao jornal que o exame poderá agora ser repetido em Setembro.

Por seu turno, o presidente do Conselho Distrital da Ordem dos Advogados, Vasco Correia, sublinhou que, «embora absolutamente lamental», este caso «não tem nada a ver» com o escândalo que envolveu candidatos a juízes suspeitos de terem conhecido por antecipação um dos exames do Centro de Estudos Judiciários (CEJ).

No que respeita aos juízes, o bastonário da OA, Marinho Pinto, defendeu que aqueles que foram apanhados a copiar deveriam ser «excluídos da profissão».

No entanto, em relação aos advogados, Marinho Pinto considerou que «não devem ser excluídos», sublinhando que «os juízes vão julgar os outros, é diferente».

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1936863

:facepalm: para o Marinho Pinto

Link to comment
Share on other sites

Faço uma pergunta a todos os que frequentaram os diversos anos que um ensino pode ter.

Quantos de vocês conhecem casos à vossa volta de alguém que tenha sido apanhado a copiar e que como pena, tivessem que repetir o exame?

Foi só no meu curso onde quem era apanhado a copiar, foi corrido com zero e não piava mais?

Link to comment
Share on other sites

Depende. Havia casos em que o professor tirava o 'copianço', quando ele existia, ou mudava o aluno de lugar, se estivesse a falar com outro. Isto com professores benevolentes e quando o 'copianço' era, aparentemente, ligeiro.

Agora em muitos casos foi um grande e rotundo 0.

Fds, escrevo tão bem. Uso palavras como rotundo e tudo. Fónix.

PS: Estou em modo escrita de tese :P

Link to comment
Share on other sites

Na faculdade tive colegas que compraram um projecto e tiveram chumbo à cadeira e uma reprimenda ! E é capaz de não ter sido pior porque eram uns 20 ou assim lol

De resto em testes e exames, se fossem apanhados era logo corrido com 0 !

Link to comment
Share on other sites

Faço uma pergunta a todos os que frequentaram os diversos anos que um ensino pode ter.

Quantos de vocês conhecem casos à vossa volta de alguém que tenha sido apanhado a copiar e que como pena, tivessem que repetir o exame?

Foi só no meu curso onde quem era apanhado a copiar, foi corrido com zero e não piava mais?

No meu dep. quem era apanhado levava com zero. Dependendo dos profs, podia ser que tivesses de esperar que fosse outro dar a cadeira para conseguires passar.

Link to comment
Share on other sites

Eu na Faculdade vi um teste meu de matemática ser anulado sem que estivesse a copiar, para servir de exemplo ao resto do pessoal!

Já tinha terminado a prova, estava a rever e a professora diz... "não quero ninguém a copiar!" ... eu arrumo a caneta dentro do estojo... o estojo e a calculadora dentro da mochila (fico apenas com a folha em cima do tampo da cadeira), olho para o lado, onde estava um colega meu com o qual tinha combinado almoçar (a 3 cadeiras de distância) e digo... "vais demorar?!"... entretanto volto a olhar em frente e tenho a prof mesmo ao meu lado a olhar para mim... tira-me a prova... e diz-me "vai ter ZERO!"... ainda apelei à compreensão, mas estava anulado... tive que ir a exame...

innocent1.gif

tb durante a Faculdade e em Matemática aconteceu uma coisa engraçadíssima, num copianço bem sucedido. Um colega meu não estudou para o teste e até tinha dificuldade na matéria. À entrada para o teste colou-se a 2 colegas que não dominavam bem a matéria, mas que o deixariam copiar. Desta forma, conseguiu ficar sentado entre elas as 2 e durante a prova ele copiou partes das 2... resultado... uma delas teve 12 a outra teve 10 e ele teve 14!!

Edited by cyberurbis
Link to comment
Share on other sites

Eu não sei de nada sobre isso de copiar whistling.gif

Mas lembro-me de numa prova há um que começa a escrever o nome no topo "José António Manuel..." (nome ficticio harhar.gif) e olho para o lado e o caramelo do lado está a escrever "José António Manuel..." lol2.gif

Edited by Perks
Link to comment
Share on other sites

Marinho Pinto diz que estagiários apanhados a copiar deviam ser expulsos da Ordem dos Advogados

O bastonário da Ordem dos Advogados (OA) disse hoje que os advogados estagiários apanhados a copiar num exame de estágio deviam ser expulsos da OA , mas que a lei e a Constituição permitem que voltem a inscrever-se, para repetir o exame.

António Marinho Pinto comentava à agência Lusa o facto de uma dúzia de advogados estagiários terem sido apanhados a copiar no exame que daria acesso à segunda fase do estágio, mas podem voltar a inscrever-se para repetir o exame dentro de meses.

Apesar de entender que o mais correto seria aqueles advogados estagiários serem afastados da Ordem, sem possibilidade de se inscreverem para repetição de exame, o bastonário sublinhou que os infratores serem apenas uma dúzia em cerca de 1.700 candidatos.

Marinho Pinto disse ainda que esta situação "não tem comparação com o escândalo" ocorrido no Centro de Estudos Judiciários (CEJ) em que houve copianço generalizado e os candidatos a magistrados em causa foram "premiados" administrativamente com uma nota positiva (10 valores). Após o caso ter sido divulgado, o CEJ anulou a prova, que foi repetida.

O bastonário notou ainda que os candidatos a magistrados do CEJ utilizaram "métodos fraudulentos" para aceder a um órgão de soberania, onde irão julgar outras pessoas, pelo que o grau de honestidade destes profissionais tem de ser o mais elevado possível.

Entretanto, o Conselho Distrital de Lisboa da OA emitiu hoje um comunicado a confirmar que alguns alunos copiaram na Prova de Aferição do 1. Curso de Estágio de 2011 da Ordem dos Advogados, realizada nos dias 18, 20 e 22 de julho, como noticiou o semanário Sol. "Realizaram a Prova de Aferição, pelo Conselho Distrital de Lisboa, seiscentos e cinquenta e cinco advogados estagiários, o que totalizou mil novecentos e sessenta e cinco testes escritos, dos quais treze (uma insignificante minoria, portanto) foram anulados pela Direção do Centro de Estágio, por ter sido detetada a utilização de elementos cuja consulta não era permitida", refere o comunicado.

O Conselho Distrital realça que "as anulações foram fundadas em factos objectivamente verificados na ocasião".

LUSA

Link to comment
Share on other sites

Um prof meu apanhou um gajo a copiar numa frequência tirou-lhe o teste e avisou-o logo que não valia a pena ir a exame.

Tenho ideia de ter acontecido algo assim do género, mas não me lembro quem foi lol unsure.png

Link to comment
Share on other sites

Um prof meu apanhou um gajo a copiar numa frequência tirou-lhe o teste e avisou-o logo que não valia a pena ir a exame.

Tenho ideia de ter acontecido algo assim do género, mas não me lembro quem foi lol unsure.png

Se não me engano foi o Ribeiro que fez isso ao Fred.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.